As vísceras do TCE/SE expostas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desencadeou-se nos últimos dias uma grande briga fisiológica no âmbito da Corte de Contas sergipana. Os membros mais recentes, reivindicam uma fatia maior do bolo de cargos comissionados. Enquanto os conselheiros mais antigos têm entre 100 e 110 mil reais em cargos comissionados, os mais recentes tem "apenas" 80 e 88 mil reais, respectivamente.

A briga promete tomar proporções superlativas, já que os membros mais recentes já deixaram claro que paralisarão os trabalhos do Colegiado até que o bolo de cargos seja dividido igualitariamente, todavia os mais antigos não estão dispostos a abrirem mão de parcela dos seus quinhões.

Os cargos comissionados são algumas das moedas de troca das quais dispõem os Conselheiros. Quanto mais cargos suas Excelências tiverem à disposição, maior será seu poder de barganha. Mas não é só. Como o Tribunal –  e a própria sociedade sergipana ainda toleram  – que as prestações de contas dos gestores locais sejam instruídas por servidores comissionados, quando a Constituição e lei informam que tal atribuição é privativa dos servidores ocupantes de cargos efetivos, dada sua independência funcional, é importante para os Conselheiros contar com grande número de cargos comissionados em suas equipes, uma vez que estes não possuem autonomia e, portanto, encontram-se passíveis de terem seus serviços influenciados pela vontade dos respectivos padrinhos.

Quer um exemplo? No caso envolvendo o atual presidente da Alese, Luciano Bispo, comenta-se pelo Tribunal que alguns conselheiros tentaram a todo custo deslocar a confecção do recurso das mãos de servidores efetivos para as mãos de servidores comissionados, sobre os quais a possibilidade de manipulação, facilitando. Ou seja,  a vida de Luciano Bispo, seria bem maior. Diga-se de passagem que essa ainda é a regra dentro daquela Corte. Felizmente, o presidente Clóvis não cedeu aos mencionados interesses nefastos.

E assim vai caminhando o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe…

Série epitáfios – Eduardo Cunha

Aqui jaz Eduardo Cunha,
que foi líder do impeachão,
com trambique e com mumunha
fez seu caixa… e seu caixão.

( Michel Temer, taciturno,
lembra lição que o apavora:
um golpe é como Saturno,
que os próprios filhos devora.)

                              Trovador Ladislau

Robson Viana já desfila como vice de João Alves
No último fim de semana, ficou clara a preferência de João Alves para que Robson Viana seja o vice dele. Pelas pesquisas internas

Não precisa escrever nada. Mais uma do fotojornalista César de Oliveira. 

 é o que mais agrega já que Machado, fiel escudeiro, tem o mesmo perfil eleitoral de João. A foto ao lado não precisa dizer mais nada. É mais uma do fotojornalista César de Oliveira tirada no aniversário do ex-vereador Juvêncio Oliveira na última sexta-feira. Robson e João Alves abraçados caminhando para a saída do salão de festas. Mais uma sacada genial de César. Robson é a saída para a eleição de João…

Peemedebistas temem que Robson de vice, esvazie campanha de Edvaldo
A mesma liderança peemedebista que falou sobre a reunião da nacional, disse que está preocupado com a possível indicação de Robson para vice de João. Robson é aliado tem dezenas de cargos no governo e pode soar como um “acordão” para 2018.

Quem Jackson prefere na Prefeitura? Edvaldo ou Robson Viana?
O peemedebista, que defendeu o nome de Zezinho Sobral foi mais longe: quem Jackson vai preferir na Prefeitura? Edvaldo ou Robson Viana, fiel escudeiro de longas datas. E lembrou que se João for reeleito, ficará apenas um ano e disputará o governo. E o vice será prefeito. Arrepare…

PSDB ameaça não apoiar João Alves
E através do vereador Adriano Taxista, a direção municipal do PSDB em Aracaju deu um recado a João Alves. “Se o PSDB não serve para a majoritária, não serve para a proporcional”, avisou. Pelo jeito o veto ao nome de Machado vai render muita dor de cabeça…

Edvaldo e Rogério receberão Dilma. PMDB não irá ao ato
No próximo dia 25, a presidente afastada, Dilma Rousseff visitará Aracaju onde participará de um evento de combate ao golpe. O PMDB não deve participar por conta da determinação da Nacional, mas Edvaldo Nogueira e Rogério Carvalho, ou seja, PCdoB e PT, vão comandar o ato que deve ser o primeiro da pré-campanha a prefeitura de Aracaju.

Amanhã, 12, PMDB Nacional poderá vetar alianças com PT e PCdoB
Amanhã, 12, a Direção Nacional do PMDB se reúne em Brasília. De Sergipe irão João Gama e Zezinho. Na pauta as eleições municipais e o veto a alianças com o PT e PCdoB.

Se veto ocorrer, em Aracaju PMDB pode lançar apenas chapa a vereador
Se o veto for confirmado o PMDB não participará formalmente da aliança que apoiará Edvaldo, mas lançará apenas uma chapa para disputar a Câmara de Aracaju. O apoio, neste caso seria informal, para não criar problema  com a decisão nacional.

Zezinho Sobral não votará a disputa. Tem amor próprio
Ontem, 10, o blog consultou uma liderança do PMDB se existia alguma possibilidade de Zezinho Sobral retornar a disputa se a Nacional realmente vetar a aliança com PT/PCdoB. Ele disse que não existe nenhuma possibilidade. Apesar de seguir o partido Zezinho saiu bastante magoado do episódio com algumas pessoas. “Ele tem amor próprio e os espinhos ainda doem”, disse o peemedebista.

Vergonha para SE: André Moura tenta emplacar presidente Câmara para salvar cassação Cunha
Depois de retirar da pauta o pacote anticorrupção encaminhado a Câmara ainda pela presidente Dilma, André Moura, deputado de Sergipe e líder do governo, comanda o bloco dos pequenos partidos chamado de “centrão”, tentando protelar a decisão da Comissão que vai cassar Cunha e eleger um presidente que possa “salvar” Cunha. Uma imagem negativa para Sergipe. Ao continuar defendendo Cunha, André sepulta seu caminho político em Sergipe.

Três homens de sorte, na FSP. Sobre André Moura
Bernardo Mello Franco, na Folha de São Paulo: O deputado André Moura, do PSC, é outro homem de sorte. Réu em três ações penais, sob a acusação de desviar verbas públicas, ele continua a desfrutar das mordomias do mandato. Sua ficha ainda inclui três inquéritos, um deles por tentativa de homicídio. Para completar, ele foi condenado por improbidade após usar verba pública num churrasco. Todo o texto:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardomellofranco/2016/07/1789275-tres-homens-de-sorte.shtml

Padronização Feiras: João licita, divulga resultado positivo e depois rasga contrato
Desde a semana passada que os frequentadores das feiras livres em Aracaju tiveram uma surpresa desagradável naquelas que estão padronizadas e totalmente higienizadas. A Emsurb resolveu brigar com a empresa vencedora da licitação e preferiu optar pelas feiras clandestinas, cujo os donos não aparecem. Alguns são laranjas e por trás tem políticos de alguns partidos. Um absurdo. O blog foi informado que o MPE entrará em ação. Vai sobrar para o contribuinte, já que a empresa tem um contrato e vai cobrar o que tem direito na Justiça.

Sobre o contrato
Em George Magalhães, na 103 FM, ao responder a Emsurb, o dono da empresa, disse que diante de tantas acusações de irregularidades, fruto de má fé,  como por exemplo de notificações diárias que não existem, pediu a nulidade da advertência através de documento. Ele informou que diferente do que informou a Emsurb, o contrato prevê a cada doze meses majoração, citando também diversos documentos apresentados pela empresa advertindo para feiras clandestinas no mesmo horário, como no conjunto Orlando Dantas, trazendo prejuízo para o contrato.  O empresário lamentou que no decorrer do processo a assessora da Emsurb já fala em rescisão do contrato.

Machado reforça que contrato prevê reajuste e defende padronização
No programa de George, há pouco mais de um mês, o vice-prefeito José Carlos Machado, disse que o contrato é para ser cumprido e o mesmo prevê a majoração das barracas depois de um ano de vigência. “Se você vê a qualidade de uma feira padronizada para é uma evolução padronizada comparada com uma feira livre não padronizada a diferença é muito grande”, disse, afirmando naquele momento que a orientação do prefeito era para universalizar a feira padronizada por toda Aracaju cumprindo o contrato.

PMSE receberá pistolas que estão dando problemas em SP. Revolta
A foto ao lado é do Diário Oficial do Estado de São Paulo onde o governo repassa através de doação a Polícia Militar de Sergipe 500

(quinhentas) pistolas calibre 40. O problema que a doação está causando revolta nos policiais militares de sergipe, já que as pistolas vem dando problemas (inclusive fartamente divulgado na imprensa SP) e estão sendo descartadas por este motivo. Como pistolas com problemas vão defender os sergipanos? Total falta de planejamento?

PM/SE: insatisfação generalizada
Há uma grande insatisfação no seio das corporações militares estaduais, policiais e bombeiros, por conta do tratamento diferenciado com que o governo vem tratando os integrantes da SSP nos últimos anos. Isso se comprova facilmente, desde o sistema remuneratório diferenciado, e sempre a maior para a polícia civil, até a nomeação de delegados para o cargo de secretario da pasta. Num claro privilégio para a sua categoria de origem, os delegados-secretários, se dedicam mais a melhorias de sua classe, além de não demonstrarem interesse num tratamento isonômico à segurança pública.

PM/SE: insatisfação generalizada II
Delegados continuam ganhando mais que oficiais e agora, agentes e escrivães, não apenas ganham mais que praças, mas deverão ganhar mais que a maior  parcela da oficialidade. Isso sem falar num resultado de combate a violência em nosso estado, que se mostra ineficaz ao longo dos últimos 20 anos, coincidentemente delegados-secretários, não apresentaram política de prevenção, apenas repressão, perfeita para as entrevistas coletivas badaladíssimas, mas  sem nenhum resultado, basta perguntar à população e vê as mortes que só aumentam.

PM/SE: Farinha pouca, meu pirão primeiro
Voltando ao sistema remuneratório, uma surpresa se destacou há poucos dias: o comando da PM apresentou uma proposta ao governador do estado para transformação do soldo em subsídio. Seria excelente, senão existissem algumas "incoerências" na proposta. a primeira delas, é a proposta de subsídio de comandante geral de 30 mil reais, maior que os 24 mil propostos para todos os coronéis da PM. O comandante da PM não é coronel? Ou foi promovido a governador e não avisaram a ninguém, pois 30 mil, é o subsídio de governador do estado de Sergipe.

PM/SE: Farinha pouca, meu pirão primeiro II
Mas isso não é o mais grave, o mais grave é que o comando da PM propôs retirar direitos conquistados ao longo da existência da PM sergipana. De livre e espontânea vontade foi retirado a promoção a graduação/posto imediato. E fez mais, retirou o direito a receber a diferença remuneratória do policial que exerce função privativa de graduação/posto superior.Mas como com a aprovação da “pseudoproposta” o comandante irá receber em sua aposentadoria, subsídio de governador, está tudo bem. farinha pouca, meu pirão primeiro.

PM/SE: Insatisfação com a condução da negociação
Este Jornalista tem conversado com muitos PMs, oficiais e praças, todos insatisfeito com a condução da negociação feita com o governo. Além de funções exercidas por parentes do Comandante de postos inferiores ao que manda a lei, numa clara demonstração de nepotismo.Muitos comentários de PMs em funções administrativas ganhando GRAE todos os meses, policiais militares em serviço ordinário recebendo GRAE, que é por serviço extraordinário.

PM/SE: uma auditoria na GRAE. Uma boa ideia para o TCE/SE
Uma auditoria nessas gratificações seria uma boa ideia para o TCE.Se as outras categorias vivem preocupadas com propostas vindas do executivo retirando seus direitos, a PM parece nem precisar disso, ela mesma cria e propõe o seu próprio saco de maldades contra si mesma.30 mil lembra 30 moedas…

Assembleia à deriva
Do jornalista Adiberto de Souza, aqui na Infonet: “A demora da Justiça em oficializar a cassação do ex-deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) provocou uma situação inusitada: a Assembleia de Sergipe está sendo presidida por um ex-parlamentar cassado em última instância por improbidade administrativa. Embora o artigo 257 do Código Eleitoral garanta que no caso em tela recursos não possuem efeito suspensivo, devendo a cassação vigorar tão logo seja publicada a decisão do TSE, Luciano segue comandando o Legislativo, assinando atos e representando o Poder. Elegantes com o ex-colega de parlamento, os deputados estaduais optaram pelo silêncio, embora alguns admitam a aberração e se preocupem com as conseqüências legais dessa situação surreal.”

Assembleia à deriva II
E finalizar Adiberto: “O caso teria ficado mais grave se Luciano tivesse assumido interinamente o governo estadual. Já imaginou Sergipe sendo governado por alguém comprovadamente ímprobo, cassado pela Justiça e podendo ser expulso do Palácio por uma simples canetada da Justiça? Felizmente, evitou-se essa vergonha nacional, porém não demorará muito para a chamada grande imprensa se esbaldar com o absurdo de a Assembleia ter como presidente um ex-deputado cassado por improbidade, que insiste em peitar a Lei.”

Ainda sobre Luciano Bispo. Elogios de LEC?
Ontem, 10, o titular deste espaço recebeu dois telefonemas de jornalistas de destaque de Sergipe e com muitos anos de experiência, questionando se tinha lido uma nota do jornalista Luiz Eduardo Costa, onde – segundo os dois – ele fez uma defesa de Luciano Bispo, afirmando até que ele melhorou o prestigio da Alese. O blog não leu a nota, mas prefere não acreditar. Primeiro porque LEC defende a moralidade administrativa e segundo que Luciano Bispo só recuperou o prestigio com alguns meios de comunicação onde vem torrando os recursos da Assembleia.

Barracas da BR-235
Representantes da Prefeitura de Areia Branca estiveram no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (DNIT) para apresentar o projeto de padronização das barracas de venda, que ficam às margens da BR-235, nos perímetro urbano do município. A via será duplicada e o intuito da visita é evitar a demolição desses pontos de venda, assim como aconteceram em outras localidades.

Barracas da BR-235 II
As barracas já se tornaram tradição na comunidade e são fonte de renda para muitas famílias que comercializam produtos, entre eles comidas típicas da região. O secretário de Obras do município, Renato Sandes, explica que a intenção é dar mais infraestrutura para esses comerciantes, assim fomentando o comércio local.

Esperança em Propriá: Paulinho Campos e Fernandinho juntos
E a oposição em Propriá terá uma chapa competitiva, fruto de reuniões com toda oposição, principalmente os ex-prefeito Renato Brandão e Paulo Britto. Ficou definido como candidato a prefeito Paulinho Campos, PMDB, ex-vereador que já mostrou competência administrativa à frente do hospital regional. O vice, será outro também experiente, o vereador Fernandinho Brito, PDT.

Terrenos de marinha
O ex-diretor de Espaço Público da Emsurb, Junior Pinheiro (PSDB) vem atuando em diversas áreas, uma delas é a extinção de terrenos de marinha e a instalação de Comissão para analisar a MP 732/2016 – que limita os reajustes das taxas de foro e ocupação destes terrenos. A luta do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, tem o apoio de Junior Pinheiro e de grande parte da população.

Encontro Meio Ambiente 
Entre os dias 05 e 06 de julho, em Cuiabá, aconteceu o  16º encontro dos secretários municipais do Meio Ambiente das capitais brasileiras.  O secretário Eduardo Matos participou do evento que discutiu temas como a defesa das cabeceiras do Pantanal,  desmatamento , recursos hídricos , agronegócio , saneamento , importância da participação do setor privado na construção de cidades sustentáveis, assim como o papel da governos locais na governança para sustentabilidade.

Sustentabilidade
No final do evento foi redigida a “Carta de Cuiabá pela Sustentabilidade”. Nela, entre outros assuntos, foi acordado o comprometimento dos secretários em tratar as mudanças climáticas com especial atenção, visto que traz impactos diretos sobre uma ampla variedade de setores. Segundo a carta, o tema deverá ser enfrentado por múltiplos órgãos, envolvendo parcerias, comunidades locais, ONG´s, setor acadêmico e iniciativa privada, de forma a fomentar políticas e medidas de controle dos gases efeito estufa.

“Tupinambá: o retorno da Terra”, documentário será exibido na UFS
Estudantes da Universidade Federal de Sergipe realizarão a exibição do documentário "Tupinambá: O retorno da terra", dirigido pela antropóloga Daniela Fernandes Alarcon (Museu Nacional-UFRJ), que estará aqui para apresentar seu trabalho. A exibição será seguida de uma conversa com Jéssica Quadros, tupinambá da Serra do Padeiro, que falará sobre as experiências e lutas indígenas na região em que vive. A última prisão do Cacique Babau, em abril deste ano, bem como a ofensiva da CPI da Funai a partir do final de 2015, colocou diante da população a urgência em conhecer e debater a situação do povo Tupinambá, que vem sofrendo há muitos anos com a lentidão do processo de demarcação da Terra Indígena na região da Serra do Padeiro (BA).

“Tupinambá: o retorno da Terra”, documentário será exibido na UFS  II
Enquanto o processo de demarcação segue paralisado, os Tupinambá enfrentam, constantemente, o avanço de mineradoras sobre suas terras, o que não apenas causa desequilíbrio ambiental, mas reitera a produção de violência e morte que organiza a estrutura fundiária brasileira. O evento, que foi custeado pela contribuição espontânea de gente do Brasil inteiro, é produzido sem qualquer financiamento institucional. O espaço será aberto, gratuito e não precisa de inscrições prévias. O evento será realizado no dia 28/07/2016, no auditório da Didática VI, na UFS, campus São Cristóvão, às 17h.

26º Aniversário do ECA: Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos
Com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos de crianças e adolescentes, a partir da visibilidade pública dos desmontes promovidos pelo governo ilegítimo e golpista Temer, entidades, sindicatos, estudantes, mulheres, quilombolas, movimentos sociais, militantes de direitos humanos, crianças, adolescentes e jovens se mobilizam nacionalmente para dizerem Não à Redução da Maioridade Penal, Não ao genocídio da população negra e a criminalização dos moradores da periferia, Não à Cultura do estupro, Não a perda de direitos trabalhistas e conquistas históricas para os mais diversos grupos vulneráveis (LGBT, Povos Tradicionais, Religiões de Matrizes Africanas, Trabalhadores do Campo e da Cidade, outros).

Na próxima quarta-feira, 13, a partir das 13h30 na Praça General Valadão
Esse grito coletivo acontecerá no dia 13 de julho, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 26 anos sem que na prática tivesse sido efetivamente implementado. Em Sergipe, o Ato Público acontecerá na Praça General Valadão, a partir das 13h30, com apresentações artísticas e culturais, oficinas de percussão, estêncil, pintura de rosto, produção de cartazes e de brinquedos populares.

Luta
Esta mobilização acontece em um momento importante de luta pela democracia brasileira, mediante decisões políticas contrárias à lutas e conquistas históricas no campo das políticas universais e de emancipação do povo brasileiro, como a Educação, Saúde, a Assistência Social, Cultura, Políticas para a promoção dos Direitos Humanos, da comunicação, da Igualdade Racial, para as Mulheres, Comunidades tradicionais e LGBTT.

Extinção
No campo da Infância e da Adolescência motiva esta mobilização a recente Extinção da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, a Proposta de Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos no Senado, o alto índice de assassinatos de jovens negros, a criminalização dos moradores da periferia, a cultura do estupro que vitimiza principalmente as jovens adolescentes em todos os Estados e propostas de enfraquecimento de instâncias deliberativas e de proteção da criança como os conselhos de direitos e tutelares.

Frente
A Frente Sergipana Contra a Redução foi lançada no ano passado e desde então conta com a luta e articulação de entidades comprometidas com a criança, o adolescente e a juventude brasileira cuja invisibilidade e naturalização da violência recai principalmente sobre a população negra e indígena, em situação de pobreza.

Salomé Bar é eleita a melhor franquia de bar/boteco do Brasil
De acordo com a pesquisa “As Melhores Franquias do Brasil 2016”, realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com o Serasa Experian, com mil redes avaliadas, a Rede Salomé Bar conquistou a cotação máxima de cinco estrelas, sendo a única a conquistar tal avaliação no segmento de bar/boteco. Os quesitos avaliados foram a qualidade da rede (o valor da marca e o investimento em marketing), o seu desempenho (a performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação do dono da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador).

Em Aracaju
Desde 2012, a Rede Salomé Bar tem se destacado na pesquisa sobre franquias mais importante do País. Segundo Clau Buturi, diretor de franchising, a principal preocupação da rede é com a satisfação dos seus franqueados, o que os faz estar entre as melhores em mais um ano. “Este prêmio representa o resultado do trabalho de toda a equipe. Nossos diretores acompanham e participam de todos os assuntos; e nossos franqueados têm a liberdade de manter contato 24 horas conosco. O objetivo comum entre franqueadora e franqueados é a qualidade e para nós, qualidade é satisfação do cliente”, finaliza. A Rede Salomé Bar, conta com uma unidade em Aracaju (Rua Deputado Clovis Rollemberg, 206, Atalaia/ ao lado do antigo Hotel Parque dos Coqueiros).

PELO TWITTER

‏ www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) As férias são um momento para repousar, mas também para se regenerar no espírito, especialmente lendo o Evangelho com mais calma.

www.twitter.com/joaocorrrea  Proibir o uso de algemas é lei criada e apoiada por marginal de colarinho branco q quer roubar o dinheiro público e n aparecer algemado na TV.

www.twitter.com/palmeriodoria  — Estado sólido, líquido ou gasoso?
                                              — Gozoso.

www.twitter.com/acarlosmota  O país de Temer é o que chama os serviços secretos dos Estados Unidos(CIA) e de Israel (Mossad), para ajudarem na segurança da Olimpíada.

www.twitter.com/Rodrigo_Moller_  Quando uma corte (STF) se preocupa mais com bonecos infláveis do q com políticos corruptos é hora d repensar sua existência #BrasilContraSTF

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Com a DELAÇÃO PREMIADA do dono da  ESTRE AMBIENTAL, a COISA, agora , literalmente, vai feder. Vai ficar insuportável!!

DO LEITOR

Ciclovia com buracos em frente ao Parque da Sementeira
A foto ao lado foi enviada por um leitor. É da ciclovia em frente ao Parque da Sementeira. Um grande risco para os ciclistas. A

Prefeitura precisa recuperar o local rapidamente, antes que ocorra um grave acidente.

População dorense quer saber  caso Patrol
E-mail recebido: “Gostaria que você perguntasse aos vereadores Dorense, o que aconteceu com a CPI da Patrol,  aquela que foi criada após as máquinas da prefeitura estarem fazendo serviços gratuito para o então Deputado Federal Almeida Lima, atual presidente da ADEMA, que anda se intitulando como um administrador correto, e saber o pq a ADEMA liberou a retirada de caminhões de areia em uma propriedade do mesmo. Gostaria de não ser identificado,sou funcionário  da prefeitura e posso ser perseguido.”

Administração desastrosa
E-mail recebido: “Diante de tantos escândalos que presenciamos no Brasil, nos estados e em Aracaju, chegamos a perder a esperança e a confiança no homem, na justiça e principalmente nas instituições responsáveis por manter a ordem, controle e fiscalização das instituições públicas, bem como a imprensa deste município. Sou servidor da Prefeitura de Aracaju e indignado com as instituições como TCE, MP, TJ e outros, antes do forró Caju diziam que só fariam festas as prefeituras que estivessem em dia com o pagamento dos servidores públicos, pura enganação, visto que a prefeitura de Aracaju não paga em dias como tira direitos conquistados dos servidores com a aceitação dos sindicatos, a maioria dos servidores ainda não receberam os salários de junho, e quem já recebeu, recebeu incompleto, sem o 13 de férias a quem de direito e sem a metade do 13º (décimo terceiro como sempre foi pago, nas administrações anteriores nunca aconteceu isso, sem falar nos pobres comissionados (aqueles que trabalham) que são os últimos a receberem, o prefeito dar aos que trabalham o mesmo tratamento que dar a grande parte de CC's que são nomeados e ficam em casa, receberem sem derramar um pingo de suor. Espero que os servidores em geral dê a resposta mandando esse prefeito para casa, não votando nele bem como os aracajuanos, afinal essa administração é um desastre tanto para os servidores como para a população em geral.“

NOTA DE ESCLARECIMENTO – GOVERNO DE SERGIPE

Calendário de Pagamento dos Salários do mês de junho/2016

Devido à queda de mais de R$ 30 milhões na primeira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) referente ao mês de julho, a qual o Estado recebe no dia 10, o Governo de Sergipe informa que o calendário de pagamento dos servidores se dará da seguinte forma:

Última parcela do 13° dos servidores ativos – Pago integralmente dia 08 de julho;

Educação – Foi pago integralmente no dia 30 de junho;

Saúde – Pagamento integral até dia 12 de julho;

Demais servidores ativos das secretarias, empresas, fundações e autarquias – Aqueles que recebem até R$ 4.500,00 receberão integralmente no dia 12.

Os que estão em faixa salarial superior, receberão R$ 4.500,00 no dia 12, e terão o dia do pagamento do complemento divulgado no decorrer da semana.

Do total de 15 mil servidores ativos, 11.186 recebem de forma integral até dia 12, além dos servidores da Saúde e Educação.

Um grupo de 3.862 servidores receberá até R$ 4.500,00 no dia 12 de julho e o complemento em data a ser divulgada durante a semana.

Governo de Sergipe

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO

A prefeitura de Canindé de São Francisco em Sergipe, informa que a decisão proferida hoje pela justiça do município, referente a repasses em atraso de empréstimos consignados, já foram regularizados desde o início do mês de junho de 2016. Informa ainda, que os comprovantes da regularização vão ser apresentados na terça-feira, 12, ao Meritíssimo Juiz Paulo Roberto Fonseca Barbosa.
Sem mais para o momento, atenciosamente,

Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, 07, de julho de 2016.

ARTIGO

A política em Sergipe e suas nuvens …. por Antônio Samarone

O bloco PT/PMDB (Jackson Barreto) dominou a política em Sergipe na última década, substituindo o longo império (24 anos) de hegemonia das forças tradicionais sob a liderança de João/Albano. Uma nova disputa pelo comando político do Estado está com data marcada para a eleição em 2018. A disputa começou, o pleito municipal será o palco do primeiro embate.

Por um lado, Jackson Barreto organiza o bloco democrático popular, toma partido em disputas locais, escolhe os seus aliados, e espera sair vencedor na ampla maioria dos municípios, como é a tradição em Sergipe. Por outro, dois blocos se organizam para sair da disputa municipal como a herdeira da oposição e pleiteante mais viável ao poder estadual.

Numa vertente, o antigo João Alves apresenta-se com a pretensão de ser o chefe das oposições, imaginado reelege-se Prefeito e depois chegar ao governo do Estado pela quarta vez. Apresenta como principais cartas à experiência e o atual comando da Prefeitura de Aracaju; por enquanto, não conseguiu adesões significativas de forças menores.

Noutra vertente, o Senador Valadares, que já transitou por todos os lados da política, e deixou uma aliança decenal com o PT ao votar pelo impeachment, tenta aglutinar um novo bloco político de oposição em Sergipe, em torno da candidatura do filho a Prefeito de Aracaju. Já conta com a adesão do PDT, liderado pelo prefeito de Socorro, segundo maior colégio eleitoral; do PDS de Gilberto Kassab, liderado em Sergipe pelos “mitidieris”; do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, comandado por Bosco Costa; e com casamento marcado com o PSC de Bolsonaro, comandado em Sergipe por André Moura, líder do governo Temer, e pelos amorins; e com o PRB de Edir Macedo, comandado em Sergipe por Heleno Silva.

Salvo melhor juízo, as cartas estão quase postas. Quem sairá na frente para o comando político de Sergipe a partir de 2018 será decidido pelo voto “livre” do eleitorado em 2016.

Blog no twitter:http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.”
Paulo Freire.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais