Uso da Inteligência Artificial nas eleições deste ano

                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

O advogado Gustavo Costa – especialista em direito eleitoral, criminal e administrativo do renomado escritório Eduardo Ribeiro – participou, ao lado do professor do Departamento de Computação da UFS e doutor em Ciência da Propriedade Intelectual, Gilton Ferreira, do programa da TV Alese, Congresso em Pauta onde debateram os desafios do uso da Inteligência Artificial nas eleições deste ano e a criação, pelo TSE, de uma Comissão Permanente, para acompanhar, estudar e propor medidas relacionadas ao uso da IA.

 Gilton ferreira ressaltou que a IA como qualquer outra tecnologia não é boa ou ruim. “Ela tem que ser usada da melhor maneira e é algo interessante para os pequenos candidatos porque gera uma  competitividade para que possa desenvolver o conteúdo dele  para a maioria da população. Não só a inteligência artificial, mas também impulsionado pelas redes sociais”, explicou acrescentando que o o uso da IA regulamentada e utilizada da maneira correta o candidato consegue fazer animações, jingle e o conteúdo viral que pode ser recebido pela sociedade desde que não dissemine a desinformação.                                                                                                             

 

 

 

 

 

 

O advogado Gustavo Costa reforçou as palavras do professor Gilton Ferreira afirmando que a IA veio para ficar.  “É uma ferramenta que se utilizada não só no período eleitoral, mas em todas as áreas, ela irá auxiliar o profissional se utilizado de forma correta”, disse e o TSE, prevendo este uso da IA pelos candidatos no início deste ano editou uma resolução 23/755 que regulamenta a utilização da IA pelos pré-candidatos e candidatos nas eleições. Pela resolução o candidato terá que informar na propaganda que usou IA e qual a ferramenta utilizada para geração daquela imagem e daquele conteúdo.

 Outro ponto, que o especialista em direito eleitoral entende de suma importância é a vedação da utilização da voz ou imagem de alguém de forma irregular com o cunho ou de ajudar positivamente ou mesmo de forma negativa. “É vedado também utilizar da IA para praticar desinformação ou ofender a honra ou a imagem de candidatos. Na minha ótica estes são os principais pontos que o TSE trouxe no sentido de regulamentação do uso da IA no período eleitoral”, explicou. Todo o programa da TV Alese aqui:

Foto: Janaina Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao entregar obras em Riachuelo, Mitidieri reforça sintonia da chapa majoritária para desespero de alguns Uma foto chamou a atenção ontem, 25, no município de Riachuelo, onde o governador Fábio Mitidieri entregou obras num investimento de cerca de R$ 6,8 milhões: além dele, na foto principal, as lideranças locais e o senador Rogério Carvalho, candidato à reeleição e o pré-candidato ao Senado André Moura. Após o imbróglio criado pelo cavalo de tróia que queria ingressar na majoritáriao, Mitidieri e os aliados estão sintonizados em quase todos os municípios.

 Recursos  Durante a solenidade, Carvalho destacou a importância das entregas para a vida da população e lembrou sua atuação na destinação de recursos para o município. “Hoje, aqui em Riachuelo, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e também a obra de drenagem e pavimentação da Estrada Velha, uma área que sempre sofria com alagamentos e que, agora, teve esse problema resolvido”, afirmou o senador lembrando que foi o parlamentar que mais destinou recursos para Riachuelo.

 Obras que fazem a diferença Já o pré-candidato ao Senado André Moura lembrou que mais um dia acompanhando entregas de obras que fazem a diferença na vida dos sergipanos. “Em Riachuelo, Malhador e Moita Bonita, ao lado do governador Fábio Mitidieri, celebramos obras que levam mais infraestrutura, mobilidade e segurança hídrica para a nossa população. É assim que Sergipe continua avançando: com trabalho e resultados”, reforçou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção governador Mitidieri: em fevereiro blog denunciou péssimos serviços prestados pela terceirizada do Detran, a Interparking Brasil, através de desabafo de um advogado. Nada Mudou! Continua  “segurando” veículos apreendidos para receberem mais diárias. Até quando? Sem contar com a falta de educação da gerencia. SOS MPSE! O relato de fevereiro é o retrato fiel que nada mudou, com um adendo enviado ontem, 25, por usuários: “Nosso carro, e muitos ( muitos mesmo) outros, além de motos apreendidos antes do feriado, ficaram hoje ainda “presos” – note que parece uma prisão – porque o sistema estava “fora do ar” hoje, e continuou fora do ar, sendo que poderiam ser liberados hoje mas só serão amanhã com a obrigatoriedade de pagar mais uma diária de hotel pela estadia de mais um dia sendo que a “culpa” é do sistema fora do ar.
Todos foram vistoriados mas não liberados. Desconfio que é um jogo para emendar no final de semana.  A diretora trata mal as pessoas que vão até ela em busca dos seus direitos.”

Mitidieri elogia postura de Sérgio Reis Em entrevista concedida ontem, 25, o governador Fábio Mitidieri elogiou a postura do prefeito Sérgio Reis diante da decisão de reestruturar o Festival da Mandioca deste ano, em respeito à recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Ao comentar o cenário enfrentado por alguns municípios durante o período junino, o governador defendeu que a prioridade das gestões deve ser o equilíbrio financeiro, com folha e fornecedores em dia, antes da realização de grandes eventos.

“Lagarto acerta” Sobre o caso de Lagarto, Fábio reafirmou que o prefeito acertou ao respeitar a orientação dos órgãos de controle e optar por um formato mais compatível com a realidade financeira do município. O governador também demonstrou confiança na capacidade de Sérgio Reis de reorganizar a cidade e, no momento oportuno, voltar a realizar uma festa maior. “A cidade de Lagarto acerta, o prefeito acerta em respeitar uma recomendação e fazer um evento menor. Quando tiver um momento em que a cidade esteja ainda melhor financeiramente e mais organizada, e eu tenho certeza de que ele vai conseguir isso, porque é competente, vai comemorar com a população um evento maior”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Justiça Federal nega recurso e mantém Megga FM fora do ar até o trânsito em julgado A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou um pedido liminar da União Federal que tentava restabelecer o funcionamento e o contrato de outorga da rádio Megga FM Ltda., localizada no município de Capela, em Sergipe. Com a decisão da relatora, a desembargadora federal convocada Elise Avesque Frota, fica mantida a imediata suspensão das transmissões da emissora determinada pelo juízo de primeiro grau. A decisão teve como base uma ação popular que demonstrou, com base em farto conjunto probatório — o qual inclui provas de ação penal, laudo da Polícia Federal, depoimentos e alterações societárias —, que a composição formal da Megga FM servia para encobrir quem de fato controlava a empresa.

Ex-prefeito e sucessivas alterações contratuais As investigações e documentos indicam que o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, é o real controlador da concessionária. A Justiça Federal considerou que ele teria utilizado inicialmente sua irmã e, posteriormente, suas filhas para figurarem formalmente no quadro de sócios. Além disso, a investigação apontou que a rádio sofreu sucessivas alterações contratuais ilegais após o certame, tendo levado mais de uma década entre a autorização do Congresso e a assinatura do contrato, o que violou os princípios da ampla concorrência e da moralidade.

Prejuízo para a coletividade No recurso ao TRF5, a União alegou que a suspensão imediata da rádio geraria um “perigo inverso”, prejudicando a coletividade de Capela/SE por deixá-la sem o serviço de radiodifusão local. Contudo, a desembargadora Elise Avesque Frota ressaltou que o perigo de dano, na verdade, milita contra o interesse público caso a rádio continue funcionando. A magistrada chancelou o entendimento do juiz de origem, destacando que provas testemunhais indicam o uso da emissora como instrumento de promoção particular e política por Sukita.

Ato já declarado ilegal A urgência em retirar a rádio do ar foi reforçada pelo cenário das eleições de 2026. Conforme a decisão, manter o veículo operando permitiria que os réus seguissem auferindo benefícios políticos e comerciais de um ato já declarado ilegal pela Justiça, afrontando diretamente a moralidade administrativa. A União Federal e a Megga FM Ltda. ainda poderão ter o mérito de suas apelações julgados de forma colegiada pela 2ª Turma do TRF5, mas, até lá, as transmissões em Capela devem continuar interrompidas.

Reforço na educação Nesta sexta-feira, 26, às 9h, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju, o governador Fábio Mitidieri entrega a reforma, ampliação e modernização do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz, a 96ª obra da Educação. Já por volta das 11h, no Bugio, entrega a Creche-escola Manoel de Carvalho Garção, a 97ª obra da Educação e a segunda do Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei).

Reforço na educação II O Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz está completamente repaginado, ampliado e modernizado para fortalecer o processo ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio em tempo parcial. O investimento foi de R$ 5,3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Já a creche-escola recebeu investimento de R$ 5,5 milhões do Governo de Sergipe e reforça a política de atenção à primeira infância, garantindo um ambiente seguro, acolhedor e preparado para promover o desenvolvimento integral das crianças, além de oferecer mais suporte às famílias da região.

Faleceu na última quarta-feira, 24,  o jornalista Diógenes Brayner  Natural de Petrolândia (PE), Brayner tinha 79 anos e morreu em decorrência  de um câncer de pâncreas. A cerimônia de cremação ocorrereu ontem, 25,  a tarde, no Crematório Vila da Paz, no município de Itaporanga d’Ajuda.“Neste momento de dor, a prefeita Emília Corrêa e a secretária municipal da Comunicação Social, Gleice Queiroz, solidarizam-se com familiares, amigos e colegas de profissão, expressando as mais sinceras condolências e reconhecendo a inestimável contribuição de Diógenes Brayner para a história do jornalismo em Sergipe”, disse a prefeitura em nota.O governador Fábio Mitidieri também lamentou a morte do jornalista. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do jornalista Diógenes Brayner, um amigo cuja presença sempre foi marcada pela atenção, pelo cuidado e pela generosidade. Descanse em paz, meu amigo. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, o receba de braços abertos e conforte o coração de todos os seus familiares, amigos e colegas de profissão. Recebam o meu abraço e as minhas sinceras condolências” (Com Infonet).

Flexibilização Empresas que utilizam coworkings e escritórios virtuais como domicílio tributário passam a contar com regras mais flexíveis em Sergipe. Isso porque o Governo do Estado publicou um decreto que elimina a obrigatoriedade de identificação de um subespaço exclusivo para cada empresa dentro desses ambientes compartilhados. A medida adequa a legislação à realidade dos modelos de negócios que utilizam estruturas coletivas.

Flexibilização II O decreto também atualiza as regras de controle cadastral da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Entre as mudanças, está a previsão de declaração de inaptidão para contribuintes que descumprirem as normas de baixa cadastral previstas no Regulamento do ICMS. A medida alcança, por exemplo, empresas que encerram suas atividades ou deixam de manter interesse na inscrição estadual sem comunicar formalmente a situação à Sefaz.

Mãe Sergipana A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, entregou 27 kits do Programa Mãe Sergipana ontem, 25. A iniciativa estadual garante mais dignidade, segurança e acolhimento às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, Érica enfatizou o impacto social do programa e a importância para centenas de mães que já foram atendidas. “A entrega dos kits é sempre um momento bastante especial, pois é a concretização do estado alcançando quem mais precisa. É um momento bastante acolhedor e que sempre me emociona porque sabemos das dificuldades dessas mães, sobretudo nesse período de gestação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa Senhora das Dores: São João da Assistência reuniu atendidos pelos serviços e programas Mais uma ação diferencial da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores: na semana passada, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social realizou o São João da Assistência, promovendo um momento especial de integração, alegria e valorização das tradições juninas. A ação reuniu usuários atendidos pelos serviços e programas da assistência social, incluindo CRAS, CREAS, CRAM, Abrigo Institucional e Programa Criança Feliz, proporcionando uma tarde de convivência, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

União, cuidado e valorização Com apresentações culturais, comidas típicas, música e muita animação, o evento levou diversão, acolhimento e bem-estar aos participantes, reforçando a importância da inclusão social e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.  Mais do que uma celebração junina, o São João da Assistência foi um momento de união, cuidado e valorização das pessoas atendidas pela rede socioassistencial do município”, destacou a secretária Jackeline Melo de Oliveira Cardoso, nas redes sociais.

Atendimento em saúde A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue reforçando as ações de assistência e prevenção durante o Forró Caju 2026, realizado na Praça Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais. Entre os dias 22 e 23 de junho, o posto médico instalado no evento registrou 34 atendimentos, principalmente relacionados ao consumo excessivo de álcool, mal-estar e acidentes de baixa gravidade. Desde o início da programação, já foram contabilizadas 120 ocorrências. Os números reforçam a importância da prevenção e da moderação para que moradores e turistas possam aproveitar os festejos juninos com segurança, conforto e sem comprometer a saúde. Para garantir atendimento ágil e qualificado ao público, a SMS mantém uma estrutura de urgência e emergência funcionando durante toda a programação.

Projeto Calçada Viva A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou mais uma ação do projeto Calçada Viva no bairro Aruana. Nesta edição, foram plantadas quatro mudas — três ipês-roxos e um jacarandá — contribuindo para a ampliação da cobertura vegetal, a melhoria do conforto térmico e a valorização da paisagem urbana. O projeto tem como objetivo aproximar a população da política municipal de arborização, permitindo que qualquer morador da capital solicite o plantio de árvores em frente à sua residência. Também podem ser analisadas solicitações para áreas internas dos imóveis, desde que o espaço apresente condições adequadas para o desenvolvimento das espécies. O serviço é gratuito e pode ser solicitado por meio da plataforma AjuInteligente.

Desde ontem, 25, Aracaju recebe o 8½ Festa do Cinema Italiano no Cinema do Centro. Vai até o dia 01 de julho De ontem, 25, e 1º de julho, Aracaju será uma das cidades brasileiras a sediar a 13ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano no Brasil, um dos mais importantes festivais dedicados à cinematografia italiana no país. A capital sergipana integra novamente o circuito nacional do evento por meio de uma parceria com o Cine Walmir Almeida e a AVBR Produções, responsáveis por trazer a programação para Sergipe.

20 cidades brasileiras  O festival acontece simultaneamente em mais de 20 cidades brasileiras e apresenta uma seleção de dez filmes que representam o melhor da produção italiana contemporânea. As obras serão exibidas em idioma original, com legendas em português, reunindo títulos premiados em importantes festivais internacionais, sucessos de público e produções assinadas por cineastas consagrados e novos talentos.  Em Aracaju, as exibições serão realizadas no Cine Walmir Almeida, equipamento cultural localizado no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto, na praça General Valadão, Centro. Carinhosamente chamado pelo público de Cinema do Centro, o espaço recebe a programação que conecta Sergipe a uma ampla rede internacional de difusão da cultura italiana por meio do cinema.

Diferentes culturas e cinematografias “O retorno do 8½ Festa do Cinema Italiano reafirma o papel do Cinema do Centro como um espaço de encontro entre diferentes culturas e cinematografias. Receber um festival dessa dimensão amplia o acesso do público sergipano a produções internacionais de excelência e fortalece a presença de Aracaju no circuito nacional de grandes eventos culturais”, destaca Rosangela Rocha, coordenadora do Cinema do Centro. O 8½ Festa do Cinema Italiano é uma realização da Associação Il Sorpasso, Ministério da Cultura e Risi Film Brasil, com patrocínio da Generali e apoio da Embaixada da Itália no Brasil, dos Institutos Italianos de Cultura e da rede diplomático-consular italiana.

Programação em Aracaju  A 13ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano chega a Aracaju com uma seleção de dez filmes que evidenciam a diversidade e a vitalidade do cinema italiano contemporâneo. Entre dramas, comédias, documentários, cinebiografias e adaptações literárias, a mostra apresenta produções recentes que circularam por importantes festivais internacionais e conquistaram reconhecimento da crítica e do público.

Filmes  A programação reúne os filmes Primavera, de Damiano Michieletto; Fuori, de Mario Martone; Três Vezes Adeus, de Isabel Coixet; Modì, dirigido por Johnny Depp; Os Irmãos Segreto, de Federico Ferrone e Michele Manzolini; Caro Diário, clássico de Nanni Moretti; A Última Rodada, de Francesco Sossai; Il Ragazzo Dai Pantaloni Rosa, de Margherita Ferri; Agnus Dei, de Massimiliano Camaiti; e Il Nibbio, de Alessandro Tonda. As exibições acontecem até o dia 1º de julho, oferecendo ao público sergipano a oportunidade de acompanhar narrativas que abordam temas como memória, identidade, juventude, arte, amizade, política e transformações sociais. A seleção também destaca diferentes gerações de cineastas e estilos narrativos, reafirmando o compromisso do festival em promover um panorama amplo da produção audiovisual italiana.

Ingressos Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Cinema do Centro, nos totens de autoatendimento instalados no local ou pela plataforma Sympla. A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site www.cinemadocentro.com.br e nos perfis no Instagram @cinemadocentro e @avbrproducoes.

UFS lança edital do Programa de Iniciação ao Empreendedorismo com oferta de 20 bolsasA Univer sidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTE), informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação ao Empreendedorismo (PIEMP/UFS). O objetivo da iniciativa é apoiar estudantes da UFS que desejam transformar suas pesquisas e ideias inovadoras em negócios de impacto econômico, social e sustentável. O grande diferencial desta edição é a parceria estratégica firmada com o Sebrae/PE, que oferecerá capacitação em modelagem de negócios e mentorias exclusivas para as equipes.

Os projetos contemplados pelo programa receberão: 20 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI/CNPq e UFS);
Apoio financeiro pelo período de 6 meses; Capacitação em modelagem de negócios e mentoria em parceria com o Sebrae/PE.
Para concorrer, os interessados devem estruturar suas equipes de acordo com os seguintes critérios: Equipes compostas por 4 estudantes de graduação;Possibilidade de incluir 1 estudante de pós-graduação; Orientação obrigatória de um(a) mentor(a) com vínculo formal na UFS. O prazo para inscrição no programa se encerra no dia 26/06/2026. Para acessar todas as informações da chamada pública e inscrever a equipe, os interessados devem acessar os links abaixo:
Link do Edital:https://cinttec.ufs.br/conteudo/79635-edital-de-chamada-publica-interna-n-12-2026-agitte-posgrap-ufs
Link para Inscrição: https://forms.gle/Pw4ravfWrWFrudtg6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições abertas para Olimpíada de Eficiência Energética Estudantes e professores já podem se inscrever na 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, a ONEE 2026. A iniciativa conta com o apoio da Energisa Sergipe e reforça o compromisso com a educação e o uso consciente da energia elétrica em Sergipe na área de atuação da concessionária. Considerada a maior olimpíada do setor elétrico brasileiro, a competição é voltada para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, nesta edição, também inclui estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada. A expectativa é reunir mais de 660 mil participantes em todo o país.

Incentivo  A proposta é incentivar, de forma prática e acessível, o uso seguro, racional e sustentável da energia. Para isso, os estudantes participam de desafios e provas interativas que ajudam a entender melhor como a energia faz parte do dia a dia. A olimpíada também contribui para ampliar o debate sobre consumo consciente dentro e fora da sala de aula. O objetivo é estimular hábitos mais sustentáveis, desenvolver o pensamento crítico e formar uma nova geração mais consciente sobre o uso da energia.

Sustentabilidade Para Fabiane Barbosa, coordenadora de Eficiência Energética do Grupo Energisa, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é mais uma prática que tem fortalecido o compromisso da Energisa com a sustentabilidade. “A Energisa tem investido em projetos de eficiência energética direcionados a todos os públicos, visando estimular o uso consciente da energia elétrica e de outros recursos naturais nas comunidades onde estamos presentes. E, graças ao sucesso da ONEE, a cada edição estamos ampliando essa conscientização ao contar com estudantes e professores de todo o país na disseminação de conhecimento e de práticas sustentáveis”, afirma.  A ONEE é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica por meio do Programa de Eficiência Energética e coordenada pelo Instituto Abradee. A edição contará ainda com a participação de 48 distribuidoras de energia elétrica de todo o país, incluindo a Energisa Sergipe.

Como participar  As escolas podem se inscrever de forma gratuita no site oficial da ONEE, onee.org.br, até o dia 15 de setembro. Após esse cadastro, os professores são responsáveis por inscrever os alunos e acompanhar a participação nas atividades.  A competição também oferece formação continuada para professores, fortalecendo o trabalho pedagógico em sala de aula e ampliando o debate sobre eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente no ambiente escolar.

Etapas da competição Inscrições: até 15 de setembro; Desafios (1ª fase): 4 a 18 de setembro; Provas (2ª fase): 21 a 25 de setembro; Resultado: primeira quinzena de outubro; Semana Olímpica: 9 a 13 de novembro e Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro. Na primeira fase, os participantes enfrentam desafios gamificados sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Já na segunda etapa, os estudantes realizam uma prova objetiva, disponível pelo site e plataforma oficial da olimpíada.

Premiação Os melhores participantes receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o estudante com melhor desempenho de cada estado ganhará um notebook como reconhecimento pelo resultado alcançado na competição e uma viagem para a Semana Olímpica, com tudo pago para Brasília, onde ocorrerá o desafio final. Os melhores professores também ganharão a viagem para a Semana Olímpica para representar seus estados na Cerimônia Nacional de Premiação. A expectativa da organização é consolidar a ONEE como uma das maiores iniciativas educacionais voltadas à conscientização energética no Brasil, unindo estudantes, professores e comunidades em torno de um tema cada vez mais estratégico para o futuro do país.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido  pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação

e denúncias).

                    

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

ESPECIAL 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        

Fisioterapia sergipana ganha destaque no alto rendimento e contribui para conquista de atletas no Pan-Americano de Ginástica 2026

Por trás das medalhas e das apresentações de precisão quase milimétrica da ginástica rítmica brasileira, há um trabalho silencioso, técnico e decisivo: o da fisioterapia esportiva. É nesse campo que a sergipana Marceli Mesquita se destaca no cenário nacional ao integrar a equipe responsável pela preparação das atletas campeãs do Pan-Americano de Ginástica 2026.
Além da atuação no esporte de alto rendimento, Marceli também integra a formação de novos profissionais da área da saúde como preceptora do curso de Fisioterapia da Estácio, conectando a vivência prática com o ambiente acadêmico e contribuindo diretamente para a qualificação de futuros fisioterapeutas.

Um trabalho que começa antes da lesão

Na rotina da seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto, a fisioterapia é parte essencial da estratégia de desempenho e prevenção.

O trabalho diário começa antes mesmo do treino principal, com exercícios preventivos individualizados voltados à mobilidade, ativação muscular, estabilidade e controle neuromuscular.

Durante os treinamentos, a presença constante do fisioterapeuta permite monitoramento em tempo real das atletas, garantindo resposta imediata a qualquer sinal de desconforto ou alteração física.
Após as sessões, entram as estratégias de recuperação, com avaliação de sintomas, controle de dor, terapia manual e recursos fisioterapêuticos aplicados de forma individualizada.

“O principal objetivo é garantir que as atletas estejam preparadas para suportar as altas demandas físicas e técnicas da ginástica”, explica Marceli.

Ela ressalta que no esporte de alto rendimento, a fisioterapia deixou de ser apenas reabilitação e passou a ocupar papel central na construção do desempenho. “A fisioterapia tem um papel fundamental na prevenção de lesões, no controle das demandas físicas e na manutenção da performance”, afirma.

O acompanhamento diário e o planejamento integrado com técnicos, médicos e demais profissionais da equipe multidisciplinar permitem que as atletas cheguem às competições com maior segurança física e consistência técnica.

O momento mais marcante da competição, segundo ela, não está apenas no resultado final, mas na construção diária do desempenho. “Ver as atletas executando suas séries com segurança e finalizando a competição bem fisicamente foi muito especial. Representa todo o trabalho realizado”, relata.

Para Marceli, a conquista é resultado de um trabalho coletivo, que envolve planejamento, disciplina e integração entre diferentes áreas do esporte.
A rotina no esporte internacional exige atenção permanente às variações de carga e intensidade dos treinos. Um dos principais desafios é o gerenciamento físico das atletas em períodos de maior exigência.

“Precisamos estar atentos aos sinais do corpo, garantindo que elas consigam manter o alto desempenho com segurança”, destaca.

Mulher sergipana, fisioterapia e formação de novos profissionais

Natural de Sergipe, Marceli representa uma geração de profissionais que vêm ampliando sua atuação no esporte de alto rendimento e também na formação acadêmica.

Sua trajetória ganha ainda mais dimensão por sua atuação como preceptora do curso de Fisioterapia da Estácio, onde leva para dentro da sala de aula e dos campos de prática a vivência real do esporte de elite.

Esse elo entre universidade e prática profissional fortalece a formação dos estudantes e aproxima a teoria dos desafios reais enfrentados na área esportiva.

No meio dessa rotina intensa entre treinos, viagens, atendimentos e ensino, ela também concilia a maternidade, experiência que, segundo ela, trouxe ainda mais propósito à carreira. “A maternidade trouxe ainda mais sentido para minha trajetória. Mesmo nos dias mais difíceis, ela é minha principal motivação”, afirma.

Para quem deseja atuar na área esportiva, Marceli reforça que a base acadêmica é determinante. “O diferencial começa na universidade, com busca por conhecimento, estágios e vivência prática”, orienta.

Entre os próximos objetivos profissionais, a preceptora da Estácio mira novos ciclos internacionais, incluindo a possibilidade de integrar a equipe rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Para Marceli, a experiência no alto rendimento se traduz em uma síntese clara: “Não existe conquista no alto rendimento sem dedicação, estudo e paixão pelo que se faz. Acredite no processo, porque grandes oportunidades chegam para quem está preparado.”

                           

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social                       

 

Frase do Dia

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais