Apogeu da Impunidade: não cassar Cunha

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os gabinetes em Brasília fedem. Todos eles, com raras exceções. Exalam não o mau cheiro do lixo ou do esgoto. É muito pior:

 exalam a putrefação dos valores morais e éticos. Exalam a degeneração da honradez e da honestidade.

08 de Junho de 2016. O Brasil pode assistir hoje, mais uma lamentável cena circense. 2016, passará para a história política como o ano que desnudou a tudo e a todos. Cunha pode ser absolvido na Comissão de Ética e receber um “castigo” de três meses de suspensão.

A Câmara dos Deputados pode dizer hoje ao povo brasileiro: sim nós temos banana para dar e vender. Banana para vocês que brigam com o vizinho ou parente por nós.  A impunidade já vestiu sua toga mais bonita. Está pronta para desfilar hoje quando da absolvição de Cunha no Conselho de Ética. Não cassar Cunha é um tapa na cara dos brasileiros honestos. É bater palmas para a Corrupção.

2016  desnudou o aparelhamento dos poderes, principalmente do STF, envolto em seus interesses que ultrapassam os valores da Constituição Brasileira.

2016 está mostrando que quase todos estão no mesmo patamar. Pedido de prisão é pouco. A maioria destes políticos deveria ser proibida de disputar eleição nesta vida e receber uma vacina anticorrupção para não passar a hereditariedade para as outras gerações.

Se Cunha não for cassado, pode nomeá-lo presidente da República tampão. E jogar a chave do Palácio fora…

“Vossas riquezas estão apodrecidas, e vossas vestes estão comidas de traça”. Tiago 5:2.

Vazamentos seletivos…bem que blog avisou…
O leitor mais assíduo deste blog sabe que em artigos anteriores já se alertava que tão logo o PT fosse apeado do poder os vazamentos seletivos passariam a ser duramente combatidos e criminalizados. A partir de agora a intenção é esconder toda a imundície política e administrativa para debaixo do tapete. Num país decente, Gilmar Mendes já teria sido afastado do cargo de Ministro do STF há bastante tempo. É o maior inimigo da República. Faz conchavos à luz do dia com políticos e toma decisões jurídicas baseadas no nome de quem estampa a capa dos processos que lhe são submetidos. Usa da famosa máxima atribuída, geralmente, a Getúlio Vargas que diz: "aos amigos tudo. Aos inimigos os rigores da lei".

“Habeas corpus cangurus”
Gilmar Mendes está se notabilizando por conceder aquilo que burlescamente os juristas chamam de "habeas corpus cangurus", que são aqueles desprovidos de qualquer sustentação legal ou constitucional, mas isso somente para gente do porte de Daniel Dantas e Aécio Neves.  A fina nata do poder econômico e político nacional. Estamos vivenciando um dos momentos mais tétricos da nossa frágil e debutante democracia

Muita gente sem dormir em Sergipe
Atenção Farmácias! Reponham o estoque de Lexotan.O escândalo da FUBRAS e da GDN/Banese está tirando o sono de muita gente em Sergipe! É que as ações ajuizadas pelo MP Estadual estão causando muita taquicardia em muita gente…Detalhes em breve…

Kakay em Aracaju: “Ampla defesa”
O mais requisitado advogado do país, Antônio Carlos de Almeida Castro, o KAKAY fará uma palestra em Sergipe na próxima sexta-feira,10, às 17h na sede da Caase-SE Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, sobre a “Ampla Defesa”. Em tempos de lava jato o auditório ficará pequeno para ouvir o advogado que defende as figuras mais importantes da república.

Atenção SEED: Colégio João de Oliveira em Poço Verde sem aula na quinta e na sexta-feira
Um familiar de aluno do Colégio Estadual João de Oliveira, em Poço Verde, denunciou que o estudante foi informado que na quinta-feira, 09 e na sexta-feira, 10, as aulas serão suspensas na escola. A justificativa é a falta de pagamento dos salários dos professores. “Não sei se o pagamento pendente são dos professores servidores ou contratados, mas o pior é novamente os alunos  ficarem sem aula”, escreveu o familiar. Com a palavra a SEED.

Hospitais
Os hospitais Cirurgia, Santa Izabel e São José, com localização em Aracaju, receberão emendas individuais, para atenção especializada, provenientes do gabinete do senador Eduardo Amorim. Segundo ele, serão investidos R$ 900 mil, que poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

Resolução TCE é fruto da discussão ASEOPP e Fórum empresarial
Na semana passada foi apresentada ao pleno do TCE, uma nova resolução para que os  gestores sergipanos obedeçam a ordem cronológica de pagamentos nos contratos firmados pelos entes e órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional do estado.

Entidades representativas
Na reunião da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, desta semana o presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa disse que a resolução é fruto da discussão que o órgão está tendo com as entidades representativas. “Essa resolução é fruto do debate com a ASEOPP e o Fórum empresarial, que ambas entidades levantaram essa necessidade,” disse Clovis.

Beneficios
Ele afirmou ainda que  a resolução beneficia a todos, inclusive evita que algum gestor com má intenção segure alguma fatura para pagamento. Assim que foi aprovada pelo pleno a resolução será encaminhada aos prefeitos e todos gestores sergipanos. “Nós sabemos que a lei já determina, mas vamos normatizar para garantir o seu cumprimento”, registrou.

Conta especifica
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto elogiou a resolução e sugeriu também que nas obras e serviços que são feitos frutos de convênios específicos que os recursos não fiquem em na chamada conta única, mas numa conta especifica para aquele contrato. “Desta forma ficará mais fácil a fiscalização”, explicou.

Previdência
A situação da previdência estadual foi exposta na reunião pelo diretor-presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio. Numa exposição técnica que foi elogiada por todos os associados, Augusto mostrou que o déficit foi iniciado antes de 2007 e as ações realizadas pelos governos Déda e Jackson Barreto para solucionar o problema.

Reforma da previdência
Ele apresentou os números mostrando que Sergipe tem um fundo deficitário (servidores até 2008) e o superavitário (servidores após 2008), lembrando que o problema ocorre em todos os estados do país e por isso a necessidade urgente da reforma da previdência. “Só assim todos os estados poderão recuperar o poder de investimento, já que hoje uma parcela significativa destes recursos estão sendo usados para cobrir este déficit”, disse.

Detran/SE realiza 37º leilão de veículos no dia 4 de julho
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SE – realizará no dia 4 de julho o 37º Leilão de veículos apreendidos em fiscalizações de trânsito. Estarão à disposição 307 veículos, sendo 146 carros e 161 motocicletas. Desse total, 70 estão aptos para voltar a circular e 237 são considerados sucata. O evento acontecerá a partir das 8 horas, no Cotinguiba, localizado na Av. Augusto Maynard, nº 13, bairro São José.Os interessados em participar do leilão via internet deverão efetuar o cadastro previamente no site http://www.lancese.com.br  (lá constam também fotos a partir do dia 20), com antecedência mínima de 24 horas da data do leilão.

Cadastro gratuito
O cadastro eletrônico é gratuito, ficando o inscrito responsável civil e criminalmente pelas informações preenchidas no cadastro.A visita aos lotes será iniciada no dia 20 de junho nos pátios de apreensões do Detran/SE localizados no bairro Santa Maria, no conjunto Sol Nascente e no município da Barra dos Coqueiros. O edital completo do leilão foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 2 de junho e também se encontra disponível no portal http://www.detran.se.gov.br , no link `Leilão de Veículos`.

É hoje,08: Gilson Souza lança livro sobre a Quadrilha Século XX no Sesc
Hoje, 08, a partir das 18h, no hall da Unidade Centro, o Sesc recebe o escritor e jornalista Gilson Souza, para o lançamento do livro “Quadrilha Século XX – 52 anos de vitória”. Na oportunidade será realizada uma homenagem (in memoriam) ao ex-colaborador do Sesc e diretor cultural da quadrilha, Luiz Simões e será apresentado o traje oficial deste ano.O livro conta às histórias que envolvem a quadrilha junina mais antiga do Estado, formada no Bairro Industrial.

História
Além de relatos de atuais integrantes, o livro contém fotografias que mostram a história da Século XX há mais de 50 anos.A Quadrilha irá receber o público com um café nordestino e realizará um show de forró pé de serra com Mimi do Acordeon e Gilson Lebreia.O Sesc Centro fica na Rua Senador Rollemberg, 301, Bairro São José.

Conferência das Cidades
Representantes da comunidade estiveram juntos na manhã dea terça-feira (07) para debater e escolher os principais temas da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro aconteceu no auditório do Colégio José Romão Nascimento e contou com a presença da prefeita Acácia Sousa, e de toda sua equipe de secretários, que juntos, com os demais participantes do evento, decidiram importantes iniciativas que venham se concretizar para o benefício de toda a população.

Projetos e ações
A prefeita Acácia abriu o evento falando da importância dos representantes de classe na etapa municipal. “Estamos todos aqui unidos com o objetivo de debater projetos e ações que venham melhorar a qualidade de todos os munícipes, independente de qualquer causa. É uma ação conjunta, que envolve todos e por isso é muito importante a participação dos gestores do município”, destacou.

Festa do Caminhoneiro:patrimônio cultural e imaterial de SE

A tradicional Festa do Caminhoneiro, que acontece anualmente no município de Itabaiana e chega à sua 51ª edição, passa a ser patrimônio cultural e imaterial de Sergipe. O reconhecimento foi aprovado na manhã de ontem, 7, após a Assembleia Legislativa de Sergipe acatar o Projeto de Lei 35/2016, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP).

Calendário oficial
O evento, também, passa a figurar no calendário oficial do Estado de Sergipe. “Com essa medida, estamos incentivando, preservando e valorizando as manifestações culturais difundidas durante a festa que faz parte da tradição dos itabaianenses e que contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento cultural, econômico e social do município”, afirmou Maria, ao destacar a importância da decisão da Alese.

Cultura
Ao justificar a sua propositura, Maria Mendonça observou que, além de atrair inúmeros turistas dos mais diversos Estados brasileiros, a festa tem um imenso condão cultural e grande relevância no cenário sergipano. “Os protagonistas dessa festa tão bonita, sem dúvida, representam uma categoria profissional que tem levado para todas as regiões brasileiras o nome, não apenas do município de Itabaiana, mas de Sergipe como um todo”, argumentou Maria.

Audiência Pública na Câmara Federal
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 07, o vereador Lucas Aribé(PSB) utilizou a tribuna para se pronunciar a respeito do convite que lhe foi feito para participar de uma Audiência Pública sobre acessibilidade a ser realizada na Câmara Federal pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após requerimento do  deputado federal, Valadares Filho (PSB), com data ainda a confirmar, entre outros assuntos.

Acessibilidade
O parlamentar destaca que na semana passada, a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Federal aprovou requerimento do deputado, solicitando uma Audiência Pública para discutir a acessibilidade nas obras públicas. "No requerimento ele convida como palestrantes, representantes do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, do Tribunal de Contas da União, do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, e me convidou como vereador por Aracaju, diante da nossa atuação na luta diária em prol da acessibilidade", destaca.

PT de Boquim lança Chicão Almeida pré-candidato a prefeito
O Diretório Municipal do PT de Boquim se reuniu no último domingo e, por unanimidade, definiu por candidatura própria para prefeito nas eleições de 2016. O nome escolhido para a disputa é o do atual presidente do Partido no município, o bancário e advogado Chicão Almeida. O lançamento da pré-candidatura deverá ocorrer no próximo dia 19. Assim, Boquim caminha para ter três chapas disputando o mandato de prefeito da Terra da Laranja.

Insatisfeito
O vereador Delson Leão (PSB), líder da Oposição a gestão do prefeito Laércio Passos em Rosário do Catete, não está nada satisfeito com os serviços oferecidos pela empresa Deso na comunidade. Ele afirmou que nesta segunda-feira (06) esteve na sede da empresa em Aracaju para apresentar a Lei Municipal que isenta os moradores da comunidade em pagar a taxa de religação, algo que não vem sendo cumprido no município. Criticou o serviço que recebeu e repudiou o atendimento feito por uma funcionária. De acordo com Delson, é preciso mais respeito não somente com ele, por ser vereador, mas com toda comunidade de Rosário que precisa dos serviços da empresa. O parlamentar Delson disse que espera uma resposta da Deso para fato.

Chamada Pública Escolar
Com o objetivo de aumentar o número de alunos matriculados nas escolas públicas municipais, a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a Chamada Pública Escolar. A primeira fase da ação iniciará na próxima segunda-feira, 13, nos bairros Pedra Branca e Bom Jesus.

Matriculas
A Chamada Pública Escolar é o ato de convocar e matricular cidadãos que estejam com percurso escolar interrompido ou ainda não matriculados na educação infantil, no ensino fundamental e suas modalidades de ensino. A ação tem como público alvo crianças, adolescentes e adultos e tem por objetivo garantir aos munícipes o acesso e permanência à escola, visando a melhoria na qualidade de vida.

Emgetis recebe atendimento especial de equipe do Banese
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) deu prosseguimento esta semana às atividades de atendimento que vem desenvolvendo nas sedes dos órgãos públicos estaduais, com o objetivo de alavancar negócios. A ação do banco desta vez está sendo realizada na sede da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).A ação na Emgetis teve início na última segunda-feira, 6, e acontecerá durante toda a semana, até a sexta-feira, 10. O atendimento aos funcionários está sendo feito numa das salas da empresa, no período das 8h às 13h e das 15h às 17h.

Na próxima semana a Adema
Na próxima semana, segundo a gerente da Área de Relações com o Governo e Negócios Financeiros do Banese, Mariana Amaral Melo, o banco realizará o atendimento na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). De acordo com Mariana, todos os produtos de crédito e serviços do banco estão à disposição dos servidores públicos estaduais. “Temos várias linhas de empréstimos e diversos outros tipos de produtos e serviços que podem ser contratados pelos servidores, de modo rápido e com vantagens e taxas especiais”, disse a gerente.

1º empreendimento residencial da SAVA
Parabenizo o empresário Anselmo Silva, diretor da SAVA Construtora, filiada à ASEOP, pelo construção do primeiro empreendimento residencial, o Jesuíno Maciel. Este residencial está em fase de acabamento e fica localizado a poucos metros da Orla de Atalaia. Confira no link o empreendimento: http://bit.ly/jmaciel

XXX Forró do Bota Estaca. É sábado, 11 de junho
E o tradicional Forró do Bota Estaca, do Clube de Engenharia de Sergipe será realizado no dia 11 de junho, a partir das 22h, com

 três atrações musicais. A festa terá bebidas e comidas inclusas. A festa promete! Ingressos pelo telefone: (79) 3021 – 07-37.

Forrozão dos Ex-Alunos do Jackson de Figueiredo
Será dia 18 a partir do meio dia no espaço Solar Entre Amigos onde é realizado o Sarau Entre amigos."Balança Eu" & "Ailton Mineiro com Mistura de Ritmo serão os responsáveis pela animação deste que será o I Forrozão com os Ex-alunos e Amigos do Colégio Jackson de Figueiredo.Contatos: Márcia 99977-2929 e Ludwig 99977-3304.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal  Tem gente que fez tanto mal ao Brasil que ao invés de usar tornozeleira deveria usar coleira.

www.twitter.com/alanbarretoso   O pior é que ainda não chegamos ao fundo do poço!

www.twitter.com/alanbarretoso  Censura, abuso de autoridade, arbitrariedade, impunidade, alguém sabe onde fica esse lugar?

www.twitter.com/frednavarro  Os vazamentos (de informações) e as incontinências (verbais) dominam a cena política. O país já está na "melhor idade".

www.twitter.com/Machu_Veio  Minha vontade é largar tudo, pegar meus duzentos reais e sumir nesse final de semana. Mas aí eu paro e penso, que duzentos reais?

DO LEITOR

Terrenos de marinha e a omissão dos políticos
Do leitor Gilson Rocha: “É espantoso o silêncio dos prováveis candidatos a prefeito de Aracaju em relação a cobrança abusiva, extorsiva e imoral praticada pela União as pessoas que possuem imóvel em área de marinha. Parece que apenas José Carlos Machado e o Deputado Federal Laércio Oliveira estão preocupados com o assunto. Até agora não sei a opinião dos senhores João Alves Filho, Valadares filho, Edvaldo Nogueira, Jackson Barreto, bem como dos Deputados Estaduais e Federais e Senadores do nosso Estado. Espero que depois desse e-mail os mesmos se manifestem a respeito do tema e digam o que cada um pensa fazer para enfrentar tal absurdo e ajudar aos aracajuanos atingidos pela cobrança.”

DEBATE – Sobre o exercício da profissão de jornalista

Ontem, 07, em meio ao debate sobre a prisão de um radialista que invadiu à área delimitada pela polícia, o presidente do Sindijor/SE, Paulo Sousa, ao ser questionado sobre o assunto pela Infonet levantou algo importante que deve ser analisada por todos jornalistas: “…Paulo Sousa, foi taxativo ao afirmar que tanto Sandoval Siqueira, quanto o cabo Amintas não possuem a habilitação de repórter cinematográfico. Paulo Sousa acrescentou que existem limites na atividade profissional, e que durante uma cobertura jornalística as orientações da polícia devem ser respeitadas.”

O titular deste espaço procurou Paulo Sousa para ter mais detalhes. E o presidente do Sindijor lembrou dos artigo da lei (transcrito embaixo deste texto) que regulamenta a profissão de jornalista no Brasil, os quais determinam as funções privativas de jornalista:
“No mais, seguem os artigos da lei que regulamenta a profissão de jornalista no Brasil, os quais determinam as funções privativas de jornalista, entre elas a de Repórter ou Rádio Repórter, que é o profissional responsável pela apuração, investigação e colhimento de informações para a produção de sua reportagem, que cabe privativamente ao Repórter, que por sua vez é Jornalista. O mesmo em relação ao Noticiarista, que é o profissional jornalista que redige e apresenta o radiojornal ou telejornal (função esta que pode ser compartilhada com o Radialista – Locutor-Apresentador-Noticiarista). Já as demais funções são privativas de jornalista). Portanto, o que estamos fazendo é preservando o espaço de trabalho dos jornalistas. Nunca você verá o SINDIJOR defender que o jornalista exerça a função de outra categoria não amparada pela lei do jornalista. Portanto, amigo, se cada um respeitar o espaço do outro não haverá nenhum tipo de conflito. Não é justo que um jornalista que passou quatro anos ou até mais tempo na faculdade tenha seu espaço invadido por profissional de outra área que passou seis meses em cursos online ou um ano em curso presencial, que não os qualifica para o exercício do Jornalismo. Assim como Medicina é feita por médicos, Jornalismo é feito por jornalistas. Assim é o que diz a legislação dos jornalistas e a própria justiça brasileira em suas várias interpretações.
Além de disso, nossa Convenção Coletiva (Cláusula Décima Oitava), que é a norma legal que regula o exercício do Jornalismo em Sergipe, determina que as empresas devem priorizar a contratação apenas de jornalista com formação de nível superior em Jornalismo, com exceção dos jornalistas profissionais que já exerciam a profissão antes da lei que criou o Curso Superior em Jornalismo no Brasil, e que possuem Registro reconhecido pelo SINDIJOR, para o exercício profissional do Jornalismo.”

DECRETO-LEI Nº 972, DE 17 DE OUTUBRO DE 1969

Art 2º A profissão de jornalista compreende, privativamente, o exercício habitual e remunerado de qualquer das seguintes atividades:

a) redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentário;

b) comentário ou crônica, pelo rádio ou pela televisão;

c) entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;

d) planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada;

e) planejamento, organização e administração técnica dos serviços de que trata a alínea " a ";

f) ensino de técnicas de jornalismo;

g) coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação;

h) revisão de originais de matéria jornalística, com vistas à correção redacional e a adequação da linguagem;

i) organização e conservação de arquivo jornalístico, e pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias;

j) execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação;

l) execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico.

Art 6º As funções desempenhadas pelos jornalistas profissionais, como empregados, serão assim classificadas:

a) Redator: aquele que além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários;

b) Noticiarista: aquele que tem o encargo de redigir matéria de caráter informativo, desprovida de apreciação ou comentários, preparando-a para divulgação;

c) Repórter: aquele que cumpre a determinação de colher notícias ou informações, preparando-a para divulgação;

d) Repórter de Setor: aquele que tem o encargo de colher notícias ou informações sobre assuntos pré-determinados, preparando-as para divulgação;

e) Rádio Repórter: aquele a quem cabe a difusão oral de acontecimentos ou entrevista pelo rádio ou pela televisão, no instante ou no local em que ocorram, assim como o comentário ou crônica, pelos mesmos veículos;

f) Arquivista-Pesquisador: aquele que tem a incumbência de organizar e conservar cultural e tecnicamente, o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias;

g) Revisor: aquele que tem o encargo de rever as provas tipográficas de matéria jornalística;

h) Ilustrador: aquele que tem a seu cargo criar ou executar desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico;

i) Repórter-Fotográfico: aquele a quem cabe registrar, fotograficamente, quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico;

j) Repórter-Cinematográfico: aquele a quem cabe registrar cinematograficamente, quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico;

l) Diagramador: aquele a quem compete planejar e executar a distribuição gráfica de matérias, fotografias ou ilustrações de caráter jornalístico, para fins de publicação.

Parágrafo único: também serão privativas de jornalista profissional as funções de confiança pertinentes às atividades descritas no artigo 2º como editor, secretário, subsecretário, chefe de reportagem e chefe de revisão.

o DECRETO Nº 83.284, DE 13 DE MARÇO DE 1979, diz no artigo 11 em seu parágrafo único que: os Sindicatos de Jornalistas serão ouvidos sobre o exato enquadramento de cada profissional.
Ou seja, caberá ao SINDIJOR dizer se aquela pessoa que solicitou registro na DRT se enquadra ou não como jornalista, DEFERINDO OU INDEFERINDO o pedido do registro junto a DRT e ao próprio SINDIJOR.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro.”
Maomé, líder religioso e político árabe, morreu em 08 de Junho de 632. (n. 570).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais