Duas homenagens ao ex-governador

O ex-governador Albano Franco recebeu duas grandes homenagens esta semana.  Primeiro, na quarta-feira, dia 9, na Loja Cotinguiba, a Maçonaria em peso se reuniu em sessão magna pública para homenageá-lo com Medalha do Mérito Maçônico,  mais importante honraria da maçonaria sergipan. No seu agradecimento, o Dr. Albano exaltou os relevantes serviços que a maçonaria, silenciosamente, presta à inclusão social no Estado e no Brasil. Exaltou personalidades históricas maçônicas, a exemplo do ex-desembargador Xavier de Assis Junior, de Prado Sampaio, fundador da Academia Sergipana de Letras, Carvalho Deda e outros balaústres. Relembrou a célebre e simbólica conferência proferida na Loja Cotinguiba pelo entãp Bispo Auxiliar de Aracaju, D. Luciano Duarte, em maio de 1969, que selou a aproximação da Igreja Católica e a Maçonaria. Até aquela data, catolicismo e maçonaria eram incompatíveis desafetos.

A segunda homenagem, por relevantes serviços prestados à causa da preservação e gestão dos recursos hídricos quando governou Sergipe, ocorreu na solenidade de encerramento do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. No seu agradecimento pela honraria, o dr. Albano, citando dados de vazão, mostrou a gravidade que vem atravessando o Rio São Francisco, principal fonte hídrica de Sergipe e do Nordeste, tendo feito um solene e veemente apelo aos responsáveis pela gestão das cada vez mais escassas águas do Velho Chico, sobre a necessidade de se estabelecer um rígido e competente modelo de governança sustentável e capaz de preservar esse recurso natural insubstituível que vem fenecendo em ritmo acelerado.

     ***
Ao relembrar a noite histórica de 29 de maio de 1969, naquela  reaproximação da Igreja Católica com a Maçonaria, nasceu a primeira iniciativa de reforma agrária em Sergipe, inclusive sem participação do poder público. Foi o Projeto Reconciliação, executado pela PRHOCASE, que depois se consolidou como bem sucedida experiência de assentamento agrário no município de Santo Amaro das Brotas.

Intercâmbio de jovens em estudo

Os rotarys clubes da cidade foram anfitriões ao final da semana passada da Conferência da Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens (ABIJ) e a Conferência do Rotex (Clube de ex-Intercambistas). Os dois  eventos trouxeram vários chairmans do Brasil, do Canadá, da Alemanha, da Holanda e dos Estados Unidos. A Orla de Atalaia teve um colorido diferente na sexta, no sábado e no domingo, dias em que aconteceram os eventos, no Mercury Hotel. Na segunda-feira, pelo menos 20 dos 200 participantes foram ao almoço do Rotary Clube de Aracaju-Norte, no Quality Hotel e participaram de um almoço festivo com os rotarianos  daquele clube e a tarde e a noite tomaram vôos de volta para casa.  Os encontros serviram para reforçar os laços de amizade entre os distritos.

A vitória de Donald Trump

Se estrangeiros – no caso, brasileiros, franceses, etc., – votassem nas eleições dos Estados Unidos (o que não seria nada demais, afinal eles são os donos do mundo), o milionário Donald Trump não chegaria nem perto da linha de chegada. É que o mundo inteiro torcia pela Sra. Hilary Clinton, numa farsa alimentada pela grande imprensa americana e pelos institutos de pesquisas, que só davm Hillary na cabeça. No domingo à noite, num desses canais a cabo, ouvi uma analise de jornalista americano dizendo que a coisa nãp era bem assim. Trump poderia sair vitorioso, porque o povo americano enxergava em Hillary uma continuação do governo do seu marido, o ex-presidente Bill Clinton. O governo dele não deixou marcas na opinião público, tanto assim é que sua carreira politica entrou num ostracismo que até hoje não se recuperou. Trump, de certa forma, me lembra muito o ex-Presidente brasileiro Jânio Quadros, aquele que ficou apenas seis meses, portanto menos de uma gestação completa, no cargo, vencido que foi pelas suas maluquices, ou  por forças ocultas que ele nunca soube nomeá-las   Jânio chegou a proibir mulher de biquíni nas praias – o povo no interior desse brasilzão morrendo de fome e ele preocupado com trajes de banho das mulheres. Não tinha coisa mais importante para fazer? Igualzinho a esse Trump que passou o tempo todo prometendo se lançar contra a presença muçulmana nos Estados Unidos e até construir um muro separando o México dos Estados Unidos. Mas quem pagaria (ou pagará) por essa construção?  Segundo ele, o México, ora bolas…

Já querem aumento
Os servidores públicos estão insaciáveis – notadamente aqueles ligados à Secretaria da Fazenda. O Secretário Jeferson Passos foi na quinta-feira à Assembleia Legislativa, nas salas das comissões para fazer um levantamento das contas públicas, relativos ao segundo quadrimestre deste ano. Pois, espalhado pela sala das Comissões, havia  faixas de servidores da Fazenda reivindicando a Reconstrução do Plano de Carreiras, liberado pelo Governador Jackson Barreto há tão pouco tempo atrás. Como diria Adiberto de Souza, misericórdia…

   …e para encerrar…

CENTENÁRIO – A Assembleia Legislativa faz sessão especial e solene em comemoração o centenário de nascimento do ex-Prefeito de Itabaiana, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Euclides Paes Mendonça.  Será as 17h do dia 21 deste mês.  Filha dele, Maria Mendonça, tem assento na Casa Legislativa. D solenidade participa também a Academi Sergipana de Letras
     ***
FECHADA – A Assembleia Legislativa “imprensa” a segunda-feira e só volta a ter sessão normal na quarta-feira. Aproveita que não haverá movimentação na Casa e faz serviço de detetização.
     ***
EXPLICAÇÃO – A delegada Daniele Garcia Alves telefonou ao escriba e comprometeu-se a enviar um ofício esclarecendo a situação do inquérito policial 0872015, objeto de tema deste blog. O escriba não recebeu tais explicações – que foram encaminhadas ao próprio Portal Infonet, que publicou suas declarações na íntegra. Segundo ela, o inquérito já foi encaminhado à Justiça. Ótimo. Era isto mesmo que se pretendia…
     ***
COMARCAS – O Sr. Luiz Mendonça deixa a presidência do Tribunal de Justiça nos próximos dias, entrando pra a história como aquele que mais fechou comarcas no interior do Estado. Como diz um advogado amigo meu, o homem do interior, se quiser Justiça, pague a passagem de ônibus e venha para a capital para dar entrada em processos….
     ***
TRE – Desde quinta-feira, o desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite passa a integrar o Tribunal Regional Eleitoral categoria desembargador. Foi em breve solenidade que ele prestou o devido juramento.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais