“E o que eu ia falar para minha mãe?”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em uma corrida de Cross-country, o queniano Abel Muttai estava a poucos metros da linha de chegada, quando se confundiu com a sinalização,

pensando que já havia completado a prova. Logo atrás vinha o espanhol Iván Anaya, que vendo a situação começou a gritar para que o queniano ficasse atento, mas Muttai não entendia o que o colega dizia. O espanhol, então, o empurrou em direção à vitória.

Um jornalista perguntou então a Iván:

– Por que o senhor fez isso?
– Isso o quê?

Ele não havia entendido a pergunta – e o meu sonho é que um dia possamos ter um tipo de vida comunitária em que a pergunta feita pelo jornalista não seja mesmo entendida -, pois não pensou que houvesse outra coisa a ser feita que não aquilo que ele fez.

– Por que o senhor deixou o queniano ganhar?
– Eu não o deixei ganhar, ele ia ganhar.
– Mas o senhor podia ter ganho.
– Mas qual seria o mérito da minha vitória, a honra dessa medalha? Se eu ganhasse desse jeito, o que eu ia falar para a minha mãe?

Mário Sérgio Cortella em "Ética e vergonha na cara"

Moita Bonita: em breve número eleitores será maior que população
Em Moita Bonita onde a população é de 11.400 habitantes, o eleitorado já é de 8.960 eleitores. Do último pleito eleitoral de 2014 para o atual 618 novas pessoas se tornaram eleitores do município. Daqui uns dias o eleitorado vai ultrapassar a população. Já pensou se a Justiça Eleitoral faz um recadastramento minucioso?

TRE mantém candidatura de João Alves Filho
No dia 17 de setembro, o Juiz Federal Fábio Cordeiro de Lima, membro do Tribunal Regional Eleitora de Sergipe, TRE-SE, concedeu liminar que suspendeu a execução da decisão de cancelamento do registro da candidatura de João Alves Filho, acatando o recurso encaminhado pela assessoria jurídica do candidato.

Debate
Hoje tem debate dos candidatos a prefeito de Aracaju pela TV fechada. Pelo que se sabe apenas Edvaldo Nogueira e Valadares Filho participarão. João Alves não irá.

Marketing errado
E na coligação de Edvaldo Nogueira na carreata de ontem,18, que acabou na praia, o locutor dizia que Aracaju não podia acabar nas mãos de quem nunca trabalhou. Um esperto que ouvia chamou a atenção: se eles pensam que estão atacando Valadares Filho o marketing está errado. Enquanto Valadares Filho é formado em administração e teve três mandatos de deputado, Edvaldo não se formou e recentemente passou um ano como presidente da pomposa “Agência Reguladora dos Serviços do Estado de Sergipe.” Alguém sabe o que ele fez lá de 2015 a abril deste ano? Muito trabalho…muito trabalho…

Filhinho de papai…o velho discurso da elite…
E ainda na carreata do PT e do PcdoB, o locutor berrava: filhinho de papai nunca fez nada em Brasília. Arrepare, o candidato do locutor mora no metro quadro mais caro, tem rádio e construtora na família. Não se formou e nunca fez mais nada a não ser militar no partido. E o filhinho de papai e o candidato da elite é o outro… Quer enganar a quem?

Edvaldo: Valadares Filho tem sido em Brasília um parlamentar atuante
E o pior é que há pouco tempo, em 2012, Edvaldo Nogueira fez uma declaração elogiando Valadares Filho que vem sendo divulgada pelas redes sociais. No vídeo Edvaldo disse que “Valadares Filho tem sido em Brasília um parlamentar atuante inteiramente dedicado a Sergipe e especialmente a nossa querida Aracaju. Posso testemunha o seu empenho em defesa de nossa cidade atendendo as reivindicações de nossa gente”. Arrepare, Osmário!  

Covardia em Macambira
Como o blog alertou na semana passada para a necessidade de forças federais no município de Macambira, na última sexta-feira, 17, conforme

Violência em Macambira: é preciso força nacional para garantir um pleito eleitoral tranquilo.

 relato enviado para o blog, um cidadão local por pouco nao foi morto, por conta de um tiro. O BO foi prestado e nele consta que o ato de violência foi praticado por cabos eleitorais – a polícia vai investigar se tem até policial no meio –  da coligação do PT, que é acusada de retaliações e perseguições aos eleitores contrários. A foto ao lado é do cidadão que recebeu o tiro de raspão.  A Justiça Eleitoral e o MPE já foram alertados para o clima de terror.

Seminário de Saúde Mental será realizado na ESMP
A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, realizará o Seminário Saúde Mental: Mudanças de Paradigmas. O evento, que tem como objetivo discutir os avanços e estratégias efetivas em saúde mental, acontecerá no hoje, 19 de setembro, a partir das 07 h no auditório da sede do Ministério Público (Centro Administrativo – Aracaju/SE).

Palestrantes
O seminário contará com palestrantes de diversas regiões do Brasil, que são especialistas no tema, como o psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Leon de Souza Lobo Garcia; as Promotoras de Justiça do Rio Grande do Norte, Iara Maria Pinheiro Albuquerque e Luciana Andrade D'Assunção; a Promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Anabelle Macedo Silva; a Coordenadora Estadual de Atenção Psicossocial do Estado de Sergipe, Sony Regina Petris; representantes do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Nilzir Soares Vieira Junior.

Comissão será lançada
No encontro será lançada a Comissão de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público de Sergipe e serão debatidos temas como: a guerra às drogas e o cuidado de pessoas; a realização do Projeto “Transformando Destinos”; e o trabalho do Ministério Público na Promoção do Direito Fundamental à Saúde Mental; Além disso, será apresentado o painel Saúde Mental no Estado de Sergipe: Políticas Públicas e Judicialização.

PRECATÓRIOS JUIDICIAIS

Sobre Precatórios
O blog esclarece que a informação publicada no último sábado sobre gestão de precatórios foi fruto de uma informação repassada por uma pessoa que afirmou ao titular deste Blog ter um processo em andamento no TJSE. Em momento infeliz, o jornalista responsável por este espaço deu crédito a denúncia. Diante dos fatos que se sucederam, o mesmo reconheceu seu erro ao tempo que ressalta que em nenhum momento de sua longa carreira jornalística colocou em duvida o trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça, em especial, neste momento, o Departamento de Precatórios, que tem à frente o magistrado Marcos de Oliveira Pinto, juiz cioso e responsável pelo trabalho que desenvolve, assim como todos que fazem o TJSE, tido como o melhor do país, graças ao alto quadro capacitado de  magistrados e demais servidores. Por fim, o titular deste blog lamenta e pede desculpa pela publicação, esclarecendo aos leitores que nunca existiu nenhum fato concreto que pudesse colocar em duvida o trabalho que vem sendo realizado na gestão dos precatórios judiciais em Sergipe.

NOTA DE ESCLARECIMENTO  – DEPREC – TJSE

Em virtude de notícia veiculada, neste sábado, pelo jornalista Cláudio Nunes, em seu blog no Portal Infonet, sob informações que teria recebido acerca da gestão de precatórios, a Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe, através do Departamento de Precatórios, esclarece:

1. O blog trouxe a público a afirmativa de que “está checando a informação de que o Tribunal de Justiça de Sergipe está promovendo, uma verdadeira loteria no pagamento de precatórios judiciais” para ao final assegurar que iria “apurar para se certificar do que, efetivamente, está acontecendo”, sem promover qualquer consulta acerca da matéria junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe;

2. Revela-se atitude grave confundir a opinião pública de que as verbas destinadas ao pagamento de precatórios, que não se configuram em receitas para o Tribunal de Justiça, possam ser utilizadas para qualquer outra finalidade, senão o pagamento de precatórios, como determina a Constituição Federal e a Resolução nº 115/2010 do Conselho Nacional de Justiça;

3. Tributa-se à ausência de cautela do blog a informação de que estariam sendo promovidos “descontos que chegam a 40% do valor dos precatórios, sob a ameaça de não receberem de imediato seus créditos”, quando em verdade se trata do pagamento de precatórios por meio de ACORDO DIRETO, regulado por Edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 28.07.2016, conforme autoriza art. 97, § 8º, inc. III, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, respeitada a modulação decidida pelo Supremo Tribunal Federal na Questão de Ordem das ADIs 4.357 e 4.425;

4. O denominado ACORDO DIRETO é mais uma opção constitucional posta a disposição do credor, no caso em tela, unicamente com relação ao Estado de Sergipe, por força da Lei Estadual nº 8.032/2015, preservando-se igualmente aos não optantes o pagamento dos precatórios por meio da ordem cronológica, como disciplinado pelo art. 97 do ADCT e pela Resolução nº 115/2010 do Conselho Nacional de Justiça;

5. A referência de promoção de “uma verdadeira loteria no pagamento dos precatórios”, portanto, é leviana e vai de encontro ao trabalho sério e transparente do DEPREC e que, somente na atual gestão do Tribunal de Justiça, já promoveu a movimentação de valores que ultrapassam 47 milhões de reais, com pagamento das parcelas preferenciais (doentes graves e idosos), quitação de precatórios na ordem cronológica, além dos recursos repassados ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região;

6. Por fim, deixando registrado que o Departamento de Precatórios se coloca à disposição deste blog e da sociedade em geral, como sempre o fez, para prestar quaisquer outros esclarecimentos, reafirma o tratamento respeitoso devido aos credores, o trabalho permanente de toda a sua equipe e lamenta a referência pejorativa aos que optaram pelo acordo direto, bem como o açodamento das informações veiculadas, o que não se coaduna com um jornalismo sério, que antes deve conferir as informações que recebe, ouve as partes envolvidas, para se assegurar da lisura do que irá veicular.

ESPECIAL – NEGOCIAÇÕES DO GOVERNO COM POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

Convocação

E hoje, 19, o comando da PM convocou toda família policial militar da capital e do interior, de folga para uma reunião onde irá apresentar a contra-proposta dos projetos de subsídio e PTS da equipe ecônomica do governo estadual. Será no ginásio de esportes Constâncio Vieira, às 14h.

NOTA PÚBLICA OFICIAIS SUPERIORES DO CORPO DE BOMBEIROS E POLÍCIA MILITAR

Nós, oficiais superiores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de Sergipe, responsáveis pela Segurança e a Ordem Pública, bem como a salvaguarda da população, com  dedicação ao ponto de sacrificarmos nossas próprias vidas, em reunião no dia de hoje, reiteramos o total repúdio às alterações feitas no projeto referente à reestruturação das carreiras militares do Estado de Sergipe e apresentado ao Governo no mês de junho.

Tais alterações, apresentadas na forma de uma contraproposta, representam uma desconstrução e desrespeito às carreiras PM e BM. Extinguem sumariamente os poucos direitos arduamente conquistados ao longo de mais de 180 anos de existência, ferindo princípios básicos da dignidade dos militares, da ativa e da reserva, que tanto sacrificaram sua saúde e sua família em prol da nossa sociedade. Além de ir de encontro ao discurso recente do governo de reestruturação da carreira militar.
Tudo isso em, um momento em que diversas categorias manifestam repúdio a todas as propostas que  atacam direitos trabalhistas e previdenciários.

Repudiamos  também o atraso e o parcelamento de salários, que tantos transtornos financeiros têm causados  junto à nossa tropa. 
Portanto, é mister que além da aprovação do projeto original repassado ao governo, o pagamento dos salários seja regularizado imediatamente.
Ao tempo em que nos mostramos deveras preocupados com o atual cenário da segurança pública em Sergipe, principalmente do pleito eleitoral que se aproxima.

Aracaju/SE, 17 de setembro de 2016

Oficiais Superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

NOTA PÚBLICA DO GOVERNO DE SERGIPE

O Governo do Estado informa que realizou reunião na manhã deste sábado, 17, onde participaram os secretários de estado da Segurança Pública, Fazenda, Planejamento e Procuradoria, com os comandantes da Polícia Militar e Bombeiros Militar, onde tratou-se dos temas divergentes nos projetos de subsídio e PTS.

Na reunião, 16 temas foram levantados pelos comandantes das tropas e foram devidamente esclarecidos e atendidos, a exemplo das regras para o PTS cujos intertícios serão implementados da forma original como foram sugeridos pelas categorias, carga horária de 36 horas, retirada da exigência de idade mínima de 55 anos para reforma e a tabela do subsídio que foi equalizada para atender as necessidades das tropas, dentro das possibilidades de pagamento do governo do estado.

A nova redação será levada pelos comandantes para ser discutida novamente com representantes das tropas e posterior decisão de encaminhamento.

É necessário esclarecer que o governo do estado vem democraticamente realizando um processo de negociação, que entra na sua reta final, que irá buscar assegurar direitos que historicamente vem sendo pleiteados pelas tropas.

Portanto, enquanto os canais de negociações com os representantes das tropas estiverem abertos e funcionando, não vemos motivo para manifestações de protesto já que não houve fechamento de questão.

Governo de Sergipe

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Os leitores são os meus vampiros. “Italo Calvino, escritor italiano, morreu em 19 de Setembro de 1985 (n. 1923).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais