Edvaldo, agenda positiva e apoio

0

O anúncio do reajuste da tarifa do transporte urbano em Aracaju nunca foi feito através de coletiva a imprensa.  O aumento é dado e passa a vigorar em um final de semana e ponto final. Quando na segunda-feira a noite, a Secom da Prefeitura, convidou a imprensa para o anúncio do reajuste da tarifa foi um “bombardeio” de criticas pelas redes sociais.

Os críticos não se deram ao trabalho de lembrar que nenhum administrador convocaria uma coletiva para anunciar um reajuste de tarifa. Não deu outra. O prefeito Edvaldo Nogueira surpreendeu a todos anunciando o “reajuste zero”, além da redução da alíquota do ISS dos atuais 5% para 2%, por conta do processo licitatório que será publicado no próximo dia 17 de abril.

Edvaldo disse que a alíquota era uma das mais altas do país e se não fosse reduzida a concorrência no processo licitatório poderia ficar comprometida.  “Meu relógio não funciona com pressão de ninguém e muito menos de empresário”, disse afirmando que a licitação terá concorrência e não faria sentido anunciar um reajuste quando está em discussão o processo licitatório com cálculos para uma nova planilha.

Edvaldo começa o mês de março com uma extensa agenda positiva. Vai aproveitar o aniversário de Aracaju, 17 de março, para inaugurar diversas obras. Na próxima quinta-feira ele deve anunciar a programação de aniversário, que além das festividades, terá o anúncio de obras de infra-estrutura, de construção de mais casas – já foram entregues mais de mil  e deve entregar mais duas mil este ano –  reforma de terminais no projeto de mobilidade urbana, além de inaugurar algumas obras como escolas, calçadão da Beira Mar, entre outros. Entregará  também computadores para todos os estudantes da rede de ensino fundamental.

Espera-se também o reajuste do funcionalismo. No atual governo o funcionário público municipal teve um aumento real, através das melhorias dos níveis das carreiras. Ou alguém acha que o irrequieto e barulhento vascaíno Nivaldo Fernandes, presidente do Sepuma está quieto por conta dos olhos do prefeito Edvaldo Nogueira?

Tem muito político criticando a administração municipal, mas por trás não pensaria duas vezes em ter o apoio de Edvaldo Nogueira. Aliás, com toda campanha contrária ninguém duvide que se ele pudesse ser reeleito seria um páreo duro para qualquer um, inclusive o ex-governador João Alves Filho.

E ainda tem políticos, inclusive do bloco aliado, ou melhor, do PT mesmo, que disse que o PCdoB já “teve demais porque ganhou a prefeitura por sete anos”. E Edvaldo não tem nenhum mérito na reeleição dele em 2008? E a administração é tão ruim assim porque não largaram “o osso”?

O novo quadro político após o racha eleitoral mudou a configuração em Aracaju. Se antes estavam certas as candidaturas do PT e do PSB a prefeito, hoje as lideranças, principalmente Déda, tentam que seja apenas um candidato.
Mas o PT, mesmo tendo o comando do governo estadual cederá o espaço para o PSB? Dificilmente isto acontecerá. E o PSB abrirá mão da candidatura própria depois do imbróglio eleitoral da AL? São perguntas ainda sem respostas.

Apenas uma certeza: para onde o prefeito Edvaldo Nogueira pender ele não levará  apenas os índices de rejeição – que são naturais em qualquer administração – como alguns aliados colocam nos bastidores.  O palanque que ele subir terá também o peso dos índices de satisfação da população.

Aracaju tem vários problemas, mas daí pregar o caos como faz alguns da oposição chega a ser ridículo. Quem, de outra capital do país, não chega a Aracaju para visitá-la e começa a pensar na possibilidade de torna-se um morador eterno?
As lideranças que compõe o grupo governista avaliam que é preciso encontrar um nome de consenso a Prefeitura, independente de que partido for.

Procuram um nome com pouca rejeição, com um passado limpo e que possa aglutinar todos os partidos com competitividade.

É difícil, mas não impossível, para isso tem que deixar de lado os projetos pessoais em torno de um projeto único.

Setransp pode acionar Município na Justiça por congelamento da tarifa
Com o anúncio do prefeito Edvaldo Nogueira de que a tarifa de ônibus não sofrerá reajuste este ano, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) poderá acionar a Prefeitura de Aracaju na Justiça. Uma coletiva a imprensa será realizada hoje, 07, a partir das 10h, na sede do Setransp.

Planilha de custo
Segundo o presidente Adierson Monteiro, nos últimos anos a tarifa já não estava de acordo a planilha de custo aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, e agora sem ao menos o mínimo reajuste esperado as empresas de ônibus arcaram com um grande ônus. "Nos últimos anos as empresas investiram em mais de 250 veículos novos e tecnologias para melhorias no serviço. E ainda teremos o reajuste salarial dos rodoviários, entre outras coisas que reajustam a cada ano. Então tudo que nós queremos é justiça. Por isso que sempre defendemos a licitação com seriedade, para que no futuro, 2013, não tenhamos esse tipo de demagogia em Aracaju", reclamou Adierson.

Adiada reunião do secretariado
O governador Marcelo Déda não vai mais reunir o secretariado esta semana como estava previsto. Hoje, 07, a tarde ele viaja à Brasília onde tem uma serie de compromissos até amanhã. A expectativa para a reunião do secretariado é grande, já que todos já colocaram os cargos à disposição para que o governador possa montar a nova estrutura administrativa.

Déda transfere palestra para empresários
Por conta de uma agenda de última hora com o Ministro da Integração em Brasília, Marcelo Déda cancelou a palestra que aconteceria nesta sexta-feira, 9, durante o Almoço com Negócios da ACESE. Uma nova agenda será confirmada com o governador, possivelmente para a segunda edição do tradicional Almoço da ACESE. Para esta primeira edição, o palestrante será o Superintendente da SMTT Antônio Samarone, que vai palestrar sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju.

TCE na berlinda: Gilmar faz grave denúncia
O radialista Gilmar Carvalho fez uma grave denúncia ontem, 06, no programa que apresenta na rede Ilha: disse que um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado vem trabalhando para tentar convencer deputados e prefeitos fazer parte da base aliada do governo. “Não gostaria de ter a obrigação pública de denunciar com nomes, não o faço ainda porque ainda falta elementos de provas”, avisou.

Olhos e ouvidos espalhados
Gilmar avisou que se receber as provas “fará de forma bem feita. Este não é um trabalho de conselheiro que ganha bem para julgar contas”, disse, afirmando que este fato expõe negativamente a Casa. “Se insistir em fazer, faça bem feito, meus olhos e ouvidos estão espalhados em todo o Estado, basta que saiba dia e horário para dizer”, alertou.

Amanhã, 08, tem pleno do TCE: Se silenciarem são coniventes
O blog espera que amanhã, 08, durante o pleno do TCE os conselheiros se manifestem. O órgão, que até pouco tempo estava nas manchetes negativas dos jornais foi exposto numa grave denúncia. Todos os conselheiros estão na berlinda até que o nome seja revelado. Se silenciarem são coniventes.

Punição exemplar
O Tribunal de Contas ficará calado. Tem aquele ditado, quem cala, consente. E se for verdade algo deve ser feito exemplarmente. Um órgão fiscalizador não pode ser usado politicamente. E como o TCE é órgão auxiliar do legislativo cabe também aos deputados tomarem as devidas providencias.

O PCC em Sergipe!
O blog foi informando que um sargento da PM de Sergipe apresentou uma monografia de especialização num curso da UFS que deixou todos boquiabertos. O trabalho de excelente qualidade trata-se de uma pesquisa (denúncia) do PPC em Sergipe. O mais engraçado que as instituições policiais em Sergipe não só não divulgaram, mas silenciaram sobre o assunto.

Estudo único
Segundo informações  o sargento, com vasta experiência no serviço de inteligência é um profissional qualificado e não gosta de aparições públicas.  Quem esteve presente na apresentação da monografia com o trabalho. . Nas próprias palavras do sargento, nunca houve um estudo acadêmico que abordasse o tema sobre essa organização em Sergipe, e nem mesmo de qualquer publicação sobre o assunto.

Blog está em busca da monografia
Pela novidade e relevância do tema, policiais civis, militares, federais e rodoviários federais e  outras pessoas da sociedade se fizeram presentes, lotando o auditório naquela manhã. Parece que o sargento não deseja tratar do assunto em público, mas o blog está tentando conseguir uma cópia da monografia. A imprensa e a sociedade sergipana precisam saber de tudo que foi abordado pelo sargento. O blog está a procura!

PMN e PV, enquanto os grandes brigam, eles convergem!
Em tempos de discórdia, em Sergipe, dois partidos buscam a concórdia rumo ás eleições de 2012. O Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Verde (PV) estão trocando figurinhas e acham que poderão completar o álbum logo, logo.Para Antonio Luiz, presidente do PMN, as conversas estão bem avançadas sendo plausível uma composição em Aracaju, o que "reforçaria o projeto dos mobilizadores para as eleições da capital", complementa Luiz.

Pleito
Casé Mecenas, Presidente do diretório de Aracaju afiançou que o PV já está pronto para o pleito. "Temos pré candidato a prefeito e meia centena de filiados com disposição para disputar uma vaga na câmara de Aracaju." Se firmarmos uma aliança com o PMN, poderemos oferecer, aos aracajuanos as melhores opções para o próximo pleito, concluiu Casé.

Fatos positivos
O Subsecretario de Estado de Articulação com os Municípios, Jorge Araujo, destaca os dois primeiros dias dessa semana com fatos positivos para o Governo Marcelo Déda. Ele ressalta o anúncio de investimentos da Petrobras e da Chesf no estado, a inauguração do teatro Atheneu e também a divulgação do excelente resultado financeiro do BANESE, com lucro superior a 90 milhões no exercício de 2011.

Aniversário de Canindé do São Francisco I
Ontem, 06, foi comemorado o aniversário da nova Canindé do São Francisco. Há 25 anos foi inaugurada a nova cidade após a obra da hidrelétrica de Xingó e a construção do lago que inundou a antiga Canindé.

Aniversário de Canindé do São Francisco II
Dos atuais 30 mil habitantes, segundo a Prefeitura, apenas 10% são oriundos da antiga cidade. Hoje a população de Canindé tem cerca de 11 mil pessoas do MST e de Estados vizinhos. Ontem, 06, a Prefeitura fez uma vasta programação nas escolas conscientizando os estudantes da importância da data.

Uso do Jet Ski
Várias cidades estão regulamentando o uso do Jet ski na tentativa de evitar acidentes. Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura vai regulamentar o uso nas represas das cidades e praias artificiais. Em outras cidades, onde tem praias, estão fazendo uma parceria com a Marinha para a fiscalização.  O aparelho deve ser pilotado a 200 metros da praia.

V Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos através da sua Superintendência de Recursos Hídricos promove no período de 19 a 23 de março de 2012 o V Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe dentro da programação da Semana da Água, que tem como tema central “Água e Qualidade de Vida”.Consulte o site www.semarh.se.gov.br e faça a inscrição para submissão de trabalho até o próximo dia 14 de março.

Gols do campeonato sergipano na rede Globo
O ex-deputado e subsecretário de Estado, Jorge Araujo, vem fazendo uma pergunta pelas redes sociais que faz sentido. Perguntar não ofende: quando os gols do Campeonato Sergipano serão exibidos pela Rede Globo nacionalmente?!  Será que a TV Sergipe não envia os gols do campeonato sergipano para a Rede Globo? Mesmo que não passe nos telejornais diários, poderiam ser aproveitados na Globo News. Lá passa gols de quase todos os campeonatos brasileiros.

Cristiano Tiririca é destaque em site da Globo
Para se ter uma ideia que algo está errado. Enquanto os gols não são exibidos na rede globo, o atacante Cristiano Silva e Silva, mais conhecido pela nação proletária e no meio esportivo como “Cristiano Tiririca”, é o atual artilheiro do Campeonato Sergipano de Futebol. Nas 10 partidas da primeira fase – Taça “Cidade de Aracaju” – o atleta marcou 9 gols. Por conta do desempenho nas partidas, o jogador aparece no site GloboEsporte. Com.O atacante foi citado na classificação do Prêmio Friedenreich, iniciativa do programa Globo Esporte da TV Globo e do portal de notícias esportivas. Será que o Globo Esporte não quer exibir os gols do Tiririca?

Dia Internacional da Mulher
A Assembleia Legislativa vai convidar a professora da Universidade Federal de Sergipe, Maria Helena Santana Cruz, para proferir palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, amanhã, dia 8. O requerimento 186/2012 de convite à professora foi aprovado em plenário na manhã desta terça-feira, dia 6. A palestra foi proposta pelas deputadas Ana Lúcia Menezes (PT), Conceição Vieira, Maria Mendonça, Angélica Guimarães e Susana Azevedo.

Escola ganhará quadra poliesportiva
O governador Marcelo Deda autorizou a abertura do processo licitatório para a reforma e ampliação de 31 escolas públicas e a construção de cinco quadras poliesportivas em vários municípios sergipanos. Uma das unidades beneficiadas é a Escola Estadual João Batista Nascimento, localizada em Nossa Senhora do Socorro. A obra foi solicitada através da indicação de número 153/2011, de autoria do deputado estadual Zé Franco (PDT).

Assistência a menor viciado em drogas como dever do Estado
Foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Projeto de Lei do senador licenciado, Eduardo Amorim (PSC), que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para prever que o poder público tem o dever de prestar assistência médica e psicológica a menores viciados em drogas e de promover campanhas de prevenção e combate ao uso de drogas.

Presa fácil
"A procura de sua identidade, o adolescente torna-se uma presa de fácil manipulação, tanto a nível grupal, como pela mídia, a qual estimula, por exemplo, o uso do álcool e do tabaco, apresentando como sinônimo de status e sucesso", disse Amorim ao informar que "alguns adolescentes procurarão as drogas como um meio de fuga para seus problemas afetivos, outros o farão pela simples curiosidade ou necessidade de filiar-se ao grupo", diz o senador.

Zonas Costeiras e Marinha
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou nesta terça-feira, 6, do lançamento do Grupo de Trabalho Zonas Costeiras e Marinha, da Frente Parlamentar Ambientalista. O parlamentar sergipano é um dos líderes do grupo, que tem o objetivo de promover o diálogo entre o Legislativo, o Executivo, o setor privado, a academia, as organizações ambientalistas e os movimentos sociais para aprimorar a legislação, a gestão e a proteção dessas áreas. A Fundação SOS Mata Atlântica é parceira do grupo.

Comissão especial para discutir mudanças no FPM
Em pronunciamento, feito ontem, 06, na tribuna da Câmara dos Deputados, o parlamentar do PSB de Sergipe, Valadares Filho, destacou a precária situação financeira em que vivem a maioria dos municípios brasileiros. O deputado propôs a adoção de medidas mais efetivas para que as prefeituras possam equilibrar suas contas.

Dificuldades dos prefeitos
Valadares Filho disse que tem ouvindo os relatos de prefeitos de diversos municípios sergipanos em relação às dificuldades que as prefeituras têm enfrentado nos últimos anos.  “Por isso, quero chamar a atenção para a grave situação que, lamentavelmente, não ocorre apenas nos municípios do meu Estado”.

Repartição dos recursos
Diante dessa situação, Valadares Filho propôs, na condição de vice-líder do PSB, um requerimento para criar uma comissão especial para discutir a repartição de recursos entre União, Estados e Municípios. “A base para o trabalho dessa comissão é cerca de 30 proposições que já existem em tramitação sobre o mesmo assunto”, afirmou o parlamentar sergipano.

Distribuição de renda
O deputado federal Rogério Carvalho(PT/SE) vai ocupar o grande expediente da câmara dos deputados nesta quarta feira, 07, a partir das 15h25. Rogério vai falar sobre conjuntura econômica do país "A distribuição de renda  através de programas como Bolsa Família aliados a  Investimento em moradia, reabertura do crédito, queda de juros resultaram um aquecimento do mercado interno e o crescimento econômico sustentável do Brasil", comentou o deputado que também afirma que no crescimento econômico se deu através do fortalecimento de instituições públicas. O pronunciamento pode ser acompanhado pelo site www.camara.gov.br

Reforma Política: Almeida Lima dá último prazo
O presidente da Comissão Especial  da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PPS), afirmou  ontem, 06, que só vai permitir mais uma rodada de apresentação de emendas ao texto que está sendo elaborado pelo relator Henrique Fontana (PT-RS). De acordo com Almeida Lima, a opinião dos integrantes do colegiado “já é suficientemente conhecida” e “é hora de partir para o voto”.

Peregrinação
O professor Anderson Gois (PSL), pré-candidato à prefeitura de Aracaju, tem feito uma verdadeira peregrinação pelos bairros da capital conversando com os moradores e tentando coletar informações para seu programa de governo. Em entrevista a uma emissora de rádio Anderson Gois disse que mesmo que não consiga ser o indicado pelo grupo liderado pelo PSC do senador Eduardo Amorim para a disputa, como homem público, tem o dever de entender e propor melhorias quanto aos problemas da cidade.

Karatê sergipano
O karatê de Sergipe após os festejos do início de ano volta com força total. No próximo dia 25 de março vai ao município de Penedo (AL) participar do “Meeiting de Karatê Escolar”. As equipes do karatê União e do Colégio Salesiano participarão do evento.

Atletas
Os atletas que participarão do evento: Yonara Yasmim, Yara Yane, Leticia Danielly, Jhon Robert, Pedro Jedson, Alan Andrade, Roberto Yan, Bruna Gabrielle, Anna Caroline, Gilmário Anderson, Luis Filipe, Rafael Teles, Gustavo Vieira, Cristiano Brito, José Cláudio, Cláudio Douglas e Rivaldo Moises.

Projeto Vida Alegre
Uma grande novidade é o projeto Vida Alegre que será representado pelos alunos: Lucas, Emerson, Mayra, Barbara, Erasmim, Vitor, Vitor Daniel, Wilamis, Gabriel, Tauã. O técnico das equipes é Yoacan Jocélis, atleta de Sergipe reconhecido mundialmente.

Norcon Rossi inaugura escritório I
A partir deste mês, os colaboradores da Norcon Rossi em Aracaju já contam com seu local de trabalho pronto. Após 45 dias de reforma para adequar o layout do prédio onde inicialmente ocupava somente a Norcon, o escritório da joint venture está devidamente instalado.

Norcon Rossi inaugura escritório II
Para a inauguração, cada colaborador foi recebido no último dia 1º com um cupcake de cobertura azul e cerejas vermelhas, remetendo-os ao simbolismo crômico da marca e que descrevia a seguinte frase: ‘aos novos e doces projetos que realizaremos aqui’. As estações de trabalho receberam decorações que remetiam aos  valores do grupo, incentivando um ambiente propício à produtividade e satisfação.

Lançamento I
Com um formato editorial inovador e abordando assuntos ligados a arquitetura, design, arte e comportamento, a Revista Bamboo aterrisa em Aracaju com a publicação do Guia de Decoração, que aponta as melhores lojas do segmento. Os arquitetos Jô Almeida e Murilo Nascimento foram convidados para fazer a indicação de lojas e seus produtos na publicação de âmbito nacional e o Complexo Celi Decorações foi contemplado com a indicação das lojas Saccaro, Florense e a multimarcas Celi Decorações, que completa 30 anos de mercado.

Lançamento II
Para o lançamento da revista, a jornalista expert Clarissa Schneider, diretora de redação da publicação, e os arquitetos sergipanos recebem imprensa e convidados na Livraria Escariz do Shopping Jardins, na quarta, dia 7, às 19h30. Além do trabalho dos arquitetos, a revista traz um editorial que mostra belas imagens de Aracaju. Vale conferir o evento e garantir um exemplar.

Seleção para bolsista nível superior
O Banco do Nordeste realizará processo seletivo para Bolsista de Nivel Superior para atuar em Aracaju. Para concorrer a vaga, é preciso que o interessado preencha os seguintes requisitos: Maioridade (acima de 18 anos), Curso Agronomia, a partir do 4º semestre, domínio em informática e disponibilidade para o turno matutino. Serão disponibilizados remuneração fixa (R$ 505,00) mais vale transporte (R$ 40,00) e plano de saúde (opcional).Os interessados deverão entregar os currículos acompanhados do histórico escolar no endereço: Rua Itabaianinha, 44 – Centro, 3º andar – Superintendência do Banco do Nordeste, até dia 09/03/2012, de 08h às 12h. Procurar Creuziane ou Taylline. Outras Informações: (79) 2107-5691.

Concurso CEF 2012 – Incrições Abertas –  Blog do Prof. Joselias
Aproveite que as inscrições para o concurso da CAIXA ECONOMICA estão abertas. Cargo de técnico bancário, nível médio. Ainda há tempo para estudar. Veja o link abaixo do blog do Prof. Joselias:
http://professorjoselias.blogspot.com/2012/02/curso-preparatorio-para-o-concurso.html

PELO TWITTER

www.twitter.com/profanselmo A previsão de temporal em Sergipe é motivo de preocupação. As pessoas ainda não aprenderam que a rua não é lugar de lixo.

www.twitter.com/sergioalves1 Tem político discutindo ética e mudando de partido conforme for conveniente aos seus anseios pessoais! #FalsoMoralismo

www.twitter.com/Edson_Bomfim Relembrando: Qdo se cai num buraco, é prudente parar de cavá-lo.

www.twitter.com/betocego  Jamais pergunte a idade de uma mulher. Foram perguntar a idade da Dep Angélica, vejam a confusão que deu. Kkkkkkkk!

www.twitter.com/PalomaAbdallah  Se o prefeito reajusta a tarifa de ônibus, é pq está a favor dos empresários. Se não reajusta, é por causa das eleições. Aracaju, melhore!

www.twitter.com/AlberthoJorge1 Mais uma vez, @EdvaldoNogueira surpreende – positivamente – os abutres de plantão. " Eu acho é pouco"!

www.twitter.com/glauco_vinicius Não curto muito pessoas simpáticas demais, educadas demais, fofas demais… Acho que tenho #fofofobia.

DO LEITOR

SMTT de Lagarto coloca faixa de pedestre em garagem e sem rampa
E-mail recebido de um leitor lagartense: “Tempos atrás li um comentário encaminhado por um leitor sobre a colocação de

rampa em frente a garagem em Lagarto.

correntes na calçada. Daí te envio fotos de uma faixa de travessia de pedestre, colocada na cidade de Lagarto, em frente a duas saídas de garagens. Neste caso a travessia neste local não é 100% segura e, para completar, no lado oposto não tem rampa de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Aliais, em nenhum dos dois lados existem rampas. Isto é uma barbaridade e uma falta total de conhecimento da SMTT municipal.   Esta faixa está localizada na principal praça da cidade, a Praça da Piedade”.

O Preço da Fé
Leitor envia e-mail de matéria publicada no site macambira-noar.blogspot.com/: “A paróquia de Macambira, com a Administração de Pe. José américo, vem arrecadando muito dos fíeis macambirenses, pois tem ARRASTÃO ( camisa R$ 15,00), CAVALGADA ( camisa R$ 15,00) SERESTA (R$ 50,00 ( casal), além da QUERMESSE ( camisa R$ 15,00 e cartela R$ 10,00) eventos que contam com a imposição firme do padre, ( Os fíeis ou participam! ou o padre faz injúria falando o nome no altar), Com essas atitudes tem arrancado muito dinheiro do povo.Mas, o que será que ele está fazendo com todo esse dinheiro? Ajudado os fíeis que necessitam de algum auxílio: como sextas básica; roupas; medicamentos.o que será que ele faz?Pois é! Ninguém sabe. o que fica visível é a ostentação da luxúria, com a construção de mais cinco banheiros na casa paroquial onde morram apenas duas pessoas; carro novo( sem que o padre possua habilitação).Além do episódio da capotagem do carro da paróquia que até hoje não sabemos o quanto custou a atitude do padre, e quem pagou a  conta? o povo ou os fíeis.Pois é! esse é o preço da fé em Macambira. Mas com tudo isso o padre nada fez ou nada faz para ajudar diretamente o povo, apenas diz que não é de responsabilidade dele ajudar nem orientar ninguém.Até quando macambirenses vamos ouvir xingamentos, injúrias, bullyng no altar de alguém que deveria pregar a paz e a união.Pense, reflita até quando isso vai continuar?”

ARTIGO

Proibir o MMA na televisão – José Mentor* (FSP -05/03/2012)

No Brasil, rinhas de galo e de canário são proibidas, mas o "vale-tudo", uma rinha humana, não; uns poucos ganham muito dinheiro com o sangue alheio.

Um projeto de lei que propus em 2009, proibindo a cobertura de MMA (em inglês, artes marciais mistas), o "vale-tudo", pelas TVs, tem gerado polêmica, ainda mais após a realização, no Brasil, do UFC, principal campeonato da luta, e de sua transmissão pela maior rede de TV do país.

Nosso objetivo é proibir o televisionamento de lutas agressivas e brutais que banalizam e propagandeiam a violência pela violência, sem qualquer outra mensagem, pela TV, que é uma concessão estatal.

Basta assistir a um único embate para ver a brutalidade e a contundência dos golpes, desde pontapés e joelhadas na cabeça até cotoveladas no rosto, chaves de braço e "mata-leões" (chaves no pescoço).

Em dezembro, o brasileiro Rodrigo Minotauro quebrou o braço e teve de passar por cirurgia para colocar 16 pinos metálicos. Em outra apresentação recente, bastaram alguns segundos para o "vencedor" derrotar o adversário com dois únicos golpes. Há cenas de sangue jorrando longe após cotoveladas na boca e no nariz do oponente -que caiu, tremendo e com espasmos. E a luta continua!

o MMA nada tem a ver com as lutas de judô, taekwondo ou boxe, modalidades com regras previstas em competições olímpicas ou mesmo profissionais. Nem com o karatê, a capoeira ou o jiu-jítsu, destinados à defesa pessoal, ao autocontrole e ao treinamento físico dos atletas. São lutas em que, mesmo nas competições, a integridade física é preservada.

Éder Jofre, bicampeão mundial de boxe, é um dos veementes opositores ao MMA, que tem pouco de esporte e muito de "briga de rua", onde vale tudo.

No Brasil, rinhas de galo e de canário são proibidas legalmente. Há cidades, como São Paulo, por exemplo, que não permitem rodeios, porque ferem e machucam animais. Mas lutar MMA que maltrata, fere, machuca, lesiona, sangra o ser humano, pode! Rinha humana pode!

Em Nova York, desde 1997 são proibidas competições e outras atividades do MMA. Na França, elas também já foram proibidas. No Canadá, em 2010, a associação médica concluiu que o MMA provoca traumas e lesões que podem estar presentes pelo resto da vida do lutador.

A entidade sugeriu que o esporte seja banido do Canadá, que é o segundo maior mercado do UFC no mundo. No Brasil, médicos e pesquisadores têm se manifestado contra a prática, apontando riscos tanto de lesões, algumas permanentes, como de morte.

Ainda não há levantamentos oficiais de quantos praticantes de MMA morreram. Mas pelo menos três casos ficaram famosos, em apenas 13 anos da luta: o primeiro em 1998, na Ucrânia, e outros dois nos Estados Unidos (2007 e 2010).
A veiculação das imagens dessas lutas pode incitar ainda mais a violência. São cenas que despertam instintos raivosos, maldosos. O UFC está avaliado em mais de US$ 1 bilhão e se tornou um fenômeno de mídia, recorde de vendas de pay-per-view. São poucos ganhando muito com o sangue, com a desumanidade e com o destempero alheios.

Na Roma antiga, os gladiadores, escravizados, lutavam entre si até a morte. O jornalista esportivo Milton Neves, referindo-se ao MMA do Brasil, pergunta: "Os gladiadores de Roma voltaram?" Galvão Bueno, nas chamadas da TV Globo, alardeia "os gladiadores do século 21".

Esta Folha, em editorial de 19 de dezembro, sinalizou a necessidade de regulação para as transmissões de MMA: "é o século 21 naquilo que tem de mais primitivo e troglodita".

O projeto de lei 5.534/2009 está agora na Comissão de Ciência da Câmara, já tendo passado pela de Desporto. Depois vai para a de Constituição e Justiça, podendo chegar ao Plenário, se houver recurso.

O debate é se o MMA é o tipo de atividade que queremos para formar, qualificar, graduar ou promover os valores esportivos e civilizatórios do cidadão brasileiro. É essa a discussão que devemos travar.

* é advogado e deputado federal pelo PT-SP

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” Tomás de Aquino, filósofo italiano que morreu em 07/03/1274.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários