JB opta por Edvaldo e racha PMDB e PT

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Apesar de conseguido conquistar quase todo o PMDB em torno do seu nome, Zezinho Sobral não conseguiu convencer o líder maior, Jackson Barreto. Zezinho foi às ruas e nas pesquisas internas chegou a quase dois dígitos, que não foram suficientes para consolidar a candidatura dele. Hoje, 27, o governador Jackson Barreto, anuncia o apoio a candidatura de Edvaldo Nogueira, do PCdoB, a prefeito de Aracaju.

Uma das razões citadas aqui no blog na semana passada por dois representantes de institutos de pesquisas – no direito de

 resposta dado por este espaço – foi o afunilamento da disputa entre João Alves, Edvaldo Nogueira e Valadares Filho.Com isso Jackson não tinha certeza de que poderia levar Zezinho Sobral pelo menos para o 2º turno eleitoral. Com medo de um fracasso nas urnas em Aracaju, o qual seria de responsabilidade dele, Jackson preferiu olhar para 2018. Ou seja, Jackson, ao contrário do que anunciou, parece que mudou de ideia quanto a pendurar o pijama quando deixar o governo. Pelas mobilizações que vem realizando em diversos municípios parece que tentará novamente uma vaga no Senado. A outra vez que disputou foi em 1998 quando fez a malfadada aliança com Albano e perdeu para Maria do Carmo.

O problema maior não foi a opção por Edvaldo. Foi a demora para decidir. Jackson demorou demais criando falsa expectativa para Zezinho e agora o próprio PMDB está rachado, sem falar do PT que deve indicar o vice de Edvaldo (fala-se em Eliane, será que ela entrará nesta encruzilhada?) e também sairá rachado em Aracaju.

Pode anotar: boa parte dos petistas, do grupo de Rogério lavará as mãos e vão procurar uma candidatura alternativa nos partidos pequenos de esquerda como PCB, Rede, PSTU e PSOL. O racha no PT era inevitável. Se fosse Zezinho o escolhido, outra parte, com o grupo de Ana Lúcia, também iriam procurar um candidato alternativo de esquerda.

Já no PMDB, ontem mesmo vários peemedebistas declaram que votarão em Valadares Filho (um deles é Zezinho Guimarães) e não entende que Jackson que alinhamento com Temer e apoiará uma candidatura contra o governo federal que hoje é do PMDB. Muitos pediram na reunião com Jackson que deixem o PMDB em Aracaju “liberado”.

Ao olhar apenas para 2018, Jackson não só rifou Zezinho, mas abriu um grande racha no PMDB e no PT em Aracaju.

Trovador Ladislau: série epitáfios I

Gilmar Mendes
Aqui repousa Gilmar,
que adorava dar palpite,
tinha o dom de prejulgar
e morreu de germanite.

                 Trovador Ladislau

Em 2012, Jackson coordenador campanha de Valadares Filho. Edvaldo apareceu na última semana
Só para lembrar: em 2012, na campanha de Aracaju, um nome estava diariamente na coordenação: Jackson Barreto. Do PT, o grupo de Conceição (candidata a vice), o presidente municipal, Usiel Rios e mais meia dúzia. Boa parte do PT sumiu (como fará agora em 2016). Já Edvaldo, com rejeição em alta em 2012, só apareceu na última semana quando duas pesquisas previram a possibilidade de 2º turno, o que não aconteceu.

A história de 2012 será contada
Este jornalista conhece de perto a história da eleição de 2012 em Aracaju. E está chegando a hora de contar,  a partir de agosto. Muitos que cobram lealdade hoje não foram às ruas.

Sobre Zezinho Sobral
O titular deste espaço presta solidariedade a Zezinho Sobral. Que ainda não foi testado nas ruas (apesar da família participar da política há décadas) e pelo jeito que se apresentou nos bairros de Aracaju sempre mostrando suas propostas, sem denegrir a imagem dos outros, pode ter um brilhante futuro na política partidária. Que tenha serenidade e discernimento para entender na política nem sempre a vontade da maioria prevalece. Os interesses futuros sempre ficam em primeiro plano…

TCE e MPE de olho em autarquia estadual
O blog foi informado que um presidente de uma autarquia estadual resolveu lotar de parentes, em fragrante descumprimento da Súmula Vinculante 13 do STF que proíbe o nepotismo. O blog foi informado que o TCE e o MPE já foram informados. Inclusive porque não é possível que os órgãos fiscalizadores não acompanhem o Diário Oficial do Estado com nome e sobrenomes dos nomeados. A proliferação de parentes é tão grande que já está poluindo o meio ambiente.

Do deputado-pastor desgarrado da Previdência
O pastor Antônio dos Santos parece querer defender o indefensável. Ele simplesmente quer que os poderes e órgãos constituídos façam as benesses que bem entenderem e que o Poder Executivo pague a conta. Como se o caixa governamental sempre suportasse todo o tipo de auxílios imorais, dentre outras farras. É por defender coisas desse tipo que a previdência do estado chegou ao colapso. Talvez o pastor devesse promover mais orações para ver se o dinheiro para pagar os inativos vai cair do céu.

Não é para criar novos institutos nem para receber a folha
Sem ler o projeto, o deputado-pastor Antônio disse que o governo quer que os poderes criem seus institutos e assumam as folhas da previdência. Não é verdade. O governo quer que o déficit mensal de cada poder e órgão (TJ, Alese, TCE e MPE), sejam repassados por eles. Tudo continuará como está no Sergipeprevidência, apenas ao invés do governo estadual sozinho cobrir o déficit, cada um assumirá o seu.

Artigo 96 da Lei Complementar:
Os Poderes e Órgãos constituídos do Estado, compreendendo o Executivo, o Legislativo, e o Judiciário, inclusive o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado, e suas Autarquias e Fundações Públicas, com recursos provenientes das fontes indicadas a seguir, devem contribuir com a parte necessária para, junto com as respectivas contribuições para o custeio do RPPS/SE, previstas nos artigos 94 e 95 desta Lei Complementar, completar, se for o caso, o montante suficiente para custear e financiar os benefícios a serem pagos pelo mesmo RPPS/SE aos respectivos segurados, conforme a sua subordinação ou vinculação, e os correspondentes benefícios.

Mais claro impossível
O artigo 96 acima é bem claro quando manda cada poder pagar o montante que for necessário para cobrir o déficit dos seus respectivos servidores. Isso não precisa nem estar na LDO. Basta que algum sindicato exija na justiça que a lei acima seja cumprida. Sem falar no artigo 6º da CF que fala do caráter solidário.

Malhador
Hoje, 27, o governador Jackson Barreto visita o município de Malhador para entregar investimentos em urbanização, saúde e esportes. O investimento superior a R$ 922 mil levará mais conforto e qualidade de vida para os moradores. As solenidades começam a partir das 15 horas.

Prisão de Paulo Bernardo. Os considerados bons também estão sujos
O blog sabe que na política hoje, conta-se em poucos números os bons e limpos. Este jornalista ficou surpreso com a inclusão e prisão do ex-ministro Paulo Bernardo funcionário de carreira do BB, na Lava Jato. Segundo as investigações foi ligado ao pagamento de propina referente a contratos de prestação de serviços de informática pela empresa Consist no valor de R$ 100 milhões, entre de 2010 e 2015 através de desvio de funcionários público que fizeram empréstimos consignados. Lamentável. Quem sobrara?

Festejos juninos mostram imagem negativa de Aracaju. Exploração de menores
Quem foi ao Forró Caju e ao arraiá cultural montando na orla de Atalaia se deparou com diversos menores de idade vendendo fogos (traques) no meio do povo. Lamentável. Juizado de menores parece que sumiu e a segurança nem aí. Na orla mesmo tinha segurança privada e pública. Enquanto eles conversavam ao lado, num estacionamento, numa mala de carro aberta, um homem “agenciava” os menores entregando as caixas de traques para vender.  Péssima imagem passada aos turistas.

Cuidado! Quem for a orla nestes últimos dias fuja do bar e restaurante Renatão. Desrespeito total!
E o tradicional bar e Restaurante Renatão, com matriz no Augusto Franco e uma filial bem movimentada ao lado do Iate Clube, deixou a desejar no arraiá da orla. No sábado, 25, este jornalista esteve no local com algumas crianças (sobrinhos) e pediu pizza para o garçom. Depois de meia hora o garçom informou que não estava saindo. Falta de respeito. E não adiantou reclamar não. No caixa um filho e uma filha de Renatão nem aí. Parece que não estão preocupados em denegrir a imagem, não só do estabelecimento, mas o respeito conquistado pelo pai ao longo dos anos. Fujam de lá!

Impeachment errado
A presidente do PSD Mulher de Sergipe, empresária MaIsa Mitidieri, diz que esses pouco mais dois meses da aprovação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff foram suficientes para mostrar “o quanto houve de equívocos” nos arranjos para afastá-la das suas funções. “Os fatos ajudam a mostrar que todo o processo de impeachment esteve recheado de vícios. Ele tinha um único propósito, que era o da busca do poder pelo poder”, diz ela.

Impeachment errado II
Maisa Mitidieri garante que se tivesse mandato de deputada federal teria votado como seu irmão, Fábio Mitidieri: contra. Para ela, constrange ver “os absurdos revelados” no entorno dos políticos que apoiaram o impeachment. “É muito chato ver pessoas de alto escalão da política nacional envolvidas em tantos escândalos. Falaram tanto da ex-presidente e no entanto estão colocando no poder pessoas com fichas muito mais sujas que ela, que, aliás, não era e nem é ficha suja coisa nenhuma”, diz Maisa Mitidieri.

Campeonato Nacional de Karatê em Aracaju este fim de semana
Será realizado de 30 de Junho a 03 de Julho, no ginásio do Sesi,  no conjunto Augusto Franco, o XXIII Campeonato Nacional de karatê Interestilos. A abertura será no dia 30, às 14, no referido ginásio, com apresentação de Fit Dance, com o professor Samuel e a apresentação de uma quadrilha junina.

Estados
O evento terá a participação dos Estados: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Goiás, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas gerais, além de Sergipe, cujos atletas estão ansiosos e numa grande expectativa.

Estrutura Sergipe
É a quarta vez que Sergipe foi escolhido para sediar o evento devido a estrutura, a hospitalidade e o grande número de atletas campeões.A FKISE aproveita para agradecer todos os professores filiados , Fernando Rocha (Askase) Antonio(Dojokan)Macedo(Myahira)Gilmar(Banzai)Edson Yoakan (União)Jose Vlademir(Kondo Dojo) Ronaldo(RonaldBruce),Marcilio (Budo) Ronovon (Ronovon)Valmira (SESI). Os mestres que são responsáveis pelo karatê vitorioso de Sergipe e por isso tornou o Estado referencia nacional.

Destaques de Sergipe
O Coordenador do nacional o atleta, professor Yoakan cita atletas de destaque de sergipe: Carlos Arhur (Katchi), Davi

 França,Gladson Henrique,Andre Luiz, Mordacai, Emerson Thaislan, Romario Ferreira,Alex Ligeirinho, Ysnaia, Paulo, Vitória, Eny, Lavinha, Cristiano Britto, Antonio Francisco, Breno, Juan,Tallhes, Gabriel Chester, Rafael Oliveira, Elias, Geovan, Jamisson ferreira, Sergio Galvão, Eduardo Correa (Café no Ponto), Juliana Kaiene, John Robert, Camila Bispo, Sheila Camila, campeã do the best 2015 e Márcio rocha campeão do the best 2015. Sem contar com o professor e atleta experiente, que mais disputou torneios internacionais Yoakan Jocelis.

Apoio
Yoakan convida todos sergipanos para prestigiar este grande evento, e de vários talentos, tenho a certeza que irão gostar. Em especial a comunidade do Augusto franco que irá recepcionar os atletas sergipanos. A Confederação agradece o apoio das empresas que sempre ajudou nossos eventos:Indaiá, PTO, Casas Oliveiras, Pro biótica, academia Jeferson Músculo,Trimídia, Adelmo Estética, Senac, SESI, óticas Carol e Ita bolos, Katchi, governo estadual e prefeitura de Aracaju.

Nem todos
Ótimo texto de Nick Passos (coluna Marketing Pessoal/Caderno Mais CS): Muitos preferem demonstrar aos filhos, com atitudes, que caráter significa agir correto também quando ninguém está filando.

Hábito
Prossegue Nick Passos: O Jovem brasileiro diverte-se falsificando documentação estudantil para pagar meio ingresso e percebe a displicência vulgar, o gatuno simplório que ele é, quando visita museus e parques lá fora e a bilheteria não solicita comprovante porque confia na sua palavra.Conversão proibida no trânsito, serviços “por fora” em negociações sem recibo, sonegação, pecúlio de familiar falecido…representados no comando do país por pessoas da mesma origem.

Outra área
E conclui Nick Passos: Este Papo, o leitor percebe, não é sobre política, mas comportamento. A coluna não entende de política na profundidade, mas observa que a população surpreende-se com atitudes que ela mesma pratica.

PT de Boquim já tem seu pré-candidato a prefeito
O Partido dos Trabalhadores de Boquim lançou, no último dia 19, o bancário e advogado Chicão Almeida como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2016. Contando com o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais completamente lotado, prestigiaram o evento o deputado federal João Daniel; o ex-deputado federal Marcio Macedo; o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), professor Dudu; coordenador nacional do MST Gileno Damascena; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boquim, Sr. Israel.

Presenças
Também marcaram presença lideranças partidárias do PV, PSB e PROS, além de dirigentes do PT de diversos municípios da região Centro-sul do Estado e outras lideranças estaduais e municipais, além de muitos militantes do partido em Boquim. Com isso, o PT se apresenta para a sociedade boquinense como alternativa concreta para a disputa municipal em 2016.

Nordeste Condominial expande serviços para o Sudeste do país
O momento econômico que o país atravessa faz com que a força de surpreender e de motivar alcancem índices muito acima dos conhecidos habitualmente e impulsionam a Nordeste Condominial a dar um novo passo em uma liderança já consolidada em Sergipe.Com um trabalho desenvolvido por mais de um ano conjuntamente com sua equipe e seus clientes, a empresa desembarcou em São Paulo, oficialmente no sábado (25), apresentando a marca Sudeste Condomínios, levando ao mercado paulista o modelo de trabalho de uma empresa genuinamente sergipana.

Força
"Sempre fomos movidos por uma força de superarmos as nossas expectativas, limites e toda a forma de demonstração de profissionalismo, amor e dedicação ao que fazemos de oficio", destacou o empresário Ricardo Barreto que junto com a diretora operacional Jeane Garcia são os responsáveis pela implantação do projeto no Sudeste do país.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  É impressionante como a SACANAGEM faz parte do cotidiano político! Falo daqui, de Sergipe!

www.twitter.com/jrobertotgomes A principal diferença entre o impossível e o improvável é que o impossível acontece…

www.twitter.com/tomleao  Quero ver o dia em que vai aparecer alguém admitindo que recebeu algum.

www.twitter.com/clovis_silveira  Nossas vidas são formadas por escolhas. Primeiro, fazemos escolhas. Em seguida, nossas escolhas nos fazem! – Anne Frank.

www.twitter.com/juliobatista_  Viva o Nordeste Brasileiro, Povo Aguerrido, Talentoso e que supera todos os obstáculos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Governo Estadual informa que não tratou da venda da Deso com Governo Federal

 O Governo de Sergipe informa que em nenhum momento negociou com o Governo Federal a venda de NENHUMA estatal, e que não existe nenhuma tratativa neste sentido.

Notícias veiculadas na imprensa local, de forma equivocada, argumentam que houve um condicionamento por parte do Governo Federal aos estados para renegociar as dívidas, e entre esses condicionamentos, haveria um que obriga a venda de estatais. Não é verdade.

As renegociações das dívidas se deram em outras bases de acordo amplamente divulgadas pela mídia local e nacional.

Até mesmo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tramita no Congresso Nacional, e que versa sobre as renegociações das dívidas, não tem nenhuma regra que crie obrigação de vender estatais.

Portanto, não há por que gastar energias em discussões infundadas sobre esse assunto que não está na pauta.

Governo de Sergipe

NOTA DE PESAR

falecimento do ex-vereador Dimas Rabelo (Poço Verde)
Perdemos Dimas. Lá se vai o companheiro, o amigo tão querido para quem teve a sorte e a honra de conhecê-lo. Eu o conheci há mais de duas décadas, ainda no movimento estudantil, no início da década de 90. Depois, já no PT, foi um dos quadros mais qualificados e combativos do partido. Dimas, tinha um estilo único, voz calma, passo lento, moderado, buscando o consenso, a união, mas sempre com firmeza de concepção, de princípio e de caráter. Para mim, ele era o que se pode chamar de amigo. Primeiro vereador pelo PT em Poço Verde, dedicou sua inteligência e energia para uma causa central em sua vida: a Educação. Secretário Municipal de Educação de Poço Verde implementou o processo de Gestão Democrática nas escolas da Rede Municipal de Ensino, mantendo-se fiel aos princípios que o ajudaram na atuação parlamentar quando foi o autor da emenda que regulamentou a lei da Gestão Democrática. Diretor da DRE 02 no governo do companheiro Marcelo Déda, seguiu seu ritmo ajudando na construção do projeto que mudou e melhorou a Educação no Estado, sobretudo no território Centro-Sul de Sergipe. Partiu como viveu…lutando…sua partida nos deixará menores, mas, ao mesmo tempo, com ainda mais motivação para a luta.

Saudades amigo, que a sua nova jornada seja feliz.

Márcio Macêdo, ex-deputado federal e secretário nacional de Finanças do PT

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“Onde Começa Sua Duvida Acaba Sua Fé” Joseph Smith Jr., religioso, empreendedor e político norte-americano, morreu em 27 de Junho de 1844 (n. 1805).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais