Crônica de uma derrota iminente

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Antes de tudo, o blog lembra que tem uma posição clara sobre pesquisas eleitorais: deveriam ser apenas para consumo interno dos candidatos e nada mais. Porém, como todos os meios de comunicação – mas todos mesmo – resolveram este ano analisar as pesquisas e suas projeções, o blog sentiu-se no direito de não deixar o leitor sem a análise do blog, através dos dados divulgados.

Todas as pesquisas feitas e publicadas sobre a sucessão municipal de Aracaju neste ano de 2016 têm se revelado como uma verdadeira crônica

 anunciada de uma derrota iminente do candidato Edvaldo Nogueira, do PC do B, apoiado pelo PT e patrocinado pelo Governo de Jackson Barreto.

A de ontem, 12, feita pelo Dataform e publicada pelo Cinform, é uma certificação expressa e exata dessa crônica. Apesar de liderar a pesquisa, Edvaldo é confirmado pelo Dataform como empacado, um elefantão atolado numa poça de impossibilidade de crescimento: não vai muito além dos 30 pontos percentuais e flana numa rejeição de quase 11%.

Os índices do Dataform de hoje mostram um fato meio óbvio: a ida de Nogueira ao segundo turno com Valadares Filho, do PSB. Mas uma ida insegura, porque respaldada num “crescimento”, parodiando Josias Passos, “quase parado”.

Percentuais – Comparando as duas pesquisas do Dataform – a de ontem, realizada entre 8 e 9 de setembro, e que foi feita entre os dias 28 e 29 de agosto -, o candidato do PC do B/PT avançou apenas 4,42 pontos percentuais, ou meros 16,55% de crescimento real. Foi de 26,70% para 31,12%.

Enquanto isso, o candidato do PSB, Valadares Filho, cresceu 8,33 pontos percentuais. Foi de 15,14% para 23,47%, numa mobilidade real de 55%, bem distante e acima do crescimento dos 16,55% do comunista Nogueira. Está claro que um avança rápido, o outro de maneira lenta.

Rejeição – Para tornar mais agonizante a crônica anunciada desta iminente derrota da candidatura de Edvaldo Nogueira/Jackson, é preciso lançar os olhos sobre a rejeição que o eleitor de Aracaju tem por e outro candidato.

Enquanto 10,54% dizem que “não votarão de jeito nenhum” no comunista, apenas 4,08% dizem a mesma coisa em relação a Valadares Filho, que é o único nome novo nesta campanha. Ou seja, o comunista “vai mal”, também, no capítulo rejeição: tem quase três vezes mais recusa do que Valadares Filho. Isso é fatal numa eleição. Muito mais ainda para um candidato que manifesta fastio em crescer na preferência do povo.

A sucessão este ano reúne sete candidatos. Mas mesmo que não houvesse a democrática participação das chamadas quatro menores candidaturas – Vera Lúcia, Dr. Emerson, Sônia Meire e João Tarantela, figuras que dão um tom positivo a mais ao pleito -, estaria garantida a realização de um segundo turno, possibilidade que Edvaldo Nogueira teme mais do que o diabo à cruz.

Valadares Filho e João Alves, juntos, somam 30,61% das intenções de voto. Ficam 0,51% abaixo dos 31,12% das intenções de votos em Edvaldo Nogueira.  Se somar-se a isso os 7,21% de Vera, Emerson, Sônia e Tarantela fica bem acima da margem de erro de 4,1% do Dataform. Como Edvaldo cresce fracamente – miudinho, miudinho -, faltar-lhe-á fôlego na reta final.

É democrático dizer que a pesquisa Dataform de hoje é um espelho fiel de todas as demais pesquisas feitas e divulgadas até agora – Ibope, Dataplan, etc.

Ou seja, todas elas anunciam para a tendência de uma mesma crônica: a de uma derrota iminente de Edvaldo Nogueira, aquele que se anuncia irreal na propaganda eleitoral para o povo de um lugar que capta muito bem a irrealidade dele e lhe devolve em índices lentos. Mas reais.

Relembrando: espaço opinativo e com posições claras
Só relembrando: há 10 anos este espaço é atualizado diariamente e além das noticiais faz análise opinativa numa linha clara. Nunca fico em cima do muro desde o seu nascimento em 2006 e continuará assim, talvez por essa razão conquistou meia dúzia de leitores.

Critica ao adversário é normal
Veja como é caro leitor. Na semana passada por conta das criticas de Valadares Filho  e João Alves, a Edvaldo Nogueira alguns espernearam. Algo normal, já que Edvaldo está na frente. Ontem, 12, com o resultado da pesquisa, Edvaldo fez critica a Valadares Filho no programa. Algo normal, já que sente-se ameaçado.

Cunha cassado. Veja como votou a bancada de Sergipe:
Dois oito votos de Sergipe cinco foram pela cassação: Bosco Costa (está no lugar de Valadares Filho, licenciado sem remuneração); Fábio Mitidieri, João Daniel, Jony Marcos e Laércio Oliveira. André Moura, abstenção. Adelson Barreto e Fábio Reis, ausentes. 

Regimento interno da Alese diz que Garibalde assumiu presidência em caráter definitivo
E ontem, 12, alguns deputados e a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa  analisaram que a Resolução 33/2005, no seu artigo 17 que trata da Mesa Diretora diz o seguinte: Se antes de 12 (doze)  meses do termíno do respectivo mandato verificar-se qualquer vaga na Mesa, será ela preenchida mediante eleição. Porém, como é o caso de Luciano, no parágrafo único, ocorrendo a vaga, nos últimos 12 meses  do término do mandato na Mesa (acaba em janeiro/2017) assumirá o cargo em caráter definitivo o respectivo substituto.

Itabaiana
Ainda no Cinform de ontem, 12, a pesquisa em Itabaiana confirma o que o blog analisou: o retorno do mandato de Luciano Bispo não muda a eleição. Lá, Valmir caminha para à reeleição, por conta da administração com maior aceitação em Sergipe. As apostas mudaram: não é para saber quem vencerá, mas qual será a diferença de Valmir para Roberto Bispo.

Pedido para retirar a candidatura em prol de flagrado roubando
Um candidato à reeleição em um município importante tomou um susto quando uma autoridade que ele convive há cerca de 30 anos lhe fez um pedido: que renunciasse a candidatura em prol de outro candidato que já foi flagrado em gravação roubando.

Fim do mundo ou Fim da Política
E em um município da grande Aracaju, pequeno, mas com muitos recursos, um candidato está sendo prejudicado por ele mesmo. Acostumado a gastar rios de dinheiro não consegue fazer uma campanha dentro da realidade, ou seja, franciscana. E o eleitorado não acredita que ele esteja quebrado…

5.0% faturas de shows
E será verdade que em outro município da Grande Aracaju as faturas de shows são pagas mediante o 5.0%?

Podagem
E também num município da Grande Aracaju quando chegar 30 de setembro pode estourar um escândalo envolvendo serviços de podagem.

Até quando o MPF e o MPE fecharão os olhos? Autoridade mandando nos três poderes
E entre as lideranças políticas e administrativas dos três poderes cresce o descontentamento com outra autoridade togada – que não faz parte dos três poderes – mas que insiste em interferir nas decisões dos outros, principalmente no que diz respeito a agência de publicidade, construção e lixo.  Toda influência é incompatível com o cargo que ocupa. Até quando o MPF e o MPE fecharão os olhos?

Socorro: José Franco tem candidatura indeferida. Cabe recurso
E ontem, 12, o juiz eleitoral Paulo César Cavalcante Macêdo indeferiu os requerimentos de candidatura de José Franco, candidato a prefeito de Socorro pelo PSDB e do vice, Kleverton José Siqueira Santos, do PDT. Os pedidos de ação de impugnação foram da coligação adversária e do Ministério Público Eleitoral. Como a decisão foi em primeira instância, através da advogada Andreá Vilanova o candidato informou que vai recorrer e toda agenda de campanha está mantida.

Carta governadores do Nordeste
Ontem, 12, o governador Jackson Barreto está reunido na residência de representação do governo do Ceará, em Brasília, com os demais governadores do Nordeste. Na pauta, as dificuldades financeiras dos estados e ações articuladas para buscar apoio junto ao Governo Federal para resolver a situação de penúria em que os estados estão envolvidos.

Carta governadores do Nordeste II
Desta reunião saiu deliberações para ser encaminhadas para o presidente Michel Temer. Uma carta conjunta foi assinada solicitando uma reunião de emergência ao presidente da República Michel Temer para esta terça-feira, dia 13.

Palestra : Laura e Wellington Mangueira: dois sobreviventes da tortura militar no Brasil
Na próxima quinta-feira, 15, acontecerá a palestra “Laura e Wellington Mangueira: dois sobreviventes da tortura militar no Brasil”. O evento será na sala 113 da didática V da UFS das 16h30 às 18h50.O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Estado e a Democracia, coordenado pelo professor José Afonso do Nascimento e pelos seguintes organizadores estudantis: Luan Matheus Hora Santos, Italo José Nascimento Santana, Mylena Rodrigues Vieira Santos,Leonardo de Paiva Portugal, Débora Regina Nascimento Oliveira, Raquel Diniz Alves Fonseca, Luiza Oliveira Moraes Coelho e Nayumi Yogo Ferreira

Trajetória
Laura e Wellington Mangueira formam um casal que tem uma longa trajetória na história política sergipana e brasileira. Tiveram uma importante militância estudantil secundária e universitária em favor das reformas de base e depois na luta contra o regime militar. Foram presos e barbaramente torturados, física e psicologicamente, em vários estados brasileiros e estiveram exilados na extinta União Soviética, além de terem feito parte da luta pela anistia política no Brasil e têm estado presente na política progressista de Sergipe até hoje.

Obras da Usina Termoelétrica de Sergipe
O lançamento da pedra fundamental para construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, ocorrerá no próximo dia 28 de setembro. Segundo o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Rosman Pereira dos Santos, o investimento na primeira etapa é de U$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões).

Incentivos
Revela que a usina, que se instalará no estado através de incentivos do PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial), vai gerar energia a partir de gás natural. "Ela terá uma capacidade de produção de energia de 1,5 gigawatts (GW), o correspondente a metade da energia gerada pela hidroelétrica de Xingó só nesta primeira fase, e vai criar cerca de 1.700 empregos", comemora.

Previsão
Enfatiza que a previsão é que as obras durem 36 meses e que em 2019 a Usina Porto de Sergipe seja entregue para iniciar o funcionamento em 2020, como previsto no projeto original. Ressalta Rosman que a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe já começou a despertar o interesse de outras indústrias se instalarem no estado. "Já temos na Codise pedidos formais de instalação de indústrias na área do complexo de geração de energia solar", festeja.

Reformas já preocupam dirigentes sindicais
O presidente da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe, Ronildo Almeida, declarou hoje que são muito preocupantes essas novas investidas políticas do Governo Michel Temer (PMDB) e seus aliados, contra o povo brasileiro, começando pela reforma da Previdência Social, aonde se pretende mexer dentre outras conquistas, no tempo de serviço para a aposentadoria da mulher  trabalhadora, que passaria de 60 para 65 anos de idade.

Sacrifícios
Entende o dirigente estadual da UGT, que o Governo federal está tentando enganar a sociedade brasileira, mantendo-se como justificativa um discurso falacioso, de que a Previdência é deficitária: “não se pode sacrificar os trabalhadores e trabalhadoras por conta dessas reformas que não atendem aos anseios da sociedade”.

Relações trabalhistas
– Além disso, os patrões e políticos ligados ao Governo Temer  estão tentando impor uma desregulamentação das relações trabalhistas, entre capital e trabalho, flexibilizando a legislação atual, tornando sem efeito, todo o texto legislado, colocando em prática o negociado, quando todos nós sabemos das dificuldades por que passam os trabalhadores – esclareceu Ronildo Almeida.

Banese realiza ação de negócios em Aracaju
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) deu início na última quinta-feira, 8, a uma ampla ação de negócios em Aracaju, envolvendo 12 repartições públicas estaduais e as agências do banco no Shopping Riomar e no Shopping Jardins. A campanha visa oferecer aos servidores públicos do Estado, bem como aos clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica do Banese diversos produtos de crédito e serviços da instituição.

Locais
A atividade teve início nos seguintes locais: agências do Banese nos shoppings Jardins e Riomar, quartel do Comando Geral da Polícia Militar, Assembleia Legislativa, Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso, Fórum Gumercindo Bessa, Tribunal de Contas (TCE) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Secretarias
Nesta semana, a ação será realizada também na Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria de Educação da Educação (Seed), Ministério Público e Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

Foco principal
A campanha do Banese, segundo os organizadores, tem como foco principal a divulgação e vendas do Banese Clube+, Negociação de Dívidas, Crédito Consignado, Seguro Capitalização, Adesão ao Cartão de Crédito Banese Card e Atualização cadastral dos clientes, entre outros produtos e serviços da instituição.

Canais digitais
Além disso, as equipes do Banese que participarão da campanha irão divulgar também as vantagens da utilização dos canais digitais de autoatendimento da instituição como o Aplicativo para celular e tablet e o Internet Banking Pessoa Física e Pessoa Jurídica. As equipes estão preparadas para prestar informações e orientar os clientes quanto à utilização desses canais e as suas funcionalidades.

PELO TWITTER

www.twitter.com/LeonardoBoff  O absurdo do ódio reinante no Brasil e definido por Shakespeare:"odiar é tomar o veneno esperando que o outro morra".Remédio? A tolerância.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Um dia deste vou criar uma máquina no tempo, para voltar no tempo e impedir que alguém crie uma máquina do tempo para o tempo parar de vez.

www.twitter.com/frednavarro  Lula e Caetano na posse de Carmen Lúcia na presidência do tribunal que regulamentou e supervisionou o impeachment. O Brasil é surrealista.

DO LEITOR

Baderna eleitoral
Do leitor Marcos Simplicio: “As autoridades de transito muitas vezes são rigorosas com o pobre cidadão que atrasa um IPVA, ou leva um filho a mais que o permitido no interior do veiculo. No entanto tenho observado que nas carreatas não há nenhuma fiscalização, são pessoas segurando o volante com uma mão e a latinha de cerveja com a outra, os carros cheios de pessoas penduradas nas janelas, os motociclistas sem capacete, som na maior altura. E ninguém toma nenhuma providencia. Fico a mim perguntar porque as leis serve para uns e outros não???????”

Protesto professores de Frei Paulo
E-mail recebido: “Professores da rede municipal de ensino de Frei Paulo na tarde de ontem no povoado Alagadiço, com a sua maneira de

 protesto ao gestor público municipal em vez da farda tradicional azul e branco, aos olhares dos que fazem a secretaria de educação e com exceção de professores capachos do prefeito os demais educadores desfilaram todos de preto.”

Greve professores Poço Verde
Do leitor Diego Reis: “Esta impossível a situação dos professores em Poço Verde, simplesmente o gestor municipal não paga, as escolas estão paradas, os professores ocupam a câmara dos vereadores, as ruas, a prefeitura e não acontece nada! Hoje estivemos na prefeitura e o prefeito quer dividir os salários  em pedaços. A situação está fora de controle, médicos estão em greve e ainda essa semana provavelmente as creches, rapaz a gente tem q comprar o pão de cada dia.Abaixo os professores na prefeitura, a gente é professor né cachorro não.”

ARTIGO

ANÁLISE DO IDEB – CEDRO DE SÃO JOÃO/SE (2013 e 2015) por Ailton Francisco da Rocha*

                                                   Quando o conhecimento é permanente, você fica estabelecido na verdade inabalável, no princípio…

Comparando as notas do IDEB 2013/2015 da 4ª SÉRIE / 5° ANO de Cedro de São João com relação ao Estado de Sergipe percebe-se que houve uma significativa melhora. Saímos do 23° lugar (3,9) em 2013 para o 1° lugar (4,9) em 2015, com destaque para Escola de 1° Grau Padre Manuel Guimarães (EPMG) – 2013 (3,9) e em 2015 (5,5). Entretanto para 8ª SÉRIE / 9° ANO, houve um recuo, em 2013 (3,4) e em 2015 (3,3) mesmo assim nos mantivemos no 5° lugar no ranking do Estado de Sergipe, em face do fraco desempenho. Observamos que houve uma pequena melhora no desempenho da Escola de 1° Grau Padre Manuel Guimarães (EPMG) – 2013 (3,5) e em 2015 (4,0) e uma regressão nas notas do Colégio Estadual Manoel Dantas (CEMD) – 2013 (2,9) e em 2015 (2,4) que são muito baixas.

Em se tratando de Educação deveremos usar sempre como referência os melhores. Utilizando como exemplo a classificação do campeonato brasileiro de futebol, é preferível ser o 16° na série A do que ser o 1° na Série B.

Sugiro que a sociedade cedrense (escolas + famílias + igrejas + empresários + ministério público + partidos políticos + conselhos + sindicatos + outros) a partir destes indicadores abra um fórum de debates trazendo especialistas. Continuo achando válido se conhecer a experiência cearense, pois 77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, é o que mostra o IDEB.

QUANDO COMPARADO COM OS DESTAQUES NACIONAIS
IDEB 2015 de algumas das escolas com boas trajetórias de evolução no índice

Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Municipal
Emilio Sendim – Sobral/CE – 9,8
Francisco Severo de Araujo (EEF)- Massapê/CE – 9,6
Francisco Rufino (EEF) – Novo Oriente/CE – 9,5
Escola Municipal Adolpho Bartsch – Joinville/SC – 8,9
Álvaro de Almeida Professor (EMEF) – Valparaíso/SP – 8,6
Escola de 1° Grau Padre Manuel Guimarães (EPMG) – Cedro de São João/SE – 5,5
Escola de 1° Grau Antônio Carlos Valadares (EACV) – Cedro de São João/SE – xx (sem média menos de 20 alunos)
Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Estadual
Engenheiro Marcio Aguiar da Cunha (EE) – Ipatinga/MG – 8,4
Doutor Arthur Bernardes (EE) – Sete Lagoas/MG – 8,3
Teodomiro Caldeira Leão (EE)- Aricanduva/MG – 8,3
Professora Carlota de Negreiros Rocha – Marília/SP – 8,3
Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho – Beruri/AM – 8,2
Colégio Estadual Manoel Dantas (CEMD) – Cedro de São João/SE – 4,1
Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Municipal
Coração de Jesus (EMEIF) – Coreaú/CE – 7,4
Antônio de Paula Pessoa Figueiredo (EEF) – Massapê/CE – 7,3
Escola Municipal Pastor Hans Muller – Joinville/SC – 7,2
Santa Cruz (EMEF) – Farroupilha/RS – 7,2
Professora Maria Glaucineide Firmiano da Silva (EEIF) – Pentecoste/CE – 7,0
Francisco Alvares Florence (EMEF) – Novo Horizonte/SP – 7,0
Escola de 1° Grau Padre Manuel Guimarães (EPMG) – Cedro de São João/SE – 4,0
Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Estadual
Escola de Aplicação do Recife (Fcap-UPE) – Recife/PE – 8,5
Colégio Tiradentes Polícia Militar de Minas Gerais – Patos De Minas/MG – 7,2
Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Dr. Cezar Toledo – Anápolis/GO – 7,2
Escola de Aplicação Professor Chaves Nazaré da Mata/PE – 6,9
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns/PE – 6,9
Colégio Estadual Manoel Dantas (CEMD) – Cedro de São João/SE – 2,4

O tema educação é muito sério e concordo que não deverá ser partidarizado, pois dela depende toda sociedade.
Posteriormente, a título de contribuição, apresentarei uma análise comparativa sobre a evolução na escrita e em matemática, duas áreas da educação bastante sensíveis e estratégicas para o enfrentamento da competitividade do mercado de trabalho.

*Advogado, Engenheiro Agrônomo e Escritor

NOTA PÚBLICA

Sindicato dos Radialistas solidariza-se a Chiquinho Ferreira por censura sofrida em George Magalhães

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe vem a público questionar o programa rádio jornalístico da Rádio 103 FM, ‘A Hora da Verdade’, apresentado pelo radialista George Magalhães, por não conceder direito de resposta ao coordenador de Comunicação do senador Eduardo Amorim, o radialista Chiquinho Ferreira, no último dia 1º de setembro.
O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, solidariza-se com Chiquinho Ferreira, que está tendo o exercício de sua profissão de assessor de comunicação cerceado e censurado. Chiquinho não teve o direito de resposta concedido pelo programa, sendo que, na ausência do assessorado, o assessor é o representante legal para ser o porta-voz da pessoa ou empresa. Censurar um assessor de comunicação de se manifestar em nome do assessorado é agir com parcialidade, com tendenciosidade e praticar a profissão de forma antiética. É inaceitável ouvirmos todos os dias um programa radiojornalístico ser conduzido de forma tendenciosa, parcial e sem dar espaço aos colegas radialistas. É dever de todo o profissional do rádio agir de forma imparcial e desenvolver a prática de ouvir todos os lados dos fatos, em especial, os próprios radialistas.
O Sindicato dos Radialistas de Sergipe lamenta que, desde o dia 3 de agosto de 2015, o apresentador George Magalhães não concede espaço para a própria categoria esclarecer sobre fatos relevantes aos radialistas e até mesmo sobre a manifestação que levou ao fechamento da rádio 103 FM. George Magalhães chegou ao absurdo de rotular o presidente Fernando Cabral de ‘tendencioso’ pela sua suposta posição ‘político-partidária’ e durante 20 minutos, de forma leviana e indecorosa, atacou a direção deste sindicato e o presidente Fernando Cabral, por ter fechado a 103 FM, embora este mesmo sindicado, sob a presidência deste mesmo Fernando Cabral, em momentos agudos na defesa dos radialistas, já tenha fechado a TV Sergipe, a Ilha FM, a TV Aperipê e Liberdade FM e realizado manifestações em frente a TV Atalaia. Este ato arbitrário está na Justiça através do processo número 201510501690, onde o Sindicato pede direito de resposta. Infelizmente, o processo se arrasta há mais de um ano sem decisão.
Diante de todos estes fatos, o Sindicato dos Radialistas repudia as atitudes do referido radialista no desempenho de suas atividades ao ir de encontro à atuação de um colega de profissão e do sindicato que o representa. No mais, acreditamos que a Justiça irá agir no tempo certo e que os homens de bem devem indignar-se com atos de injustiça e desrespeito.
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode – se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” – Abraham Lincoln.

STERTS É LUTA!
O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS!
Antonio Fernando Cabral Ferreira
Presidente do STERTS

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Quem teme o sofrimento sofre já aquilo que teme.” Michel de Montaigne, filósofo francês, morreu em 13 de Setembro de 1592 (n. 1533).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais