Como aumentar o tempo útil de vida da bateria de seu celular

Para os usuários de smartphones tanto casuais quanto entusiastas que estão sempre em busca de uma maior autonomia da bateria, esse artigo é para vocês.

Enquanto o carregamento rápido nos mantém atualizados todos os dias, a ausência de baterias facilmente substituíveis significa que, eventualmente, as células de íons de lítio incluídas em nossos telefones vão envelhecer e se deteriorar.

Se você mantém o seu telefone por um ano ou mais, provavelmente notou que a bateria não parece durar mais tanto quanto durou na época em que você comprou.

Como manter meu smartphone seguro
Smartphone (Foto: Pixabay)

Dois anos depois, muitos telefones lutam para passar o dia com uma única carga. Manter o telefone por mais de quatro anos PODE significar até problemas para a estabilidade do sistema.

Infelizmente, a capacidade da bateria diminui inevitavelmente com a idade. No entanto, existem algumas ações que você pode fazer para prolongar a vida útil da bateria e do telefone.

Se você já se perguntou qual é a melhor maneira de carregar sua bateria, aqui estão algumas dicas cientificamente comprovadas para maximizar a vida útil da bateria.

O carregamento parcial é um caminho a percorrer

Um mito da bateria particularmente persistente é que você ocasionalmente precisa descarregar e recarregar totalmente para apagar a “memória da bateria”.

Isso não poderia estar mais errado para esse tipo de bateria já que quanto mais perto do vazio, as baterias de íon de lítio consomem corrente constante e operam a uma tensão mais baixa.

Essa tensão aumenta gradualmente à medida que a célula é carregada, nivelando-se em torno de uma carga de 70% antes que a corrente comece a cair até que a capacidade esteja cheia.

Evite o carregamento ocioso

Carregar durante a noite é um hábito muito comum, mas não é recomendado por vários motivos (o antigo mito da “sobrecarga” não é um deles).

Primeiro, o carregamento lento e contínuo de uma bateria cheia pode causar o revestimento de lítio metálico, o que reduz a estabilidade a longo prazo e pode levar a falhas e reinicializações em todo o sistema.

Em segundo lugar, esse processo deixa a bateria em uma tensão mais alta quando chega a 100%, como acabamos de mencionar acima.

Terceiro, cria excesso de calor causado pela dissipação de energia desperdiçada.

O calor é o inimigo da bateria de longa duração

Juntamente com todas as opções acima, a temperatura é um fator igualmente importante para a longevidade da bateria.

Assim como as altas tensões, as altas temperaturas sobrecarregam a bateria e fazem com que ela perca capacidade muito mais rapidamente do que quando mantida em temperaturas mais baixas.

Segundo minhas pesquisas: Uma célula mantida entre 25 e 30 graus Celsius deve reter cerca de 80% de sua capacidade após o primeiro ano, mesmo quando o ciclo é de carga vazia até carga total.

A capacidade da bateria será maior que isso após um ano se forem utilizados ciclos periódicos de carregamento menores.

Aumentar a temperatura para 40 ° C diminui para apenas 65% da capacidade após o primeiro ano, e a temperatura da bateria de 60 ° C atingirá esse marcador em apenas três meses.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais