Capitalismo com seguro

0

A crise mundial da economia criou uma nova forma de relacionamento entre os governos e as empresas: o chamado “capitalismo com seguro estatal”. As medidas que começam a ser anunciadas, os trilhões de dólares, valores que jamais imaginávamos existir, demonstram que o capitalismo não ruiu, não faliu com a crise, apenas foi aperfeiçoado. Quem pensa assim é o presidente nacional da OAB, Cezar Britto. Ele critica a tendência que se tem percebido, de que o capitalista, principalmente o financeiro, pode gastar à vontade os seus milhões de dólares e que, em caso de má gestão, de corrupção ou qualquer outro fator que venha a provocar a sua falência, o Estado estará lá, presente, para garantir que ele não tenha qualquer prejuízo. O raciocínio do advogado sergipano é correto. Quando está faturando, o empresário vira a cara para o Governo, mas basta uma crise qualquer para se socorrer nos cofres públicos. Enquanto isso, o povo se ferra.

 

Mudança positiva

 

Uma alteração nas regras do Supersimples pela Lei Complementar nº 128, de dezembro, pode garantir mais vantagens às micro e pequenas empresas e aumentar a adesão ao sistema unificado de recolhimento de tributos. A lei permite que as compradoras de seus produtos possam aproveitar créditos de ICMS, o que era vedado. Desde que o Supersimples foi criado, em 2006, a impossibilidade de transferência de créditos aos clientes era a maior crítica das empresas de menor porte ao sistema.

 

Lição a políticos

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de confirmar as cassações dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do seu vice, José Lacerda Neto (DEM), deixa uma lição para os políticos brasileiros. A afirmação foi feita ontem pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto. “Não basta ganhar uma eleição. Tem que ganhar limpamente com respeito às normas legais e constitucionais. Somos acusados de promover o terceiro turno, mas a democracia tem regras a serem observadas”, afirmou Britto. Cunha Lima e Lacerda foram cassados por abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

Golpe na internet

O Banco Central alerta para nova tentativa de golpe pela internet. Mensagem disparada para e-mails com a logomarca do Banco Central do Brasil convida clientes de várias instituições financeiras a atualizarem um suposto sistema de segurança. Diante de mais essa tentativa de fraude, o BC orienta os usuários da internet para, em hipótese alguma, preencherem cadastro, copiarem arquivos ou executarem tarefas sugeridas por mensagens dessa natureza. O BC reafirma que não envia e-mails diretamente a correntistas e usuários do sistema financeiro nacional.

Vendendo mais

A venda total de veículos automotores na primeira quinzena de fevereiro teve um crescimento de 8,35% na comparação com o mesmo período do mês anterior. Esse crescimento, contudo, foi 3,01% menor em relação à venda de veículos nos primeiros 15 dias de fevereiro do ano passado. O maior crescimento registrado foi de vendas de ônibus, com um aumento de 79,09% entre as quinzenas de janeiro e de fevereiro de 2009. Na comparação com fevereiro de 2008, o crescimento é menor 15,8%.

Queda de preço

Acompanhando tendência dos últimos quatro meses, o preço do carro usado teve nova queda em janeiro. Desta vez, a pesquisa mensal da Agência AutoInforme registrou uma queda de 1%, diminuindo o ritmo alucinante de dezembro, quando o preço despencou 4,75%. Mesmo assim, 1% de queda é um resultado expressivo, ainda mais considerando que tradicionalmente janeiro é mês de recuperação dos preços. Para quem procura um carro usado, é uma ótima oportunidade de encontrar um preço mais convidativo.

 

Grana na mão

 

Ao longo desta semana, R$ 135 milhões serão injetados na economia sergipana, fruto da antecipação dos salários dos servidores públicos estaduais. Por conta do período carnavalesco, o governador Marcelo Deda (PT) determinou que o pagamento de todo o quadro estadual fosse realizado até a próxima sexta-feira. “A preocupação do Governo é oferecer conforto a todos os servidores e suas famílias para que possam participar das festas de carnaval, assim como movimentar a economia do Estado”, explicou Déda.

Só no dia

 

O comerciante que depositar o cheque pré-datado antes do prazo combinado com o consumidor terá de indenizá-lo, segundo o Superior Tribunal de Justiça. De acordo com a súmula de jurisprudência 370 do STJ, a apresentação antecipada do cheque pré-datado é caracterizada como dano moral. Quando houver a devolução de cheque pré-datado por insuficiência de fundos quando a apresentação for feita antes da data acertada entre as partes, o comerciante pode ser multado em até 20 salários mínimos. Tá certo!

 

Abertura do carnaval

 

O ginásio do Cotinguiba Sport Clube receberá hoje pela manhã os últimos ajustes na decoração para o tradicional Baile da Cidade, que abre o carnaval de Aracaju. A festança vai começar às 20 horas desta quarta-feira. Além da escolha do Rei e da Rainha, durante a festa haverá a entrega da chave da cidade às majestades carnavalescas e homenagens a personalidades que fazem parte da história do carnaval da capital sergipana. Para completar o clima de total animação, próprio dos festejos de Momo, haverá ainda a apresentação da Orquestra de Frevo Medeiros. Vai ficar aí parado?

 

Caindo aos pedaços

 

O deputado federal Albano Franco (PSDB), considera como verdadeiro descalabro e grave descuido as precárias condições dos caminhões-pipa que abastecem de água a população sertaneja. Segundo o tucano, o Exército, que administra o abastecimento, reconhece a precariedade do transporte, mas, certamente pela falta de recursos, se encontra impossibilitado de agir com a rapidez que o caso requer. “Enquanto isso, as famílias pobres padecem, os animais morrem e a agricultura de subsistência vai desaparecendo e a miséria assolando”, se queixa Albano.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários