O seu Smartphone com Android está lento?

Os telefones com Android são práticos e rápidos no início, mas com o passar dos dias, você percebe que o dispositivo começa a ficar lento. Os processos demoram mais do que o normal e não parece mais o telefone que costumava ser.

Não se preocupe, vou listar alguns truques para ajudá-lo a rejuvenescer seu smartphone e deixá-lo parecido ao máximo com o período de compra.

android
Android (Foto: Pixabay)

Mantenha sua tela inicial organizada

Ter uma tonelada de ícones na tela inicial pode, por sua vez, colocar mais “estresse” em seu smartphone para carregar elementos na tela. Isso inclui os widgets indesejados e atalhos de aplicativos que se acumulam quando você os instala.

Tente usar apenas uma tela inicial e mantenha os atalhos no mínimo para que seu smartphone funcione sem problemas.

Mantenha seu Android atualizado

Às vezes, o sistema operacional Android em seu smartphone pode estar cheio de bugs também.

Portanto, certifique-se de usar a versão mais recente para obter a melhor experiência possível. Vá em Configurações => Sobre o telefone => Atualizações do sistema para verificar a versão mais recente do Android para o seu dispositivo.

Desinstale aplicativos não usados

Aplicativos que você raramente ou nunca utiliza podem ocupar não apenas o espaço do seu telefone, mas tendem a continuar em execução em segundo plano, o que também os faz sugar a energia de processamento e a bateria. Dedique algum tempo e limpe o lixo.

Use aplicativos de limpeza para limpar o cache e a memória RAM

Você também pode usar aplicativos de limpeza como Clean Master, CCleaner, DU Cleaner e outros que limpam o cache e também a memória RAM.

Alguns aplicativos também informam quais aplicativos estão consumindo recursos de sua memória RAM e tornam o telefone lento, esses aplicativos podem te ajudar em um processo que você possa escolher a ação que deseja realizar.

Desligar ou desativar a sincronização automática

O Google e outros aplicativos tentam se manter atualizados com e-mails e outras informações usando a sincronização automática. Isso também é usado por alguns outros aplicativos de terceiros que podem ter um grande impacto no desempenho e na vida útil da bateria.

Simplesmente desative-os acessando Configurações => Contas => Toque nos três pontos no canto superior direito => Desligue a sincronização automática.

Experimente um “launcher” diferente

Às vezes, o “launcher” que você  tem configurado no sistema operacional do seu smartphone pode fazer você sentir que o seu telefone está funcionando em um ritmo mais lento.

Então, em vez disso, tente usar um “launcher” de terceiros, eles se encontram disponível na Play Store como “Nova Launcher”, “Google Now Launcher” ou “Apex Launcher” e veja a mudança no desempenho geral, enquanto atualiza sua interface de usuário.

Redefina o seu smartphone

Este é o último prego no caixão. Se depois de fazer todos os truques o seu smartphone ainda apresentar um desempenho ruim, você pode optar por fazer uma redefinição de fábrica.

Isso apagará todos os dados do seu smartphone, incluindo aplicativos, contatos, imagens, basicamente tudo, e fará com que chegue ao ponto em que você tirou o dispositivo da caixa pela primeira vez.

Antes de decidir redefinir seu smartphone, certifique-se de ter feito backup de tudo, pois não será possível recuperar nenhum dos dados.

Se isso também não melhorar o desempenho do seu dispositivo, então o problema está no smartphone e provavelmente é hora de você começar a procurar novas opções no mercado.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais