“Funerays”. Quanto custa uma vida?

Lamentavelmente boa parte dos políticos de Sergipe sempre procura uma formula para agradar demagogicamente os eleitores e esquecem que – principalmente os legisladores – são eleitos para apresentarem projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. E neste caso, algumas vezes, os projetos podem não ter o apoio imediato das pessoas afetadas. Mas a vida! A vida caro vereadores, deve ficar em primeiro lugar.

Ao invés de fazer a chamada “mea culpa”, Emanuel Nascimento, presidente da Câmara (e autor da lei) e os demais vereadores preferiram receber a declaração do superintendente da SMTT, Antônio Samarone, de que “nós cometemos um crime contra a sociedade” como uma afronta ao legislativo.  Emanuel quer foi o autor da lei que regulamentava o trânsito dos ciclomotores em Aracaju, recuou e retirou a proposta no ano passado. A desculpa é que afetaria pessoas com baixo poder aquisitivo e que não podem pagar o licenciamento e a habilitação. É mais um caixão fica mais fácil de conseguir com um político.

Será que os vereadores já fizeram os cálculos de quantos jovens morreram através dos ciclomotores em Aracaju nos últimos meses? E quantos estão mutilados e com sequelas? É só visitarem a ala azul do Hospital João Alves Filho. E muitos deles são menores de idade que tem o apoio dos pais sem consciência alguma.

O blog presta solidariedade a Samarone pela coragem de dizer a verdade, sem receito ou demagogia política.

Estão sim cometendo um crime contra a sociedade. Será que estes mesmos políticos conseguem dormir tranquilamente ao ler diariamente na imprensa as mortes por conta da falta de regulamentação das “funerays?”

Agora a Cptran começou a fiscalizar o uso do capacete, mas sem uma regulamentação a companhia não pode fazer mais nada, nem mesmo multar. Exigindo licenciamento e habilitação a fiscalização reduzirá o número de acidentes.
Há mais de um ano que este espaço vem alertando, criticando e cobrando.

Infelizmente muitos entendem que a vida não é prioridade. Em primeiro plano tem que ficar os interesses eleitorais.

E viva as “funerays”! E viva a maioria dos vereadores!

Campanha: “Não vote em quem apoiou as “Funerays”
O blog sugere a algum publicitário com coragem para preparar uma ampla campanha com o apoio de alguns segmentos para colocar nas ruas a campanha “Não vote em que apoiou as funerays”.  Não vote contra a vida! Em ano eleitoral a população precisa fazer a sua parte também.

São Cristovão: PMDB começa a consolidar candidatura
Os dirigentes do PMDB em São Cristóvão, Wanderlê Correia e Marcos Santana estiveram reunidos ontem, 22, com o Vice Governador Jackson Barreto. A reunião aconteceu no gabinete do Vice Governador e o principal item da pauta foi a política e a participação do PMDB nas eleições de outubro próximo.

Candidatura de Wanderlê
Segundo Wanderlê Correia, provável candidato do partido a prefeito de São Cristóvão, a reunião serviu para por o Vice Governador e principal dirigente do PMDB no Estado de Sergipe a par da conjuntura política no município de São Cristóvão e informá-lo das conversações que os dirigentes do PMDB estão tendo com os demais partidos.

Estimulado e revigorado
Wanderlê disse ainda que, embora entenda as dificuldades de uma campanha eleitoral, saía da reunião estimulado e revigorado, pois sabe que poderá contar com o apoio de um político experiente como Jackson Barreto. Foram traçados na reunião as metas e os próximos passos a serem dados de forma que, assim que a legislação eleitoral permitir, ele possa, contando com o apoio da militância do PMDB e das lideranças municipais, fazer uma campanha vencedora na quarta cidade mais antiga do Brasil.

“Justiça faz Justiça” com concurso do magistério
Desde a semana passada este espaço questionou a decisão do Ministério Público em ingressar na Justiça com uma ação cobrando licitação para a empresa que está realizando o concurso para o magistério estadual. Logo o MP que fez dois concursos sem contratar as empresas por licitação.

Conforto para milhares de candidatos
Ontem, o Juiz de Direito da 12ª Vara Cível de Aracaju, Raphael Silva Reis, negou o pedido de liminar. Ainda falta julgar o mérito, mas a decisão trouxe conforto para os milhares de candidatos que esperam ansiosos pelo concurso. Aliás, candidatos que já pagaram cursinhos e com a anulação teriam que desembolsar mais dinheiro. Quem ganharia com a protelação deste concurso? Que o leitor reflita.

Credibilidade
A decisão do juiz foi clara: “Analisando a vasta documentação carreada pelo Estado de Sergipe, percebo que a instituição escolhida denota considerável experiência e aptidão técnica para realização do concurso público, não havendo alegação e muito menos prova de fato que deponha contra a sua credibilidade, em virtude do que, não constato ofensa aos constitucionais princípios da moralidade, legalidade ou impessoalidade”.

Vácuo nos quadros
Ele ressaltou ainda que “o que se evidencia nos autos é justamente o denominado periculum inverso, pois a suspensão do certame e realização de eventual procedimento licitatório, pelo tempo que demandaria, podem gerar um vácuo nos quadros do Magistério Estadual, comprometendo assim a regularidade do ano letivo e violando o constitucional direito à educação”.

Serra e a promessa não cumprida
“O Serra me citou em entrevista ao Estadão. Esclareço: Saí da Prefeitura no SEGUNDO MANDATO, não tinha prometido ficar,nem assinei documento.Em vários debates pediram-me para assumir compromisso de não sair da Prefeitura para disputar o Governo em 2006. Recusei-me. Em síntese: os casos são semelhantes, mas as atitudes são diferentes. Muito diferentes…” Foi assim que o governador Marcelo Déda rebateu uma citação ao nome dele (ao lado de Beto Richa e Tarso Genro que também renunciaram) numa entrevista de José Serra ao Estadão tentando justificar a promessa não cumprida na campanha de 2004, que se eleito, não renunciaria a Prefeitura de SP.

River X Grêmio. Torcedor solitário do Confiança
Quem assistiu a transmissão do jogo River X Grêmio na última quarta-feira a noite, pela SportTV viu que o comentarista destacou o corajoso e solitário torcedor do River no  estádio. Ontem, 22, no Globo Esporte local foi mostrado o torcedor, mas a turma de esporte da TV Sergipe não notou o principal: o torcedor corajoso estava com a camisa do Confiança. O comentarista da SportTV não tinha obrigação de distinguir os times, mas a turma de Sergipe…

Investimentos
A Petrobras vai investir cerca de R$ 1 bilhão em Sergipe nos próximos anos. O governador Marcelo Déda participará hoje a partir das 10hs de assinaturas das ordens de serviço, por dirigentes da estatal petrolífer a, durante  solenidade da 1ª Solda do Projeto de Ampliação do Sistema de Injeção de Água do Campo de Produção de Carmópolis.

Estação
Também serão visitados a Estação Bonsucesso e a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe. Esta Companhia será entregue ao Governo do Estado, após ser reformada pela Petrobrás. O evento acontece no Canteiro da Produman Engenharia S/A, em Carmópolis.

Redutor de velocidade na rua Pacatuba
A SMTT está providenciando um redutor de velocidade na rua de Pacatuba esquina com a rua de Maruim. Há alguns dias um caminhão derrubou o semáforo do local e a SMTT resolveu colocar as sinalizações vertical e horizontal. De lá para cá foram várias colisões. A solução será um redutor na rua de Pacatuba.

Rua de Itabaiana e Itabaianinha: falta sinalização horizontal
O blog vem recebendo reclamações de alguns motoristas por conta da proibição do estacionamento nas ruas de Itabaiana e Itabaianinha  e multas aplicadas pela SMTT sem a devida orientação. Na última sexta-feira, uma motorista que não tinha conhecimento da proibição estacionou seu veículo ao lado do Banese Card e quando voltou tinha uma multa. Só que no local a sinalização horizontal tem as faixas brancas, inclusive a divisão de estacionamento. E uma placa de proibido fica logo após a entrada do prédio. É preciso que a SMTT providencia a nova sinalização horizontal e que retorne com os educadores de trânsito ao local.

Agente de trânsito quase causa grave acidente
O agente de trânsito da SMTT, R. Nunes, conduzindo uma potente motocicleta oficial com placa IAM 6110, por pouco não causa um grave acidente na rua Campo do Brito, bem em frente à entrada principal do Batistão. Por volta das 11h20 de ontem, ele saiu em alta velocidade da travessa em frente ao estádio, sem respeitar a preferencial, e quase se choca com um automóvel que trafegava no sentido oeste. As providenciais frenagens evitaram a colisão. No entanto, o motorista que estava logo atrás também precisou de muita habilidade para não bater no fundo do automóvel surpreendido pela moto da SMTT.

Ameaças e impropérios
Ao se queixar do agente e dizer que ele quase causa um grande acidente, o segundo motorista foi obrigado a parar o veículo no meio da rua e ouvir ameaças e impropérios do agente. Enquanto isso, o trânsito no local ficou completamente parado por alguns minutos. Então é isso que chamam de mobilidade?

Seca no sertão sergipano
Em reunião ontem,23, com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, o deputado Valadares Filho (PSB-SE) fez um apelo para a liberação de recursos para socorrer os municípios sergipanos atingidos pela seca seja feita com urgência. Fernando Bezerra se comprometeu em acompanhar de perto a tramitação dos pedidos dos prefeitos atingidos pela seca.A maioria das prefeituras que decretaram estado de emergência por causa da nota estão aguardando o Ministério da Integração liberar os recursos solicitados.

Medidas não são suficientes
Para o parlamentar sergipano, as medidas emergenciais adotadas pelo governo não estão sendo suficientes para aliviar o sofrimento do povo que vive no sertão sergipano. “Em alguns municípios, como é o caso de Poço Redondo, mostrado na reportagem do Jornal Nacional, o fornecimento de água não tem sido suficiente nem mesmo para atender as necessidades básicas das famílias.”

Estatuto do Torcedor
O deputado federal André Moura (PSC) apresentou um projeto de lei no Congresso Nacional que propõe mudanças no Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei Federal n.º 10.671/2003) para, segundo o parlamentar, oferecer mais segurança e comodidade aos torcedores brasileiros, além de garantir o direito da acessibilidade nos mais variados eventos desportivos.Pela proposta de André, inicialmente, toda Torcida Organizada deverá realizar o recadastramento de seus integrantes nos meses de Janeiro e Agosto, de cada ano e fica impedida de utilizar camisas, faixas, instrumentos musicais e outros adereços em dias de eventos esportivos, nas arenas esportivas e nas imediações, a Torcida que descumprir.

Agressividade de seguranças
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) enviou na manhã desta quinta-feira, 22, um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública informando o órgão sobre os abusos cometidos  durante a manifestação pública realizada no bairro Jardins na tarde última quarta-feira, 21, no Dia de Luta Contra a Discriminação Racial.

Preconceito
 “Não dá para aceitar o preconceito de classe, gênero e de etnia. Penso que precisamos dialogar também com o Ministério Público Federal e Estadual, e com a Polícia Federal sobre a abordagem agressiva destes seguranças contratados. O problema é que eles incorporam um nível de violência que não é condizente com o trabalho que realizam”, criticou a deputada.

Rubens Lisboa por Tantas Vozes – Show de lançamento, dia 29/03
Depois de lançar quatro CDs em que se mostrou como intérprete, o compositor e cantor sergipano RUBENS LISBOA está lançando seu novo projeto musical, já disponível no mercado através do selo Discobertas, desta feita um box composto por 3 volumes nos quais vários renomados artistas da MPB interpretam canções inéditas de sua autoria. Estão lá, entre outros, nomes como Leila Pinheiro Zé Renato, Rita Ribeiro, Ná Ozzetti, Elza Soares, Selma Reis e Chico César.

Amelinha, Tetê Espíndola e Ithamara Koorax
O show oficial de lançamento desse vigoroso projeto ocorrerá no dia 29 de março, às 21 horas, no Teatro Atheneu, oportunidade em que RUBENS, devidamente acompanhado por uma banda formada por músicos locais, estará recebendo convidados especialíssimos. Estarão lá o cantor CARLOS NAVAS e as cantoras AMELINHA, TETÊ ESPÍNDOLA e ITHAMARA KOORAX, esta reconhecidamente uma das três melhores intérpretes de jazz do mundo.     Trata-se de um evento único que vem coroar a ótima fase pela qual vem passando a música sergipana e ratificar o talento de RUBENS que tem, assim, sua obra avalizada por grandes nomes de projeção. Realmente imperdível!

Sarau Entre Amigos deste sábado
No Sarau Entre Amigos deste Sábado o entrevistado será o Jornalista Jozailto Lima que falará sobre seu livro recém-lançado "Viagem na Argila" e claro, será questionado por Ludwig Oliveira sobre a atual conjuntura política de nosso estado.No Sarau Musical (2º tempo do Programa Entre Amigos) a partir do meio-dia estarão se apresentando: Roberto Alves, Djalma, Medeiros, Cléber Oliveira Cissy Freitas e outros… Se você canta ou toca vá dar sua canja. Confirme sua presença. 9977-3304. Clique no link e assista a edição anterior com: Lene Hall, Reinaldo Moura, Sérgio Lucas, Joaquim Macedo e outros… http://www.youtube.com/watch?v=IDgrx7KrZxk

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv O dia começa sem que saibamos como ele será. Por isso a fé é peça fundamental para enfrentarmos a vida. Deus cuida da proteção da gente.

www.twitter.com/WiltonAraujoo É preferível dizer cem vezes 'não' a dizer um 'sim' e não cumprir a palavra. Bom dia

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE Tem cada doido aqui no TT, se brincar nem com GPS consegue andar em um município vizinho, mas na eleição se transforma no "grande" defensor.

www.twitter.com/joaozinho_se "É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê". Na contagem regressiva já. Vem, abril.

www.twitter.com/kadydja Saudade é assim: você mata aqui, ela aparece lá. #voltandopracasa

www.twitter.com/palmeriodoria A situação entre os juízes de São Paulo é a seguinte: quem não deve, não teme; quem deve, treme.

DO LEITOR

Motonetas fiscalização

Do leitor Marcos Almeida: “Parece que finalmente alguma autoridade decidiu assumir a responsabilidade na fiscalização dessas motonetas, fiquei feliz e surpreso ao ver uma reportagem na TV Atalaia sobre uma Blitz do CPTRAN na Avenida Maranhão, onde estavam apreendendo condutores que não estavam habilitados e  sem uso de equipamentos obrigatórios,como também fazendo prevenção de roubos a esse tipo de veículos. O Curioso é que um cidadão que foi pego na Blitz indagou que não precisava ter habilitação para pilotar essas motonetas e logo em seguida o Capitão Machado deu entrevista dizendo que a lei existe a muito tempo e que deve ser cumprida, e que precisava sim de autorização para pilotar.  Queira Deus que essas Blitz continuem para o bem da sociedade Sergipana e espero que poderes "ocultos" de políticos não interfira na fiscalização. Parabéns ao Capitão Machado e a todos que fazem o CPTRAN”.

Militares da RP não têm direito às férias. Qual a desculpa da cúpula da PM?
Desabafo de um militar: “Venho por meio desta, informar que o ano 2012 cerca de cinquenta armas de fogo já forma apreendidas pela Companhia de Radiopatrulha da Polícia Militar do Estado de Sergipe, no ano de 2011 foram apreendidas quase 200 armas, número de superior ao do restante da PMSE.Além disso, somos a única subunidade que está nas ruas diuturnamente de domingo a domingo, garantindo a segurança da população da grande Aracaju. Contudo, nossos esforços não são reconhecidos e os nossos direitos vem sendo negados. Há dois meses que os militares lotados na RP, não tem o direito constitucional às férias garantido. Ressalto que essa irregularidade emana do Comando Geral da Corporação, uma vez que 200 policiais compõem o efetivo da subunidade e são liberados 5% da tropa por mês para as férias, mesmo que essas regras fossem efetivamente aplicadas não haveria a possibilidade de que todos os PPMM fossem contemplados com os seus direitos, ainda assim, como retaliação às faltas do pré-caju, boa parte dos militares desta subunidade que já estavam com seus nomes na lista de planejamento para férias no Quartel do Comando Geral foram cortados.Estamos falando de policiais com no mínimo seis anos de serviço, chegando a colegas com quase trinta anos de serviço à população sergipana, às vésperas da aposentadoria e também foram prejudicados por desmandos que não deveriam ocorrer em tempo de democracia.”

Reforma do Teatro Atheneu: e a sala “João Costa”?
E-mail de Mário Freire, Administrador e Sociólogo: “Encaminho esta mensagem para registrar a minha indignação com um fato de que, com a reforma do Teatro Atheneu, retirou-se a placa que indicava a "Sala João Costa", localizada ao lado da escada do hall de entrada. A denominação do referido espaço, ocorrida há vários anos, foi uma homenagem justa e merecida a uma das mentes mais brilhantes que Sergipe já produziu: o saudoso Professor João Costa, falecido em 30 de janeiro de 2011.O Atheneu está lindo, moderno, confortável, e os responsáveis pela reforma estão de parabéns; mas isto não pode ocorrer em detrimento do reconhecimento daqueles que contribuíram decisivamente para que um dia se pudesse falar na existência de um teatro puramente sergipano."Johnny", como gostava de ser chamado  carinhosamente pelos amigos, e a quem o jornalista Osmário Santos se referiu, em 07/02/2011, como "o mestre do teatro sergipano", foi teatrólogo, pesquisador, exímio e incansável estudioso da Língua Portuguesa. Como mestre, formou inúmeras gerações e, acima de tudo, será sempre o exemplo do que se pode compreender como um grande ser humano, como bem disse o Professor de História Edidelson Santos, que, assim como eu, teve o privilégio de compartilhar da sua amizade e, por seu intermédio, ser apresentado a Fernando Pessoa, Honoré de Balzac, Beethoven, Bach, Haendel, entre outros. Espero que os responsáveis por este equívoco façam a devida correção o mais brevemente possível”.

Lobby esquisito nas Prefeituras
Do leitor João R. F. Vasconcelos: “Fui informado de uma proposta de “assessoria jurídica e contábil” esquisita. Dois ex-gestores sergipanos estão indo nas prefeituras com uma proposta de R$ 10 mil mensais para prestar essa assessoria. E o lobby é o seguinte: temos acesso livre ao judiciário e ao Tribunal de Contas. É algo grave! Estou esperando receber uma cópia de um destes “contratos”. A pessoa disse que todos vão se surpreender com os nomes dos envolvidos, são pessoas que mesmo fora do poder tem muita influência. Não sei se a imprensa e você, Cláudio Nunes, terão coragem de publicar. Assim que tiver em mãos com a proposta enviarei não só para você, mas para seus colegas, inclusive nacionalmente”.

Nota  – PHS de Poço Verde
É com satisfação que o Partido Humanista da Solidariedade – PHS declara que continua firme em seu propósito de construir, com o respaldo da sociedade, um novo projeto para o município de Poço Verde, valendo-se, para tanto, do apoio do Governador Marcelo Déda, do Deputado Federal Rogério Carvalho e do Deputado Estadual João Daniel.
Não abriremos mão de nenhuma de nossas pré-candidaturas, mas temos consciência da necessidade de recorrer à formação política para equalizar os objetivos, métodos e visões do "viver o partido".
Com humildade e bastante coerência, estamos buscando o melhor para Poço Verde e entendemos que, diante do atual cenário político, seria uma responsabilidade muito grande encarar uma disputa de forma isolada.
Estamos conversando com vários amigos, com partidos da base aliada do Governador Marcelo Déda, levando nosso entendimento da integração, a fim de compor um agrupamento alinhado com as diretrizes de um projeto maior, no qual deixa-se de lado questões pessoais e prioriza-se o coletivo.
Assim, o Partido Humanista da Solidariedade reafirma que continua firme com seu projeto e suas pré-candidaturas, pois entendemos que oferecemos nomes com reais condições de disputar e vencer as próximas eleições, pautando-se, sempre, pela atuação humilde e coerente, aspectos imprecindíveis que possamos fazer parte de um projeto maior.
Obs.: Repudiamos qualquer informação divulgada ou que venha a ser, de possíveis acordos, por meio dos quais supostamente abrimos mão das nossas pré-candidaturas para apoiar um projeto pessoal isolado.
Evislan Souza (conhecido como Evislan de Zeca de Silvino)
Presidente do Diretório Municipal do PHS-Poço Verde

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frases do Dia

Para desgraça dos tiranos, a aspiração à liberdade e à justiça é um dos vícios incuráveis da condição humana. Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro que morreu em 23 de Março de 1988.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais