Estudantes pagam o pato

0

Após ter sido desmentido pelo secretário José Fernandes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese) voltou a reafirmar que existe irregularidade na confecção das folhas de pessoal da Secretaria da Educação. A entidade garante que todos os pontos denunciados por ela são verdadeiros. Lastimável é que, enquanto perdurar esse disse-me-disse entre o governo e os professores em greve, mais de 250 mil estudantes vão continuar sem aulas e correndo sérios risco de ter o 1º período letivo afetado. Ora, se existem irregularidades na Educação, que o Sintese as denuncie a quem de direito, se o governo não está pagando o piso salarial corretamente, que os professores recorram à Justiça. O que não pode é o estudante pagar o pato porque, segundo o Sintese, o governo não paga o piso.

Mulheres em baixa

Pesquisa do IBGE mostra que é na política o setor em que a mulher está mais atrasada no Brasil, em termos de igualdade de gênero em relação ao homem. O estudo revela que, apesar de totalizar 65 milhões de mulheres com títulos de eleitor em 2006, o que representou 51,5% do total, o cenário político nacional ainda é controlado por homens. Segundo a pesquisa, as mulheres são eleitas com mais facilidade em cidades pequenas do que nas grandes metrópoles. Por que será?

Crown pronta

A empresa Crown deverá inaugurar oficialmente no próximo mês, em Estância, a terceira fábrica da companhia no país e a segunda em produção de latas de alumínio. A informação é de Jorge Santana, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Segundo ele, os equipamentos já começaram a ser testados e a indústria entrará em fase experimental ainda este mês. O empreendimento marca uma nova fase da política industrial do governo de Sergipe.

Mutirão empresarial

Permitir que os em empreendedores locais e dos municípios vizinhos tenham acesso às informações técnicas empresariais. Essa é a principal proposta do I Mutirão Empresarial de Umbaúba. O evento será realizado nos dias 27 e 28 e as inscrições são gratuitas. Segundo superintendente do Sebrae/Sergipe, Emanoel Sobral, o objetivo do mutirão é estimular ainda mais a cultura empreendedora, permitindo que os participantes tenham acesso a várias informações relevantes para o mundo dos negócios.

Ancelmo na disputa

O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese –, Ancelmo de Oliveira, é candidato à presidência da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. Ele conta, inclusive, com o apoio do atual presidente da entidade nacional, o paulista Alencar Burti. A eleição vai acontecer em agosto deste ano e, segundo lideranças empresariais sergipanas, Ancelmo tem muita chance de se eleger. Ele é o atual vice da CACB e diretor presidente da Codise.

À espera do pacote

O setor da construção civil espera que o pacote habitacional que será lançado pelo governo na próxima semana traga desoneração de impostos. A expectativa dos empresários é que seja reduzido a zero o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção. O pacote habitacional deverá ser lançado na próxima segunda-feira (23). Nele, está prevista a construção de 1 milhão de casas até o próximo ano para famílias com renda de até 10 salários mínimos. Tomara!

Início das obras

Anunciada no final do ano passado pelo governador Marcelo Déda (PT), entre as 15 novas indústrias que serão instaladas em Sergipe, a Tritex Indústria Têxtil iniciará as obras de sua sede em maio próximo. A fábrica, localizada no Distrito Industrial de Socorro, numa área de 40 mil metros quadrados, será especializada na confecção de fios de algodão. Seus produtos são destinados às tecelagens e malharias que fabricam tecidos para vestuários, cama, mesa, banho, decoração e tecidos industriais.

Hora de pagar

Quem deve à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional terá até o próximo dia 31 para pedir o parcelamento da dívida. O formulário de adesão está disponível na página dos dois órgãos na internet. A dívida pode ser paga de uma só vez ou parcelada em até 60 meses, com prestação mínima de R$ 50 para pessoa física e de R$ 100 para empresas. Quem optar pelo pagamento em até seis meses terá desconto de 30% dos juros de mora e de 100% das multas de mora e de ofício e do encargo legal.

Botijão de 8 kg
 
Acontecerá nesta quinta-feira (19) o lançamento do botijão com oito quilos de capacidade da Liquigás Distribuidora, empresa de distribuição de GLP da BR Distribuidora. Será às 9 horas, no Posto Chefia, localizado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão. O evento contará com as presenças dos presidentes da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra, e da Liquigás, Antonio Rubens Silva Silvino. O botijão de 8 quilos beneficiará os consumidores de diversos segmentos de renda. Legal!

Crimes tributários

Criado pela seccional sergipana da OAB e pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de Sergipe – Sindat –, o Fórum Consciência Cidadã e Sistema Tributário promoverá o Seminário “Crimes Contra a Ordem Tributária X Sigilo Fiscal e Bancário à Luz de Nosso Ordenamento Jurídico”. O evento vai acontecer no próximo dia 2, no auditório da OAB, na Travessa Martinho Garcez, 71. O palestrante será o juiz federal Ronivon de Aragão. Gratuitas, as inscrições já estão abertas nas sedes da OAB/SE e do Sindat. 

É feia a crise 

A falta de liquidez na economia representa o principal entrave para reduzir os efeitos da crise. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade acredita que esta falta de fluidez do crédito afeta principalmente as pequenas e médias empresas. O crédito continua inacessível. Quando existe, é curto e caro. Para alguns economistas, o governo terá de destravar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ou a crise tenderá a se agravar ainda mais. Danou-se!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários