Escapamos de uma grande patifaria

O Brasil, com toda a certeza, não merece a Câmara dos Deputados que tem. Como se todos os escândalos não bastassem, preparaa-se mais um golpe na opinião pública. Na sessão de terça-feira, de surpresa, deveria ser aprovado o projeto de lei concedendo anistia a todos os envolvidos em caixa 2, notadamente os que já estão sendo processados por esta infração. O projeto só não chegou a ser aprovado porque, durante as preliminares, isto é, a discussão entre os parlamentares, alguém se lembrou de perguntar à Mesa Diretora dos trabalhados quem era o autor do projeto  e qual tramitação ele teve. A Mesa não soube informar ou dar detalhes sobre as duas perguntas. Aí ele foi retirado de pauta. Descobriu-se então que se tratava de grande malandragem para beneficiar parlamentares fichas sujas de partidos pequenos. A Mesa estava desfalcada da presença do seu presidente, Rodrigo Maia, que naquele momento ocupava a presidência da República, face a viagem do Presidente Michel Temer para a assembleia geral da ONU. Pois é, escapamos de uma boa…

Não dá para bancar tantos vereadores

O Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sr. Vinicius Porto, já sinalizou que não tem condições de bancar – isto é, de pagar, os vereadores suplentes – que poderiam substituir os dez edis afastados pela Justiça, por conta da Operação Indenizar-se. Os dez vereadores foram inclusive proibidos de frequentar as dependências da Câmara de Vereadores, o que significa dizer que terão dificuldades de se eleger. Entre os “condenados”, estão dois ótimos vereadores – Emanuel Nascimento e Renilson Felix – até o double de vereador e radialista Jailton Santana, que é o candidato a vice na chapa liderada pelo dr. João Alves Filho. Entre os denunciados pela Justiça está também o hoje deputado Robson Viana, que enquanto era vereador envolveu-se no escândalo. A partir de agora, a Câmara vai funcionar com um quórum máximo de quatorze parlamentares. Em dias de votação não vai ser fácil conseguir quórum.

Lula agora é réu

Agora é réu. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou réu na Lava Jato. Ele e a mulher, d. Marisa Letícia. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público, levando o destino de Lula para as mãos do juiz Sérgio Moro. É peça que vai dar muita dor de cabeça ao ex-presidente. Que, como se sabe, é candidato a presidente em 2018. Escapará Lula de alguma condenação até 2018? É esperar para ver…

Congresso Estadual de Estudos Jurídicos

Estão abertas as inscrições para o III Congresso Internacional de Estudos Jurídicos que ocorrerá entre os dias 16 a 28 de setembro, evento realizado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Unversidade Federal de Sergipe e Associação Iberoamericana de Direito do Trabalho e Seguridade Social. O objetivo do Congresso é debater direitos fundamentais a partir das perspectivas constitucional, democrática e trabalhistas. As inscrições são gratuitas, limitadas ao número de vagas e podem ser feitas até o dia 23 de dezembro pelo site www.eventociej.com/inscrições. Serão debatidos temas como Discriminação de Gênero nas Relações do Trabalho, terceirização no Serviço Público, Reforma Trabalhista e da Previdencia Social. Dentre diversos nomes importantes para a proteção dos direitos fundamentais, o Congresso contará com a participação do Presidente da corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas, e o presidente da Associação Ibero americana de Direito do Trabaçho e Seguridade Social, Hugo Mansueti.

Sebrae Startup Day estimula a inovação

O evento Sebrae Startup Day acontece no dia 22, em 47 cidades brasileiros. Tem como objetivo, além de fomentar o ecossistema inova  dor brasileiro, apresentar a experi~encia SebraeLikeaBoss de atendimento às startups nos estados. Cada Estado está organizando a programação de acordo com a própria realidade local. Em Sergipe, o evento ocorre no auditório do Hotel Quality, a partir das 15h. Os empreendedores irão participar de ações que vão desde palestras, apresentação de caso de sucesso sergipano, troca de experiência e pitchs. “Estamos realizando o evento em parceria com o pessoal do Caju Valley. Teremos palestras sobre as startups e o  consumidor, vendas, mostraremos o caso do Museu da Gente Sergipana que se tornou uma referência internacional no mundo digital, aém dos dez pitchs, que é um espaço de aproximadamente oito minutos, onde o empreendedor pode apresentar uma ideia de negócio, explica a analista do Sebrae, Lara Andrade. O evento começa as 15h20 mas a primeira palestra só ocorre as 16h, pelo starups e consumidor Daniel Chacall. As 21h30, serão ouvida s as considerações finais.

A morte de um político já aposentado

Embora já afastado há algum tempo da vida pública, a morte do Sr. Fernando Prado Leite trouxe consternação à sociedade. Ex-Presidente da Assembleia Legislativa – e nessa qualidade assumiu o governo do Estado nos idos de 1964, no auge da intervenção militar na vida nacional. Ficou muito conhecido sob o apelido de “O Brasa” que era como se apresentar em propagandas políticas, em jingles e até nos comícios pelos bairros da cidad e e em municípios do interior sergipano. Ele faleceu aos 84 anos de idade, depois de passar uma semana internado num hospital local. Entre os seus filhos, estão dois nomes integrados à vida política e cultural: Otávio Leite é deputado federal no Rio de Janeiro e Ricardo Leite até há pouco tempo atuava, há seis anos, no Estado do Acre. Atualmente está residindo em Brasília. O irmão de Fernando, Augusto do Prado Leite, associado do Rotary Clube de Aracaju-Norte, foi muito cumprimentado na reunião da última segunda-feira.

Decifre o enigma de Itaporanga

Á entender a política brasileira. Em Itaporanga D Ajuda, a Prefeita Gracinha é aliada do Governador Jackson Barreto, mas tem o apoio do Senador Valadares e do deputado federal André Moura. Inclusive, o partido de Valadares, o PSB, deu o vice à Gracinha. Em 2018, com quem Gracinha estará nas urnas? Com Jackson ou com Valadares? Faça o internauta o seu próprio exercício de futurologia…

  …e para encerrar…

VISITA OFICIAL – Na próxima semana, o Governador do Distrito 4390 do Rotary Clube, sr. Leozildo, faz visita oficial aos clubes de Aracaju e de todo o Estado de Sergipe, o que é tradição dentre as normas rotárianas

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais