Ao fim do impeachment, teremos as reformas?

O impeachment da presidenta Dilma são favas cotadas. Será acachapante a votação prevista para os próximos dias. Os senadores, inclusive os do PT, não vêm a hora de encerrar essa interminável e trágica novela. Com Dilma fora, espera-se que o presidente Temer encaminha as reformas de que tanto o país necessita. Se não o fizer, prá que então se tirou Dilma?

Afirma o ex-governador Albano Franco que o empresariado e os investidores ainda confiam nas propostas reformistas do presidente Temer. Esperam que mudanças estruturantes sejam realizadas nas áreas fiscal, previdenciária e trabalhista, muito embora já estejam reticentes em face dos recentes recuos do governo em não fechar a torneira dos gastos públicos. Os meses de setembro, outubro e novembro, pós-impeachment, serão decisivos para se ter uma visão clara da disposição governamental em realizar essas reformas.

A eleição dos três “S”
A eleição deste ano será uma das mais pobres dos últimos anos. Explica-se: com a torneira (leia-se caixa 2) das eempresas fechada, os candidatos, para se eleger, vão ter que suar a camisa, gastar a solados sapatos e distribuir milhões de santinhos. Será, portanto, a eleição dos três “S”: suor, sola e santinho. Tudo por causa da Operação Lava Jato do juiz Sérgio Moro. Os marqueteiros de plantão e os operadores (nada a ver com cirurgiões) que ainda não estão atrás das grades, estão fulos da vida.

Os deputados afastados integram comissões
Na nova formatação das comissões técnicas da Assembléia Legislativa, não se levou em consideração que os deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas continuam proibidos de frequentar as dependências do Legislativo. Os dois foram relacionados em três ou quato comissões cada. Inclusive, o deputado Augusto Bezerra consta como POresidente da Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo, que tem 7 membros e o vice-presidente é Zezinho Guimarães, este mesmo que já trabalha para ser Presidente da Casa, na sucessão do deputado Garibaldi Mendonça. No total são 15 comissões. Nas novas comissões, já está incluída a deputada Conceição Vieira, que há poucos dias substituiu o deputado Luciano Bispo, afastado da presidência da Casa, com o mandato cassado. Cada comissão reúne-se quando há projetos a apreciar. Há poucos dias, o Tribunal de Justiça confirmou o pedido de afastamento do prédio da Assembleia Legislativa dos deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas, embora até agora não tenham sido cassados.

Começa a propaganda eleitoral gratuita
Termina amanhã, 15 de agosto, o prazo para a entrega à Justiça Eleitoral as atas das convenções partidárias, realizadas no dia 5 de agosto. No dia seguinte, terça-feira, começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, dividido como sempre em duas etapas, uma hora pela manhã e outra pela noite, no horário nobre. São 45 dias sem programação normal nas redes abertas. Ficam liberados também os carros de som, os comícios e toda a parafernália referente as eleições.  O candidato a Prefeito pelo PSB, Valadares Filho, deve ter retornado na sexta-feira à viagem que fez a Brasília para discutir com a direção nacional a questão de verbas partidárias. Pode ter voltado de mãos vazias. 

   … e para encerrar…

*** Na próxima quarta-feira, 17 do corrente, toma posse na Academia Sergipana de Medicina  Dra. Maria Stela Melo Santos Taqueda, na cadeira número 33, que tem como patrono o dr. Ju liano Calasans Simões e como Fundador o dr.  Antonio Garcia Filho. A solenidade será a partir das 20h, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe, na rua Guilhermino Rezende, no bairro São José. O acadêmico José Teles de Mendonça fará a recepção da nova acadêmica.

*** O dr. Lúcio Antonio Prado Dias toma posse, no próximo dia 22, na cadeira número 36 da Academia Sergipana de Letras. Ele sucede ao acadêmico Acrísio Torres de Araújo que, nos últimos anos de sua vida, residiu em Brasília. A solenidade vai ser no auditório da Sociedade Semear, na rua Dr. Leonardo Leite, no bairro São José. O acadêmico Dr. Francisco Rollemberg fará a saudação ao dr. Lúcio Prado Dias.

*** Na próxima 5ª feira, o Sr. Crystiano Ayres Machado, pesquisador do grupo Acqua da Universidade Federal de Sergipe, e professor de biologia da Rede Estadual, vai falar na Assembleia Legislativa sobre “Problemas Ambientais Existentes na Bacia do Rio Japaratuba”. Será no grande expediente da  sessão ordinária.

*** As provas de natação das Olimpiadas da Rio-2016, está atraindo grande público frente às televisões. Observação de um taxista: por que será que não há nadadores negros nestas competições?  

*** O deputado Garibalde Mendonça, que é presidente da Assembleia Legislativa, apresentou projeto de lei, para apreciação da Casa,  dispondo sobre a instalação de placas nas rodovias estaduais, com informação sobre a necessidade dos faróis acesos durante o dia, em luz baixa e sobre a gravidade da infração e a respectiva penalidade.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais