Do elevado grau de corrupção

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Devaneios e perguntas de quem não acredita mais em nada:                                                                                                                                                         

Tem um “meio presidente”, um meio corrupto na presidência do Senado (que não pode assumir a pres. da Republica); temos uma “meia presidente” ímproba (que foi afastada, mas não teve os direitos políticos cassados).

Com razão, o poeta: “nas favelas, no Senado sujeira pra todo lado, ninguém respeita a Constituição!

Ou seja, temos uma “meia justiça” de acordo com os interesses e as conveniências do momento.

Até quando o Brasil será o país da “meia sola”?

O elevado grau de corrupção possivelmente deve-se à justiça eleitoral, pois teria aprovado as contas de todos os corruptos?

Será que os atos de corrupção teriam contaminado a justiça eleitoral, em Brasília?

Será que a falta de entrega do comprovante impresso  ao eleitor, seria uma forma de evitar a recontagem de votos, enquanto antídoto a fraudes e corrupções?                             

E quando será que realmente a voz das ruas será ouvida pelos políticos e autoridades? Este dia chegará?

Do genro e o Judas das trinta moedas, ou melhor, trinta veículos locados
E uma denúncia grave está sendo apurada por membros de duas instituições em Sergipe que vem realizando operações de crimes contra a administração pública com sucesso. Desta vez envolve o genro de uma autoridade (2º escalão) e uma denúncia de locação de 30 veículos dele para a empresa comandada pelo parente. E de quebra ainda tem uma construção enorme no interior que está sendo feita aterrando mananciais e tudo mais… Constantes Dores de cabeça a caminho…nem Nossa Senhora salvará…

Imprensa Operária em Sergipe
O titular deste espaço teve o prazer de receber e ler o mais recente livro do historiador, escritor e professor Ibarê Dantas “Imprensa Operária em Sergipe – 1891-1930”. Além de fonte de informação de uma parte da história de Sergipe, o livro relata um período importante onde os operários tinham entidades fortes em Sergipe e tinham em seus jornais a principal fonte de divulgação, não só de ações, mas das ideias defendidas.

Imprensa Operária em Sergipe II
O livro faz uma abordagem sobre os jornais “O Operário” e a “Voz do Operário”, como também registra fatos das lideranças operárias do período e

O mais recente livro de Ibarê Dantas. 

 seus engajamentos políticos em diversos partidos, principalmente o comunista e o socialista. Registra o Centro Operário Sergipano, cujo o avô do titular deste espaço, José Nunes da Silva, foi presidente e como gráfico também fazia parte do jornal.

Imprensa Operária em Sergipe III
Ibarê Dantas teve a oportunidade de registrar alguns depoimentos de José Nunes da Silva em 1974, quando falou não só da imprensa operária, mas também da atuação no Centro Operário Sergipano (que agregava diversos sindicatos na época), como também na militância no Partido Comunista Brasileiro. Ibarê dedicou o livro sobre a imprensa operária em Sergipe, a três lideres precursores do período 1891 a 1930: José Ferro de Oliveira, Antonio Siqueira Alves e José Nunes da Silva.

Energia: Uma usina única em Sergipe
Revista Galileu: No Brasil, seca não significa apenas falta d’água na torneira. Significa também falta de luz. Com uma matriz energética fortemente baseada em hidrelétricas, o País se depara com o risco de apagões quando a estiagem se prolonga. E, no Nordeste, ela já dura cinco anos. Em novembro, dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostravam que a barragem de Sobradinho operava com apenas 5,69% de sua capacidade – cidades antes submersas pelo rio São Francisco voltaram a ser vistas na superfície. Leia matéria completa: http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Energia/noticia/2016/12/uma-usina-unica-em-sergipe.html    

Itabaiana: prefeito fechará 4 anos pagando em dia e o que recebeu de atraso do antecessor
E o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, PR, que foi reeleito, já vai pagar os salários de dezembro dos professores no próximo dia 22. E o restante do 13º salário na próxima sexta-feira, completando o salário de dezembro de todos os servidores dia 30. Além de pagar os 48 meses da administração em dia, Valmir lembra que teve que pagar também algumas folhas em atraso deixadas pelo antecessor.

Selo Unicef
E o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho,recebe nesta quarta, 14,  às 9 horas (no Sest/Senat, na Av. Tancredo Neves, em Aracaju), o Selo Unicef. Itabaiana foi a mais bem avaliada pelos investimentos em obras, ações e políticas públicas em favor da criança e do adolescente.

Titulo de cidadania em Lagarto
E amanhã, 15, às 19h, na Câmara Municipal de Lagarto, o diretor de Negócios da Construtora JFilhos, Evislan da Silva Souza, receberá o título de cidadão lagartense. A homenagem partiu do vereador Carlos Brasília e um dos motivos é a atuação destacada da construtora nos últimos anos em Lagarto ajudando no desenvolvimento da cidade.

Liminar determina pagamento de aposentados e pensionistas da PM/SE dentro do mês
A assessoria jurídica do gabinete do deputado capitão Samuel e da Associação dos Militares do Estado de Sergipe – AMESE, conseguiram na Justiça de Sergipe uma liminar, emitida pelo desembargador Edson Ulisses, que garante a reserva remunerada os aposentados e pensionistas que o governo do Estado paguem seus salários dentro do mês. “Foi uma ação protocolada na justiça pelo nosso gabinete e a AMESE”, ressaltou o deputado capitão Samuel.

Operação Navalha
Os envolvidos na Operação Navalha (esquema de obtenção de lucros ilícitos através de obras publicas), deflagrada pela PF em 2007, foram ouvidos ontem, 13, na1ª Vara da Justiça Federal Sergipe pela juíza Telma Maria Santos Machado. Em Sergipe figuram como réus o conselheiro aposentado Flávio Conceição, do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado federal Ivan Paixão, os empresários João Alves Neto e Zuleido Veras [dono da Construtora Gautama], Gilmar de Melo Mendes, Kleber Curvelo Fontes, Max Andrade, Renato Conde Garcia, Ricardo Magalhães da Silva, Sérgio Duarte Leite e Victor Fonseca Mandarino.

Valmir se despede da AL
O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), diante da proximidade do recesso parlamentar, se despediu ontem, 13, dos colegas de Parlamento. No próximo dia 1º de Janeiro, ele assume o comando da Prefeitura de Lagarto onde seguirá até dezembro de 2020 gerindo os destinos daquele município. É a segunda vez que Valmir se despede da AL. No final de 2008, quando ele havia sido eleito prefeito de Lagarto para seu primeiro mandato no Executivo, o deputado fez um discurso semelhante.

Violência
“Sinto-me extremamente agredida ao vermos manchetes que revelam mortes brutais em nosso município. Infelizmente, em Itabaiana, uma cidade de povo ordeiro e trabalhador, registrou até o início deste mês, 106 homicídios. Três deles, registrados em menos de duas horas, conforme noticiou a imprensa, hoje”. O reclamo e sentimento de revolta é da deputada estadual Maria Mendonça (PP) ao falar da “falta de planejamento do Governo”, situação que, no seu entender, “tem levado Sergipe ao estado de caos em áreas estratégicas como educação, saúde e segurança pública”.

Orçamento
“o Governo ainda manda uma peça orçamentária, que fixa a receita e estima a despeita para 2017, negativa. Mesmo com toda a violência, com registros de situações brutais de mortes; com assaltos em plena luz do dia em todos os pontos da capital e interior do Estado, este Governo que ai está, ainda, corta recursos da segurança pública. É lastimável”, reclamou a deputada.

Linha de crédito especial para queijarias
Os donos de pequenas fabriquetas de queijo poderão ter acesso a uma linha de crédito especial, através do (Banese para alavancar os seus negócios. A informação foi passada pelo deputado estadual Jairo de Glória (PRB), após participar de audiência pública com o governador Jackson Barreto, na qual estiveram presentes produtores rurais e a superintendência do Banco.

Longa estiagem
“Infelizmente, os donos de queijarias têm sofrido não só com os efeitos da longa estiagem, mas pela falta de uma legislação específica”, afirmou Jairo, ressaltando que ficou estabelecido que esses produtores devem sair da informalidade, constituindo-se como micro empreendedores individuais e depois procurar os órgãos competentes, como a Deagro para orientá-los nesse processo de regularização.

TCU revoga liminar e Geap pode receber novos beneficiários
Há um mês, a Geap vive um forte crescimento, em todas as regiões do Brasil. Após o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir, por unanimidade, revogar os efeitos da liminar, a empresa voltou a receber novas adesões. “Os Ministros compreenderam a importância social da Geap e ficaram sensibilizados com inúmeras histórias de servidores públicos federais, que desejavam fazer parte da operadora, mas estavam impedidos”, comentou o diretor Executivo da Geap, Artur de Castro Leite.

Entidades de Classe Elogiam TCU e Geap
O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Vilson Romero, disse que a decisão é uma grande conquista do funcionalismo público federal. Atualmente, cinco mil auditores fiscais são beneficiários da Geap e mais oito mil podem aderir ao plano, após a revogação da liminar. “A Anfip entende que essa decisão veio fazer justiça à pretensão dos servidores de se tornarem beneficiários da Geap”, enfatiza.

Alívio
A coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal, Maria Lícia Moraes Braga, afirma que a decisão é um grande alívio. “Essa decisão vai trazer um retorno à melhoria geral na saúde dos servidores públicos. Não há outro plano de saúde que possa manter toda nossa categoria, principalmente, pela idade e custo. A nossa Geap precisa continuar trabalhando os excelentes programas que oferece. É uma operadora que tem um tratamento e atendimento magnífico e bem humanizado. Ela é uma verdadeira família”.

Preços atrativos
A Geap tem valores mais atrativos, em todas as faixas etárias. Em média, os preços são 40% menores que os demais planos de saúde disponíveis no mercado. Além disso, a operadora tem a preocupação de manter os beneficiários nos seus planos, em condição plena de atendimento. A Geap é uma das maiores operadoras do país, que ao longo de sete décadas, especializou-se em “Acolher e Cuidar” dos brasileiros.

FUNASA entregará Planos Municipais de Saneamento Básico a 30 municípios
Nesta próxima sexta-feira (16), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) realiza a solenidade de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) a 30 municípios sergipanos. O evento será às 19h, no auditório do Bloco G da Universidade Tiradentes – Campus Farolândia. Interessados devem confirmar presença com o gabinete da Superintendência da Fundação em Sergipe através dos telefones (79) 3234-2903/2917 ou pelo e-mail http://corese.gab@funasa.gov.br

Criado o CREF20/SE
Uma noite inesquecível para os profissionais de Educação Física do Estado de Sergipe, que tiveram na noite desta segunda-feira, 12, um sonho transformado em realidade. Há 18 anos, logo após a criação da Lei 9696/98, que os sergipanos lutam pela criação do seu Conselho Regional de Educação Física de Sergipe o CREF20/SE.

Posse
Na solenidade realizada no auditório do Museu Olímpio Campos, foi instalado oficialmente o CREF/20SE, formalizando-se a desvinculação do CREF13/BA, empossado o novo presidente, professor Gilson Dória Leite Filho e os novos conselheiros, efetivos e suplentes.

Tribunal de Contas institui Código de Ética dos servidores
Está em vigor desde a última segunda-feira, 12, o Código de Ética dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conforme consta na Resolução N° 302, aprovada pelo colegiado em sessão do Pleno no dia 10 de novembro.

Conduta ética
A novidade, que estabelece os princípios e normas de conduta ética aplicáveis aos servidores do TCE/SE, segue as diretrizes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que busca uniformizar os padrões de conduta nos Tribunais de Contas.

Transparência
Conforme consta no Código (Art. 3º), entre seus objetivos está "tornar transparentes as regras éticas de conduta dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, permitindo à sociedade aferir sua integridade e a lisura do processo de apreciação das contas públicas".

Atividades privadas
O texto enfatiza (Art. 6º) a necessidade de os servidores organizarem suas atividades privadas "de maneira a prevenir a ocorrência real, potencial ou aparente, de conflito com o interesse público, que prevalecerá sempre sobre o interesse privado".Diz ainda (Art. 11) que compete aos servidores dispensar aos jurisdicionados igualdade de tratamento, ressalvados os tratamentos diferenciados resultantes da lei, bem como reprimir qualquer iniciativa dilatória ou atentatória à boa-fé processual.

Situações
Durante os trabalhos de fiscalização a cargo do Tribunal, segundo o documento (Art. 14), o servidor deverá "estar preparado para esclarecer questionamentos acerca das competências do Tribunal, bem como sobre normas regimentais pertinentes às ações de fiscalização".Também constam no Código de Ética tópicos referentes ao processo ético para servidores, infrações, situações de impedimentos ou suspeições, entre outros.

Almoço Beneficente
No próximo domingo, 18, a partir do meio dia, acontece um almoço beneficente para ajudar as mais de 120 crianças atendidas pela Casa do Pequenino, em Aracaju. O evento será embalado pela cantora Virgínia Fontes. A renda dos ingressos será revertida para a instituição, que vem enfrentando dificuldades para garantir o abastecimento de alimentos e o pagamento da folha de pessoal.

Almoço beneficente II
Os ingressos podem ser adquiridos por R$15, na sede da União Espírita Sergipe, localizada na Rua Dom José Thomaz, 580, bairro São Jose, ou na loja Pequenas Manias, no Shopping Jardins, ao lado do Cana Express. Para mais informações sobre a programação e como você pode ajudar a instituição ligue para (79) 3214-3751 ou acesse http://www.facebook.com/casadopequenino.

Por aclamação, Luciene Resende é reeleita para mais um ciclo à frente da CBG
Da redação, Santo André (SP) – Luciene Resende permanece à frente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por mais uma gestão, que vai de 2017 a 2020. A eleição, realizada em Aracaju (SE) no último sábado (10), contou com a presença de 23 presidentes das federações estaduais ou seus representantes legais, com o medalhista olímpico e mundial Arthur Zanetti representando a comissão de atletas, e com Márcia Rosa, representante da entidade de prática desportiva ou agremiação Grêmio Náutico União (GNU).

Responsabilidade
A presidente, reeleita por aclamação, agradeceu a confiança de todos e destacou que o comprometimento e a responsabilidade serão ainda maiores nesse novo ciclo. "Eu fico muito feliz e agradeço a confiança em nós depositada. Sabemos que nos próximos quatro anos teremos uma plataforma de trabalho ainda mais árdua. Estamos nos preparando para os Jogos Sul-Americanos, para os Jogos Pan-Americanos e para os Jogos Olímpicos do Japão em 2020. Continuaremos comprometidas com o trabalho que teremos pela frente", avaliou.

Recesso Norcon Rossi
Após um ano de muito trabalho e entregas, a equipe da Norcon Rossi entrará de recesso no período de 20 de dezembro a 02 de janeiro. Já o Espaço Norcon Rossi, na avenida Oviêdo Teixeira, funcionará normalmente até as 20h, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, que fechará em virtude dos feriados. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o plantão de corretores no Espaço acontecerá só até às 13h. Aproveite essa oportunidade e feche o ano com um Norcon Rossi novo para sua família.

Grupo Petrópolis
A fábrica do Grupo Petrópolis em Alagoinhas-BA comemora três anos de inauguração. Responsável pelo abastecimento no estado da Bahia, Sergipe e norte de Minas Gerais, a unidade tem capacidade produtiva de 6 milhões de hectolitros por ano e foi uma das responsáveis por incrementar em 48% o consumo de seus produtos no Nordeste.

Capital 100% nacional
Maior empresa de bebidas com capital 100% nacional, o Grupo Petrópolis é a segunda cervejaria no ranking de vendas de cervejas do país e está presente em mais de 650 mil pontos de vendas, além das 70 mil lojas de autosserviços em 26 estados. São 183 revendas em todo o Brasil, sendo 51 unidades apenas no Nordeste. “Desde 2012 estávamos nos preparando para a entrada na região, mas a abertura da fábrica garantiu a produtividade necessária para atender a distribuição e conquistar o mercado”, explica a Gerente de Propaganda, Eliana Cassandre.

Crescimento no Nordeste
Desde a abertura da fábrica, o Grupo teve um crescimento de 18,3 pontos percentuais de share de mercado no Nordeste: passando de 1% em
2013 para 19,3% no acumulado deste ano (YTD).  Mas em outubro, o Grupo já registrou a marca de 21% de share na região. “Somos uma empresa muito bem aceita e um dos segredos do sucesso foi o foco: na qualidade e distribuição do produto. Com essa receita, o mercado responde e as vendas acontecem”, explica a executiva.Além de Alagoinhas, a unidade de Itapissuma (PE), inaugurada em 2015, contribuiu bastante para que a empresa alcançasse o patamar atual – e a meta de estar em todo território nacional até o fim desta década.

Em Sergipe
Em Sergipe, a Itaipava deteve 14,1% do share de mercado no acumulado deste ano, e 15,4% apenas no mês de outubro. Abastecido pela unidade de Alagoinhas, o Grupo Petrópolis detém, no acumulado deste ano, 14,7% da fatia de mercado, e 16,2% em outubro. Com 263 empregos diretos, o estado possui duas revendas.

Meio ambiente
Desde 2010, o Projeto AMA promove ações ambientais nas regiões onde o Grupo Petrópolis possui unidades fabris: Petrópolis, Teresópolis (RJ), Boituva (SP), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA) e Itapissuma (PE). O projeto é responsável pelo plantio de mais de 1 milhão de árvores – destas, 46.254 apenas no Nordeste.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  A militância é contra a indicação de André Sotero para a Secretaria de Saúde? Já temos a confirmação que ele é honesto.

www.twitter.com/EVENILSONNAREDE  Controlador do TCE/SE, Adir Machado, diz q servidores estariam tentando desqualificar a 'operação antidesmonte'. Na @redeilha @MegSantanaAju

www.twitter.com/ComsensoWeb  MixFM @analuciavieira reconhece erro d membros do PT em relação ao Caixa 2, mas diz q deleção da Odebrecht desmente Benedito Figueredo

www.twitter.com/higorfb  6 Eu  ia mandar mensagem de bom dia, mas pelo tempo que você demora pra  responder é melhor eu desejar feliz natal e um próspero ano novo!

www.twitter.com/BonifacioCartun  Tudo nesse mundo é mentira só a realidade é que é verdadeira e cruel.

www.twitter.com/revinhogama   Tensão é o resultado de "se preocupar pra cacete" em vez de "mandar a preocupação pra casa do cacete"…

OPINIÃO

Operação Padrão, Peritos Criminais e Facebook

A operação padrão, deflagrada pelos peritos criminais de Sergipe, já deu uma importante contribuição para colocar em ordem o mulambo chamado SSP. Durante todo dia de ontem, 12/12, os peritos se recusaram a ir ao local de crime em que não estivesse presente um delegado de polícia (aquele que se intitula única autoridade policial do sistema de segurança pública). Firmes em serem respeitados, peritos não aceitaram tentativa de retaliação. Como isso, *teve delegado plantonista “obrigado” a sair do ar condicionado e do facebook do gabinete para pisar no chão da periferia*, principal local de crime das ocorrências policias em Sergipe.

Aracaju, 13/12/2016.
ANTONIO MORAES
#amigosdosinpol

OPINIÃO

A Saúde tem jeito, em Aracaju?

Uma constatação: os serviços prestados pelo SUS em Aracaju não atende as necessidades da população. Uma pergunta básica: o que fazer para melhorar a qualidade dos serviços? Os recursos são suficientes? Aracaju possui 641 mil habitantes, dos quais, 230 mil tem Planos de Saúde e 65 mil são assistidos pelo IPES. Numa conta simples, sobram 346 mil aracajuanos que precisam do SUS. O IPES para atender os 110 mil beneficiários (capital – 65 mil e interior – 45 mil), gasta por mês 17 milhões, ou seja, R$ 154,00 reais/mês por beneficiário; em 2017, a Prefeitura de Aracaju terá 45 milhões mensais para atender 346 mil usuários do SUS, ou seja, R$ 130,00 reais/mês por pessoa. Como se observa, o principal problema não é insuficiência de recursos. A prefeitura dispõe de 1,5 milhão/dia, para atender os 346 milhões de aracajuanos que não possuem Planos de Saúde. Mesmo considerando que o município execute serviços de vigilância e controle de algumas enfermidades no conjunto da população, o peso dessas despesas não é relevante em seu conjunto.

Antônio Samarone.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” Santo Agostinho.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais