Epitáfio “seres humanos”: aqui jaz insensatez, vaidade e vulgaridade

                                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

O blog recorre à música Epitáfio, sucesso do grupo Titãs, para fazer uma reflexão não só sobre a vida e o tempo, mas também sobre grande parte dos chamados “seres humanos”, que vivem esquecendo que a morte é inescapável como nos três artigos publicados neste espaço, nos últimos meses.

 Como seria bom acabar com a hipocrisia de muitos, que, quando morrem, são reverenciados como se fossem “seres humanos” exemplares quando, em sua maioria, nada fizeram de concreto através de um comportamento ético, humano e digno para o próximo.

Aliás, uma analogia boa é a frase “sempre se ouvem as árvores quando tombam na floresta, mas nunca se escuta o seu crescimento expressando a vida”, escrita pelo espirito Joanna de Ângelis, através do médium Divaldo Franco.

Então, o que muitos “seres humanos” expressaram de crescimento espiritual em suas vidas para serem realmente homenageados em suas lápides?

No mundo, como descreveu Joanna de Ângelis de uma sociedade orgulhosa e enferma, “as conveniências sociais e as vaidades humanas dominam aqueles que deveriam dedicar à renovação e ao trabalho de construção do mundo feliz”, pois a insensatez, a vaidade e a vulgaridade dessas pessoas estão acima da preocupação com o próximo. O que se percebe é que a mesquinhez e o “próprio eu” são cultivados pelos ególatras.

 Como seria bom se o epitáfio de vários “seres humanos” fossem escritos em suas lápides sem censura, mas com a verdade da vida que cultivaram, com a vaidade, a prepotência, a dominação e a arbitrariedade.

 Porém, o blog não vê nem todos com pessimismo. Ainda há uma parcela significativa de cidadãos, das mais variadas classes sociais, com abnegação e renúncia.

 O blog ainda acredita na vitória do bem através de um comportamento ético, digno e, principalmente, voltado ao próximo.

  

SE del Rey/AJU! Federação PT/PV/PCdoB desmontada por aliado Pré-candidatos ao mandato de vereador em Aracaju pela Federação PT/PV/PCdoB estão torcendo por uma oportunidade de encontro com o ex-governador Jackson Barreto, segundo o informante, eles tomaram conhecimento que Jackson colocou o pupilo para tirar proveito da legenda da federação com o PT, e fica nos bastidores estimulando apoio ao candidato do PDT.

Exigência fidelidade de JB  Eles querem que o senador Rogério Carvalho exija de Jackson, respeito com a pré-candidata do PT Candisse Carvalho, por entenderem que a ação de Barreto, enfraquece as chances de eleição dos pré-candidatos proporcionais da federação.

Itabaiana: Unidade Básica de Saúde do Mamede Paes Mendonça será inaugurada neste domingo, 05 A Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Maia, situada no bairro Mamede Paes Mendonça, será oficialmente entregue à população no próximo domingo, 05, às 8h. A UBS vai garantir o atendimento de qualidade aos moradores do bairro e regiões vizinhas. “A nossa missão é levar mais conforto e saúde pública de qualidade para a população Itabaianense. Entregamos a Unidade de Saúde do Mutirão, agora a do Mamede Paes Mendonça e em poucos dias a do Marcela e do povoado Agrovila. É o município promovendo a qualidade de vida do nosso povo”, disse Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana.

Crescimento da comunidade De acordo com o secretário de Saúde, José Suelton, a UBS visa atender às necessidades de uma comunidade em constante crescimento, “Nós iremos ampliar os atendimentos na comunidade com os cuidados preventivos, diagnósticos, tratamentos, consultas, vacinação e muitos outros serviços que compõem uma saúde pública de qualidade”, disse.

 Estrutura moderna Com uma área estrategicamente selecionada, a nova UBS foi projetada com uma arquitetura moderna, visando o máximo aproveitamento do espaço e proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. A estrutura conta com consultórios médicos, sala de enfermagem, sala de vacinação, farmácia básica, sala de curativos, além de uma sala de espera ampla e confortável.

Socorro: vereador quer convocar Enock Ribeiro. Radialista pede afastamento do secretário O áudio atribuído ao secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, que diz: “rapaz, essa neguinha pode ser eleita”, repercutiu hoje na Câmara Municipal. O vereador Leo Rocha usou a tribuna para exibir o áudio e apresentou uma Nota de repúdio ao ato praticado por Enock Ribeiro.

 Retratação O parlamentar exigiu que a Comissão da Mulher na Câmara de Socorro convocasse o secretário Enock para que ele fosse ao Parlamento se retratar da injuria racial, que teve como vítima, a pré-candidata a prefeita Clécia Carvalho (PL-SE). O vereador Leo ressaltou que “Enock se dirigiu a uma mulher da cor negra dizendo: essa neguinha, de forma pejorativa. Eu não vou aceitar, em nenhum momento, que qualquer representante do nosso município, desmereça qualquer cidadão, seja por cor ou gênero.

Comunidade FM Nas emissoras de Rádio de Sergipe o assunto “injúria racial” praticado contra a pré-candidata à prefeita, Clécia Carvalho, segue em pauta. Na Rádio Comunidade FM (106.3), no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, Clécia Carvalho foi entrevistada pelo radialista Hygor Trindade.A advogada que vai concorrer à Prefeitura de Socorro no dia 6 de outubro, assegurou que o fato já foi encaminhado à Assessoria Jurídica do partido e da Pré-Campanha. Para Clécia, está configurado que houve injúria racial e a expressão utilizada pelo secretário Enock Ribeiro “essa neguinha, não tem nada de carinhoso.

Questionamentos Já na SIM FM (94.3) de Carmópolis, o radialista George Magalhães abriu a entrevista com o áudio que viralizou nas redes sociais e se transformou em assunto recorrente nos meios de comunicação. Clécia inicia indagando o apresentador do Programa Sergipe Verdade: “Que triste esse áudio, não é George? Por sua vez, o radialista George responde à Dra. Clécia declarando que ficou assustado com o que ouviu. “Eu pensei que a ofensa seria uma insinuação. Não. O secretário foi muito direto, disse o âncora. George indaga à entrevistada se Enock Ribeirto permanece no cargo de secretário da saúde, a Dra. Clécia confirma. Sim. Ele segue na atual gestão. O radialista insiste: E o padre Inaldo não fez nada para contestar? E Clécia complementa: Não fez e nem vai fazer, George.

Fala racista Irresignada, Clécia destaca que “o mais triste é saber que a gestão de Inaldo Luís da Silva, na ânsia de afastar qualquer tipo de fala racista, deste senhor (Enock Ribeiro) está publicando um vídeo de uma servidora comissionada, que é pré-candidata a vereadora. No vídeo, segundo a advogada, a jovem servidora comissionada, de prenome Tuane tenta desviar a atenção do problema e diz que a fala de Enock foi dirigida a ela. “Neguinha, é um termo carinhoso como ele me trata. Mas a tentativa foi em vão e a narrativa não emplacou.

Desvio do foco Para a pré-candidata à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, essa é uma clara tentativa de desviar o foco, dizendo que eu quero me utilizar dessa situação da denúncia de injúria racial para crescer a minha pré-campanha. Clecia explicou a George Magalhães que o vídeo já circula há 2 dias nos grupos de whatsapp. Primeiro, eles tentaram descredibilizar os fatos. Levantaram a hipótese de ser um áudio de inteligência artificial. Não colou. Agora, eles lançaram esse vídeo com uma jovem querendo desviar a atenção e dizendo que era ela a mulher que foi chamada de Neguinha e não Clécia, porém, essa narrativa também não obteve sucesso.

 Gestão lamentável Na Secretaria da Saúde, onde a maioria da população reclama da atual gestão, por causa de toda a ingerência, o prefeito nunca exonerou Enock Ribeiro, não é agora que ele vai afastou o secretário do cargo, que chamou uma pré-candidata a prefeita de “Neguinha”, lamentou Clécia Carvalho. Hoje, em Socorro, as pessoas que mais precisam do sistema público de saúde estão sofrendo, em decorrência de uma gestão que não prioriza uma saúde de qualidade e que tem no comando da um secretário que não respeita a igualdade entre as pessoas.

 Histórico religioso Após encerrar a fala de Clécia, George Magalhães fez um comentário lembrando que o prefeito Inaldo da Silva é um homem que tem um histórico religioso, já foi padre, e decepcionou nesse caso, porque não tomou nenhuma atitude. Para o radialista da SIM FM, Enock não reúne mais condições para permanecer no cargo de Secretário. O padre Inaldo tem que suspender o secretário para investigar essa situação, em nome do combate ao racismo em Socorro e no Brasil, concluiu George.

 Duas cidades terão candidaturas que farão campanha sem usar fogos com estampido Os fogos com barulho causam diversos transtornos para um grupo amplo de pessoas. Bastante utilizado em épocas como os festejos juninos e o réveillon, o artefato também costuma fazer parte de um outro período: o de campanha eleitoral. Mas em duas cidades sergipanos, pré-candidatos anunciaram que farão um movimento diferente.

Preocupação Georgeo Passos (Cidadania), pré-candidato em Ribeirópolis, e Emília Corrêa (PL), pré-candidata em Aracaju, anunciaram que farão campanha sem utilizar fogos com barulho. Essa é uma preocupação para preservar a saúde e o bem-estar de idosos, recém-nascidos, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos animais, que são bastante afetados pelo som.

Menos impacto “Nossa campanha está sendo pensada de maneira democrática. Manteremos a tradição, garantiremos a renda para as famílias que trabalham com as vendas dos fogos de artifício, mas optamos pelos sem ruídos. Eles oferecem menos impacto para a saúde e também para o meio ambiente, respeitando os grupos mais afetados”, disse Emília.

Autoria do projeto de lei O deputado Georgeo Passos parabenizou a adesão da pré-candidata aracajuana. O parlamentar, autor de um projeto de lei proibindo a comercialização desse tipo de fogos em território sergipano e que rendeu uma campanha nas redes sociais chamada “Fogos sim, barulho não”, disse que não existem razões para se tomar atitude diferente. “Estamos mostrando a nossa preocupação com as pessoas”, assegurou.

Barulho excessivo “Não são os fogos que fazem um candidato vencer a sua eleição. Estamos falando de um dinheiro gasto com algo que provoca um barulho excessivo e que traz incômodo. Por isso, só utilizaremos os artefatos que causam luminosidade, sem estampido. E fico bastante feliz que a pré-candidata Emília Corrêa também tenha aderido a esse movimento”, afirmou o deputado.

Dia do Taquígrafo: trabalho contribui para a transparência pública Hoje, 03, é o Dia do Taquígrafo, um profissional fundamental para assegurar a transparência e a fidelidade das atividades públicas. A Câmara Municipal de Aracaju conta com doze taquígrafos em seu quadro de servidores públicos. A taquigrafia é o registro histórico de tudo o que acontece no Plenário durante as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Especiais e Audiências Públicas. Sua técnica foi desenvolvida para ser tão rápida quanto a fala, e por isso, existe a utilização de símbolos que representam os diálogos. Para quem quiser acompanhar o dia a dia do Legislativo da CMA, as publicações realizadas por esses profissionais estão disponíveis no site, na aba “Processo Legislativo – Notas Taquigráficas – 2024”.

Transparência De acordo com Letícia Maria Vanoni, chefe do setor de taquigrafia, o trabalho ocorre por meio do apoio às sessões legislativas. “Nós fazemos o registro de tudo, por meio dos taquigramas e depois transcrevemos para a língua portuguesa. Além disso, fazemos a publicação na íntegra das sessões, registros de votos e um relatório mensal. Temos também uma tabela mensal que contém os temas mais tratados e discutidos nas sessões, assim como um registro das audiências públicas e sessões especiais. Dessa forma, conseguimos ser transparentes com a sociedade, que consegue entender tudo que ocorre diariamente nas sessões”, explicou.

Sobre a data  Em 03 de maio de 1823, foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no país, que funcionou na primeira Assembleia Constituinte, cabendo assim aos taquígrafos escreverem a Constituição Brasileira de 1824.

Fundo do Meio Ambiente: MPC chama atenção dos municípios sergipanos para efetividade Ontem, 2, durante sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, do Ministério Público de Contas (MPC), chamou a atenção dos conselheiros para a efetividade do Fundo do Meio Ambiente dos municípios sergipanos.

Ações específicas O alerta do procurador-geral foi dado no julgamento da prestação de contas anuais do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Itabaiana. Segundo o parecer do MPC, o gestor da pasta utilizou os recursos financeiros unicamente para a manutenção administrativa do fundo e da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e não promovendo ações específicas em fortalecimento da gestão ambiental conforme exigido na legislação municipal – Lei 1.490, que cria e traz um rol de possibilidades para a aplicação do recurso.

Ações específicas II Ainda no parecer, o MPC acrescentou que nos exercícios financeiros de 2018 até 2022, por exemplo, nenhuma ação específica, dentre aquelas elencadas na norma municipal de Itabaiana, foi executada. Ainda de acordo com o documento exposto, os recursos estariam sendo utilizados para o pagamento de despesas correntes da secretaria, principalmente com o transporte e destinação de resíduos sólidos.

Finalidades Com a exposição da manifestação do MPC, no julgamento do caso, o procurador-geral ressaltou que a Lei Municipal faz a descrição das finalidades do Fundo de Meio Ambiente – como recuperação dos bens ambientais, criação e manutenção de unidade de conservação, execução de programas e projetos de interesse ambiental, capacitação de recursos humanos em questões relacionadas ao meio ambiente. No entendimento de Eduardo Côrtes, há também um estímulo de que os entes tenham fundos para que, inclusive, o Sistema Nacional de Meio Ambiente funcione.

 Efetividade à lei No julgamento, o procurador-geral também destacou que o município deve dar a efetividade à lei que cria o referido fundo e mencionou a importância da recuperação de áreas degradadas, preservação de nascentes, matas ciliares e recursos hídricos – como previsto legalmente. Diante do caso, Eduardo Côrtes chamou atenção do Tribunal de Contas para que o Fundo do Meio Ambiente dos municípios tenha a real finalidade legal.

 Levantamento Após o alerta do procurador-geral, a conselheira-presidente Susana Azevedo informou que vai fazer um levantamento da existência dos Fundos de Meio Ambiente no Estado. Ela acrescentou também que não adianta fazer a lei para criar se, na prática, não vem observando a eficácia da existência. Por essa razão, será proposta uma reunião com os relatores dos municípios.

 Vacinação ampliada A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou a ampliação da oferta da vacina Influenza a toda a população não vacinada a partir dos seis meses de idade. A Campanha Nacional de Vacinação incorpora a estratégia do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A imunização contribui para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período de outono e inverno. A pasta deixou claro que os esforços devem ser continuados para vacinar os principais grupos de risco, como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos, entre outros.

 Ceasa do Estado Desde o dia 1º de maio, a Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) voltou ao comando do Governo do Estado. O horário de funcionamento segue o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 3h às 17h, e ao sábado, das 3h às 16h. Os mesmos atacadistas e varejistas permanecerão exercendo as atividades na localização anterior à mudança, incluindo a feira livre realizada aos sábados. O efetivo de auxiliares foi mantido em número suficiente para a normalidade das atividades.

 Renegociação Em pouco mais de 15 dias, o Programa de Parcelamento Especial, lançado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), já conta com a adesão de 209 contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo a Sefaz, até o momento a adesão resultou na renegociação de quase R$ 12 milhões, recursos serão destinados para o financiamento das políticas públicas previstas pelo Governo de Sergipe. Para participar do programa, o interessado precisa acessar o site www.sefaz.se.gov.br  até o dia 31 de julho. Além do site, o contribuinte pode aderir por meio do aplicativo ‘Sefaz Mais Fácil’ e de forma presencial nas unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). ‎

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

OPINIÃO

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA*

– 3 DE MAIO –

UMA BREVE E AZADA REFLEXÃO  Por Clarkson Moura 

Segundo é consabido, nesta simbólica data, celebra-se o “Dia Internacional da Liberdade de Imprensa”, criado pela UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, mediante a decisão A/DEC/48/432 de 1993.

Deveras, a data comemorativa foi instituída para servir de apropriado, relevante e emblemático momento anual de denunciação, protesto, luta e alerta contra a incessante e crescente impunidade de autores de crimes perpetrados, diuturnamente, em âmbito planetário, em desfavor de centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados, em consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por esses profissionais.

Aliás, a “Liberdade de Imprensa” neste País — restabelecida e consagrada pela “Constituição Cidadã”, Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada, em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, como valor, direito, garantia fundamentais e pedra angular, do decantado Estado Democrático de Direito, conforme interpretação sistemática e teleológica dos seus arts. 5°, “caput”, inciso IX, e 220, “caput” e parágrafos — em virtude da recorrente e deliberada censura à imprensa escrita, falada e televisada, desde o Estado Novo, passando pela Ditadura Militar, até os nebulosos e desastrosos dias do desgoverno recém-findo do pseudopresidente do Brasil — ofensor-mor dos meios de comunicação de massa, comprometidos com a verdade, e inimigo confesso e capital dos jornalistas responsáveis, imparciais e éticos do nosso País.

De mais a mais, a fim de realçar e ratificar a excelsa e indimensionável efeméride hodierna, cujo amplo e percuciente sentido está sendo superficial e sinteticamente delineado por este brevíssimo, reticente e modesto texto, faz-se oportuna a transcrição dos seguintes adágios e extrato opinativo:

“Onde a Imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo está salvo.” Thomas Jefferson

“A Liberdade de Imprensa, enquanto espécie, tem sido, desde seu advento e inespacialmente, o escudo protetivo do gênero Liberdade.” Clarkson Moura

A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça”.
Rui Barbosa

Pelo exposto e por tudo o mais que, neste singelo escrito, não foi dito, faz-imperioso e conveniente vociferar, em remate, as seguintes “palavras de ordem”:

Abaixo! os diuturnos e inconsequentes ataques à Imprensa, feitos, mundo afora, pelos governos autoritários e totalitários; bem como, em especial, à operosa e independente Imprensa brasileira, pelo recém-defenestrado inquilino do Palácio do Planalto e respectiva horda de baderneiros, delinquentes, desordeiros, mentirosos, levianos, vândalos, depredadores e golpistas.

Salve! a Imprensa polimidiática, livre e imparcial do Brasil e de todo o “Planeta Azul”.

Parabéns! destemidos e vocacionados profissionais de comunicação brasileiros e estrangeiros.

(Por Clarkson Ramos Moura)
 
PELO TWITTER

www.twitter.com/arielpalacios

 Bom dia a todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/Espiritismo

 Conheça a você mesmo.

Existem pessoas que percorrem o mundo inteiro à procura de si próprias.

***

Resguarde o corpo físico.

Toda indisciplina pode dar serviço aos coveiros.

***

Santifique a palavra.

Entre os animais da Terra, só o homem possui desenvoltura para falar.  [A. Luiz]

 www.twitter.com/ProfAndreyLemos

 “A música é a última memória que se perde” Coletivo Filhas da Mãe

 www.twitter.com/ThalesBrandao

 Gourmetizaram as frutas: hoje me deparei com uma moça vendendo um quarto de uma jaca pequena por R$ 35. Do outro lado da barraca, ela tinha a opção dos bagos separados, sem caroço, em uma bandeja com plástico e um garfinho – por apenas R$ 6,00.

 www.twitter.com/vaticannews_pt

 Regional Nordeste 2 acolhe relíquias de #SantaTeresinha de Lisieux de 1º a 23 de maio. Esta quarta peregrinação das relíquias no Brasil faz parte das comemorações dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrados em janeiro do ano passado. Aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

  

Frase do Dia

“A tarde é a velhice do dia. Cada dia é uma pequena vida, e cada pôr do Sol uma pequena morte.’ Arthur Schopenhauer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É uma carta de um pai que conhece as dificuldades de seus filhos, mas que os estimula a seguir adiante para o bem da Igreja e da missão para a qual foram chamados. Foi assim que o Papa Francisco se dirigiu aos cerca de 300 participantes, vindos do mundo inteiro, para o evento “Os Párocos em prol do Sínodo”, realizado em Roma de 29 de abril a 2 de maio. Um encontro organizado pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, em acordo com os Dicastérios para a Evangelização e para as Igrejas Orientais. Gratidão e estima do Papa por aqueles que cuidam de igrejas periféricas ou grandes como províncias, igrejas antigas com fiéis cada vez mais idosos ou igrejas que nascem sob uma grande árvore, onde o canto dos pássaros se mistura com canções infantis. Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-05/papa-francisco-carta-sacerdotes-encontro-parocos-sinodo.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais