Debate e o fracasso do produto

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É de tirar o chapéu a competência do marketing em produzir um programa eleitoral para levantar um produto mal acabado. O marketing – que na maioria das vezes ataca apenas os adversários – tenta esconder a todo custo um produto mal acabado.

A equipe do marketing faz a parte dela, porém, tem um limite: o debate eleitoral. Nele não se pode interferir e o candidato mostra toda deficiência escondida pelo horário eleitoral. Nem mesmo se pudesse usar um ponto eletrônico o candidato se salvaria.

No dia 29 de setembro, no debate da TV Sergipe, no primeiro turno, o produto foi desnudado em toda sua essência. Em apenas meio minuto todo

 o marketing foi jogado por terra. Ali, a pressão maior era porque o marketing produziu uma vitória no primeiro turno, que não ocorreria. E todo Sergipe sabe como a terra tremeu.

Ontem, 23, no debate da TV Atalaia, o produto, por conta da desvantagem nas pesquisas, partiu para o ataque.  E mostrou os maus resultados do esquema de marketing feito não para apresentar propostas, mas para denegrir a imagem do adversário e de quem estiver ao lado dele, mesmo que todos, até pouco tempo estavam também ao lado do acusador.

O debate pode ser resumido em uma frase de Valadares Filho: “o candidato chapa branca com práticas antigas é você”. Os chamados da “República de Alagoas” em Sergipe, pelo saudoso Bocão,  insistem em subestimar a inteligência dos eleitores. Edvaldo falou apenas em apoio de João e mais nada. Como se fosse a última cartada para reverter a atual intenção de voto.

Enquanto um mostra firmeza e confiança, o outro mostra irritação, instabilidade e falta de identidade pessoal. Definitivamente o produto não foi preparado para participar de um debate.

O produto continua sendo apresentado de forma errada. E ele (o produto) passa a imagem que não confia em si mesmo.

É o fracasso do produto mal acabado.

Relembrando
Ao contrário de alguns analistas que tentam ludibriar os eleitores com uma falsa imparcialidade, este espaço desde 2006 tem uma posição clara. Nunca ficou em cima do muro em nenhuma eleição. É um espaço informativo, mas, sobretudo, opinativo. E jamais deixará de se posicionar para agradar quem quer que seja. 

Intervenção na PMA já passou da hora
Correta decisão do procurador do MP Especial de Contas, Sério Monte Alegre que protocolou uma medida cautelar no órgão, pedindo que o pleno decrete intervenção em Aracaju. É correta a medida para garantir o pagamento dos servidores e que, pelo menos, as contas sejam bloqueadas neste momento onde a Prefeitura é terra arrasada.  Uma reunião extraordinária do pleno do TCE deve acontecer hoje ou amanhã.

Caos

"O caos na saúde, educação e finanças públicas fizeram com que o procurador Sérgio Monte Alegre pedisse a intervenção no município de Aracaju", escreveu ontem, 23, pelo twitter o presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa. O pedido já se encontra na mesa dele. 

R$ 5 milhões em 2014
E nos bastidores da política comenta-se que um parlamentar que gastou cerca de R$ 5 milhões em 2014 para “ganhar” o mandato, resolveu chamar lideranças dos bairros para ajudar o candidato dele. Para isso quer reeditar a medida de 2014. Desta vez está sendo monitorado. E bem monitorado pela PF.

Provocando adversário indo para o mesmo local
O leitor que pesquisar a agenda de campanha dos dois candidatos em Aracaju comprovará que para ontem,23, pela manhã, apenas o candidato Valadares Filho informou panfletagem ao lado do restaurante Miguel, no posto de combustível. Mas um grupo do outro candidato liderado por um candidato derrotado a vereador foi para o local provocar o outro grupo. A polícia foi chamada para conter os ânimos e os agitadores tentaram se passar de vitimas. O desespero era tão grande que os eleitores que passavam com carros com adesivos do outro candidato eram xingados. E ainda falam de democracia.

Emendas ao orçamento
E na sexta-feira, 21, teve lavagem de roupa suja entre dois secretários estaduais.  Um assessor da Seplag, que viu tudo, disse que o secretário de Planejamento João Gama foi acusado de não saber da reunião para discutir as emendas do orçamento, porque está com as atividades voltadas para a campanha de Edvaldo e, por isso, vacilou feito. E foi cobrado.

TAG da Transparência com o TCE
Através de release à imprensa o TCE de Sergipe informou que, por não cumprirem o mínimo exigido pela legislação referente à transparência e nem terem assinado Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) comprometendo-se a contornar essa situação, 21 municípios sergipanos estão sujeitos à suspensão de transferências voluntárias e seus prefeitos já podem responder por ato de improbidade administrativa.

Qual o critério para chamar os municípios?
O TCE divulga os nomes dos municípios que ainda não assinaram o Termo de Ajustamento de Gestão – TAG, porém três prefeitos foram informados que não foram chamados pelo órgão para assinar o termo. Ou seja, qual o critério do órgão para chamar os municípios? E qual o motivo de publicar os nomes de prefeituras, como se elas estivessem irregular, se na verdade, o TCE não chamou todas para assinar o TAG.

Parceria com o Instituto Luciano Barreto Júnior
O prefeito eleito de Estância, deputado Gilson Andrade (PTC) esteve reunido na sexta-feira, 21, com a Coordenadora Pedagógica do Instituto Luciano Barreto Júnior – ILBJ, Valéria Pinto Freire.

Projeto
Na oportunidade ele conheceu as instalações do Instituto e conversaram sobre a possibilidade de ao assumir a gestão do município a partir de janeiro de 2017, firmar uma parceria para que os alunos estancianos matriculados no ensino público possam participar do Projeto 'Conectado com a Vida', que disponibiliza aulas de Português, Matemática, Informática básica, Cidadania & Trabalho, além de realizar palestras sobre temas variados e oficinas de Inglês, Teatro, Canto/Coral, Desenho, Libras, Coaching de trabalho, Comunicação e mídia.

Base
"A educação é a base para formação do cidadão e acredito que investindo nessa juventude estaremos contribuindo para a formação destes jovens. Através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Estância com o ILBJ me comprometo em dispobilizar um ônibus para que duas vezes por semana faça o transporte desses estudantes para assistirem as aulas referentes ao projeto Conectado com a Vida, que terá a duração de 10 meses", destacou.

Prefeito eleito de Geru define secretariado
Na noite  de ontem, 23, o prefeito eleito de Tomar do Geru, Pedrinho Balbino (SD), revelou a formatação do secretariado da sua gestão a partir de janeiro de 2017. A notícia foi dada em primeira mão  à reportagem  do Blog Parabólica News, do radialista Genílson Máximo, de Estância, que apresenta programa jornalístico na emissora Rádio Esperança. "Acabamos de definir em reunião os companheiros que irão nos ajudar a tocar a gestão a partir de janeiro. São pessoas da nossa confiança e que  assumem o compromisso de juntos trabalharmos para  garantir qualidade de vida ao povo geruense", revelou Balbino.

Secretariado
Finanças, Administração e Planejamento – André Soares(provisoriamente); Educação, professor Antônio Ribeiro; Saúde, Valdinho Soares, atual vice-prefeito; Assistência Social, Iara Costa; Obras, transporte e urbanismo, Edvaldo Cardozo.

I Seminário de Karate Shorin Ryu
O I Seminário de Karate Shorin Ryu  que aconteceu de 21 a 23 de outubro no colégio Módulo, em Aracaju foi altamente proveitoso e contou com a 

Legenda

participação ativa dos karatecas de Sergipe.  o evento contou com a presença dos  kyoshi Mitsuhide Shinzato e Rogério Wong que ministram aulas de conhecimentos teóricos e práticos. Na foto o karareca Yoacan Jócelis com os mestres.

Saracura assume dia 31, na Academia Sergipana de Letras
A cerimônia terá lugar no auditório da Sociedade Semear, na rua Leonardo Leite, 148, no bairro São José, em Aracaju, a partir das 19h30 do dia 31 de outubro, segunda-feira da próxima semana.Antônio Francisco de Jesus, conhecido como Antônio Saracura, nasceu no povoado Terra Vermelha, em Itabaiana, Sergipe, em 06.07.1945. Ele chega à tradicional e quase centenária Academia Sergipana de Letras, graças à obra literária que vem produzindo, muito elogiada. Ocupará a cadeira número 10, em substituição ao poeta Hunald Fontes de Alencar, falecido precocemente em maio último. Também ocuparam a mesma cadeira, anteriormente à Hunald de Alencar, os poetas Severino Uchoa, Artur Fortes e Elziário Prudêncio da Lapa Pinto (o patrono).

Economista
Saracura é economista de formação (formado pela Ufs em 1971) e Analista de Sistemas de profissão, tendo trabalhado nas empresas: Petrobras, Telebras, Rhodia e Telergipe onde se aposentou.  É também jornalista. Atuou, inicialmente, no Jornal “A Cruzada”, nos idos de 1965, onde foi Redator-Chefe.  Manteve, na mesma época, um programa sobre cinema e literatura, na Rádio Cultura de Sergipe.Faz parte da Associação Sergipana de imprensa desde 1967, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e da Academia Itabaianense de Letras (vice-presidente).

Livros
Escritor tardio, publicou os livros: “Os Tabaréus do Sítio Saracura”, (romance, 2008, na quarta edição), “Meninos que não Queriam ser Padres”, (romance, 2011, na segunda edição), “Minha Querida Aracaju Aflita” (crônicas, 2011, premiado pela Secretaria de Cultura de Sergipe em 2010), “Tambores da Terra Vermelha” (contos,2013) e “Os Ferreiros” (contos,2015).

Leitores
As obras de Saracura tratam de nosso povo: o jeito de viver, o quotidiano. Andam mais pela fantasia histórica, resgatando o passado perdido e documentando a essência do presente.Ele está sempre com livros à mão, em feiras literárias, escolas, eventos, bienais pelo Brasil e nas livrarias da cidade. Há três anos desenvolve um programa de trabalho, “O Escritor na Livraria” que tem aproximado, de maneira evidente, os leitores à nossa literatura. “De que adianta escrever e não ser lido?”, costuma perguntar às pessoas que tentam entender o seu tenaz empenho na conquista ao leitor. 

Uma experiência inédita para os amantes de vinho chega à Aracaju
Sob o comando dos especialistas Ireneo Tucci e Stefano Zannier (formados pela Associazione Italiana de Sommelliers), a enoteca do restaurante La Tavola está promovendo uma noite de degustação de 100 diferentes vinhos dos mais prestigiados produtores Italianos, tais como Barale Fratelli, Hofstatter e Di Concilliis.E para os que querem levar a experiência a outro nível, o restaurante convidou também o Chef italiano Augusto Piras que na oportunidade vai sugerir uma sequência de 4 pratos, harmonizados com rótulos selecionados criteriosamente para acompanhar o menu.

Experiência
Augusto Piras é italiano nascido na Sardenha formado há mais de 30 anos pelosIstituto Alberghiero di Stato in Alghero. O Chef tem uma vasta experiência nas cozinhas italiana, inglesa, sueca, francesa e mediterrânea. Foi o Chef do renomado La Tambouille em São Paulo e atualmente é consultor do grupo Sheraton e professor de gastronomia.Será uma noite para ficar na memória de quem gosta de comer e beber bem.

Reservas
As reservas já estão sendo feitas pelo telefone 3211-9498. O investimentos é de R$250 uma noite ou R$ 400 as duas noites. O I Salão de vinhos do La Tavola será realizado nos dias 26 e 27 de outubro e terá o limite máximo de 70 pessoas por noite na degustação e 40 no jantar. Reservas no telefone 3211-9498.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama   Boas intenções + más escolhas = minha vida.

www.twitter.com/joaocorrrea  Só eu tenho a sensação que estou sendo roubado quando declaro IR ?

www.twitter.com/rogeraju  Eles falam, falam, falam, mas Rogério Carvalho é Edvaldo…

www.twitter.com/clovis_silveira  Seja tão forte que ninguém possa de te fazer mal, tão grande que  todos  queiram falar com você e tão humilde que todos queiram imitá-lo!

www.twitter.com/RicMarquesTV  Como pode o jovem viver bem e com alegria nos dias de hoje? Vivendo de acordo com a palavra de Jesus.

www.twitter.com/BonifacioCartun  Entre nós, seres humanos, há pessoas tão poderosas que deixam um rastro merda por onde passam.

NOTA – Governo do Estado

O Governo do Estado informa que os sites governamentais estão indisponíveis temporariamente. O problema foi causado após um ataque externo ter alterado as configurações de resolução de nomes para o domínio se.gov.br , no Registro.Br, que gerencia e controla todos os domínios (endereços eletrônicos) do país.

Governo de Sergipe
Secretaria da Comunicação Social
(79) 3225-9810

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Você nunca deve ter medo do que você faz quando você faz o que é certo." Rosa Parks, ativista estadunidense pelos direitos civis dos negros, morreu em 24 de Outubro de 2005 (n. 1913).

       

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais