Como decidir qual formação na área de Tecnologia?

Você pode se surpreender com a quantidade de cursos diferentes relacionados à tecnologia disponíveis nas faculdades de todo o país. Se você está interessado no mundo da tecnologia e planeja seguir uma carreira na área, é bom saber que tipo de curso é mais adequado aos seus interesses e objetivos de carreira.

Especialistas na área projetam que as funções de informática e tecnologia da informação continuarão a crescer ainda por um bom tempo.

Além de um ótimo mercado de trabalho, os empregos em tecnologia tendem a pagar bastante bem. Se você está disposto a acompanhar todas as mudanças no campo, a tecnologia pode ser um grande setor para o seu futuro.

Enquanto você pesquisa diplomas em tecnologia, você pode se deparar com um diploma em áreas relacionadas a tecnologia da informação (TI) e também relacionadas em ciência da computação. Eles podem parecer muito semelhantes, mas existem algumas diferenças.

Vamos tentar diferenciar e informar de fato sobre cada uma das grandes áreas para descobrir qual curso pode ser o melhor para você.

TI? O que é isso?

TI é a abreviação de Tecnologia da Informação e é algo bem mais amplo do que podemos imaginar. Pessoas que trabalham em TI geralmente resolvem problemas técnicos. Eles podem trabalhar em empresas e ajudar as pessoas pessoalmente ou de forma remota. Os profissionais da área entendem como os programas de computador e as redes funcionam e fazem um brainstorm constante de soluções para os problemas.

O que é Ciência da Computação?

Alguém que aprende a ciência da computação sabe como criar programas e aplicativos de computador. Os graduandos estudam a teoria e os processos de funcionamento dos computadores. Eles podem codificar e testar aplicativos.

Semelhanças em Grau

Depois de obter seu diploma em TI ou Ciência da Computação, você precisará de alguma experiência prática para encontrar um emprego na área. Isso pode ser mais fácil do que você pensa, porque a maioria das universidades oferece programas de graduação práticos nessas áreas de tecnologia. Enquanto você está obtendo seu diploma, você estará escrevendo programas e resolvendo problemas que aplicam a teoria da ciência da computação. Depois de terminar os cursos básicos, muitos alunos encontram trabalho ou estágio onde a prática em sala de aula é aplicada a problemas do mundo real.

Não se assuste nem desanime no começo, pois com seu diploma em tecnologia, você será capaz de encontrar uma posição de nível básico pois muitos cargos de TI e ciência da computação preferem candidatos com pelo menos três a cinco anos de experiência, se não mais.

A maioria das listas de empregos de TI e ciência da computação também exige que os candidatos tenham pelo menos um diploma de bacharel.

Você pode encontrar trabalho como engenheiro ou arquiteto de sistemas de computador. Os analistas de computador também podem fazer o trabalho com qualquer tipo de diploma.

Caso queira saber mais sobre qual área seguir no campo da tecnologia clique aqui e conheça as diversas possibilidades

Seja qual área escolha, ambas podem te trazer diversos benefícios, claro que você precisa se empenhar e dar o seu melhor. Aprender novas linguagens ou adquirir as certificações corretas te ajudarão a conseguir melhores posições de trabalho e talvez a satisfação desejada.

Não desanime e dê o seu melhor, sempre!

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais