Greve dos professores pode acabar 2ª

É bem provável que, na próxima segunda-feira, os professores decidam pelo fim da greve que já dura uma semana, em protesto pela Reforma da Previdência Social. É que o projeto do Presidente Michel Temer parece não ter fim – há sempre um adiamento para que se adotem medidas com vistas a sua aprovação. Como esta aprovação está cada vez mais difícil, fica cada dia mais complicado o fim da greve dos professores. A greve é de caráter nacional, por isso mesmo na próxima segunda-feira, em todos os Estados brasileiros ocorrerão assembleias gerais com vistas a aprovação do final da greve. Aqui também no Estado de Sergipe haverá assembleia geral para decidir o que fazer com a greve. O que parece predominar no momento é voltar as aulas, mas, deixar a categoria dos professores em estado de greve.

No que se refere à Reforma da Previdência, o Governo Temer, que anunciou repetidas vezes que não alteraria uma vírgula do projeto, já voltou atrás e retirou da reforma os servidores estaduais e municipais. Uma bobagem, pois dos cinco mil e tantos municípios brasileiros apenas dois mil estão com seus servidores dentro da Previdência Social normal – os demais municípios têm Previdência independente da nacional. Ou seja, essa é uma medida que não significa… nada. O próprio Presidente da Câmara, Sr. Rodrigo Maia, acha voltar atrás no caso dos servidores estaduais e municipais, facilitar as negociações, mas apenas um pouco pois até a base do governo Temer não quer ver a reforma ser aprovada do jeito draconiano que está…

Assembleia frustra seus observadores

A Assembleia Legislativa frustrou a expectativa de todos que acompanham os seus trabalhos. Na quarta-feira, as comissões temáticas se reuniram para apreciar vários projetos mas a sessão da Comissão de Constituição e Justiça  só terminou depois de uma hora da tarde. Empacou no projeto do deputado Georgeo Passos que estabelece um piso salarial para os advogados, tanto na área pública quanto na área privada. Os parlamentares da Comissão não conseguiram definir se o projeto era ou não constitucional, por isso mesmo o parlamentar foi convencido a retirar o projeto de pauta e deixa-lo para reapresentar na terça-feira, quando as comissões se reúnem novamente. Os poucos projetos aprovados até então não desceram para o plenário porque o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, diante da possibilidade de a reunião avançar no horário da tarde, encerrou a sessão ordinária que tinha sido suspensa por causa justamente das comissões. Na terça-feira espera –se que o impasse tenha sido resolvido.

Aprovado o projeto da terceirização

O projeto de lei do deputado Laercio Oliveira, da Rede Solidariedade de Sergipe, foi aprovado na tarde de 4ª feira na Câmara dos Deputados , para alegria do Ministro da Fazenda, Sr. Henrique Meirelles, e, por tabela, de todo o governo Temer. Mas, esta aprovação não repercutiu bem em Sergipe. Para a deputada Ana Lúcia, a aprovação do projeto de terceirização do emprego só vai piorar a situação dos empregos públicos e privados. Ela repudiou a aprovação pela Câmara Federal de um projeto que é um empenho pessoal do parlamentar, um dos proprietários de uma empresa que terceiriza mão de obra no Estado. “Ele se empenhou na votação do projeto por interesses próprios”, disse Ana Lúcia, em plenário da sessão de ontem do Legislativo Estadual.

A Multserv agora deslancha..

Encontro de Gestão Pública

Começa hoje e vai até amanhã o Encontro Nacional de Gestão Pública, que vai debater O Desafio de Administrar dentro dos Limites Prudenciais. Vai ser realizado no Quality Hotel. O evento será aberto pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Clovis Barosa e por aquele palco passarão os Srs. Danielo Falcão, advogado e consultor jurídico;Leonardo de Assis Dias, Consutor em Políticas Públicas do Sebrae em Sergipe; Antonio Dourado Vasconcelos, Auditor do Tribunal de Contas; Jorge Husek, assessor de controle interno da Emsurb, prefeitura municipal de Aracaju; Antonio Malheiro, Conselheirodo Tribunal de Co intas do Estado do Acre; Jeffeson Passos, Secretario de Finanças de Aracaju, e César Gama, que é graduado em jornalismo, psicanálise e biologia. Hoje, o Encontro começa as 14h  e amanhã, sábado, as 8h30.

Valadares Filho presidirá o CINDRA

Não há mais razão para o Senador Antônio Carlos Valadares ficar derramando bílis contra o governador Jackson Barreto e o prefeito Edvaldo Nogueira: o seu mimado filhote, Valadares Filho, foi eleito para presidir a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazonia, o CINDRA. Ao tomar posse, Valadares Filho se comprometeu em promover o debate de temas importantes para o desenvolvimento regional do País, “a fim de encontrar mecanismos que possam reduzir as desigualdades regional e melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes”. Uma das prioridades do deputado Valadares Filho é a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional. Para tanto, a Comissão promoverá, durante o ano de 2017, a realização de Seminários Estaduais, Regionais e Nacional. Valadares Filho avalia que pela CINDRA  passam todos os temas pertinentes aos brasileiros.

 Caravana percorre a Bahia

A caravana Descubra Sergipe, que está desde o início desta semana divulgando os atrativos turísticos locais na Bahia, segue com uma agenda intensa de atividades. Depois de visitar as cidades de Alagoinhas e Feira de Santana, os trabalhos estão concentrados em Salvador. Em dois dias, já foram visitadas 59 agencias e operadoras de viagem. O foco das visitas é apresentar aos profissionais o Destino Sergipe, ressaltando sempre as diversas opções de lazer  e identificar fatores que facilitem a comercialização de pacotes turísticos para o estado. Na 5ª feira, foi realizado um seminário com cerca de 200 agentes de turismo para capacitá-los sobre o Destino e dessa forma facilitar a captação de novos visitantes para o Estado. A caravana é organizada pela ABIH/SE  e conta com o apoio do SEBRAE/SE , da ABAV/SE, Aracaju Convention, Fecomércio e Sindetur-SE.

    …e para encerrar…
NOVO SECRETÁRIO
– O comentário na cidade é que o prefeito Edvaldo Nogueira, que anda desaparecido das rodas sociais, vai fazer substituição na sua equipe administrativa. O Dr. Andre Sotero deve deixar a Secretaria de Saúde, sendo substituído pela Dra. Conceição Mendonça, que ateve uma ótima atuação à frente da Secretaria de Saúde do Estado.

     ***
NOVA SECRETARIA – Os rumores também davam conta ontem da substituição de Irineu Fontes, da Secretaria Estadual de Cultura, por Mercinha Barreto que, além do fato de ser amiga pessoal do governador Jackson Barreto, é a mulher do deputado estadual Robson Viana. O próprio deputado confirmou ao escriba que só está no aguardo da assinatura do decreto pelo governador Jackson Barreto.

     ***
COMENTÁRIO
– Ao er o deputado Moritos Matos usando uma bandana no plenário da Assembleia, uma mulher já entrada em anos comentou em voz alta: “Bem que minha avó me dizia: se quiser aparecer, é só botar um penico na cabeça”. Houve risos em geral na bancada de Imprensa.

     ***

VETO TOTAL – O Governador Jackson Barreto lacrou o projeto de lei 57/2016, com um veto total. Instituiria a política estadual de incentivos à geração e aproveitamento da Energia Solar, no Estado de Sergipe.                                   

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais