Da opinião, da inveja e da intimidação

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Da Opinião – Este espaço está prestes à completar 11 anos. Foram muitos acertos, erros, mas, com a certeza do dever cumprido, não só de

 informar, mas de analisar alguns fatos, principalmente na área política.

Em todos esses anos, este espaço jamais escondeu que tem uma posição ideológica clara, tampouco tentou passar a chamada  “imparcialidade” que não existe quando o jornalismo é opinativo.

Da inveja – O colunista do “Estadão” Leandro Karnal escreveu no fim de semana mais um excelente artigo sobre a inveja fazendo a analogia com os insetos noturnos que são atraídos pela luz artificial. Com o título “A Luz Alheia”, Karnal lembra que os humanos tem um acentuado fototropismo, buscando a luz das pessoas. Um parágrafo do artigo:

O mundo parece brilhante ao seu redor? Os colegas, amigos e familiares levam vida que você considera superior à sua? Você passa horas percorrendo estradas virtuais na Internet para verificar coisas e acompanhar vidas alheias e isso consume sua energia e sua alegria? Provavelmente você está imitando o fototropismo das mariposas e perdendo o senso de direção. Inveja deriva de invidere, ver com maus olhos, de maneira hostil, ou olhar muito de perto. Inveja é cegueira. Pior, o olho do invejoso magnifica a luz real ou existente de terceiros e cega sobre as luzes possíveis de si. Em vez de ser feliz na relva, ficamos contemplando, pesarosos, sóis e luas.”

Aos invejosos de plantão, procurem construir um espaço, seja ele qual for, mas com determinação, trabalho e muita disciplina. Os sacrifícios são imensos para construir um nome e um espaço opinativo, principalmente em Sergipe Del Rey, onde poucos podem tudo e muitos não podem nada.

Da intimidação – Nos últimos dias o blog foi alvo de postagens criticas vindas, não do leitor comum, mas comissionados dos governos estadual e municipal acostumados a puxa o saco do secretário ou gestor de plantão. Quando não se tem argumento para defender três meses desastrosos de uma administração em Aracaju ou então de um aparelhamento partidário eleitoral da saúde estadual como está sendo montado, a tentativa e uma só: desmoralizar quem critica. Esquecem que o titular deste espaço já teve brigas maiores e nunca baixou a cabeça.

Então, fica claro: quem quiser ler, muito obrigado. Quem quiser seguir nas redes sociais, siga o blog. Porém, só não venha com intimidações e perseguições.

Turismo: através da ABIH/SE setor privado faz a sua parte. Governo e PMA pouco fizeram
Na última semana todos os integrantes da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe, ou simplesmente ABIH-SE, com o apoio de várias outras entidades e o Sebrae/SE, realizaram ações altamente positivas para o turismo em Sergipe. Parabéns a ABIH-SE. Detalhe:o governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju são um desastre hoje na divulgação. Só servem para pousarem de “papagaios de pirata”, e nada mais.

Em Aracaju, a pasta do turismo e indústria não tem secretário
E completando três meses à frente da Prefeitura de Aracaju, Edvaldo Nogueira não tem ainda o responsável pela área do turismo. Ou melhor não nomeou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo. Sabe quem é o interino da pasta? Sente, para não cair: Mendonça Prado. É só conferir no Diário Oficial. Essa é a preocupação de Edvaldo com o desenvolvimento econômico da Capital.

50 radialistas da Fundação Aperipê serão beneficiados com lei estadual
Hoje, 27, às 11, o governador Jackson Barreto, estará sancionando  a lei de reenquadramento dos trabalhadores radialistas da Fundação Aperipê de Sergipe, no auditório da fundação.  Segundo Fernando Cabral, presidente do sindicato, Fernando Cabral, a lei beneficiará mais de 50 radialistas.

Senador diz que processo licitatório Canal de Xingó será iniciado
No fim de semana, o senador Valadares, PSB, postou nas redes sociais que permaneceu em Brasília até a sexta-feira para trabalhar junto aos Ministérios da Integração e do Planejamento, e a Codevasf, visando a aprovação na SOF (Secretaria de Orçamento Federal) de proposta de movimentação de recursos orçamentários e financeiros para que a Codevasf possa dar início ao processo licitatório do projeto básico do Canal do Xingó no âmbito do PAC.

Foi incluída movimentação orçamentária para licitar o projeto básico
“Felizmente, graças ao apoio do Ministro Helder Barbalho, que se empenhou pessoalmente, e à ajuda do deputado federal Arthur Lira (AL), ainda na presidência da CMO, e ao Relator-Geral do Orçamento, senador Eduardo Braga, foi possível, neste período de limitação de recursos, incluir na SOF, como prioridade, movimentação orçamentária em favor da Codevasf para licitar o projeto básico, agora atualizado para R$ 16 milhões pela Diretoria de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da empresa”, escreveu o senador.

Emendas coletivas
Com isso, informou o senador, ainda este ano, com o início efetivo do projeto básico, as bancadas federais dos dois Estados beneficiados com a construção do Canal de Xingó, Sergipe e Bahia, deverão apresentar emendas coletivas para dar apoio à realização concreta da grande obra de infraestrutura.

Projeto pertence a todos
“É nosso dever registrar que esse projeto pertence a todos os que lutam por uma vida mais próspera para os sertanejos. A sua realização será uma vitória dos sergipanos, da luta de seu povo, de seus parlamentares e do seu governo”, concluiu o senador nas redes sociais.

Bom senso e Canal Xingó não tem “dono”
O que disse o senador Valadares é um bom senso que deve ser prioridade sempre em defesa dos sergipanos. Este projeto do Canal Xingó não tem “dono”. Cada um deve fazer a sua parte, tanto os 11 parlamentares como também o governo estadual. Não tem “dono”, mas também todos têm obrigação de ajudar no projeto. Isso sim será cobrado no futuro: ressaltar todos que fizeram suas partes e a falta de responsabilidade de quem preferiu se omitir.

Almeida quer afastar Zezinho Sobral de Jackson
E nos corredores do Palácio de Despachos é voz comum que um dos objetivos do secretário da saúde e sua assessoria diariamente irem a mídia dizer que pegou a pasta desorganizada e cheia de vícios e queimar o ex-secretário Zezinho Sobral, afastando-o de Jackson e assim tirá-lo da disputa eleitoral de 2018. Fogo amigo não é brincadeira. Obs: e os puxa sacos de plantão esquecem que quando Almeida critica o que encontrou na saúde está chamando o governador Jackson de incompetente.

Direcionamento político claro
Para saber o quanto "Almeidinha" vai consertar a saúde, basta dar um pulinho nas garagens da SES e da FHS para ver o descalabro com as ambulâncias do SAMU, onde muitas estão abandonadas ao relento, destruídas, mesmo que no seu interior tenham equipamentos caríssimos.

Aliados não entendem a submissão de Jackson a Almeida
Um amigo de longas datas de Jackson Barreto e correligionário do PMDB não entende porque Jackson não fala nada sobre o que Almeida Lima faz na saúde. “Teria vendido a alma em troca de suposto mandato de Senado?”, indagou.

Gafanhoto
Tem político em Sergipe que parece que foi picado por um "gafanhoto". Aliás, "gafanhoto" é uma palavra que nem a Polícia Federal que ouvir, em Sergipe!

Adema antes e depois de Almeida
Incrível como uma mudança pode mudar totalmente o dia a dia de uma estatal. É o caso da Adema que tem à frente hoje Francisco Dantas conhecido por todos por trabalhar discretamente e respeitando os servidores. Um técnico de longos anos, prestes a se aposentar, disse ao blog que o clima hoje após a saída de Almeida Lima é de total calmaria e respeito aos servidores. Sem gritos e sermões agressivos.  Sem falar na fiscalização… epâ… essa história o blog vai contar através do relato de um grande empresário sergipano…

Forma virulenta
Alguns vereadores de Aracaju têm estranhado a forma virulenta com que tem se comportado o colega Pastor Alves.  Parece que o pastor, que, por sua própria formação e estilo de vida, deveria semear a serenidade e a temperança no ambiente da Câmara, ele próprio anda para lá de nervoso com tudo e com todos.

Sessão de descarrego
Pelo andar da carruagem, falta pouco para ele ir às vias de fato com qualquer um que lhe atravesse o caminho. O pastor bem deve saber que a ira é pecado capital. Como ele é membro de uma congregação religiosa importante, talvez seja o caso de frequentar  a sessão do descarrego.

II Seminário “O Ministério Público na Defesa da Segurança Pública”, hoje,27
Marcando a abertura da programação científica para o ano de 2017 da Escola Superior, o Ministério Público de Sergipe promoverá o II Seminário “O Ministério Público na Defesa da Segurança Pública”. O evento será realizado no Edifício-Sede do MP, hoje, 27, a partir das 8h30.

Proposta de projeto de lei
Na oportunidade,  o Procurador-Geral de Justiça, na qualidade de representante do Fórum Estadual de Segurança Pública, procederá à entrega formal a sua Excelência, o Governador do Estado, do texto final do documento que poderá ser adotado como referência para elaboração, pelo Poder Executivo, de proposta de Projeto de Lei que instituirá uma Política Pública Estadual de Segurança.

Mote principal
Para este ano, a ESMP continua adotando como mote principal dos eventos os temas relacionados à Segurança Pública e redução da criminalidade. E, já na abertura da programação, será ministrada palestra pelo pesquisador em segurança pública, o professor Dr. Marco Antonio Jorge (UFS e FGV/SP), que fará uma exposição sobre seu premiado trabalho “Estudos de Economia do Crime para Sergipe”, que aborda aspectos da criminalidade específicos do Estado de Sergipe.

Exposição
Na oportunidade, também será feita uma exposição a cargo do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania (NAPSEC), da pesquisa “Homicídios no DHPP/SE (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa): uma Reflexão Necessária”, a ser feita por uma das autoras da pesquisa, Anúbia Melo Tavares.

Encontro
Vereadores de São Cristóvão estiveram reunidos nos dias 23 e 24, no auditório do Quality Hotel, em Aracaju, durante o Encontro Nacional de Gestão Pública, que discutiu essencialmente o desafio de administrar dentro dos limites prudenciais.O evento foi realizado no auditório do Quality Hotel Aracaju, com a participação de 300 participantes. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheiro Clóvis Barbosa fez a abertura do Encontro.

Momento difícil
O presidente da Câmara, vereador Vanderlan Correia, aprovou o evento. “Nosso município, enfrenta um momento difícil, e por esta razão a importância dos parlamentares se qualificarem em prol dos interesses da população”, disse o parlamentar.

Conferência Nacional da Juventude no ES
Na sexta-feira, 24, o deputado estadual Capitão Samuel participou de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, onde aconteceu a Conferencia Nacional da Juventude , realizado pela UNALE (União Nacional de Legialadores e Legislativos Estaduais). Na oportunidade, o parlamentar foi homenageado e nomeado presidente de segurança pública da UNALE.

Soluções
Durante o seminário, que visou debater políticas públicas para a juventude, contou com palestras direcionadas para buscar as soluções na segurança públicas, expondo as mudanças dos jovens, dos tempos e dos seus costumes. Pensando no futuro dos jovens, outro tema de palestra foi o 'empreendedorismo e trabalho'.

Preocupação
Durante a sessão, o secretário de governo do estado do Espírito do Santo, Dr. Pompeu, lembra que o Brasil para acompanhar o problema enfrentado pelo estado. "O país parou para nos observar e alguns brasileiros se deslocaram para o nosso estado, vieram para o olho do furacão, para nos ajudar e o Capitão Samuel foi um deles. Essa iniciativa é de uma liderança, boa liderança. Todos dizem que os políticos só pensam em voto, só que ele não é deputado daqui. Ele veio preocupado com vidas, ele veio preocupado com a segurança pública, veio preocupado com a polícia militar. Com todos os problemas que enfrentamos, pudemos acompanhar o que o ser humano tem de pior, mas pudemos ver o que ele tem de melhor, onde muitas pessoas se uniram e se organizaram para resolver de forma construtiva", afirma.

Generalização
E ontem, 26, vários jornalistas enviaram notas criticando o sindicalista Antônio Moraes (Polícia Civil de SE) porque postou no Facebook que foi informado ao conversar com uma pessoa no Shopping Rio Mar “que há profissionais de imprensa que cobram dos interessados para parar de falar sobre denuncias feitas contra eles. Cifras de 50 a 100 mil reais. Fiquei de queixo caído!”. Moraes errou ao generalizar e não dá nomes aos bois. O jornalista Cícero Mendes, indignado avaliou o comentário como desrespeitoso e irresponsável por generalizar todos os jornalistas. Moraes realmente errou e logo ele que tem espaços semanais em vários espaços de comunicação, inclusive aqui, que sempre publica as postagens dele. 

Frei Paulo: Salário de Efetivos e Comissionados
O prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes, além de pagar o salário dos funcionários efetivos e comissionados em dia, consegue o feito de pagar adiantado pelo segundo mês consecutivo. Os servidores efetivos tiveram o pagamento feito no dia 23 e os comissionados no dia 24.

Começa hoje, 27, o Festival Sergipano de Artes Cênicas
Ao longo de mais de um mês de programação, espetáculos de dança, teatro e circo estarão em cartaz no III Festival Sergipano de Artes Cênicas, 

que inicia hoje, 27 de março, Dia Mundial do Teatro. Promovido pelo Governo de Sergipe juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento conta com diversas apresentações divididas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos de Aracaju e do interior.

Incentivo a produção
Viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), o Festival de Artes Cênicas abriga também o VII Festival Sergipano de Teatro e a XI Semana de Dança. Além de apoiar o artista, evento tem como objetivo incentivar a produção cultural sergipana, a formação de plateia e garantir o direito de acesso à cultura, contemplando diversos gostos e faixas etárias. Este ano o Festival acontece entre os dias 27 de março e 30 de abril, totalmente gratuito.

Programação
O espetáculo convidado “Danação”, de Minas Gerais, abre a programação no Teatro Tobias Barreto trazendo a narração de algumas histórias que abordam questões sobre a vida, a morte, o amor e a memória. Nascido do encontro entre os artistas Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Marcelo Castro (Grupo Espanca) e Mariana Maioline, a peça aposta na construção e desconstrução de imagens, atmosferas e metáforas evocadas pelo texto escrito pelo dramaturgo belorizontino, Raysner de Paula. Na peça, o público se torna personagem essencial do jogo de cena, nas situações estabelecidas pelo narrador.

Aniversário do Teatro Atheneu
Já a terça-feira, 28, é dedicada ao aniversário de 63 anos do Teatro Atheneu, que será comemorado com a apresentação do monólogo pernambucano, “O Açougueiro”.  Dirigido por Samuel Santos, o espetáculo traz Alexandre Guimarães se revezando em sete personagens, sendo o principal Antônio, um sertanejo que tinha como ambição ser dono se um açougue. Ele conhece e se apaixona por Nicinha, com quem decide se casar, mas tem como obstáculo uma sociedade que não aceita o relacionamento.As duas apresentações de abertura do Festival estão marcadas para as 20 horas.

Palestras e oficinas
Além dos espetáculos o evento contará, mais uma vez, com diversas palestras e oficinas gratuitas, voltadas especialmente para profissionais e interessados nas artes cênicas. A primeira será com o renomado ator, diretor e teatrólogo brasileiro, Amir Haddad (RJ), que falará sobre “O teatro e a sua sobrevivência nos tempos atuais”, no dia 29 de março, às 18 horas, no Teatro Atheneu. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site http://www.cultura.se.gov.br e pela página do Facebook: Festival Sergipano de Artes Cênicas.]]

PELO TWITTER

www.twitter.com/eugenio_nas   Aqui pra nós, o Brasil é um país espetacular. São 517 anos de roubalheira e ele continua de pé, vivinho da Silva.

www.twitter.com/WilliamFonseca   A vida passa tão rápido… Arrependa-se apenas do que não fez… Tenha saudade só do que ainda não viveu…#paradoxo

www.twitter.com/Marquinhospsb  Terceirização p/ atividade fim, fere de morte o concurso público, joga no lixo o sacrifício dos pais e destrói o sonho de milhões de jovens.

www.twitter.com/firmo_robalo   Quando li que Sarraglio viria inaugurar uma cadeia aqui em Sergipe, eu pensei que seria para valer, na cela.

www.twitter.com/jsantana61   "Não vemos as coisas como elas são, vemos as coisas como nós somos". (do Talmud judaico).

DO LEITOR

Direitos dos ex-comissionados. O que o MPE e o TCE adotar?
E-mail de um comissionado da gestão anterior: “O prefeito de Aracaju pagou o salário de dezembro dos exonerados e ignorou as indenizações de todos embora pagou de quatro secretários. O tribunal de contas, agora quer editar uma resolução para dizer como paga''Não precisa''resolução''são verbas alimentar ''férias e um terço de férias'' o TCE e o MPE proibiram da gestão anterior pagar'' e agora querem, fazer uma resolução de lei ou orientação para pagar. Peço por favor que pergunte a esses órgão, que determinação vai adotar para essas pessoas receberem seus direitos?”

ARTIGO

O Fracasso de Edvaldo por NE NOTÍCIAS, da redação

O “comunista” (isso não existe mais) Edvaldo Nogueira (PCdoB), frustrando boa parte da população, mostra-se herdeiro da pior administração da História da Prefeitura de Aracaju, com algumas poucas diferenças.

Pagou 3 meses em 2, janeiro e fevereiro, e não 4 em 2 meses, como diz sua propaganda.

Afinal, quem leva servidores a pegar empréstimo, mesmo dizendo que vai pagá-lo, não está pagando tudo dentro de um mês.

Que falem as filas da vergonha a que servidores foram expostos.

Fez remendos na Avenida Euclides Figueiredo, nem se exige aqui que tivesse feito mais em tão pouco tempo.

Bateu a cara contra os fatos quando transformou o “Cidade Limpa” na capital brasileira do lixo.

Disse, e repetiu várias vezes: “agora, a cidade tem prefeito”.

Esqueceu de assumir.

Os buracos continuam “rodando no macio” em Aracaju.

Médicos mandam, com sua greve, no que a prefeitura chama de Saúde.

Empresas brigam pelo lixo, onde ninguém manda, principalmente a prefeitura.

Em menos de três meses, tem que conviver com o ESCÂNDALO DO LIXO. As tais “gestões passadas”, alegadas pela prefeitura para tentar dizer que não teve nada a ver com a Operação Babel, da polícia, foram, principalmente, as comandadas por Edvaldo.

A polícia investiga contratos do lixo dos últimos 10 anos, 6 estão na conta de Edvaldo Nogueira.

NE Notícias torce para que Edvaldo assuma a prefeitura e dê melhores rumos administrativos ao município.

Quando uma administração vai bem, quem primeiro e mais ganha é a população, até agora vítima de frustração de quase 3 meses que, no caso das investigações policiais sobre o lixo, tende a piorar.

NOTA PÚBLICA – OAB/SE  –  Projeto de terceirização

A Ordem dos Advogados  do Brasil, Seção de Sergipe, vem a público repudiar a aprovação sorrateira e repentina, na última quarta-feira, 22/03/2017, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4302/98, que autoriza a terceirização e até a quarteirização ampla, geral e irrestrita das relações de trabalho.

A terceirização representa a precarização do trabalho, face à fragilização dos trabalhadores ante o poder econômico.

Comprovada estatística constata que atuais empregados terceirizados na atividade-meio recebem remuneração 30% inferior àqueles contratados diretamente para a mesma função; 80% dos acidentes de trabalho vitimam empregados terceirizados e os vínculos empregatícios dos contratados diretamente têm duração dobrada em relação aos terceirizados.

Além de tudo isso, a terceirização fragiliza a representação sindical, fazendo com que os trabalhadores percam força perante os empregadores, tornando-se vitimas fáceis de abusos na relação capital-trabalho.

Acaso venha a ser sancionada, a terceirização indiscriminada representará grave atentado à proteção constitucional dos valores sociais do trabalho e da dignidade humana nas relações de trabalho, retirando a proteção constitucional dos direitos e garantias sociais da legislação trabalhista, o que representa retrocesso social inadmissível e inconstitucional, ante o princípio constitucional da proibição do retrocesso e dos compromissos internacionais do Estado brasileiro referentes à proteção da dignidade do trabalho.

Não há dúvida de que estamos na iminência de se estabelecer o maior retrocesso social da história do Brasil. Diante desta perspectiva nefasta, o Conselho Seccional da OAB/SE, após apreciar parecer jurídico de sua Comissão de Direitos Sociais do Trabalho, já decidiu, unanimemente, posicionar-se frontalmente contrário a todo e qualquer projeto de lei que preveja a terceirização da atividade-fim, por significar a desfiguração dos princípios protetivos do direito do trabalho e o desmonte das organizações coletivas dos trabalhadores e da Justiça do Trabalho.

Por tais motivos, a OAB/SE conclama o Presidente da República a vetar o Projeto de Lei 4302/98, como única medida apta a evitar a consumação desse gravíssimo retrocesso social e a garantir a continuidade da proteção legal dos trabalhadores, base essencial da atividade econômica nacional.

Henri Clay Andrade
Presidente da OAB/SE

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Eu sofro de mimfobia, eu tenho medo de mim mesmo e me enfrento todo dia.” Millôr Fernandes, desenhista, humorista e dramaturgo brasileiro, morreu em 27 de Março de 2012 (n. 1923).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários