Discurso surrado

O discurso de terra arrasada predomina entre os prefeitos eleitos. Eles se queixam que os antecessores rasparam o tacho e deixaram os cofres abarrotados de dívidas. Em muitos casos a reclamação procede, mas em outros é puro disfarce para não cumprir as promessas de campanha, ganhar tempo para refazer contratos e aboletar os apadrinhados na administração. A cada quatro anos, esse discurso surrado protege os novos prefeitos por pelo menos 100 dias, tempo em que boa parte do eleitorado já esqueceu o que foi prometido no calor da disputa. Eles ainda contam em seu favor com os menos avisados. Estes, além de acreditar na história de caos administrativo, ajudam a propagá-la. Os eleitores conscientes, contudo, não devem aceitar que lhe encham as ventas de folha, e checar a veracidade de cada denúncia antes que lhes comprem como bobos.

JC não fecha
O Jornal da Cidade nega que esteja fechando as portas. A empresa jornalística admite atravessar momento de dificuldade gerado pela crise econômica, porém, jamais discutiu seu fechamento. Na nota em que nega os boatos, o JC informa terem sido adotadas medidas dolorosas como a contenção de gastos e cortes no quadro de pessoal. Também confirma a transferência de sua sede para o Distrito Industrial de Aracaju. É feia a crise!

Busca maioria
E o prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), começa a conversar com os futuros vereadores visando conseguir maioria na Câmara Municipal. No momento, o comunista conta com o apoio de oito dos 24 parlamentares eleitos. São governistas Iran Barbosa (PT), Isac (PCdoB), Bigode do Santa Maria (PMDB), Pastor Alves (PRB), Evando Franca (PSD), Nitinho (PSD), Dr. Gonzaga (PMDB) e Professor Bittencourt (PCdoB).

Bispo reage
Não é verdade que o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), trabalha com a hipótese de disputar o governo de Sergipe em 2018. O peemedebista diz que tudo não passa de boatos espalhados pelos irmãos Amorim. Segundo ele, caberá ao governador Jackson Barreto (PMDB) comandar o processo sucessório. Por fim, Bispo informa que o partido tem bons nomes para substituir JB e cita o do vice Belivaldo Chagas.

Fora das ruas
Já estão engaiolados os acusados pela morte do empresário e jornalista Igor de Faro Franco. A prisão de Vinicius de Souza Macedo e a internação de um menor de idade ocorreram depois que a Polícia Civil comprovou a necessidade de tirá-los circulação. O crime ocorreu em frente ao bar da vítima, na praia de Atalaia. Segundo a Polícia, o jovem foi fuzilado porque não quis entregar o celular. Lastimável!

Último dia
Os prefeitos sergipanos só têm até hoje para instituir a comissão de transição, composta por membros das atuais e das futuras administrações. Esta exigência do Tribunal de Contas de Sergipe visa garantir a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal. O objetivo do TCE é assegurar que o prefeito eleito possa se inteirar sobre a situação da prefeitura e preparar os atos para a nova gestão. Certíssimo!

Na terrinha
Quem estará hoje em Aracaju é o ministro da Justiça, Alexandre Moraes. Vem inaugurar o Centro de Radiocomunicação Digital de Sergipe e visitar as futuras instalações do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses. Pioneiro no Brasil, o Centro de Radiocomunicação permitirá que os órgãos de segurança comuniquem-se digitalmente, reduzindo o tempo-resposta das forças policiais no atendimento de ocorrência. Agora vai!

Mala preta
O vereador eleito de Aracaju, Palhaço Soneca (PPS), recebeu uma oferta de R$ 100 mil para apoiar no 2º turno o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB). A grave denúncia é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que parece ainda não ter se conformado com a derrota do filho Vavá Júnior (PSB). Estranhável que o próprio vereador não tenha denunciado a visita da “mala preta” e que, só agora, Vavá torne público tão grave denuncia. Isto cheira mais a choro de derrotado. Misericórdia!

Jingle vencedor
Nem todo mundo sabe, mas o compositor sergipano Beto Caju é o autor do jingle da campanha de Marcelo Crivella (PRB), prefeito eleito do Rio de Janeiro. Filho do jornalista e também compositor Teothônio Neto, Beto Caju já escreveu mais de 700 composições gravadas por bandas famosas como Aviões do Forró, Calcinha Preta, Calypso, Garota Safada, Asa de Águia e os cantores Gustavo Lima, Daniel, César Menotti & Fabiano, Pablo e Silvano Sales. Legal!

Noite de autógrafos
“Direito Penal dos Vulneráveis: uma análise crítica da busca do reconhecimento por meio do Direito Penal”. Esse é o título do livro que será lançado nesta segunda-feira pela delegada de Polícia, Daniela Lima Barreto. A festa de lançamento está marcada para as 18h30, na Livraria Escariz, alí no bairro Jardins, em Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

 Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de outubro de 1923.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais