Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um texto do jornalista Adiberto de Souza, aqui na Infonet, que merece uma ampla reflexão.
O camarada quer ser senador só porque já matou muitos bandidos
Pré-candidato a senador, o delegado de polícia André David (Republicanos) apresenta como credencial o fato de já ter mandado muitos bandidos pro inferno.
Dirigindo-se diretamente ao governador Fábio Mitidieri (PSD), o suplicante afirmou que “nesses 20 anos eu não estava no ar-condicionado mandando os outros irem arriscar a vida. Eu é que ia arriscar a minha vida”. Ora, isso não permite se vangloriar pelo abate de criminosos. Ademais, ser valentão não é requisito para quem pretende representar Sergipe no Congresso.
Felizmente, o próprio governador se apressou em dizer ao delegado que propagar a matança de criminosos “não é a forma correta de falar em segurança pública” e que violência não se combate “só como tiros, porradas e bombas”.
Mitidieri está certo! Diferente de André David, os também delegados de polícia Alessandro Vieira (MDB) e Katarina Feitosa (PSD) se elegeram, respectivamente, senador e deputada federal sem a necessidade de apresentar o trabuco aos eleitores ou alardear que mandaram muitos bandidos pro inferno.
Alguém deveria alertar André David que ele não está disputando uma competição de tiro ao alvo nem uma macabra gincana de caça-bandidos. Felizmente, a maioria dos sergipanos concorda com o governador quando este prefere que a segurança pública se mostre presente sem, necessariamente, precisar sair por aí exibindo escopeta, pois a nossa população é educada e ordeira. Creindeuspai!

TV Sergipe suspende pagamento de feriado e jornalistas ficam “mais pobres” neste São João Sindijor/SE no Instagram:
O Sindijor-SE recebeu com preocupação a notícia de que a TV Sergipe não vai pagar os feriados trabalhados a partir desta quarta-feira, 24 de junho. Em vez de celebrarem o São João, os jornalistas da emissora afiliada Rede Globo estão trabalhando de forma obrigada e receberão folga em um dia qualquer da semana. A medida causou indignação nos corredores da empresa.
O pagamento das horas trabalhadas no feriado é algo histórico dentro da TV Sergipe, e portanto, faz parte do complemento salarial de cada jornalista. Ao longo de décadas, o trabalhador foi obrigado a deixar a sua família em casa e a comparecer ao trabalho em pleno feriado, seja dia santo ou festivo, para derramar cada gota de suor em troca de pagamento em pecúnia e legal; entretanto de maneira surpreendente a partir desta quarta-feira haverá tão somente uma folga compensatória. É justo com os funcionários? Claro que não!
“Se esta situação é encarada de forma legal pela emissora, para o Sindijor a supressão do pagamento é um ato imoral”, diz o presidente da entidade Guilherme Fraga.
Sob a ótica da NR-01, a medida da TV Sergipe introduz voluntariamente um fator de risco psicossocial grave no ambiente de trabalho. A empresa tem o dever legal de mitigar riscos psicossociais em seu Programa de Gerenciamento de Riscos e não de criá-los como se observa neste caso do feriado.
“Por isso, entendemos que a atitude repentina pode atuar como gatilho direto para ansiedade, estresse ocupacional generalizado, depressão e Burnout”, destacou a assessora jurídica do Sindijor, Priscila Fraga Lacerda.
Preocupados com a situação, dirigentes sindicais acompanhados da assessoria jurídica da entidade se reuniram na terça-feira (23) com o advogado da TV Sergipe e a recomendação foi clara: manutenção do pagamento em dobro nos feriados ou uma reunião para tratar de forma mais aprofundada o tema.
Polícia apreende R$ 240 mil com servidor da Educação de Aracaju Infonet: A Polícia Civil de Sergipe apreendeu R$ 240 mil em espécie com um servidor comissionado da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) durante uma operação realizada nesta terça-feira, 23, na capital sergipana. Segundo a corporação, a ação foi motivada por denúncias que apontavam o possível envolvimento do servidor em um suposto esquema de desvio de recursos públicos. De acordo com a Divisão de Inteligência da Polícia Civil, as informações recebidas nos últimos dias indicavam a existência de possíveis irregularidades em contratos administrativos e a suposta exigência de vantagens indevidas para a liberação de pagamentos a fornecedores. Durante a operação, equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) abordaram o investigado, que ocupa um cargo em comissão na Secretaria Municipal da Educação. Na ação, foram apreendidos R$ 240 mil em espécie. Conforme a Polícia Civil, o servidor não apresentou, até o momento, justificativa considerada satisfatória para a origem dos valores. Todo o material recolhido foi encaminhado para análise, e um inquérito policial será instaurado para apurar as circunstâncias da apreensão e a origem dos recursos. As investigações seguem em andamento.
Nota PMA A Prefeitura de Aracaju informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da operação realizada pelas autoridades competentes e acompanha seus desdobramentos. Como medida administrativa, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) determinou o afastamento do servidor citado na investigação de suas funções, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos. A Prefeitura confia no trabalho das instituições competentes e reafirma a importância da apuração dos fatos, com observância ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa. Em razão do andamento das investigações, a administração municipal não fará comentários adicionais neste momento.
Governo de Sergipe estende programação do Arraiá do Povo até o Dia de São Pedro, 29 Tudo que é bom pode ficar ainda melhor. O Governo de Sergipe estendeu a programação do Arraiá do Povo. O evento, que encerraria no dia 28, agora também terá programação na segunda-feira, 29, Dia de São Pedro. A festa começa com esquenta de Dan Chicleteiro, às 13h, seguida da transmissão da partida do Brasil na Copa, marcada para 14h. Depois do jogo, a animação continua com os shows de Simone Morena, às 16h, e Xand Avião, a partir das 18h.
Seleção Brasileira Agora, o público sergipano e turistas poderão curtir o Dia de São Pedro e assistir à Seleção Brasileira nas fases seguintes da Copa do Mundo de Futebol 2026 no maior arraiá à beira-mar do país. No Dia de São Pedro, os sergipanos e turistas também poderão aproveitar a programação da Vila do Forró, que excepcionalmente estará aberta na segunda-feira, a partir das 17h. Uma excelente opção para as famílias curtirem toda tradição junina de Sergipe, com as atrações e equipamentos de lazer disponibilizados pelo Governo do Estado no espaço.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
TUDO POR CAUSA DE R$ 22,82 💰 Do Sindijor/SE
“Não podemos dar 0,89% a mais de reajuste salarial”. Esta foi a declaração do presidente do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão e Jornais de Sergipe (Sinertej), Messias Carvalho, durante terceira reunião que discutiu a atualização da Convenção Coletiva de Trabalho.
O encontro aconteceu de forma virtual nesta terça-feira, dia 23, ocasião em que dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindijor-SE) apresentaram uma contraproposta de 5% de reajuste sobre o piso salarial, porém o percentual foi rejeitado; os patrões insistem em aplicar a atualização da inflação do período que é de 4,11%. “Na prática, a negativa de hoje corresponde a tão somente R$ 22,82 de ganho real, um absurdo a falta de insensibilidade”, avalia o presidente do Sindijor, Guilherme Fraga.
Diante da resistência, a entidade que defende os jornalistas sergipanos apresentou uma nova proposta: reajuste imediato de 4,11% mais retroativo ao mês de maio, além de 1% a ser pago em setembro ou outubro, sem retroatividade. Messias Carvalho informou que vai dar uma resposta em breve.
Esta foi a terceira reunião para tratar sobre o reajuste salarial e demais benefícios, sendo que dos nove itens da pauta de reivindicação, apenas três foram aprovados (ver o post seguinte).
Quanto a atualização do piso salarial, o presidente do Sindijor lembra que na proposta inicial o percentual apresentado foi de 6%. “Este número cobre a inflação e dá um ganho real ao nosso piso que é um dos baixos do Brasil. E o que mais impressiona é que todo ano tem desvalorização e retrocessos para a categoria, uma classe aliás, que está cansada em somente ceder e não vê nenhuma iniciativa em troca dos patrões”, disse.
Além de Guilherme Fraga, representaram o Sindijor a vice-presidente Elisângela Valença; a diretora e vice-presidente da CUT, Carol Rejane e a assessora jurídica, Priscila Fraga Lacerda. Do outro lado, o jornalista Messias Carvalho e o advogado Rosevelt Santana representaram o Sinertej.
Uma nova reunião deve acontecer em breve, caso não haja acordo o Ministério do Trabalho será acionado.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia

Comentários estão fechados.