Aracaju: força nacional em janeiro

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E ontem, 08, pelas redes sociais, os três senadores de Sergipe – Eduardo Amorim (PSC), Valadares (PSB) e pastor Virgínio (suplente que 

assumiu no lugar de Maria do Carmo), anunciaram após audiência com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que Aracaju será incluída no programa de combate a redução da criminalidade que será iniciado em janeiro de 2017.

A ação é por conta dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no final de outubro onde Sergipe, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, é o estado mais violento do Brasil, seguido por Alagoas (50,8 mortes para cada grupo de 100 mil) e o Rio Grande do Norte (48,6).

A verdade é que qualquer ação que venha de combate à violência em Sergipe é importante. E Aracaju não foge a regra. São assaltos, homicídios e latrocínios diariamente. A Força Nacional será bem vinda, mas é preciso que todos os poderes façam a sua parte.

O combate à segurança precisa da somação de todos no exercício da cidadania com ações de prevenção e estratégia.

Macambira: prefeito veta reajuste para ele e vereadores
Em Macambira, o prefeito Ricardo Souza, para não elevar mais ainda os gastos com pessoal e prejudicar os servidores efetivos, vetou o projeto de lei do legislativo com o reajuste para o prefeito, vice-prefeito e os vereadores.  Os vereadores querem passar o salário de R$ 2,2 mil para R$ 5 mil um reajuste de mais de 100% neste período de falta de recursos. Eles devem derrubar o veto do prefeito.

Enquanto isso, vereadores prejudicam servidores engessando orçamento
E os mesmo vereadores que aprovaram o reajuste de mais de 100% não aprovaram a suplementação orçamentária de 10% para que a Prefeitura possa honra o pagamento dos servidores que está sendo pago mensalmente. Sem orçamento o prefeito não pode efetuar o pagamento. Mesmo com o pedido dos servidores alguns vereadores foram contra o projeto orçamentário. Com isso os servidores não receberam outubro mesmo com dinheiro em caixa. E estão comprometidos os salários de novembro e dezembro. Mas se fosse para eles…

OAB quer revogação da lei que aumentou o IPTU em Aracaju
Por unanimidade, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe decidiu pelo envio de um anteprojeto de revogação da Lei Complementar Municipal n°145/2014 a ser encaminhado ao prefeito municipal e ao presidente da câmara de vereadores de Aracaju. Há mais de um ano, quatro ações estão tramitando no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, questionando a constitucionalidade da Lei.

ADI
A OAB Sergipe é uma das autoras de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), mas até o presente momento não houve julgamento definitivo das ações ajuizadas. Por conta dessa pendência judicial que afeta o interesse público, a diretoria da OAB vai encaminhar o pedido de revogação do aumento exorbitante do IPTU, que prevê majoração anual de 30% até o ano de 2022.

Aracaju: pagamento até o dia 11
O secretário municipal da Fazenda, Jair Araújo, esteve ontem, 8, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Na ocasião, foi apresentado o calendário de pagamento dos servidores, conforme combinado em reunião anterior.O secretário garantiu que até a próxima quinta-feira, 10, será quitada a folha relativa ao mês de setembro, finalizando o pagamento de cargos comissionados e aposentados da Educação.

Aracaju: pagamento até o dia 11 II
Na sexta-feira, 11, será feito o pagamento do salário referente ao mês de outubro aos estatutários da administração direta e ativos da Educação e Saúde. Jair também ratificou o empenho da Prefeitura de Aracaju em contornar a situação de crise pela qual vem passando.Acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Matos e pelo procurador-geral do município, Carlos Pinna Júnior, o secretário da Fazenda também assegurou o pagamento do 13º salário.

Religião, para o Colégio Master tema jamais cairia na redação do ENEM
Alguns pais de alunos do tradicional colégio de Aracaju, o Master, ficaram surpresos quando seus filhos que fizeram o ENEM no último fim de semana, disseram que religião jamais foi tema na preparação do colégio porque alguns professores explicavam que pela abrangência do assunto seria de difícil análise. Agora é rever conceitos…

Câmara empossa mais cinco vereadores
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) empossou ontem (8), mais cinco novos vereadores. Tomaram posse em cerimônia bastante concorrida no Plenário da Casa, Junior Pinheiro (PSDB), Palhaço Soneca (PPS), Moritos Matos (PROS), José Acácio (PSDB) e Anderson Góis (PRB). “Sejam bem-vindos à Casa do povo aracajuano”, felicitou Vinicius Porto, presidente da Câmara na solenidade de posse.

Retorno
Representando os novos parlamentares, o vereador Moritos Matos, que já fez parte do Legislativo Municipal na Legislatura passada, assumiu a Tribuna e falou sobre a alegria em ser empossado. “Assumo com o sentimento de retornar a essa Casa para defender o povo de Aracaju e para dar a minha contribuição na melhoria de vida do nosso povo”, disse.Mesmo não havendo vaga em aberto, tendo em vista que a Câmara de Aracaju continua com os seus 24 vereadores eleitos para a Legislatura de 2012/2016, a Casa deu posse seguindo uma determinação judicial.

Recursos provenientes das multas da repatriação
Doze governadores reuniram-se com o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luís Roberto Barroso, para explanar sobre as ações que foram impetradas naquela Corte para que os estados e municípios tenham direito ao recebimento de um percentual das multas de mora dos recursos da repatriação. Esse direito está sendo negado aos estados e municípios pelo Ministério da Fazenda.A reunião foi provocada pelo governador Jackson Barreto e os demais governadores o acompanharam.

Reconsideração
"Entramos com um pedido de reconsideração no STJ para que possamos receber o que é nos devido em termos de multas de mora relacionadas a repatriação de recursos. Os estados e municípios precisam desses recursos e temos direito a eles", disse o governador Jackson Barreto.

Conjuntamente
O ministro Barroso foi bastante receptivo e disse que ainda não tem uma decisão. Ele entende que deve haver prevenção de um ministro ou vai ser decidido conjuntamente com demais ministros. "A União sustentou por muito tempo, um modo concentrador de lidar com os recursos. Acho que a União deveria ser mais solidária. Há coisas que se resolvem na política e outras no Direito. Se houver uma solução jurídica que atenda às partes nós iremos atender", disse Barroso.

Energias novas e renováveis
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovo ontem, 08, projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, criando uma Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento de Energia Solar. Presidente da Comissão de Energia e de Comunicação da Alese, Luciano Pimentel estudou bastante o tema, foi a eventos e congressos nacionais do setor e percebeu que o Estado de Sergipe tem carências de ações práticas em favor de energias novas e renováveis.

Estímulo
“Esse projeto objetiva a criação de políticas públicas que estimulem a micro geração de energia para consumo próprio, nos moldes da Resolução 482, através de incentivos governamentais. Ele tem seis artigos com 27 incisos, todos voltados para o aumento da participação da energia solar, fotovoltaica, termosolar, na matriz energética do Estado. Neste contexto, estão financiamentos às comunidades, apoio científico, campanha publicitária – enfim, um conjunto de ações que ajudem a evolução do setor”, diz o parlamentar.

Expectativa
Segundo Luciano Pimentel, o seu projeto que cria Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento de Energia Solar “é bom” e há na sua pessoa parlamentar, assim como na sociedade, uma grande expectativa de que o governador Jackson Barreto sancione e não o vete. “Há uma expectativa da economia sergipana nesse sentido. Todos sabemos que a energia elétrica tem peso significativo no processo produtivo e, como estamos entre os países com maior custo tarifário no mundo, contribui para a baixa competitividade de nossas indústrias, interna e externamente. Não é disso que precisamos nesse momento. Além do mais, o tipo de energia de que fala o nosso projeto de lei é limpa, pura e renovável”, diz Luciano Pimentel.

Revestimentos
A nova linha de revestimentos da cerâmica Arielle, empresa do grupo Carmelo Fior, localizada em Nossa Senhora do Socorro (SE) foi apresentada aos associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP.

Exposição
A representante da empresa, Danielle Dória, fez uma exposição do novos revestimentos da Arielle que produz 1,4 milhão metros quadrados mensalmente e conquistou a confiança do mercado não só de Sergipe, mas dos Estados vizinhos. A empresa tem 250 empregos diretos no Estado.

Custo benefício
“O melhor custo benefício dentro de Sergipe é Arielle”, destacou Danielle, ao registrar que diversas empresas associadas da ASEOPP trabalham com o produto e podem comprovar a informação. Após a exposição os associados tiraram duvidas sobre os revestimentos e os certificados da Arielle.

Empresa familiar
A Cerâmica Carmelo Fior Ltda. é uma empresa familiar fundada em 1989 que atua no setor cerâmico, tendo como objetivo produzir pisos e revestimento para o mercado interno e externo.A Carmelo Fior conta com 5 marcas: Cecafi, Fioranno, Idealle, Arielle, Pisoforte e tem  uma capacidade produtiva em torno de 4.050.000 m² de pisos e revestimentos por mês, atendendo todo mercado nacional.

Empreendedores do segmento de reparadores de veículos participam de encontro
Empreendedores do setor automotivo estarão hoje, 09 e amanhã, 10, para participar do 1º Encontro de Reparadores de Veículos do Estado de Sergipe. O evento será realizado no Auditório do Sebrae, das 17h às 22h, entrada gratuita.

Novos mercados
“O objetivo principal do Seminário é reunir empresários de todo estado. A proposta é promover debates sobre novos mercados, aprimoramento da gestão empresarial, qualidade dos serviços e inovação. O evento também irá permitir estreitar laços entre os profissionais do setor automotivo, estimular a troca de informações e a formação de parcerias entre associações, fabricantes e oficinas”, orienta Mercia Aragão, gerente do Sebrae.

Exposição
A expectativa da organização é que mais de 50 empresas estejam presentes no evento. Os participantes terão acesso a Exposição de Fornecedores Automotivos (Samam, Koube, Trokbat, Snap-on/Sun, Mundo do Lubrificante), poderão assistir palestras sobre temas como Panorama do Mercado Automotivo, Técnica Sistemas de Freio, Técnica Sistemas de Injeção Eletrônica – Snop-on/Sun e Técnica Sistemas Automáticos. Também serão apresentados cases de sucesso da Rede Autoreparo, que conta com a participação de 35 empresas.

Ação
O encontro é uma ação do projeto Serviços nos Polos, coordenado pela Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae. Inscrições e Informações no http://www.se.sebrae.com.br  , telefone (79) 2106-7728, ou na Loja Virtual do Sebrae http://lojavirtual.se.sebrae.com.br:8888/eventos/loja/evento/2116125

Roberto Alves celebrará seu Jubileu de Ouro
Ao longo destas cinco décadas ele embalou casais que se enamoravam, quer como crooner do Conjunto Musical Los Guaranis, quer como Carreira Solo, cantou em todo o nosso estado e além divisas. Com sua voz muito afinada e um romantismo incomparável ele conquistou toda uma leva de admiradores que frequentaram os principais clubes e boates dançantes de nosso estado. Roberto Alves estará celebrando seu Jubileu de ouro dia 19 em nosso espaço "Solar Entre Amigos" a partir das 11h. Duas outras atrações participarão do evento como convidados: ÁGUA VIVA e JORGE BAHIA.Na ocasião será também o IV ENCONTRO DE FILHOS & AMIGOS DE CARMÓPOLIS, onde terá como ponto alto do evento a interpretação da música "Monte Carmelo" por Roberto Alves.Contatos: Lula de Carmópolis – 99947-2944.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BonifacioCartun  A perfeição está nos olhos imperfeitos de quem vê!   

www.twitter.com/GeracaodeValor  Como será para um adolescente ficar 4 horas sem o seu celular durante o ENEM? Será que dá tremedeira?

www.twitter.com/ThalesBrandao  Brasileiro derruba estátua em museu em Lisboa ao tentar tirar selfie – Esse brasileiro foi representando os índios.

www.twitter.com/anterogreco  Como tem gente difícil pra entender tuitada bem-humorada! Cruzcredo! Crendospai!

www.twitter.com/JacksonBarreto  Já afirmei diversas vezes e volto a dizer: eu não serei candidato a senador.

DO LEITOR

Fechamento do autoantendimento Banco do Brasil
E-mail recebido: “Hoje observei um aviso em uma das agências do Banco do Brasil de Aracaju/Se sobre o fechamento do autoantendimento (cashs) a partir das 18hs e durante todos os sábados, domingos e feriados a partir de 30/11/2016. Apenas quatro agências (chamadas de "agência plantão)" ficarão abertas nos finais de semana e à noite. Se o objetivo é aumentar a segurança e diminuir os índices de assaltos, os bandidos irão gostar da centralização em poucas agências de vários clientes ao mesmo tempo após o expediente bancário. Os mais prejudicados serão os clientes, sem dúvidas.”

Aparecida: Saúde é falta de gestão e problema crônico
E-mail de um servidor municipal que pediu o anonimato: “A tragédia ocorrida com a professora Maria José, moradora de Nossa Senhora Aparecida e vitimada pela falta de medicamento e interrupção do tratamento de um câncer comoveu Brasil revelou o descaso com quem precisa do sistema de Saúde publico. Mas em Aparecida não é o primeiro caso em que pessoas são penalizadas: há cerca de 2 anos a professora Maria Paixão precisou se deslocar à Arapiraca, em carros da Prefeitura de Ribeirópolis, para tratamento contra um tumor maligno. Neste caso, a professora Maria conseguiu, a duras penas e com doações de amigos, vencer a doença.Enquanto o Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju trataram de jogar responsabilidades um para o outro, um fato relevante passou batido: hoje a Saúde é municipalizada e os recursos federais chegam diretamente aos cofres das Secretarias municipais de Saúde. Em Aparecida, por exemplo, entre 2013 e 2014, o Município foi contemplado com cerca de R$ 4 milhões. Conforme relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). Até quando a incompetência continuará a tirar vidas?”

Idade nem sempre é motivo para aposentadoria
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Idade nem sempre é motivo para aposentadoria – Não concordo com o governador Jackson Barreto quando o mesmo recomenda que lideranças mais idosas se aposentem da política em Sergipe, citando sempre os exemplos de Albano Franco, Valadares, João Alves e o próprio. Na recente eleição para prefeito de Aracaju e em algumas cidades do interior os “velhinhos” Vavá e Jajá mostraram muito fôlego e disposição na defesa dos seus respectivos candidatos, Valadares Filho e Edivaldo Nogueira. JB, no auge dos seus 72 anos, percorreu vários bairros de Aracaju e no corpo a corpo fez a diferença, sem desmerecer os méritos de bom gestor e a trajetória política de Edivaldo, o carisma e a voz feminina de Eliane Aquino, somada à experiência, capacidade e vocação do grande marqueteiro Carlos Cauê, estrelas que também brilharam em campo, ou seja no processo eleitoral.  Hoje, dia 08/11, estamos assistindo a eleição mais importante do planeta, sendo disputada por um homem de 70 e uma mulher de 69 anos: Donald Trump X Hillary Clinton. Portanto, na minha humilde opinião, ainda cabe “velhinhos” na disputa de 2018. Mas que a renovação também seja bem-vinda, afinal teremos quatro vagas na eleição majoritária”.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Eu quero a memória acesa depois da angústia apagada.” Cecília Meireles, poetisa brasileira, morreu em 09 de Novembro de 1964 (n. 1901).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais