É preciso apurar

0

Momento em que reféns começam a ser liberados (Foto: Aldaci de Souza/Portal Infonet)

Felizmente não ocorrerem mortes na rebelião de presos, que durou mais de 24 horas na penitenciária Antônio Jacintho Filho, em Aracaju. Após demoradas negociações, os rebelados concordaram em libertar os mais de 100 reféns e entregar as armas de grosso calibre que portavam. Os presos conseguiram, contudo, divulgar para todo o país que são espancados por agentes penitenciários e que as condições de sobrevivência no local são péssimas, acusações corroboradas pela seccional da OAB. Tomara que o governo apure tais denúncias, pois não se concebe que sentenciados sejam torturados e tratados de forma desumana. O Código Penal não prevê esse tipo de punição e quem as pratica merece ser punido com os rigores da Lei.

Desocupou

Os empregados da Deso festejaram ontem a exoneração do presidente da empresa, Bosco Mendonça. Há pouco mais de um ano no cargo, ele manteve uma relação de confronto com os auxiliares. Para o lugar de Bosco vai o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Ferrari, que será substituído pela competente técnica Lúcia Falcon. As mudanças foram anunciadas ontem pelo governador Marcelo Déda (PT) e deverão ocorrer no início de maio.

Contra a greve

Boa parte dos estudantes da rede estadual está contra a greve dos professores, que cruzaram os braços ontem. Os grevistas alegam que o governo está achatando seus salários. De acordo com os estudantes, os educadores poderiam encontrar outra forma de luta, pois a greve – a segunda neste ano – deve inviabilizar o ano letivo. É, pode ser!

Pioneiro

Foi sepultado ontem em Aracaju o corpo do pioneiro do turismo sergipano Robson dos Anjos. Contratado em 1944 pela empresa aérea Panair do Brasil, ele organizou em 1957 a primeira excursão de Sergipe para os Estados Unidos, tendo criado em 1976 a empresa Robson Turismo, que ficou sob o seu comando até 1990. Apesar de sua importância para o setor, ao seu sepultamento não compareceu um só representante da Secretaria Estadual de Turismo.

Supervendas

Está quase tudo pronto para o Encontro de Negócios dos Setores Supermercadista, Atacadista Distribuidor, Tecnologia e Fornecedores de Produtos e Serviços (Superventas 2012). O evento, que será aberto amanhã no Centro de Convenções de Sergipe, vai prosseguir até o próximo sábado. O objetivo é promover a interação entre organizadores, parceiros e patrocinadores.

Horizontal

Aracaju ainda é uma cidade horizontal. Dos 197.224 imóveis catalogados no censo de 2010 realizado pelo IBGE, 119.280 são casas residenciais, 11.809 casas de vila e 37.902 apartamentos. Segundo Luis Moura, coordenador do Dieese, saber que a capital ainda é horizontal é importante para a discussão sobre o Plano Diretor. “A estratégia de ordenamento de uma cidade onde predomina imóveis residenciais tipo casa deve ser diferente da de uma comunidade onde os apartamentos são maioria”, explica Moura.

E-mail falso

A Petrobras informou que foi identificado um e-mail falso prometendo um brinde de “15 litros de combustíveis, sem custo nenhum!”, na rede de postos da Petrobras Distribuidora. A Companhia esclarece que a mensagem é falsa e orienta seus consumidores a apagarem o e-mail sem clicar no link, que pode conter vírus e/ou algum programa para captura de informações.

Santo de casa

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), recorreu aos santos de casa para substituir Antônio Samarone, na SMTT, e Lucimara Passos, na Emsurb. Para a SMTT vai o engenheiro e atual diretor de Planejamento e Sistema daquela Superintendência, Antônio Fernando Nunes. Lucimara será substituída por seu vice Fábio José Silva. Os dois, juntamente com a nova secretária da Saúde, Stela Maris, serão empossados na próxima semana. Nogueira ainda não escolheu o substituto do ex-secretário da Educação, Antônio Bittencourt.

Mais tempo

Uma boa notícia para os micros e pequenos empresários: A Receita Federal concedeu mais quatro dias para eles entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional referente aos ganhos obtidos em 2011. O prazo que terminava ontem foi estendido para sexsta-feira. A prorrogação foi determinada por problemas técnicos no sistema de recebimento da declaração.

Do baú político

No governo do presidente Costa e Silva (1967/1969), o Palácio do Planalto costumava identificar os congressistas por cruzes. Os aliados bem comportados ganhavam cruzes azuis. As vermelhas eram para deputados e senadores da oposição e os governistas tidos como rebeldes. Segundo o ex-deputado federal João Machado Rollemberg, certa feita o então senador Leandro Maciel lhe disse o seguinte: “Estive com o Golbery e ele afirmou que você está com quatro cruzes vermelhas, mas há condição de apagá-las. Ele quer lhe ver. Vamos lá?”. João Machado recusou o convite e continuou votando contra o governo. Em 1968, o deputado federal Márcio Moreira Alves fez um discurso na Câmara sugerindo que ninguém participasse das comemorações do dia 7 de setembro. O pronunciamento foi considerado ofensivo “aos brios e à dignidade das forças armadas” e o governo pediu ao Congresso licença para processá-lo. Entre os que votaram contra estava justamente João Machado Rollemberg. Resultado: foi cassado e teve os direitos políticos suspensos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais