Dicas de Etiqueta para reuniões sociais

Alguma regrinha de Etiqueta social ao alcance de quem deseja viver em harmonia na sociedade com algumas orientações para situações de reuniões sociais e festas:

blushSe você é aquela pessoa que conversa cutucando ou pegando pelo braço das pessoas, saiba que isso é inconveniente e quem é tocado detesta.

Quando estiver num ambiente ruidoso, com som alto, evite gritar na orelha do outro para ser ouvido. Fale pausadamente e tente uma leitura labial.

noEvite tirar o calçado nos lugares e ficar com os pés descalços. Se ficar pegando nos pés, aí que o negócio fica feio. Recordo de pais implorando aos filhinhos pequenos que não tirem os sapatinhos. Será que essa mania que muitas pessoas vem da época da infância?

Assediar quem está acompanhado é de extremo mau gosto. Evite ficar de olho grudado e dizer diretas sedutoras a pessoas que já estão com parceiro.

surpriseNas reuniões festivas entre amigos, evite sobressair com palavras gritantes e fazer da conversa um monólogo chamando a atenção somente pra você.

Em restaurantes sofisticados sempre tem uma cadeira a mais para colocarmos o casaco ou paletó. Evite forrar o encosto das cadeiras com esta peça de roupa.

Quando for a um bar que esteja com músicos tocando, pode-se aplaudir após cada música ou eventualmente mas não finja que não escutou.
Cumprimentar pessoas com a mão que pega o copo gelado deve ser evitado.

O aperto de mão nos cumprimentos deve ser firme. Não aperte demais para não deixar a mão do outro dolorida.

cryingQuem joga forminhas dos salgados e docinhos no chão é mal educado. O local mais limpo é aquele que as pessoas não sujam e se limpa menos.

Mesmo em festas que o anfitrião peça para você levar docinhos para casa, não exagere enchendo bolsas. É brega.

winkTire o olho do copo do seu amigo e nunca peça a ele para “bicar” ou experimentar a bebida dele.

Já derramaram bebida em você quando estava numa pista de dança? Pois é… evite o copo cheio quando for dançar, não fume  para não queimar pessoas ao seu redor e nem use bolsa  grande para não bater nos demais. Cuide do espaço próximo a você e não saia se esbarrando nos outros “pé de valsa”.

angelNas festas, entrar no toalete e pegar uma mão cheia de brindes é de extremo mau gosto. Pegue o seu e lembre que tem outras pessoas que também desejam a lembrançinha.

Em uma apresentação, é sempre a mulher que estende a mão primeiro, salvo em algumas situações de hierarquia.

Os anfitriões apresentam seus convidados fazendo algum comentário sobre suas atividades para facilitar uma conversa.

devilNão se pede ao dono da casa para se fazer um tour pela casa dele.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais