Fábio Mitidieri estará na convenção que oficializará candidatura de Lula

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A participação de Fábio Mitidieri (PSD) na convenção nacional que oficializará a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo, 2, em São Paulo, evidencia o bom trânsito que o governador mantém junto à direção nacional do PSD.

Presidente estadual da legenda, Mitidieri é um dos principais aliados de Gilberto Kassab no Nordeste e tem participado das articulações nacionais do partido.

A aliança entre PSD e PT em Sergipe contou com a concordância direta de Kassab, reforçando a confiança política depositada no governador sergipano e o espaço que ele ocupa nas decisões nacionais da legenda.

Para desespero de muitos bolsonaristas golpistas que ainda ocupam cargos no governo estadual o recado está claro e bem dado: só não percebe quem não tem amor próprio e apego exarcebado aos cargos públicos. Prefere a humilhação, ou melhor a execreção pública do que pedir para sair do governo que apoia à reeleição de Lula. É a incoerência dos golpistas que na verdade não pensam no bem-estar coletivo e sim no bem-estar individual.

 

Acordo O governador Fábio Mitidieri (PSD) abriu a quinta edição do Sergipe Oil & Gas (SOG 2026), que ocorreu ontem no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. Durante a abertura, foi celebrado e assinado um Acordo de Cooperação Técnica, que consolida a parceria entre o Ministério de Minas e Energia, o Governo de Sergipe e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a adesão, Sergipe torna-se o primeiro estado brasileiro a integrar oficialmente a iniciativa, voltada à harmonização regulatória e ao fortalecimento da competitividade do mercado de gás natural. 

Foto: Felipe Bass

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeita Emília reforça defesa do plebiscito da Zona de Expansão em reunião no TJ-SE Em mais uma demonstração do compromisso com os moradores da Zona de Expansão, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, esteve, nesta quarta-feira, 29, no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), onde participou de uma reunião com a desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos para tratar da realização do plebiscito que definirá o futuro administrativo da região.Acompanhada do procurador-geral do Município, Hunaldo Mota, e do procurador Matheus Brito, a prefeita apresentou os argumentos da administração municipal e reforçou a importância da realização da consulta popular, assegurando aos moradores o direito de participar da decisão sobre o futuro da Zona de Expansão.

Caminhos institucionais e legais Empenho para que a população seja ouvida Durante a reunião, Emília Corrêa reafirmou que a gestão seguirá empenhada em garantir que a população seja ouvida. Segundo a prefeita, o Município continuará percorrendo todos os caminhos institucionais e legais para viabilizar o plebiscito, por entender que a voz da população deve ser respeitada. “Hoje, durante a reunião com a desembargadora Ana Lúcia Freire, que nos recebeu de forma muito solícita, tive a oportunidade de explicar a realidade vivida pelos moradores da Zona de Expansão, que há anos convivem com a insegurança, a incerteza e a apreensão sobre o futuro da região. É justamente por essas famílias que não vou desistir. Os moradores não aguentam mais viver sem uma definição. Seguiremos buscando todos os meios possíveis para garantir que a população possa exercer seu direito de decidir sobre uma questão tão importante para o presente e o futuro da região”, afirmou a prefeita.

Importância do plebiscito O procurador do Município, Matheus Brito, explicou que o encontro teve como objetivo apresentar ao Tribunal de Justiça a realidade da Zona de Expansão, reforçar a importância da realização do plebiscito e esclarecer as etapas necessárias para viabilizar a consulta popular. Segundo ele, a reunião também demonstrou a disposição do TJSE em colaborar para que o processo avance, dentro das competências legais da instituição.”Tivemos uma reunião bastante produtiva com a desembargadora Ana Lúcia. Apresentamos a realidade dos serviços e das obras que o Município vem executando na região e reforçamos a importância de garantir que a população tenha o direito de decidir sobre essa questão. Ela nos recebeu com muita sensibilidade e deixou claro que o Tribunal está à disposição para realizar o plebiscito, desde que a Assembleia Legislativa cumpra as etapas que lhe cabem, como a realização dos estudos de viabilidade e a aprovação do decreto legislativo de consulta popular”, pontuou Emília.

Avanço das providências Matheus Brito acrescentou que a expectativa agora é pelo avanço das providências por parte da Assembleia Legislativa. Em relação ao calendário eleitoral, o procurador explicou que a realização da consulta popular no primeiro turno tornou-se mais difícil, mas ainda existe a possibilidade de adequação ao segundo turno. “Caso isso não seja viável, o entendimento é que o plebiscito seja realizado no menor prazo possível, conforme os procedimentos estabelecidos entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, destacou Matheus Brito.

                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede Primavera fortalece atualização em qualidade assistencial durante fórum internacional, em São Paulo O Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), realizou, entre os dias 28 e 30 de julho, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo (SP), a 11ª edição do Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, considerado um dos mais relevantes eventos do setor na América Latina. Com o tema “O olhar para o paciente: conexões que transformam”, o encontro reuniu gestores, líderes, especialistas, profissionais da saúde e representantes de instituições de diversos países para debater tendências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento da qualidade assistencial e da segurança do paciente.

Programação e participação A programação abordou temas estratégicos para o futuro da saúde, como transformação digital, longevidade, sustentabilidade, educação, governança, cultura organizacional, inovação na assistência, modelos de remuneração baseados em valor e a centralidade do paciente. Além das palestras e painéis, os participantes conheceram experiências exitosas e práticas inovadoras, ampliando conhecimentos e promovendo a troca de experiências entre instituições de referência. A Rede Primavera participou do evento representada pela diretora assistencial, Aline Bastos, pela gerente de Práticas Clínicas, Meiriane Passos, e pela gerente Multidisciplinar, Débora Leal. Para Aline Bastos, o fórum reforça a importância da construção de um sistema de saúde cada vez mais qualificado e centrado nas necessidades dos pacientes.        

Com apoio institucional da FAMES, Sergipe recebe edição do Conexão CNM Com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu ontem, 29, no Aquários Hotel, em Aracaju, o Conexão CNM Qualifica, iniciativa voltada à capacitação de servidores municipais por meio de formações técnicas em áreas da administração pública. O Conexão CNM é um projeto da Confederação Nacional de Municípios que busca aproximar a entidade das administrações municipais por meio de ações de qualificação, orientação técnica e fortalecimento do movimento municipalista. Nesta edição, as capacitações aconteceram simultaneamente nas áreas de Finanças, Saúde e Meio Ambiente, reunindo representantes de diversos municípios sergipanos em um dia de aprendizado e troca de experiências.

Parceria consolidada De acordo com o consultor técnico da CNM e especialista em Finanças Públicas Municipais, Eduardo Stranz, a realização do evento em Sergipe reforça a parceria consolidada entre a CNM e a FAMES, permitindo ampliar o acesso dos servidores municipais a conteúdos técnicos essenciais para o fortalecimento das gestões. Além de capacitar, a iniciativa tem o propósito de aproximar cada vez mais os profissionais da administração pública da atuação desenvolvida pela Confederação. “A FAMES sempre foi muito parceira da Confederação Nacional de Municípios. Nós estamos hoje aqui em Aracaju para apresentar uma série de capacitações nas áreas de Finanças, Saúde e Meio Ambiente. O objetivo da Confederação, em parceria com a FAMES, é levar conhecimento às gestões municipais”, destacou.

Abordagem prática Eduardo Stranz explicou que, na capacitação da área de Finanças, os participantes tiveram acesso a uma abordagem prática sobre o funcionamento das transferências federais e estaduais, o sistema de arrecadação de impostos e sua distribuição entre União, estados e municípios. Também foram debatidos os impactos da Reforma Tributária para as administrações municipais e estratégias para ampliar a arrecadação, sem perder de vista a eficiência da gestão pública.  “Nosso objetivo principal é também conhecer as boas práticas dos municípios, entender o que cada gestão tem feito, porque precisamos garantir recursos financeiros para oferecer serviços públicos de qualidade”, afirmou.

Compromisso da Federação A superintendente da FAMES, Mykaele Malayne, ressaltou que apoiar iniciativas como o Conexão CNM Qualifica faz parte do compromisso da Federação com o fortalecimento das administrações municipais sergipanas. “Investir na qualificação dos profissionais que atuam diariamente na gestão pública é investir diretamente na melhoria dos serviços prestados à população. A parceria com a CNM reforça esse compromisso de levar conhecimento, atualização e suporte técnico aos municípios sergipanos”, pontuou a superintendente.

Seriedade, comprometimento e qualidade Entre os participantes esteve Danielle Oliveira Marinho, representante da Procuradoria Municipal de Maruim, inscrita na capacitação da área de Finanças. Ela destacou a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que atuam na administração pública. De acordo com Danielle, a CNM se destaca pela seriedade, comprometimento e qualidade na oferta de conteúdos, proporcionando uma formação complementar que contribui diretamente para o desempenho das equipes municipais. Para ela, eventos como o Conexão CNM Qualifica fortalecem a atuação dos servidores e ampliam as possibilidades de aprimoramento da gestão pública. nm”É de suma importância que a gente participe e que a CNM promova cada vez mais eventos como esse, para que todos os servidores públicos municipais, e inclusive estaduais, possam ter esse aprendizado contínuo”, enfatizou Danielle.

Assinatura de Ordens de Serviço dos projetos aprovados com recursos do FERDT, hoje 30 O Conselho Gestor do Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT) realiza, nesta quinta-feira, 30, a partir das 8h, no auditório do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), a solenidade de assinatura das Ordens de Serviço dos projetos aprovados pelo Fundo. Ao todo, cinco iniciativas estão aptas a receber os recursos do FERDT. Serão contemplados os projetos: Produção de fornos de cerâmica sustentáveis, em Santana do São Francisco; Caminhos do trabalho Brasil/Sergipe; TRANSformar; Sergipe Neuroinclui; e Liberdade que costura – autonomia econômica pós-Cárcere, que contempla também o projeto Odara, voltados às mulheres do Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro.    A assinatura das Ordens de Serviço marca o início da execução das iniciativas, que têm como objetivo promover inclusão produtiva, qualificação profissional, geração de oportunidades e fortalecimento da cidadania por meio da aplicação dos recursos do FERDT.
O que é FERDT? O Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT/SE) foi elaborado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), com o objetivo de viabilizar que recursos de multas e indenizações trabalhistas fiquem em Sergipe, beneficiando a população atingida. Desde sua criação, em 2024, o FERDT já recebeu mais de R$ 11,7 milhões (valor acumulado até julho de 2026) em recursos de multas e indenizações provenientes de infrações trabalhistas de natureza coletiva. Integram o FERDT a Seteem, MPT-SE, Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Pioneirismo de Sergipe  Sergipe entrou para a história ao se tornar o primeiro estado brasileiro a criar o Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT) e a aprovar projetos para a aplicação de seus recursos, em setembro de 2025. A iniciativa rompeu um hiato de quatro décadas: embora a Lei da Ação Civil Pública, de 1985, já previsse a possibilidade de criação de fundos estaduais e municipais dessa natureza, nenhum ente federativo havia implementado esse instrumento até então. Com a criação do FERDT, Sergipe passou a garantir que os recursos arrecadados no estado por meio de indenizações e multas decorrentes de ações trabalhistas permaneçam em território sergipano e sejam reinvestidos em projetos de interesse público. Antes, esses valores eram destinados a um fundo nacional e redistribuídos entre os estados. Agora, retornam à sociedade sergipana na forma de ações voltadas à qualificação profissional, inclusão produtiva, geração de trabalho e renda, fortalecimento do empreendedorismo e promoção dos direitos dos trabalhadores.
Foto: Daniel Rosas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advogado Vitor Lisboa lançará em 05 de agosto livro que propõe nova visão sobre segurança jurídica no mercado imobiliário A forma como empreendimentos imobiliários são estruturados juridicamente pode ser decisiva para o sucesso ou o fracasso de um projeto. É a partir dessa premissa que o advogado Vitor Lisboa lança o livro “Engenharia Jurídica na Incorporação e Loteamento: como estruturar empreendimentos imobiliários com segurança jurídica”. Publicada pela Editora JusPodivm, uma das principais editoras jurídicas do país, a obra chega ao lançamento oficial, no próximo dia 5 de agosto, já em sua segunda tiragem, após esgotar a primeira edição antes mesmo de ser apresentada ao público. O evento será realizado a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
Direito Imobiliário Com mais de 15 anos de atuação exclusiva no Direito Imobiliário, Vitor Lisboa reúne na obra a experiência adquirida na estruturação jurídica de incorporações e loteamentos em diversos empreendimentos do Nordeste. Em vez de tratar o Direito como uma etapa burocrática do processo, o autor propõe que ele seja pensado desde o início, da mesma forma que um projeto estrutural de engenharia, conectando todas as decisões que envolvem um empreendimento. Segundo o autor, a proposta nasceu da percepção de que o mercado carecia de um material prático, acessível e direcionado não apenas aos advogados, mas também a incorporadores, loteadores, investidores, contadores, corretores e demais profissionais envolvidos na cadeia imobiliária. “O objetivo é oferecer uma visão completa do empreendimento. Muitas vezes, cada profissional conhece apenas a sua etapa, mas as decisões tomadas no início repercutem diretamente em todas as fases seguintes. Quando essa visão integrada não existe, aumentam os riscos de problemas jurídicos, financeiros e operacionais”, explica Vitor Lisboa.
Roteiro Ao longo da publicação, o leitor acompanha um roteiro que vai desde a escolha do terreno e do modelo de negócio até aspectos como financiamento, governança contratual, compliance, patrimônio de afetação e prevenção de litígios. A proposta é demonstrar como decisões estratégicas tomadas antecipadamente reduzem riscos e fortalecem a segurança jurídica dos empreendimentos. Além de beneficiar os empreendedores, o autor destaca que uma estrutura jurídica bem planejada protege compradores e investidores. Afinal, quando um empreendimento enfrenta problemas legais ou financeiros, os impactos atingem toda a cadeia, desde fornecedores até famílias que investiram suas economias na aquisição de um imóvel. “O livro busca justamente mostrar que segurança jurídica não interessa apenas ao empreendedor. Ela representa proteção para quem compra, para quem investe e para todo o mercado imobiliário”, afirma. Com 232 páginas, divididas em seis partes, o livro faz parte do projeto Vitor Lisboa Educação Imobiliária, que inclui treinamento corporativo, curso e newsletter mensal com conteúdos voltados à qualificação do mercado. A publicação está disponível para compra no site da editora (editorajuspodivm.com.br).
Prefeitura fortalece assistência pediátrica com mais de 33 mil atendimentos no primeiro ano da Unidade Drª Glória Tereza A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebra o primeiro ano de funcionamento da Unidade Pediátrica Dra. Glória Tereza Lima Batista Lopes, anexa ao Hospital Municipal Fernando Franco. Inaugurada em junho de 2025, a unidade consolidou-se como uma importante referência no atendimento à saúde infantil da capital, beneficiando milhares de crianças e suas famílias com uma assistência mais qualificada, humanizada e resolutiva. Ao longo dos primeiros 12 meses de funcionamento, a unidade realizou mais de 33 mil atendimentos, resultado que evidencia o fortalecimento da rede municipal de saúde e a ampliação do acesso à assistência pediátrica especializada. A implantação do serviço foi acompanhada por uma ampla requalificação estrutural, que proporcionou melhores condições de atendimento e acolhimento às crianças e seus acompanhantes.

Avanços O espaço passou a contar com 15 leitos de enfermaria, sete leitos de observação, três leitos de estabilização, recepção exclusiva para pediatria e farmácia satélite. Também foram implantados um fraldário, sanitários acessíveis ampliados e uma entrada independente para o público infantil, garantindo maior organização dos fluxos assistenciais e mais conforto às famílias. Desde fevereiro de 2026, com a gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed), a unidade passou por novos avanços voltados à humanização do atendimento. Entre as melhorias estão a substituição das cadeiras por poltronas mais confortáveis para crianças e acompanhantes, a ambientação lúdica dos espaços, a plotagem temática da sala de medicação, a instalação de uma amarelinha no piso da recepção e a disponibilização de televisão com programação infantil, tornando o ambiente mais acolhedor durante a espera e o atendimento.

Avanços II Outro importante avanço ocorreu na assistência médica. Até abril de 2026, a unidade contava com cinco pediatras. Atualmente, o Hospital Municipal Fernando Franco dispõe de nove pediatras e 15 médicos residentes em Pediatria, ampliando a capacidade de atendimento, qualificando a assistência e contribuindo para a formação de novos especialistas. Entre as inovações implantadas no período está o Protocolo TEA, iniciativa pioneira na rede municipal voltada ao acolhimento de crianças neurodivergentes. O protocolo disponibiliza recursos que ajudam a reduzir estímulos sensoriais durante a espera e o atendimento, como bolas sensoriais, óculos escuros, protetores auriculares e placas de comunicação não verbal. Paralelamente, as equipes multiprofissionais passaram por capacitações contínuas para oferecer um atendimento cada vez mais inclusivo, respeitoso e centrado nas necessidades de cada paciente.

Acolhimento mais adequado A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, relembrou que, antes da implantação da unidade, crianças e adultos compartilhavam o mesmo acesso ao hospital. Segundo ela, a separação da porta de entrada representou um avanço importante para garantir um acolhimento mais adequado ao público infantil e organizar os fluxos assistenciais.”Quando a atual gestão assumiu o hospital, crianças e adultos compartilhavam o mesmo fluxo de entrada, enquanto uma área que havia sido bastante utilizada durante a pandemia permanecia sem condições de uso. Recuperamos esse espaço e transformamos a antiga estrutura em uma unidade exclusiva para as crianças, oferecendo mais acolhimento, organização e conforto às famílias”, afirmou. A secretária destacou ainda que os resultados obtidos ao longo do primeiro ano já demonstram impactos positivos na assistência. “Já percebemos uma redução dos casos graves e dos óbitos infantis registrados na unidade. Esse resultado também é fruto do fortalecimento da integração entre a assistência hospitalar e a Atenção Primária, especialmente nas ações voltadas ao pré-natal e ao cuidado com os recém-nascidos, onde hoje estão concentrados os principais desafios relacionados à mortalidade infantil”, ressaltou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

                   

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br                                                                                       

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram           

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social                       

 

Frase do Dia

“Estupidez é saber a verdade, ver a verdade, mas ainda acreditar na mentira”.Richard Feynman, físico teórico e escritor.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais