SE:Leandro Barros lidera primeiro transplante fígado realizado com sucesso

blog

                                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A medicina sergipana alcançou um marco histórico no último dia 14 de maio. Foi realizado com sucesso o primeiro transplante de fígado com evolução favorável do paciente em Sergipe, um avanço que consolida a capacidade do estado para realizar um dos procedimentos mais complexos da medicina moderna. À frente da equipe esteve o cirurgião Leandro Barros, graduado no Rio de Janeiro com especialização e treinamentos em grandes centros de referência do Brasil e dos Estados Unidos (como o Hospital Israelita Albert Einstein e a University of Nebraska).

Atualmente, o especialista atua em Sergipe nas redes pública e privada, com foco em Cirurgia do Aparelho Digestivo, fígado, pâncreas e transplantes. O procedimento inédito foi realizado no Hospital Cirurgia.

O paciente, um homem de 63 anos, apresentava insuficiência hepática avançada e risco iminente de morte. Após o transplante, a recuperação tem evoluído de forma positiva e a expectativa da equipe médica é de que ele receba alta nos próximos dias.

 

 

 

 

 

 

 

Até então, pacientes sergipanos que necessitavam de transplante hepático precisavam buscar tratamento em outros estados, enfrentando deslocamentos, longas filas e a distância da família em um dos momentos mais delicados de suas vidas. A realização do procedimento em Sergipe abre caminho para que novos pacientes tenham acesso ao tratamento sem sair do estado.

“Este transplante representa muito mais do que uma conquista profissional. É a materialização de um trabalho construído por muitas mãos e que agora se transforma em esperança para inúmeros pacientes sergipanos. Ver um paciente chegar em estado crítico e evoluir para a recuperação é a maior recompensa que a medicina pode oferecer”, destaca Leandro Barros.

O sucesso do procedimento reforça a capacidade técnica das equipes envolvidas e representa um avanço importante para a assistência especializada no estado, ampliando as possibilidades de tratamento para pacientes que dependem desse tipo de intervenção.

Transplante histórico Os transplantes na rede estadual de saúde de Sergipe registram avanços expressivos. Exemplo disso é que, pela primeira vez na história, houve transplante de fígado realizado no estado. O governador Fábio Mitidieri visitou o Hospital de Cirurgia, em Aracaju ontem, 8, para acompanhar de perto a recuperação dos pacientes transplantados internados atendidos pela rede estadual. O procedimento é resultado do crescimento no número de doações de órgãos, ampliação dos procedimentos e fortalecimento da assistência.

Vizinhança reclama: área ao lado  do Atakarejo da Avenida Adélia Franco – Bairro Luzia/AJU –  continua perigosa e agora cresce um matagal, levando insetos e roedores ao condomínio vizinho. O mato está tão grande que a própria grade do supermercado está toda tomada, sem que nenhuma providência seja tomada. O resto de muro cai aos pedaços a cada chuva, levando perigo aos pedestres que andam na calçada. A quem pertencesse esse terreno? Ao Atakarejo? É uma rua? Algo tem que ser feito para que esse terreno abandonado não venha a causar transtornos ainda piores (como servir de esconderijo para meliantes) para os moradores da região!

Saúde dos sergipanos avança “Começamos a semana com a pauta da saúde em alta. Tivemos a oportunidade de visitar um dos primeiros pacientes transplantados de fígado da história de Sergipe, que está se recuperando muito bem, além de pacientes que passaram pelo transplante renal. Há poucos meses retomamos os transplantes renais no estado e já alcançamos resultados importantes. É motivo de muita alegria ver essas pessoas recuperando a saúde e a qualidade de vida. Isso demonstra que a parceria entre o Governo do Estado e o Hospital de Cirurgia está dando resultados concretos para os sergipanos”, afirmou Fábio.

Lagarto O município de Lagarto vai receber o mutirão dos programas Opera e Enxerga Sergipe do Governo do Estado. A iniciativa beneficiará pacientes de Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto. Somente no dia 9 estão previstas 310 cirurgias oftalmológicas pelo Enxerga Sergipe, além de 15 cirurgias eletivas pelo Opera Sergipe. Além disso, cerca de 550 pacientes regulados pelo Complexo Regulatório Estadual passarão pela primeira consulta com o médico, etapa necessária para o encaminhamento a um dos 34 procedimentos cirúrgicos ofertados pelo programa Opera.

André Moura acompanha entrega de maquinário do DNOCS para 13 municípios sergipanos O presidente estadual do União Brasil em Sergipe e pré-candidato ao Senado, André Moura, acompanhou a deputada federal Yandra Moura nesta segunda-feira, 8, na entrega de novos equipamentos rurais promovida pela Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Sergipe. O evento, em Aracaju, marcou a distribuição de maquinário para 13 municípios do interior do estado, com investimento de R$ 8,6 milhões viabilizado por emenda parlamentar da deputada. Ao todo, foram entregues 41 equipamentos — entre retroescavadeiras, pá carregadeira, tratores, caminhões basculantes, grades aradoras, grades niveladoras e carretas —, que beneficiarão diretamente uma população de aproximadamente 241 mil sergipanos.

Comunidades rurais “É uma satisfação enorme acompanhar mais uma entrega para o nosso povo. Esse maquinário vai chegar às mãos de quem mais precisa: os trabalhadores do campo, os agricultores, as comunidades rurais que dependem do trator e da grade para arar a terra e poder plantar. Sergipe avança quando a política se traduz em resultado para as pessoas”, afirmou André Moura. A deputada federal Yandra Moura destacou o alcance da ação. “Essa entrega representa uma parte do nosso trabalho e o compromisso que temos com o interior de Sergipe. Cada máquina dessas vai gerar emprego, vai melhorar estrada, vai ajudar o agricultor a plantar e a escoar sua produção. É o nosso mandato chegando onde precisa chegar”, declarou.

Impacto regional O coordenador estadual do DNOCS em Sergipe, Vander Costa, ressaltou o impacto regional da iniciativa. “Esses equipamentos chegam para fortalecer a capacidade de trabalho dos municípios e garantir melhores condições para as comunidades rurais. O DNOCS segue atuando de forma integrada com os gestores locais para promover desenvolvimento, melhorar a infraestrutura e apoiar quem vive e produz no campo”, disse. Estiveram presentes na solenidade os prefeitos Dr. Fábio (Arauá), Edi Leite (Carmópolis), Cassinho (Gracho Cardoso), Marcos Sertanejo (Indiaroba), Ivan Sobral (Itaporanga D’Ajuda), Décio Neto (Japaratuba), Evandro Silva (Monte Alegre de Sergipe), Allysson Tojal (Neópolis), Roberto Barracão (Poço Verde), Janilson Alves (Santa Rosa de Lima), Paulo César (Santo Amaro das Brotas), Daiane Oliveira (Siriri) e Dilson de Agripino (Tobias Barreto).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem Otacílio Canavarros – ex presidente fundador do Sistema FIEMT, presta homenagem ao ex-presidente da CNI – Albano Franco, ao receber, em Brasília, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI.

Prefeitura de Aracaju convoca mais de 90% dos professores aprovados no concurso do magistério A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue investindo no fortalecimento da rede municipal de ensino e na valorização dos profissionais da educação. Nesta nova etapa, foram convocados mais 70 professores aprovados no concurso público da rede, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino ofertado aos estudantes. Esta é a sexta convocação realizada pela gestão municipal desde a homologação do concurso, ocorrida em maio de 2025. Dos 425 candidatos aprovados no certame, 404 já foram convocados, o que representa aproximadamente 95% das vagas previstas.

Processo de Inspeção Os convocados iniciarão, a partir do dia 15 de junho, o processo de Inspeção de Saúde e entrega da documentação exigida para posse. Os novos servidores efetivos passarão a integrar a rede municipal no segundo semestre letivo, contribuindo para o atendimento das demandas educacionais e para a ampliação da oferta de ensino de qualidade nas unidades escolares. Para a secretária municipal da Educação, Edna Amorim, o número expressivo de convocações demonstra o compromisso da administração municipal com a valorização do magistério e a melhoria contínua da educação pública.

 

Fortalecimento e valorização “A gestão da prefeita Emília Corrêa assumiu o compromisso de fortalecer a educação municipal e valorizar os profissionais que atuam diariamente na formação dos nossos estudantes. Os professores exercem um papel fundamental na construção do futuro e na transformação da sociedade. A chegada de mais 70 docentes será essencial para ampliar o atendimento nas escolas e consolidar os avanços planejados para a rede municipal de ensino, garantindo uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade”, destacou.

Vagas Das 70 vagas convocadas nesta etapa, 64 são destinadas ao cargo de Pedagogia, cinco para Educação Física e uma para Ensino Religioso. A convocação também representa um avanço no aproveitamento do cadastro de reserva, contemplando os cinco profissionais chamados para a área de Educação Física. O cronograma prevê que a Inspeção de Saúde e a entrega da documentação ocorram entre os dias 15 de junho e 8 de julho de 2026. Já a posse e a lotação dos novos servidores estão programadas para o período de 20 a 22 de julho, com início das atividades em sala de aula previsto para 27 de julho.

Nova urgência Os beneficiários do Ipesaúde agora contam com mais uma urgência e emergência pediátrica 24 horas. Além do Hospital Renascença, que já integra a rede credenciada da instituição, os beneficiários também poderão utilizar os serviços do Hospital e Maternidade Santa Isabel a partir desta quarta-feira, 10. A medida reforça a assistência do Ipesaúde durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias e de outras enfermidades que costumam aumentar a procura por atendimento médico entre crianças, especialmente nesta época do ano.

Jogos da Primavera Nesta terça-feira, 9, será encerrada a 42ª edição dos Jogos da Primavera em Aracaju. A solenidade está prevista para às 17h, no Ginásio Constâncio Vieira. A edição de 2026 dos Jogos da Primavera reuniu 10.642 atletas de 471 instituições de ensino públicas e privadas ao longo de três meses de competições realizadas na capital e no interior do estado. Participaram 232 escolas estaduais, 131 particulares, 104 municipais e quatro federais. A competição também contou com a participação de 175 atletas do paradesporto, distribuídos em cinco paramodalidades, dentro de um total de 29 modalidades esportivas disputadas. A programação do último dia de competições será marcada por grandes decisões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II Seminário on-line de Alcoólicos Anônimos para profissionais de Sergipe, amanhã, 10 O Escritório Local de Serviços de Alcoólicos Anônimos de Sergipe(ESLAA) promove, na próxima quarta-feira, 10 de junho, o II Seminário on-line de Alcoólicos Anônimos para profissionais das diversas categorias. O evento é aberto e pode ser acompanhado pelo público pela internet, na plataforma Google Meet.  Com o início previsto para às 14h15, o primeiro tema ‘Os doze passos e as doze tradições: como funciona o A.A.’, será apresentado pelo Dr Jamil Ribeiro Leitão, graduado em Enfermagem e presidente da Junta Nacional de Serviços de Alcoólicos Anônimos(JUNAAB).

 Temas Na sequência, às 14h45, o ex-custódio da JUNAAB e médico, Oscar Rodolfo Bittencourt Cox, vai abordar ‘O alcoolismo no ponto de vista da medicina’; às 15h15, a também ex-custódia da JUNAAB e pós-graduada em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP), a psicóloga Lívia Pires Guimarães, destacará ‘Alcoolismo, Neurociência e Recuperação em A.A.’. As exposições serão encerradas pelo radialista Jairo Júnior, que, às 15h45, destacará ‘Como a Imprensa pode colaborar com o A.A.’. A última abordagem será feita, às 16h15, por um integrante dos grupos de familiares Al-Anon sobre ‘Alcoolismo, a doença da família’.  Mais informações e entrevistas pelos números 98123-6728 e 3211-2027.

Inscrições para curso de Eletricista de Redes para mulheres. O curto é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até hoje,09 A Energisa Sergipe está com inscrições para formação gratuita no curso de eletricista de redes, exclusivo para mulheres. As inscrições podem ser realizadas até terça-feira, 09, no site de carreiras da Energisa https://grupoenergisa.gupy.io. Para participar do curso, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B e disponibilidade para frequentar as aulas no período noturno, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. Serão disponibilizadas 12 vagas para participar da capacitação com duração de seis meses, que contempla todas as atividades de eletricista, NR-10 básico, NR-10 Complementar e NR-35. “Estamos criando essa oportunidade com o propósito de formar e capacitar mulheres para o setor elétrico, ampliando a presença feminina na área. Na Energisa, acreditamos no desenvolvimento contínuo das pessoas, promovendo constantemente o aperfeiçoamento de suas capacidades e habilidades. As participantes que concluírem o curso com desempenho satisfatório poderão, conforme o surgimento de oportunidades, concorrer a vagas da Energisa em todo o estado”, afirma a consultora de Recursos Humanos, Viviane Maia. Ao acessar o site, escolha o estado de Sergipe para visualizar o curso.  A Energisa reforça que esse é o único canal oficial para acesso às vagas em aberto ou oferta de cursos. Todos os processos seletivos e cursos são gratuitos.

 

 

 

 

 

 

 

Junho Ambiental: MPF sediará na sexta-feira, 12, evento sobre justiça climática e o papel de comunidades tradicionais na preservação dos biomas O Ministério Público Federal sediará, em 12 de junho, o evento “Enquanto a Mata Respira: Povos Tradicionais e o Futuro dos Biomas Sergipanos”. O encontro ocorrerá no auditório da sede da instituição, em Aracaju, das 08h30 às 14 horas, com o objetivo de debater a proteção territorial, a justiça climática e a conservação ambiental sob a perspectiva das populações nativas. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), busca otimizar a articulação entre órgãos públicos, universidades, movimentos sociais e comunidades tradicionais. O foco principal é debater a coordenação de políticas públicas e a troca de saberes para enfrentar os desafios ecológicos contemporâneos enfrentados pelo estado.

Desafios ambientais em Sergipe – O debate ganha relevância diante das pressões ambientais observadas nos dois principais biomas de Sergipe: a Caatinga e a Mata Atlântica. Ambos sofrem impactos decorrentes da expansão urbana desordenada, da fragmentação florestal e dos efeitos práticos das mudanças climáticas, como os processos de desertificação no semiárido e a degradação de manguezais e restingas na faixa litorânea. Para mitigar esses impactos, debates institucionais e estudos científicos apontam a relevância das práticas de manejo promovidas por povos tradicionais. Em Sergipe, a atuação de povos indígenas, como os Xokós, Kaxagós e Fulkaxós, e de comunidades quilombolas, a exemplo do Mocambo, contribui historicamente para a preservação de recursos hídricos, sementes crioulas e da cobertura vegetal nativa por meio de práticas agrícolas sustentáveis.

Dados de preservação florestal – A eficiência das comunidades tradicionais na conservação do meio ambiente é respaldada por dados oficiais. Levantamentos da plataforma MapBiomas indicam que as terras sob gestão de povos tradicionais e quilombolas estão entre as áreas mais preservadas do país. Entre os anos de 1985 e 2022, a perda de vegetação nativa nesses territórios foi de 4,7%, índice consideravelmente inferior ao registrado em propriedades privadas no mesmo período. Em territórios quilombolas com titulação devidamente regularizada, o índice de supressão vegetal foi ainda menor, limitando-se a 3,2%. Os dados demonstram a correlação direta entre a garantia de direitos territoriais e o sucesso na manutenção do equilíbrio ecológico e na proteção florestal.

Como participar Os cidadãos, pesquisadores e representantes de entidades civis interessados em participar do encontro podem obter informações detalhadas sobre a programação e procedimentos de inscrição pelo e-mail prse-gabinete1otc@mpf.mp.br ou telefone (79) 98107-3880. “Enquanto a Mata Respira: Povos Tradicionais e o Futuro dos Biomas Sergipanos”.  Data: 12 de junho de 2026.  Horário: 08h30 às 14hCNPJ; 54.405.450/0001-44.

Local: Auditório do MPF/SE (Aracaju)

                                         

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento solidário amanhã, 10, “O Futuro da Humanidade” peça teatral do curso de Medicina da UFS no Teatro Tobias Barreto

  Amanhã, 10, o Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentará a emocionante peça teatral “O FUTURO DA HUMANIDADE”, que será encenada no Teatro Tobias Barreto, às 19h, sob a coordenação do professor Dr. José Aderval Aragão. Esta produção artística, que já alcança sua 16ª edição em oito anos, não apenas promete emocionar e inspirar o público, como também tem um propósito solidário. Toda a arrecadação será destinada ao apoio de importantes instituições de *caridade:

Associação dos Amigos da Oncologia (AMO);

Associação de Apoio ao Adulto com Câncer (AAACASE);

Projeto Social CRER SER.

 Por que este evento é especial?

Além de seu caráter beneficente, a peça constitui uma experiência pedagógica única, permitindo que os futuros médicos desenvolvam habilidades fundamentais de trabalho em equipe, liderança, organização e companheirismo. Mais do que uma atividade cultural, trata-se de um gesto de solidariedade e compromisso social, reafirmando a missão do curso de Medicina da UFS em formar profissionais sensíveis, éticos e comprometidos com a humanidade.

Contar com a presença e a cobertura de sua equipe será fundamental para dar visibilidade a esta iniciativa, que une educação, arte e responsabilidade social em um só propósito.

Desde já agradecemos pela atenção e apoio, certos de que juntos poderemos ampliar o alcance desta mensagem de esperança e solidariedade.

Atenciosamente,

 Dr. José Aderval Aragão

Professor Titular de Anatomia Clínica

Departamento de Morfologia

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

FUTURO CHEGOU 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria de sucesso, compre seu BYD e carregue na rede de eletropostos BMJ ⚡️
Não adianta investir em um carro de última geração e economizar na hora de escolher o carregador. 🔌

Para garantir a máxima vida útil da bateria do seu elétrico e proteger a rede elétrica da sua casa, você precisa de uma estação de recarga homologada e inteligente.🔋
É por isso que a nossa estação de recarga é a escolha certa⚡️
BYD + BMJ recargas = o casamento perfeito de tecnologia para o seu carro😎 Aqui: https://www.instagram.com/bmjrecargas/

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br                                                                                    

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social                       

 

Frase do Dia

“Quando guri, eu tinha de me calar a mesa; só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.” Mário Quintana, cronista gaúcho.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais