Dia histórico

0

A Vale vai investir uma montanha de dinheiro, U$ 4 bilhões de dólares, para extrair do subsolo sergipano grande quantidade de carnalita, minério com o qual produzirá potássio para matar a sede por fertilizantes para a agricultura. Para implantar a usina, a companhia assina daqui a pouco com a Petrobras um contrato que lhe dará direito extrair 1,2 milhão de toneladas de cloreto de potássio em 2016, volume que dobrará no segundo ano de operação. O Projeto Carnalita deve gerar cinco mil empregos durante sua fase de implantação e outras 700 vagas permanentes quando entrar em operação. Maior prova da grande importância do contrato é a presença na solenidade da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), além da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Vale, Murilo Ferreira. Os sergipanos devem se orgulhar, pois este será  o mais importante investimento privado da história econômica de Sergipe. Legal!

Seca em debate

Os governadores do Nordeste se reúnem hoje em Aracaju com a presidente Dilma Rousseff. Vão discutir providências para minimizar os efeitos da seca que afeta a região. O encontro acontecerá Palácio-Museu Olímpio Campos, no Centro de Aracaju, logo após a presidente participar em Rosário do Catete da assinatura do contrato entre a Vale e a Petrobras.

Empreendedor

Os sergipanos ficarão sabendo na próxima quinta-feira quem venceu a fase estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “José Aloisio de Campos”. A solenidade de entrega da sétima edição do prêmio vai acontecer às 8h, na sede do Sebrae Sergipe. O objetivo da promoção é identificar, valorizar e difundir ideais criativas e efetivas que estimulem a implantação e o sucesso de micro e pequenas empresas nos municípios.

Mais segurança

O secretário estadual de Turismo, Elber Batalha Filho, se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros para pedir melhoria dos serviços prestados aos turistas na Orla de Atalaia. Dentre as reivindicações estão a realização de cursos para guardas de piscina, a manutenção permanente de uma ambulância semi-UTI no referido posto e a reforma da unidade do Corpo dos Bombeiros na Praia de Atalaia. As solicitações tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seccional Sergipe.

Nome definido

O PSB aracajuano definiu no último final de semana que seu pré-candidato a prefeito é o deputado federal Valadares Filho. “Estou com muita vontade de governar a cidade em que nasci”, disse o parlamentar após ter seu nome aclamado pelos neo-socialistas. O deputado estadual Adelson Barreto, que também sonhava em ser candidato a prefeito, não compareceu ao congresso do PSB. Ficou chateado porque o partido não realizou pesquisas para saber quem era o mais forte entre ele e Valadares Filho.

Outra greve

Os funcionários técnico-administrativos das universidades federais decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira e, também, nos dias 9 e 10 de maio. A categoria reivindica aumento do piso salarial, atualmente R$ 1.034,59, reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira. A última greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais ocorreu no ano passado e durou quatro meses.

Discriminação

Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais tentam derrubar uma norma do Ministério da Saúde que proíbe homossexuais de doar sangue. A proibição também vale para heterossexuais que, no mesmo período, se relacionaram sexualmente com várias parceiras. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais entende que a norma discrimina: “Se a pessoa usa preservativo e não tem comportamento de risco, não pode ser impedida de doar sangue”, argumenta a entidade.

Ameaça

Disposto a descobrir possíveis irregularidades no Hospital da Polícia Militar (HPM), sob sua direção há poucos dias, o coronel médico Marcos Gomes diz ter recebido um telefonema ameaçador do tenente coronel Lincoln, ex-diretor da unidade. “Ele me disse ao telefone que se o nome dele saísse na imprensa, iria me procurar”, conta. Sem medo da ameaça, Marcos Gomes vai hoje ao Ministério Público Estadual fazer um relato da situação em que se encontra o HPM. Está certíssimo!

Vai ser vice

Bem que o Flamengo tentou impedir mais uma vergonha para o Vasco, ou seja, ser vice outra vez. Porém os vascaínos não entenderam a boa vontade do “Urubu” e o derrotaram por 3 a 2. Resultado, o Vasco vai enfrentar o Botafogo e tomar um couro, ficando com a vice da Taça Rio. Na remota hipótese de vencer o jogo, se depara com o Fluminense pela disputa do campeonato carioca, e aí todos já sabem: será vice novamente. Que sina!

Do baú político

Nas eleições municipais, sempre surgem os candidatos irreverentes. Na maioria dos casos, eles são pouco votados, porém ajudam a aumentar a audiência do horário eleitoral gratuito. Nas eleições de 2008, em Aracaju, um desses candidatos era Pedro Luciano da Silva (PSL). Nascido em Quebrangulo (AL), ele chegou na capital sergipana ainda muito jovem e adotou o carinhoso apelido de “Fofinha”. Trabalhador na área dos mercados centrais, este carnavalesco irreverente passou a campanha distribuindo simpatia e apertos de mão em troca de votos. Apesar de ter batido pernas por toda a cidade e de ser considerado a “rainha dos taxistas do lotação”, “Fofinha” só obteve minguados 128 votos, mas não ficou triste: “Queria me eleger para ajudar quem precisa. Como o povo não quis, então tá bom”, declarou ele, que morreu em 2010. No carnaval de 2009, “Fofinha” foi homenageado pelo prefeito de Edvaldo Nogueira (PC do B) com o troféu ‘Antônio Lisboa’, outro grande carnavalesco, que também tentou sem sucesso a carreira política na capital sergipana.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários