Assaltos ônibus: SSP saberá em tempo real

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A partir da próxima sexta-feira, 05, mais da metade (pouco mais de 200) dos ônibus do sistema de transportes metropolitano circulará com alguns novos itens de segurança. O mais importante é o botão de alarme e GPS (instalado em um local estratégico) que quando acionado informa imediatamente a central que está ocorrendo um problema com ônibus e sua localização precisa. No caso de assalto de imediato a SSP será acionada.

Este novo item de segurança será crucial para redução dos assaltos, já que a polícia será informada em tempo real do que está acontecendo e a localização exata. Agilizará em muito o trabalho da PM no combate aos assaltos de ônibus.

As empresas estão fazendo a parte delas e estes ônibus a partir da sexta-feira, além dos cofres já existentes, terão malotes para recebimento da

renda diária que só poderão ser abertos quando os veículos retornarem as garagens não sendo possível ter acesso durante o período que o ônibus estiver em circulação.

A intenção que ainda este ano todos os ônibus do sistema estejam com os itens de segurança. Nas últimas semanas o trabalho de policiamento ostensivo da PM, com abordagem em diversos ônibus, reduziu em muito os índices de assaltos, inclusive com a prisão de armas, drogas e meliantes.

Com certeza, as novas ações e a parceria com a SSP dará muito mais segurança para os motoristas, cobradores e passageiros.

João diz a amigos que será candidato
Segundo as informações recebidas pelo blog ontem, 02, já em Brasília, João Alves Filho informou que será candidato a alguns amigos e que o vice seria José Carlos Machado do PSDB. Pelo jeito, só vale quando ele registrar a candidatura.

João viaja. Espólio eleitoral já estava dividido
Enquanto o prefeito de Aracaju, João Alves Filho não decide se é ou não candidato, o espólio eleitoral dele já está dividido se por acaso não for candidato. O PPS, PTdoB, e PTN e outros dois pequenos partidos devem apoiar Edvaldo. Já o PSDB e SD deve apoiar Valadares Filho. O DEM ficaria apenas com candidatura majoritária.

Delação premiada Cunha. Sobrará para alguém em Sergipe?
E ontem, o deputado federal Eduardo Cunha protocolou delação premiada na PGR. Cúpula do MPF aceitou. Vixe Maria! Será que vai sobrar para alguém de Sergipe?

Muita força
A convenção realizada no último sábado a Barra dos Coqueiros, que confirmou os nomes de Airton Martins, PMDB, e Alysson Santos, PSD, como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, demonstrou que a dupla é forte, pois além de contar com a presença de lideranças locais, com 66 pré-candidatos a vereador e com muitos populares que foram aplaudir e apoiar os nomes escolhidos, contou também com a presença de dois deputados federais: Fábio Mitidieri, PSD, e Bosco Costa, do PROS. Isso garante um reforço para a cidade o sentido de ter quem lute por recursos para a Barra em Brasília.

PT na Barra com DEM. Gualberto continua apoiando Airton, do PMDB
Além disso, o prefeito Airton Martins demonstrou seu ótimo relacionamento em Sergipe através das presenças da deputada estadual Silvia Fontes, PDT, e do também deputado Francisco Gualberto, PT. Neste segundo caso, vale o registro que o parlamentar petista manteve a coerência de seu partido ao prestigiar o evento, já que o adversário de Airton é também do PT e é ainda o atual vice da cidade, o que demonstra que o partido, ainda que dividido, possui quadros que respeitam a história da agremiação e que não se curvam diante de conveniências eleitorais de última hora. Lembrando que, para espanto geral, o PT da Barra se uniu ao DEM nesta eleição.

Bancas de frutas atrapalham trânsito no centro. Emsurb e SMTT omissas
E o leitor Luiz Brandi, sempre atento ao trânsito de Aracaju, enviou a foto ao lado que mostra  uma banca de frutas móvel colocada na Rua São

bancas de frutas ficam nas esquinas prejudicando o trânsito no centro. 

 Cristovão, bem na esquina com a rua Santo Amaro. Os motoristas têm de fazer uma "ginástica"para  acessar àquela última rua, contornando à direita.Já está lá há uns dez dias e ninguém fiscaliza esse abuso.

Fábio Cordeiro é o novo membro do TRE-SE
A sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, realizada ontem,02, foi singularizada pela participação do juiz federal Fábio Cordeiro de Lima, que assumiu a cadeira de juiz membro do TRE-SE. O novo membro do TRE-SE exercerá seu mandado por dois anos, ocupando a cadeira na Corte Eleitoral no biênio 2016/2018, conforme o Artigo 121, §2º da Constituição Federal.

Julgamento
Fábio Cordeiro de Lima é presidente da Turma Recursal, órgão colegiado integrante do Sistema dos Juizados Especiais Federais e que tem como principal atribuição o julgamento dos recursos apresentados contra sentenças proferidas por Juízes Federais em processos versando sobre causas cíveis de menor complexidade ou infrações penais de menor potencial ofensivo.

Parque do Poxim será lançado oficialmente hoje
O Parque Natural Municipal do Poxim será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 03, às 8h. O evento acontecerá na Avenida Cecília Meireles, ao lado da Praça Monteiro Lobato (onde fica a sede da Associação de Moradores do Bairro Inácio Barbosa) e será aberto ao publico. Na oportunidade, haverá uma exposição de mudas arbóreas, a exemplo da aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), que também compõe a vegetação do Parque do Poxim.

Vegetação nativa
O Parque é uma das áreas remanescentes de vegetação nativa de Aracaju. É formado predominantemente por ecossistema de Manguezal e abrange uma área de cerca de 1,8 km², o equivalente a quase 20 estádios de futebol. O Parque está localizado dentro dos limites dos bairros Inácio Barbosa, Farolândia e São Conrado, sendo a sua parte leste banhada pelo Rio Poxim.

Classificação

O local é considerado como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria Parque Natural, conforme classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. Essas unidades têm por objetivo principal proteger a natureza e, como Parque, possibilita visitação com autorização prévia do órgão gestor.

Administração
O Parque Natural Municipal do Rio Poxim será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), abrigando um Centro de Monitoramento de áreas verdes da cidade, além de abrir para visitação pública para atividades com fins educacionais.

Flora
No Parque são encontradas algumas espécies raras da Mata Atlântica, a exemplo da ingazeira (Inga sp.),  muito comum em margens de rios e lagos. Além disso, espécies de Mangue (Rhizophora Mangue, Lacuncularia racemosa), também fazem parte do local.O Parque possui também bosque coberto de exemplares da espécie (Avicennia sp). Essa espécie apresenta um porte alto, condição raramente encontrada em áreas urbanas consolidadas como a da  nossa cidade.

Fauna
O Parque do Poxim abriga espécies da fauna formada predominantemente por aves (Garça Azul – Egretta caerulea, Anu preto Crotophaga ani, Carcará – Polyborus  plancus , dentre outros) e crustáceos (Guaiamum – Cardisoma guanhumi; Aratu- Geniopsis cruentanta), sendo um importante  habitat natural para esses animais.

Combate ao Aedes: 17 municípios recebem Brigada Itinerante este mês
A programação de combate ao Aedes aegypti para o mês de agosto já foi iniciada pela Brigada Itinerante, a força-tarefa do Governo de Sergipe gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Na segunda-feira, d01, a equipe foi o município de Nossa Senhora de Lourdes, distante 152 km da capital. Mais 16 municípios fazem parte da agenda deste mês.

Ações
Para a primeira semana de agosto, os brigadistas realizam ações de tratamento e eliminação de focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika em Pedrinhas, na terça e quarta-feira (2 e 3 de agosto), Cedro de São João, na quinta-feira (4), e Japaratuba, na sexta (5).

Municípios
Para o restante do mês, já estão programados Nossa Senhora da Glória, Boquim, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Santa Rosa de Lima, Campo do Brito, Muribeca, Tomar do Geru, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo e Neópolis.

Segunda visita
Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa, informa que alguns municípios estão recebendo pela segunda vez a visita da Brigada este ano, como é o caso de Cedro de São João. "Estivemos lá em maio, há três meses, realizando ação. Mas sabemos o quanto é necessário intensificar o trabalho em municípios que apresentam índices elevados de infestação do mosquito", explicou.

Festival do Caranguejo começa hoje,03
Sergipanos e turistas que estiverem em Aracaju na primeira quinzena de agosto vão ficar de água na boca. Isso será possível graças a realização da segunda edição do Festival do Caranguejo, que começa nessa quarta-feira, 3 de agosto, às 18h. A Passarela do Caranguejo será o palco de abertura do Festival, durante os dias 03, 04 e 05 de Agosto, com o espaço aberto das 18h às 23h. Nos outros dias, até 14 de Agosto, o evento prossegue em cada estabelecimento participante.

Sinalizados
“Os empreendimentos que aderiram ao Festival estarão devidamente sinalizados e recebendo ações itinerantes, que atrairão muito mais visitantes e turistas para conhecer e degustar os pratos demonstrativos do Festival”, explica a analista do SEBRAE, Bianca Faria.

Degustação
Na área gastronômica da Abertura, localizada no Estacionamento da Passarela do Caranguejo, o evento mantém o molde do ano anterior, mas numa escala maior, envolvendo além da estrutura, espaços interativos, de entretenimento, conhecimento e experiência. Os restaurantes participantes estarão servindo degustações e porções pequenas, a preços acessíveis, na Arena, ponto principal do evento.

Espaços
Além dos stands gastronômicos, terão vários outros espaços que levarão o visitante a experimentar o evento não somente pelo paladar. Haverá Espaço para artesanato; Espaço para o Meio Ambiente e o caranguejo em seu habitat natural; Espaço Kids Caranga; Espaço para Oficinas Gastronômicas em uma Unidade Móvel, totalmente equipada; Palco para Shows, Apresentações culturais e folclóricas voltadas para o tema
principal, Espaço para Patrocinadores, etc.

Dia dos Avós no Espaço Ativo
O último Dia dos Avós foi repleto de homenagens para os idosos do Espaço Ativo. É que a clínica especialista em geriatria montou uma manhã de
atividades para os avós e seus netos, com muito empenho e afeto. A geriatra,Dra. Juliana Pereira, atenta para o fato de que 'esta iniciativa é muito importante para o idoso e para a família', ressalta ela.

New Geek Festival
No dia 6 de agosto, às 10h, o Colégio do Salvador receberá um grande evento: o New Geek Festival. Quem quiser saber mais sobre o mundo geek e ver de perto personalidades como o youtuber com 2 milhões de inscritos, Muca Muriçoca, o streamer Picoca, a youtuber sergipana, Aline Nas, o escritor de quadrinhos, Rodrigo Seixas e mais convidados, não pode perder essa oportunidade. Para testar as habilidades de reação e estratégia, os campeonatos dos jogos League Of Legends, DOTA 2 e CS:GO estão garantidos. Os ingressos tem o valor de 30R$ e estão à venda no Colégio do Salvador, na Escariz na Universidade Tiradentes e na loja Piticas, no Shopping Jardins.

Fit Day Exata
Esse fim de semana a meta para alguns foi de exercitar a busca por uma vida mais saudável. E a Farmácia Fórmula Exata promoveu o Fit Day Exata, que reuniu dezenas de pessoas em atividades como aulões de dança, massoterapia e palestras com temáticas voltadas para o bem-estar. A Fórmula Exata possui um programa de incentivo para essa geração fitness. Na foto, alguns dos seus atletas patrocinados com os diretores Aldino Porto, Priscilla Santana e Alessandro Souza.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dittacuja  Estive hj pela 1a vez no novo calçadão. Tô aqui tentando entender por que é que tem TANTA gente toda noite lá curtindo aquele aroma.

www.twitter.com/revinhogama   Se amar demais fosse bom, a palavra "amador" não seria sinônimo de falta de habilidade…

www.twitter.com/alanbarretoso   Gratidão não faz parte do vocabulário da política, nem do caráter dos políticos!

www.twitter.com/marcelorubens  Candidato a prefeito atacar ciclovias, redução de velocidade das Marginais e Uber é como pedir a volta do fax, telégrafo e K7

DO LEITOR

DAQUI DA ARQUIBANCADA*

Este ano o campeonato brasileiro vive uma peculiaridade: o idioma falado em campo muitas vezes é o espanhol. Em levantamento feito pelo site http://www.ogol.com.br , o brasileirão de 2016 já teve 55 jogadores estrangeiros em campo. E, por conta disso, tornou-se a edição com mais estrangeiros na história da competição. Segundo referido site, a equipe que mais contribuiu para o alto número de estrangeiros é o Cruzeiro. Ao todo, a Raposa já utilizou oito jogadores. Outro que se destaca neste quesito é o São Paulo, que já escalou seis até o momento, mas que ainda poderá contar com outros dois: Buffarini, ex-San Lorenzo, e Chávez, ex-Boca Juniors. O país com mais atletas atuando no Brasil é a Argentina, com 18 jogadores até aqui.

Esse êxodo de jogadores de países sul-americanos para o Brasil tem, a nosso juízo, vários motivos, mas sobretudo a necessidade de recomposição de jogadores brasileiros que vão cada dia mais cedo jogar na Europa, China e no chamado  “Mundo Árabe”, aliado ao fato de que o poder financeiro dos clubes dos países vizinhos é bem inferior ao dos clubes brasileiros. O Brasil acaba sendo uma melhor vitrine e um entreposto ou mercado de passagem para aqueles que pretendem jogar na Europa.

Mas não é de hoje que nossos “hermanos” se apresentam em gramados brasileiros. Existem vários jogadores sul-americanos que fizeram sucesso no Brasil, como Elias Figueroa, pelo Internacional; Hugo De León, pelo Grêmio; Rincón, pelo Corinthians e Palmeiras; Romerito, pelo Fluminense; Dario Pereira e Pedro Rocha, pelo São Paulo; Tevez e Mascherano, pelo Corinthians; Doval, Reyes e Gamarra, pelo Flamengo; Rodolfo Rodrigues, pelo Santos; Roberto Perfumo e Sorín, pelo Cruzeiro; Andrada, pelo Vasco; dentre tantos outros.

Desses todos, um que chamou bastante atenção pelo seu talento dentro de campo, mas também pelas extravagâncias além das quatro linhas foi o argentino Doval, que inicialmente jogou pelo Flamengo, onde foi ídolo e predecessor de Zico, e posteriormente no Fluminense. A imprensa carioca depois que ele parou de jogar dizia que Doval foi o “argentino mais carioca que já existiu”. Doval era um hedonista de carteirinha, talvez um Heleno de Freitas redivivo. Fazia muito sucesso com as mulheres.  Era contemporâneo de outro esportista que vivia no limite da vida: James Hunt, campeão da Fórmula-1 em 1976, que levou uma vida desregrada e, assim como Doval, morreu prematuramente de ataque cardíaco antes de alcançar os 50 anos de idade.

Não podemos esquecer de citar atletas que chegaram aqui com grande fama adquirida em clubes de seus países e nas suas respectivas seleções nacionais, mas que foram apenas discretos ou não repetiram o esplendor conquistado nos seus clubes anteriores. Dois bons exemplos: Mazurkiewicz, goleiro Uruguaio nas Copas de 66, 70 e 74, e que atuou pelo Atlético/MG de 72 a 74; e Ubaldo Fillol, goleiro campeão do mundo pela Argentina em 78, e que sucedeu Raul no gol do Flamengo entre 84/85.

Retornando ao momento atual, o que se percebe é que o excesso de estrangeiros no campeonato brasileiro não guarda relação direta com a qualidade técnica dos atletas. São jogadores de nível técnico questionável. Poucos são os gringos fazendo sucesso por aqui. Talvez Cazares pelo Galo, Arrascaeta pelo Cruzeiro e Copete pelo Santos. Este último tem perfil de craque e lembra, no estilo, o saudoso Didi do Botafogo, apelidado por Nelson Rodrigues como o “Príncipe Etíope”. O “filósofo” do futebol, Neném Prancha, dizia sobre Didi: “– Quem vê o Didi na rua, sem nem saber de quem se trata, logo pensa: Aquele crioulo deve ser um troço na vida”. E por falar em Didi, há uma história bem interessante sobre a Copa de 58, que reproduzimos abaixo.

“Causos” do futebol:
Segundo o jornalista e cineasta Luiz Carlos Barreto, após a conquista da Copa de 58, a delegação brasileira se reuniu numa espécie de boate para celebrar o título e o jogador mais assediado pelas suecas era Didi, eleito o melhor da competição. As suecas faziam fila para se aproximar de Didi, que durante a noite (que foi longa) “ficou” com várias. A noite era uma criança e as suecas entendiam a linguagem universal do amor. Por

Didi com Guiomar (Foto Internet sem autoria)

outro lado, havia um jogador do Flamengo chamado Moacir, que nem parecia muito com Didi, e que estava um tanto escanteado na farra, não despertando atenções. Mas eis que surge uma sueca incauta, que chegara atrasada ao evento, perguntando por Didi, que a essas alturas já estava com um verdadeiro harém. Então, Moacir, que estava só, resolveu assumir a identidade de Didi, e ficou a noite inteira com a sueca, acordando pela manhã ao lado da mesma com um sorriso no rosto que ia de orelha a orelha. Didi era casado com Guiomar, cantora e atriz de relativo sucesso na época, e uma linda mulher, que era cobiçada por Ary Barroso. Nos anos 50, mulheres lindas eram chamadas de Guiomar. Como o autor de “Aquarela do Brasil” não conquistou o coração de Guiomar, escreveu a música “Risque”, que se tornou famosa na voz de Sílvio Caldas e de outros cantores de serenatas ( https://www.youtube.com/watch?v=XX6Da7KzITA ). Didi foi mestre dentro e fora de campo.

Destaque da semana:
E o destaque da semana fica para o jogo entre Santos e Flamengo, hoje (03/08), logo mais às 21h45min na Arena Pantanal. Sei que os amigos flamenguistas Cláudio Nunes, Jorge Araújo, Eduardo Levy, Márcio Rezende e Roberval Sobral não hão de concordar comigo, mas hoje o Santos ganha fácil por 2 a 0, fora o chocolate. É que como já escrevi anteriormente, creio que o Santos será o campeão deste ano, isso independentemente do lado passional de torcedor. Essa minha percepção é baseada no fato de que o Peixe tem o melhor elenco, é o time que apresenta o melhor futebol e que tem um treinador competente. Por outro lado, é bom que o Santos ganhe mesmo o título este ano, pois o Flamengo, por tudo o que a atual diretoria tem feito em termo de gestão, se credencia já a partir do ano que vem a enfileirar uma série de títulos estaduais, nacionais e internacionais. O meu vaticínio, sem acessar o oráculo de delfos ou pretensiosamente antever os fatos como Tirésias da mitologia grega, é que o Flamengo vai ser, guardada as devidas proporções, o Barcelona ou o Real Madri da América do Sul. Por isso, para quem quer sair do jejum do campeonato brasileiro, a exemplo do Santos, é “It´s now or never”.

Palpites da rodada:
Vitória 2 a 0 Coritiba; Sport 3 a 0 América/MG; Santos 2 a 0 Flamengo; Atlético/PR 2 a 1 Corinthians; Ponte Preta 2 a 2 Botafogo; São Paulo 1 a 1 Atlético/MG; Grêmio 2 a 1 Santa Cruz; Cruzeiro 2 a 0 Internacional; Chapecoense 2 a 2 Palmeiras; Fluminense 3 a 1 Figueirense.

MANOEL DANTAS – Advogado e Santista*   http://daquidaarquibancada@gmail.com

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Podereis avaliar um homem tanto pelos seus inimigos, como pelos seus amigos.”Joseph Conrad, romancista anglo-polonês, morreu em 03 de Agosto de 1924. (n. 1857).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais