Eleitor assiste omisso o fim do voto livre

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Artigo 1º, parágrafo único da Constituição do Brasil: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

Não é o que pensa muitos congressistas que tentam neste momento aprovar a lista fechada na reforma eleitoral. É o modo que encontraram para 

que os políticos envolvidos na Operação Lava Jato não precisem fazer campanhas. Pela lista fechada os caciques dos partidos definem uma lista e ponto final. Não adianta ser o mais votado e ter o nome lá embaixo na lista.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo na segunda-feira, 27, o ex-ministro do STF, o sergipano Carlos Ayres Britto foi claro ao dizer que a lista fechada fere o artigo 1º da Constituição.

Para Ayres Britto, o modelo vai fortalecer o “caciquismo”, isto é, vai dar mais poder aos dirigentes das legendas, que seriam os responsáveis por definir quais nomes encabeçariam a lista e, portanto, teriam mais chances de ser eleitos.

“O voto em lista fechada, além de reforçar o caciquismo partidário brasileiro, que é um dos nossos pontos de fragilidade estrutural, é inconstitucional. Para mim, quando a Constituição diz que o voto é direto, secreto e universal, ela diz que o voto é no candidato, não no partido”, entende Britto.

Qual o motivo para mudar o atual modelo? Quem recebe mais votos será o eleito. Simples, bem simples, mas a maioria da classe política manchada pela Lava Jato quer ficar longe do eleitor. E a maneira encontrada é não pedir voto cara a cara. Um escândalo!

O pior de tudo: o eleitor assiste omisso o fim do voto livre. E parte da mídia é responsável por este silêncio.

Condutores ambulâncias do SAMU podem entrar em greve
Depois das informações prestadas pelo Secretário Adjunto da Saúde do Estado Dr. Luis Eduardo em entrevista no Programa Fala Sergipe de Gilmar Carvalho, no dia 28, onde o mesmo sugeriu que os condutores do SAMU estariam colocando água nos tanques de gasolina das viaturas, com o objetivo de boicotar o atendimento, os condutores parece que entrarão em greve por tempo indeterminado. Ontem, 28, 22 ambulâncias do SAMU estavam quebradas, diversas bases estão sem condições de operação, diversos prédios alugados sem necessidade no interior. Além da resolução desses problemas os condutores exigem a saída do secretário-adjunto por total falta de condição de diálogo. Briga grande e feia a caminho?

Vídeo de ambulância do SAMU de Sergipe que pegou fogo poucas horas depois que deixou a manutenção. Plantão da segunda para terça-feira, ontem,28. O estilo Almeida Lima de administrar, colocar ambulâncias nas ruas sem o devido critério. Só para creditar números. Quantidade não quer dizer qualidade.

Uso de trator público por Almeida vira caso policial
(Jornal do Dia/SE) Policiais civis da Delegacia de Nossa Senhora das Dores (Agreste) apreenderam ontem (07 de março de 2013) à tarde um trator pertencente à prefeitura local que estava sendo usado em uma obra particular na fazenda de propriedade do deputado federal e ex-senador José Almeida Lima (PMDB), no povoado Taboca, zona rural de Dores. Matéria completa:http://jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=4830

Que fim levou o inquérito do trator da prefeitura na fazenda de Almeida Lima? 
Uma pergunta que não quer calar: que fim levou o inquérito do trator da prefeitura na fazenda de Almeida Lima?  A SSP pode responder?

Ex-primeira dama de Aracaju ganha cargo no governo da Bahia
Ex-primeira-dama de Aracaju, Indira Amaral ganhou um cargo no governo da Bahia. Ex-mulher do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), ela é a nova coordenadora-executiva do gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), comandada por Olívia Santana, também do PCdoB. Leia em:http://bahia.ba/politica/ex-primeira-dama-de-aracaju-ganha-cargo-no-governo-da-bahia/

Fábio Henrique esclarece horário programa
O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique disse que não fará um programa de rádio a tarde, como foi informado neste espaço. Apenas o programa na TV Atalaia das 6h às 8h, cuja produção e toda responsabilidade é do jornalismo da emissora. Fábio disse que desta forma o trabalho na pasta do turismo não será prejudicado.

Eliel Felipe, de Socorro, foi eleito pelo PMN
O blog errou ontem, 28, ao se referir ao vereador Eliel Felipe como do PDT. Na verdade ele foi eleito pelo PMN. No entanto os vereadores eleitos pelo PDT no pleito de 2016 foram: Alan Mota, Zé Hilton Motos e Carlos Cunha, e todos fazem parte atualmente da bancada do prefeito no parlamento municipal. Na eleição apoiaram Zé Franco. Se Brizola fosse vivo o PDT não estaria assim…

Nota de esclarecimento PDT socorro
Já o PDT de Socorro, através do vereador e vice-presidente municipal do partido, Alan Mota, esclareceu que Eliel Felipe não é do partido e que o PDT está acompanhando de perto a nova gestão e fiscalizando que é nosso papel, a orientação que tivemos do partido atrás do presidente municipal Klewerton Siqueiras e do presidente estadual Fábio Henrique.

Desenvolvimento
Segundo Alan Mota, o partido não está criando dificuldades porque a preocupação maior é com o desenvolvimento e que Socorro continue crescendo. “Deixemos a política partidária de lado quando o maior interessado for o povo, claro como falei no início acompanhando de perto, fiscalizando e quando tiver que orientar ou criticar iremos fazer nosso papel”, explicou.

Alese regulariza juridicamente pastas do turismo e do esporte
E ontem, 28, foram aprovadas na Alese proposituras regularizando juridicamente, através de CNPJ as pastas do turismo e do esporte. Com a divisão das pastas o turismo precisava ficar com o CNPJ anterior por contas dos convênios.E o esporte e lazer ganhou novo CNPJ. A esporte e lazer já está no Batistão e a pasta do turismo está na sede da antiga Seinfra, próximo ao Palácio dos Despachos onde encontra-se também a Agrese.

Secretário diz que projeto dará transparência a utilização de fundo
Através de nota a imprensa, a  Secretaria de Estado da Inclusão Social esclareceu que o projeto que regulamenta o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, enviado para votação na Assembleia Legislativa de Sergipe, visa tão somente normatizar, de forma objetiva e clara, a utilização do Funcep, conferindo à sua movimentação a transparência necessária ao conhecimento geral de parlamentares e população.

Facilitar para os órgãos de controle
“Não há, em absoluto, nenhuma finalidade político partidária. As alterações propostas no Funcep têm por objetivo promover o detalhamento da utilização dos recursos na Inclusão e Assistência Social e, com isso, facilitar a atuação dos órgãos de controle”, pontua o secretário Zezinho Sobral.

CPI para investigar contratos entre Torre e Emsurb
O vereador Cabo Amintas (PTB) voltou a cobrar na Câmara a instalação da CPI que vai investigar os contratos entre a Prefeitura de Aracaju através da Emsurb e a Torre. “Tenho certeza que a CPI vai ser aprovada porque aqui só tem homens e mulheres de bem. Vou fazer parte ativamente desta CPI!", disse.

Votação
"A promessa é que a CPI seja instalada nesta semana. Tenho certeza que o presidente da Casa, o vereador Nitinho, vai abrir a votação nesta quinta-feira e vamos aprovar. A população está observando e a imprensa também", alerta. O parlamentar esclareceu que não está cobrando por ser do grupo da oposição, mas que está em jogo os interesses da população.

Polêmico Vardo da Lotérica retorna a Câmara de Itabaiana
E o polêmico vereador Arivaldo de Resende, o Vardo da Lotérica, PMDB, que se notabilizou com discursos verdadeiras peças tragicômicas nos últimos anos retornou a Câmara de Itabaiana.

Cirurgia ortopédica
Desde que tomou posse, em janeiro, Vardo estava afastado por conta de uma cirurgia ortopédica delicada. Já chegou cobrando a atualização do portal transparência do legislativo.

Acorda Vino
Os vereadores de Rosário do Catete pedem ao prefeito Vino Barreto para mostrar o serviço tão propagado durante a campanha política. O município está com ruas e praças sem manutenção e com salário de março, prometido para sexta-feira (24), em aberto. O bloco de Oposição relevou que devido a uma ação judicial movida pela empresa Estrela, o pagamento adiantado dos servidores não teve como ser feito. As contas da Prefeitura estão bloqueadas.

Serviços apáticos
A maior crítica dos vereadores recai sobre a propaganda feita durante campanha eleitoral afirmando que o município iria sofre grandes mudanças. “Já se vão passar 90 dias e o prefeito Vino até agora não mostrou para que veio”, afirma o vereador Professor Alex (PT), líder da Oposição. A Pasta da Saúde é um dos maiores encalços da gestão, onde médicos estão com salários atrasados e equipamentos estão sem funcionar, implicando no tratamento à população.

Instituto Teotônio Vilela
O Instituto Teotônio Vilela de Sergipe (ITV) tem novo presidente. O jovem Herbert de Azevedo Pimenta, 22 anos, concludente do curso de Direito na UFS assumiu a Presidência do Instituto em Sergipe. “Herbert assume o ITV com a importante missão de ajudar na reestruturação do PSDB de Sergipe", afirmou o senador Eduardo Amorim, presidente estadual do partido.

Senador  Lindbergh Farias em Aracaju
A chapa A Esperança é Vermelha em Sergipe – 420, que disputa o processo de eleições internas do Partido dos Trabalhadores, convida a militância petista, social, sindical, estudantil, cultural e de juventude para um debate com o senador Lindbergh Farias (PT/RJ).A atividade acontecerá nesta quinta-feira, 30 de março, a partir das 18h30, no Sindicato dos Bancários.

Encontro
Para a candidata a Presidenta Estadual do PT, Angela Melo, o debate com Lindbergh será um importante momento de encontro com todos aqueles e aquelas que desejam ver o PT como um partido cada vez mais sintonizado com as lutas sociais.

Micro e pequenas empresas mais pontuais no pagamento de contas
Deu no Valor – As micro e pequenas empresas estiveram mais pontuais no pagamento de suas contas em fevereiro, segundo levantamento da Serasa Experian. A cada mil pagamentos, 958 foram feitos à vista ou com atraso máximo de sete dias. Em fevereiro do ano passado e também em janeiro, esse número foi de 953.

Redução juros e racionamento
A redução dos juros e a racionalização de custos e despesas têm produzido efeito positivo sobre a capacidade de pagamento das micro e pequenas empresas, avalia a Serasa. "Este é mais um sinal de que, aos poucos, a economia brasileira começa a sair da recessão", diz nota do birô de crédito.

X Olimpíada Ambiental
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), está fazendo uma mobilização junto às Diretorias Regionais de Educação, com o objetivo de incentivar alunos e professores a participarem da X Olimpíada Ambiental. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e tem a Seed é parceira na realização.As inscrições iniciaram no dia 24 e  se estenderão até 12 de maio, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site http://www.olimpiadaambiental.se.gov.br.

Paulo Lobo & Os seminovos baianos. Sábado, primeiro de Abril
Você não pode perder no dia primeiro de abril no espaço Solar Entre Amigos (Robalo, Aracaju), a partir das 12h com um show preliminar. Local 

de vendas de ingressos: Casa do Artista.

Oi investiu R$ 19,6 milhões em SE
A Oi investiu mais de R$ 19,6 milhões em Sergipe em 2016. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações como uma das estratégias do plano de transformação operacional da companhia para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. No mesmo período foram implantados 6 novos sites de telefonia móvel e outros 69 foram ampliados ou modernizados.

Novas portas
Além disso, 2.016 novas portas para o serviço de banda larga fixa também foram implantadas. Sites são locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do serviço móvel. A Oi oferece cobertura 4G em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

Tornearia com experiência e técnica profissional
O titular deste espaço necessitou, ontem, 28, de um serviço de tornearia de última hora. Por indicação de um profissional foi a tornearia TorPêco na Avenida Maranhão, 433, Bairro 18 do Forte. Um espaço organizado e com um responsável que demonstra experiência técnica e profissional: Wellington Alves, o Peco. Lá você pode contar com usinagem de peças em geral, recuperação de engrenagens, carcaças, eixos, buchas e tudo mais. Um serviço altamente qualificado. 

Banese antecipa 2ª parcela do 13º salário de 2017
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) já está realizando as operações de antecipação da 2ª parcela do 13º salário de 2017. Destinado a servidores públicos e empregados que recebam salário pelo Banese, vinculados a órgãos públicos e empresas conveniadas, o crédito está disponível a partir deste ontem, 28.Mais informações sobre a antecipação da 2ª parcela do 13º salário de 2017 podem ser obtidas no site http://www.banese.com.br  O Banese recomenda que o cliente confira o Custo Efetivo Total (CET) da operação na hora da contratação do seu empréstimo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais   "No ódio, você quer que o outro morra.No desprezo, você consegue."

www.twitter.com/revinhogama   Se o dia está acabado e você não, o round é seu…

www.twitter.com/WilliamFonseca   Como todo bom sagitariano, eu não sei viver nada pela metade. E sou fiel às minhas convicções. #Intensidade

www.twitter.com/frednavarro   Marcelo Odebrecht devia escrever "As veias entupidas da América Latina". Virava best-seller na hora.

www.twitter.com/Jabbnascimento   A saúde é uma grande piscina para os projetos políticos. Mas para o povo serviços de baixa qualidade. Uma vergonha !

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju   Essas "autoridades" que estão sendo investigadas pela #DEOTAP, elegeram @ClovisCBMelo como responsável pelo aumento do consumo de Lexotan…

www.twitter.com/elberbatalha   Falou e não explicou! Aracaju clama por respostas sobre o escândalo do lixo e a operação Torre de Babel. #SumiuEdvaldo #ApareceEdvaldo

ESCLARECIMENTOS SAÚDE ESTADUAL

Nota Secretaria de Estado da Saúde
Da Diretora de Comunicação da SES, Rosângela Dória: “Gostaria de corrigir informações em relação à publicação da foto do corredor de catástrofe do HUSE e a acusação de fraude. O corredor, como todos sabem, deveria ficar vazio para atender ao real objetivo delo, mas por conta do fechamento do Hospital Cirurgia e também da greve dos médicos da prefeitura de Aracaju, o corredor tem servido para atender à pacientes que de forma legítima buscam o serviço já que não são atendidos em outras unidades. O HUSE, de portas abertas, mesmo com dificuldades vai atender a todos que chegarem. A foto tirada oficialmente pela assessoria de comunicação sem nenhum tipo de montagem ou estratégia para parecer um corredor vazio, teve data e foi feita num momento em que realmente o corredor estava vazio. Resultado do empenho dos servidores do hospital que conseguiram agilizar a demanda naquele dia. A imagem foi feita para se contrapor a uma imagem divulgada por emissoras de televisão que mostravam a ala lotada como se assim fosse todos os dias. Cada dia é uma situação diferente. Dias de lotação, dias de esvaziamento. Não aceitarei ser acusada de manipulação ou fraude. Ao contrário do servidor que fez a foto, a assessoria fez, publicou e se responsabilizou pelo trabalho divulgado nas redes sociais.”

Foto foi enviada por um profissional da saúde identificado
O blog só publicou a foto porque recebeu de uma fonte altamente confiável e devidamente identificada que trabalha quase que diariamente no HUSE. Além da foto um vídeo foi recebido, também de ontem, inclusive com o horário. O blog não divulga o vídeo porque tem alguns profissionais passando e vozes que podem levar a identificação do servidor.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O Homem desonrado morrem em vida, o homem honrado não morre nunca.” José Alencar, político brasileiro, morreu em 29 de Março 2011 (n. 1931).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais