Fogo cruzado

A greve dos professores da rede estadual promete continuar por mais algum tempo. É que o governo jura não ter recursos para reajustar em 22,22% o salário de toda a categoria, enquanto os grevistas alegam não que de mãos vazias não encerram a paralisação. No meio desse fogo cruzado estão cerca de 200 mil estudantes, fora das salas de aula há cerca de 15 dias e sem expectativa de retornar aos estudos. O governador Marcelo Déda (PT) apelou para o bom senso dos educadores, porém estes afirmam que abrir mão do reajuste previsto para o piso salarial é o mesmo acabar com a carreira do magistério. Eles estão certos, pois o benefício pelo qual eles estão lutando é previsto em lei federal, mas não é justo colocar em risco o ano letivo de milhares de estudantes, até porque oferecer educação é uma exigência constitucional.

Peso pesado

Você sabia que uma caixa de entulhos, daquelas colocadas em vários pontos de Aracaju, pesa quase seis toneladas? “Estacionadas” ao lado das calçadas, elas são uma grande ameaça aos motoristas, principalmente à noite, quando a visibilidade é menor. Não seria correto exigir a colocação de faixas refletivas nestas pesadas caixas de ferro? Ou vamos esperar que ocorra um lamentável acidente para adotar providências?

Tiro errado

O comando da Polícia Militar pretende punir o coronel médico Marcos Gomes, diretor do Hospital da Corporação, porque este denunciou uma série de irregularidades ocorridas naquela unidade de saúde. Ressalte-se que as denúncias foram comprovadas pelo Ministério Público. Não seria mais sensato tentar solucionar os problemas do HPM e propor apuração para punir os responsáveis pelos atos ilícitos? Punir quem deseja colocar ordem no hospital é o mesmo que dar um tiro no pé.

Inadimplência

O número de empresas que não honraram suas dívidas aumentou 18,8% em março ante o mesmo mês do ano passado. Essa foi a maior alta já registrada no mês em dois anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian. Com relação a fevereiro, a inadimplência das empresas cresceu 1,6%. No acumulado de janeiro a março, a elevação foi 21,1% na comparação com o mesmo período de 2011.

Fusão desagrada

Uma possível fusão entre o DEM e o PSDB para garantir mais alguma sobrevida aos dois partidos não tem a bênção da senadora demista Maria do Carmo Alves. Ela até não acredita que tal hipótese esteja sendo discutida pelos dirigentes das duas agremiações. Entrevistada pelo site Universo Político, dona Maria disse que “tudo não passa de boatos que visam, de alguma forma, enfraquecer o Democratas”. Será?

Sexo seguro

A partir de maio, o Sistema Único de Saúde vai distribuir preservativos femininos. O público-alvo da iniciativa são mulheres com aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis, usuárias de drogas, mulheres de baixa renda e com parceiros que resistem ao uso do preservativo masculino, mulheres em situação de violência doméstica e sexual e profissionais do sexo. O preservativo pode ser colocado até oito horas antes da relação sexual e não pode ser usado ao mesmo tempo que o masculino.

Título eleitoral

A Justiça Eleitoral está alertando os eleitores que termina na quarta-feira da próxima semana o prazo para fazer o alistamento eleitoral, transferência de domicilio e a regularização do título. Quem ainda não fez o cadastramento biométrico deve se apressar, pois a partir de agora as filas vão crescer muito nos cartórios eleitorais.

Pneus com selo

Assim como os eletrodomésticos, os pneus também vão exibir o selo de eficiência. O produto será classificado pelo Inmetro conforme sua segurança e eficiência energética. Os pneus vão receber um selo com categorias de "A" a "G". Serão avaliados ruído externo, aderência ao solo molhado e resistência à rodagem. O regulamento deve entrar em vigor gradativamente a partir de 2014.

Pouco mel

A falta de chuvas está prejudicando a safra de mel. A estiagem no semiárido sergipano tem impedido as floradas, o que provoca a debandada dos enxames de abelhas. Já que é impossível escapar das estiagens na caatinga, seria prudente investir em tecnologia, no reflorestamento da região e na diversificação da apicultura. Uma criação de abelhas voltada à produção de mel pode ser iniciada com R$ 5 mil, sendo que o rendimento médio é de cinco salários mínimos.

Do baú político

Os partidos de esquerda sempre abriram espaços para as minorias. Um bom exemplo disso ocorreu em 1998, quando o PT abrigou a candidatura do então presidente do Dialogay, Wellington Esperança, a vereador de Aracaju. Para deixar claro que era o candidato dos homossexuais, ele escolheu o número 13.624, “porque é uma dezena conhecida e representa o veado no jogo do bicho”. Entrevistado à época pelo Jornal do Brasil, Wellington disse que se eleito fosse defenderia na Câmara todas as minorias, a exemplo dos negros e índios. Ele também pregava nos comícios a implantação da educação sexual nas escolas municipais. Quanto à concorrência de outros homossexuais também candidatos naquela eleição, o petista foi taxativo na entrevista ao JB: “O espaço é de todos, mas o povo tem que tomar consciência sobre o que é ser assumido e o que é ser ativista”. Os aracajuanos não o ouviram e Wellington Esperança não se elegeu.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais