Hiperatividade em Crianças

No próximo dia 01 de setembro Aracaju vai sediar a Palestra Distúrbios de Aprendizagem: Sinais de Alerta, Diagnóstico e intervenção com o Prof. Dr. Rafael Silva Pereira que vem especialmente de Portugal para conduzir os trabalhos.

O evento conta com o apoio da Infonet. Para obter maiores informações os interessados devem entrar em contato com Operadora VIVO ( 79 ) 9815 4193  //  Operadora OI ( 79 ) 8876 9753  // Operadora TIM ( 79 ) 9116 2557 OU POR EMAIL luminarse@hotmail.com falr com o Prof. Lúcio Alves

Hiperatividade em crianças prejudica aprendizado e requer diagnóstico precoce, orienta Hospital das Clínicas – SP

Desatenção, inquietação e impulsividade são alguns dos indícios de que seu filho pode ser hiperativo. Segundo levantamento do Programa de Atendimento de Hiperatividade do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e maior complexo hospitalar da América Latina, 90% das crianças atendidas no ambulatório da unidade são meninos na idade escolar, dos seis aos 17 anos.

A hiperatividade traz prejuízos, principalmente, no período escolar da criança, e não deve ser confundida com a simples agitação ou eventuais casos de bagunça. O psiquiatra e coordenador do programa, Enio Andrade, explica que, devido à presença de outras crianças na sala de aula, os sintomas são mais facilmente percebidos nesses ambientes. Para ele, os professores são os primeiros a perceber que a criança não é apenas bagunceira e os pais precisam ouvi-los com mais atenção. As crianças podem apresentar esporadicamente as características citadas acima, sem que isso signifique uma patologia. Para ser de fato hiperatividade, que precisa ser diagnosticada por um profissional, os sintomas têm que ser constantes, estarem presentes em ambientes diversos e com uma duração mínima de seis meses.

Quanto mais cedo a hiperatividade for diagnosticada, menos prejuízo a criança terá. O mais indicado para o tratamento é acompanhamento com psiquiatra e com um grupo multidisciplinar. Para isso os pais precisam esquecer o preconceito contra essa ciência. O tratamento normalmente é feito com medicamentos para estimular o controle de atenção. Isso porque o hiperativo presta atenção em tudo ao mesmo tempo e não mantém o foco, o que prejudica, principalmente, o aprendizado. Cerca de 80% das crianças atendidas no Programa de Atendimento Hiperatividade do HC apresentam melhoras ao longo do tratamento.

( FONTE: Portal UOL Dia 21.08 )

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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