Cuidados especiais para realizar o casamento perfeito

Foto: Mônica Santas

Qual o braço que o pai da noiva deve oferece a ela?

Tanto faz, mas acredito que o pai deve oferecer o braço direito dele, quando for caminhar para o altar, conduzindo a sua filha, porque é mais conveniente quando for se despedir dela, para não esbarrar no vestido, principalmente se tiver cauda, evitando assim pisar nele quando for para o local destinado aos pais da noiva, que é do lado esquerdo da nave (observando da entrada da igreja).

Entregas de presentes após o casamento

Não leve para a igreja. 0s presentes enviados após o casamento devem ser entregues no endereço do casal. Observe se eles estarão em casa ou viajando para a lua-de-mel. O mesmo vale para presentes de grande porte, como fogão ou geladeira.

Disposição de Lugares para pais divorciados

Não existem regras para isso, o bom senso é a solução além de discutir o assunto com eles. Uma maneira seria os pais biológicos sentarem-se juntos no banco da frente com seus esposos atuais, se tiverem casado outra vez. Se houver recusa dos pais, o pai senta-se no segundo banco. O importante é que ninguém se sinta desvalorizado.

Cuidados com lugares na Igreja

Já vi muitas confusões no altar por falta de acomodações, principalmente para os pais, pois quando eles desejam sentar, o banco já está tomado pelos padrinhos. O melhor é reservar cadeiras para pais, pufes para os pajens e daminhas, e banco para padrinhos. Reserve ainda dois bancos para avós, irmãos e convidados especiais. Lembre de marcar com cartões e avisar aos convidados escolhidos.

Lista de Casamento

Providencie antes da entrega dos convites, pois os convidados irão perguntar sobre as lojas disponibilizadas para os presentes. O site do casal também deverá estar pronto com informações da loja virtual.

Confirmação dos prestadores de serviços

Cabe a cerimonialista, com trinta dias de antecedência, confirmar com cada profissional contratado, os serviços que serão executados. Na semana antecedente da cerimônia e no dia do casamento também.

Cuidados especiais

Perigo quando houver velas no corredor da igreja, pois o vestido poderá pegar fogo. Perigo também quando ficar muito próximo das lâmpadas no chão para não queimar o vestido.

Imprevistos e Primeiros-Socorros

Se o seu casamento for à noite, providencie duas lanternas e no mínimo dois castiçais cheios de velas para emergência, caso haja falta de energia. Com relação à sonorização, fique tranquila, porque o padre falará mais alto e os instrumentos de som como violino e saxofone darão conta do recado. Se for de dia, o que vai ficar mais sacrificado, é a climatização, ofereça pequenos leques para os convidados e água mineral em copos na entrada da igreja. Para alguns acontecimentos indesejados como dor de cabeça, desmaios, roupa rasgada, corte ou tropeço, providencie uma caixinha com comprimidos, gel de contusão, curativo, band-aid, agulha e linha.

Véu

Se a noiva cobrir o rosto com o véu, este deverá ser erguido parcialmente pelo pai na hora da despedida dele para beijá-la, e mais tarde, o futuro marido irá erguê-lo totalmente, no momento do beijo, no final da cerimônia.

Fotografia e Filmagem

Observo muitos profissionais de cinegrafia sendo o centro das atrações e empatando das pessoas assistirem os momentos mais marcantes da cerimônia. Geralmente assistimos a entrada da noiva olhando as costas desses profissionais, pois muitos deles ficam o tempo todo no corredor. Cabe aos noivos avisarem sobre a importância da discrição e parcimônia de fotos e filmagens. Muitos também exageram na foto com padrinhos e familiares, chegando atrasar, mais de meia hora a saída dos noivos para os cumprimentos.

Como formar a fila de cumprimentos?

Se os casados optarem pelos cumprimentos na saída da igreja, os pais dela como precedência ficam em primeiro lugar, depois os recém-casados e depois os pais dele. Se houver festa, os recém-casados circularão pelo salão de festas para serem cumprimentados pelos convidados

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais