Fábrica de anjos

O trânsito é a principal causa de mortes de crianças em Sergipe e na maioria dos estados brasileiros. O estudo da Organização Não Governamental Criança Segura mostra, que do total de óbitos de menores causados pelo trânsito, 44% corresponderam aos atropelamentos, 28% aos acidentes com a criança na condição de passageira do veículo, 6% como ciclista e os 22% restantes corresponderam a outros tipos de acidentes envolvendo carros. Como se vê, o trânsito é uma verdadeira fábrica de anjinhos. O mais grave é que boa parte dessas mortes poderia ser evitada se o poder público investisse mais em campanhas educativas.

Só em março

O PT só definirá em março seu pré-candidato a prefeito de Aracaju. Foi o que garantiu ontem o governador Marcelo Déda durante entrevista a uma emissora de rádio. Ele disse que durante o encontro municipal do partido vai levantar o crachá e defender o nome mais viável para disputar a Prefeitura. Os prefeituráveis do PT são Rogério Carvalho e Ana Lúcia Menezes. O governador também defendeu que a campanha eleitoral do grupo aliado seja coordenada pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PC do B).

Doce e pizza

Sindicalistas liderados pela CUT distribuíram ontem doce de leite, pizza e vinho. Foi durante a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral. A saborosa manifestação visou lembrar a “Operação Navalha”, desencadeada em Sergipe pela Polícia Federal e que prendeu, entre outros, o conselheiro do TCE, Flávio Conceição. Numa gravação telefônica grampeada pela PF, ele informa à colega Isabel Nabuco que já havia lhe mandado o doce de leite. Os conselheiros e os convidados para a posse não provaram as iguarias. Não sabem o que perderam!

Eleição no TCE

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado elegem hoje Carlos Alberto Sobral como presidente para o biênio 2012/2013. Ele já assumiu ontem a presidência da Casa em função da aposentadoria compulsória de Isabel Nabuco. A eleição de hoje faz parte de um acordo entre os conselheiros para que Carlos Alberto não ficasse no cargo somente até dezembro deste ano, quando termina o mandato de Isabel.

Rainha do mar

Terreiros de Candomblé festejam nesta quinta-feira Iemanjá, orixá das águas. Em Aracaju, a principal homenagem à rainha do mar vai acontecer na orlinha do bairro Industrial, sob a coordenação da Associação Luz do Oriente e o Ilê Axé Oloiá Tassitaoo. O blog recorre a Dorival Caymmi para homenagear a mãe de todas as cabeças humanas: “Dia dois de fevereiro/ Dia de festa no mar/ Eu quero ser o primeiro/
A saudar Iemanjá”.

Contra a Aids

Os jovens de 15 a 24 anos, principalmente gays, são o foco da campanha de prevenção da aids no carnaval 2012, que será lançada hoje pelo Ministério da Saúde. O aumento da incidência da doença entre gays dessa faixa etária chama a atenção das autoridades de saúde. O crescimento foi de 10,1%. Em 2010, para 10 heterossexuais com aids, existiam 16 homossexuais. Em 1998, a relação era de 10 para 12. Portanto, não brinque sem camisinha!

Plano Diretor

Daqui a pouco o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) concede entrevista coletiva para falar sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju. Será no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Ele vai apresentar detalhes sobre o andamento da elaboração do Plano, o cronograma de licitação para o transporte público, medidas para melhorar a fluidez do trânsito da cidade, além do cronograma de audiências públicas para discutir o tema.

Mais tempo

Os micro e pequenos empresários e os empreendedores individuais que fazem o recolhimento simplificado de tributos ganharam mais tempo para pagar a parcela de janeiro. A Receita Federal prorrogou para 12 de março o vencimento do Simples Nacional referente ao mês passado. Originalmente, o pagamento teria de ser recolhido até 22 de fevereiro.

Descanse em paz

O ex-governador de Sergipe, Seixas Dória, foi sepultado ontem no cemitério Colina da Saudade com honras militares. Um grande número de políticos e populares foram levar a última homenagem a Seixas, eleito governador em 1962, e cassado e preso em 1964 pelo golpe militar. Segundo o governador Marcelo Déda (PT), “Seixas Dória é um dos brasileiros mais ilustres de sua geração, um sergipano que marcou sua presença na vida pública graças à sua dedicação, ao nacionalismo, à defesa dos interesses do país e da democracia”.

Dá-lhe Mengão

Ao derrotar ontem o Real Potosí por dois a zero, o Flamengo garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores da América. Os gols foram marcados por Léo Moura e Ronaldinho Gaúcho. Com essa vitória, a equipe rubro-negra abre caminho para ser campeão do mundo. Dá-lhe Mengão! Aqui na terrinha o Confiança conquistou três pontos ao derrotar o Lagarto por 3 a 1. Já o Sergipe, aquele time fora de série, tomou uma sapatada do Sete de Julho. Nos dois jogos que disputou, o “Vermelhinho” perdeu cinco pontos. É mole?

Do baú político

Você sabia que o território de Aracaju poderia ser ainda menor do que é hoje? É que em 1959, por pouco a Assembléia Legislativa não aprovava a emancipação política do bairro Atalaia. O professor Ariosvaldo Figueiredo, em seu livro História Política de Sergipe – volune 4 –, conta que  o deputado estadual Nepoleão Dória (UDN) apresentou um projeto criando o município de Atalaia. Com o apoio do vereador aracajuano João Alves Bezerra, o parlamentar udenista fez grande lobby para aprovar sua proposta, tendo convencido alguns colegas que a idéia era genial, embora não apresentasse argumentos concretos para justificar a separação territorial. Escolhido para relatar a matéria, o deputado Celso de Carvalho (PSD) elaborou um consistente parecer mostrando o absurdo da idéia, tendo conseguido o apoio da maioria dos parlamentares, que reprovaram o projeto sem sentido de Napoleão Dória.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais