Gel lubrificante e camisinhas para idosos

A expectativa de vida tem aumentado consideravelmente, contribuindo para o aumento na população de idosos. Existe um mito na sociedade de que a atividade sexual desapareça com a idade. Tal pensamento tem sido responsável para que não se preste atenção suficiente a uma das atividades mais fortemente associadas à qualidade de vida, como é a sexualidade. Alguns profissionais de saúde não abordam o tema junto aos seus pacientes. A sexualidade na velhice é um tema ainda negligenciado.

Muitas pessoas, na terceira idade, revelam que possuem grande interesse sexual e, uma boa parte, continua sexualmente ativa. Cientificamente já está comprovado de que a terceira idade conserva a necessidade psicológica de uma atividade sexual continuada, não havendo, pois, idade na qual a atividade sexual, os pensamentos sobre sexo ou o desejo acabem.

Os idosos apresentam mudanças fisiológicas e anatômicas produzidas pelo envelhecimento. No caso das mulheres, por exemplo, a menopausa deve ser encarada como um episódio de adaptação na vida, e inclusive, para algumas delas, este é um período de liberação, serenidade e estabilidade, desfrutando perfeitamente de suas relações sexuais.
Mulheres que atingem a menopausa apresentam alterações na mucosa da vagina. Muitas se queixam que estão com dificuldades de manter relação sexual, pois a “vagina fica ressecada” e sentem dor. Para diminuir este incômodo provocado pela diminuição da lubrificação vaginal, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de DST/AIDS está disponibilizando o gel lubrificante íntimo, para os idosos utilizarem juntamente com a camisinha, nas relações sexuais. As entidades que trabalham com grupos da terceira idade, bem como as Secretarias Municipais de Saúde e de Ação Social, devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde, no Edifício Estado de Sergipe (Edifício “Maria Feliciana”), no décimo oitavo andar, no centro de Aracaju. O telefone de contato é (79)3226-8322.

O uso do gel lubrificante íntimo associado à camisinha é de grande importância para a prevenção das DST/AIDS e para uma relação sexual mais prazerosa e segura, principalmente, na terceira idade.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais