Como saber se meu smartphone está infectado com malware?

O malware móvel está sendo desenvolvido, refinado e distribuído em uma taxa extraordinária. Infelizmente, pode ser difícil determinar se você foi infectado e, se foi, o que deve ser feito para remediar o problema.

Se você suspeitar que baixou algum malware, deve confiar em seus instintos e agir, mas há certos sinais de que você pode procurar, indicando uma infecção por malware em seu smartphone.

O que é malware?

Organizações criminosas com experiência e recursos significativos estão encontrando alvos lucrativos em pequenas e grandes empresas, utilizando de vulnerabilidades, identidades falsas e códigos maliciosos que tiram proveito de relacionamentos confiáveis ​​e simples erro humano.

Programas, aplicativos, interfaces de programação e sites podem carregar pedaços de código maliciosos que podem não apenas “infectar” um dispositivo hospedeiro, mas também podem fazer coisas menos perceptíveis, como capturar entradas de dados, vasculhar informações de listas de contato, compartilhar localização e minar criptomoedas. Em resumo, tudo o que pode eventualmente resultar em credenciais roubadas ou até mesmo um ataque de ransomware.

Conscientização e suspeita de segurança

O maior motivo para o aumento das violações e explorações de segurança é que a maioria de nós temos uma natureza confiante, embora saibamos que alguns aplicativos gratuitos podem ser suspeitos.

Existem duas coisas simples que todos podemos fazer para evitar uma infecção por malware: Manter um nível mais alto de ceticismo e suspeita em torno de nossa tecnologia e implementar software ou serviços para monitorar uma violação.

Sinais de infecção

Alguns tipos de infecção, chamados de “exploits” pela comunidade de segurança, têm um efeito perceptível no desempenho, confiabilidade ou função de um computador ou dispositivo móvel, outros não. Os hackers mais talentosos tentarão fazer seus exploits agirem silenciosamente e sem alertar os usuários desavisados.

Alguns deles podem ser representados por:

  • Redução de velocidade
  • Redução da vida útil da bateria
  • Temperatura do dispositivo

Estatisticamente, há uma grande probabilidade de você encontrar uma infecção muitas vezes durante sua vida. Muitos deles não terão um efeito imediato ou drástico, mas isso não significa que você não deve fazer tudo o que puder para evitá-los.

Como faço para remover malware?

A variedade de tipos de malware torna difícil identificar um único conjunto de etapas ou processos para remover todos os tipos de exploits. Algumas organizações com funcionários que viajam regularmente para países de alto risco, pedem que os funcionários deixem todos os seus dispositivos de computação em casa ou os destruam quando retornarem.

Existem algumas coisas que você pode tentar:

  • Exclua o cache do navegador
  • Desinstale qualquer aplicativo não utilizado
  • Instale um antivírus moderno que pode colocar em quarentena arquivos e aplicativos infectados
  • Redefina seu dispositivo para as configurações de fábrica
  • Certifique-se de que o sistema operacional e as atualizações de segurança mais recentes estão instaladas

Quando se trata de proteções de segurança, alguns fabricantes de dispositivos móveis definem padrões mais elevados do que outros. Os dispositivos Samsung com “Samsung Knox” têm um núcleo protegido por hardware que pode ajudar a evitar exploits.

Hoje, o malware pode se desenvolver tão rapidamente quanto o software antivírus tradicional se atualiza, com sofisticação e ampla variedade portanto se você pretende evitar a infecção em seu dispositivo, uma solução antivírus moderna e atualizada é altamente recomendada.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais