JB: politicamente inatingível. Acordão pode implodir

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Antes mesmo de iniciar a carreira política no Executivo, quando foi eleito prefeito de Aracaju em 1985, Jackson Barreto, militante do MDB (que 

Churchill, estadista, militar, escritor e político britânico, morreu em 24 de Janeiro de 1965 (n. 1874).

virou PMDB), sempre teve o apoio e uma ligação forte com os partidos tidos de esquerda. Jackson, sempre faz questão de lembrar que o PCB, o antigo “Partidão”, foi o seu berço político. Por isso, quando prefeito e governador, sempre lembrou de homenagear lideranças, principalmente sindicais deste partido, muitas delas presas e torturadas por lutarem pela democracia.

Em toda trajetória política Jackson Barreto sempre teve do lado que chamam de “esquerda”, contra a “direita”. No único momento em que ele mudou de lado e aceitou apoiar a reeleição do governador Albano Franco, em 1998, quando tinha sido o líder da oposição em 1994(perdendo a eleição no 2º turno), Jackson Barreto foi rechaçado nas urnas sofrendo uma derrota para Maria do Carmo na disputa pelo Senado.

Fez a “mea-culpa” e retornou para o berço da chamada “esquerda”. Agora, prepara-se para a eleição 2018 e, candidato ou não ao Senado, Jackson monta um palanque politicamente inatingível como bem analisou o comentarista Lomes do Nascimento, ontem, 23, na Jovem Pan Sergipe, no programa apresentado por Rosalvo Nogueira e Paulo Souza. Numa análise correta, Lomes do Nascimento alertou que Jackson está mostrando-se forte politicamente com os novos aliados (Laércio Oliveira, grupo Franco, Machado, Mendonça e Cia), mas está se afastando dos partidos de esquerda que pode ser um diferencial na disputa em 2018.

E é verdade. Jackson monta um palanque com novos aliados do chamado neoliberalismo e deixa, aos poucos, de lado, aliados como os petistas e outros tradicionais de esquerda.

Esquece que a crise jurídica, política e econômica pode definir a eleição de 2018. Ninguém espere o PT sob o comando de Rogério Carvalho – que vai disputar um mandato majoritário – ao lado de Laércio, dos Francos, de Machado e Cia, inclusive João e Maria em 2018. Principalmente com a polarização em nível nacional.

Hoje, Jackson é politicamente inatingível, porém o quadro para 2018, ninguém pode prevê, mas a chamada esquerda vai querer retomar o poder. E não será ao lado do neoliberalismo.

Saúde
Se Jackson Barreto resolver nomear Almeida Lima para a pasta da saúde será o maior arrependimento que ele terá no segundo mandato. E não demorará muito…

Funk do Machadão
Rapaz, a Jovem Pan Sergipe inovou. Quem não ouviu está imperdível o funk do Machadão…

Netônio Machado procurador geral de Aracaju
Um excelente nome escolhido pelo prefeito Edvaldo para comandar a Procuradoria do Município de Aracaju: o desembargador Netônio Machado. 

Em 2 meses pagar 4 folhas? Como se dezembro será parcelado em 12 vezes. Menos “Mimimi”. Alguém não sabe fazer conta.
Para fazer Justiça: o 13º da Prefeitura de Aracaju só foi pago porque o TCE/SE acolheu pedido dos sindicatos. A proposta para pagar o de dezembro é em 12 meses parcelados, até janeiro 2018. Ou seja, pagar parcelando não é quitar. Muito menos obrigar o servidor a pegar empréstimo. Ou alguém não sabe fazer conta ou adora um “mimimi”.

Fundação Hospitalar de Saúde: servidor de carreira, técnico e experiência em gestão pública
Parece que o governador Jackson Barreto vai mesmo colocar em prática a ideia dele em optar por servidor público de carreira, técnico e com experiência em gestão pública para o comando da Fundação Hospitalar de Saúde – FHS. É o que todos pedem e querem.

Perguntar não ofende. Como anda a Operação Venal?
E Aquela da fraude no IPTU de Aracaju que prendeu entre outros, o empresário Zé de Rola, da construtora Cunha? Só ele foram R$ 10 milhões fraudados. Todo mundo calado. O que deu?

Cadê a SRT que não multa o Hospital Cirurgia por atraso salarial?
Se fosse uma pequena empresa já teria sido multada. Cadê a Superintendência Regional do Trabalho que não multa o Hospital Cirurgia que até hoje não pagou o décimo terceiro salário dos funcionários. Todos são CLT.

Coronelismo na cidade de Maruim? População se mobiliza
A população de Maruim está pedindo o apoio dos meios de comunicação de Sergipe para ajudar um casal (blog recebeu áudio) que vende lanches na Praça Matriz, numa pequena tenda, que está recebendo ameaças de retirada. Segundo a população a perseguição é porque o casal não votou no atual prefeito. E os outros vendedores não têm problemas. O blog prefere não acredita que o coronelismo retornou na cidade de Maruim. A população está fazendo um abaixo assinado para levar ao MPE. 

Deso precisa atender moradores do conjunto Augusto Franco
A Deso precisa urgentemente tomar as devidas providências para que os moradores do conjunto Augusto Franco não continuem sem receber água quase que semanalmente. No fim de semana a água sumiu.

Falta de educação no estacionamento da passarela do Caranguejo. Toda semana garrafas são quebradas
Tem uma turma que se reúne toda semana a noite no estacionamento da Passarela do Caranguejo para bater papo, curtir um som e outras

Garrafas quebradas é uma constante no estacionamento da Passarela do Caranguejo. 

 coisitas, mas não fazem o dever de casa. Mesmo tendo lixeiras no local, alguns fazem questão de quebrarem os cascos das cervejas long neck que consomem. É vidro por todo o lado. O local é frequentado por muita gente que descalça que pratica surf, funcional ou mesmo caminhadas pela praia. A foto ao lado é de ontem, 23, pela manhã, antes da equipe da limpeza passar. Justiça seja feita a equipe de limpeza da orla, comandada pelo governo do estado, através da Seinfra, faz a parte dela, mas mesmo varrendo sempre fica pequenos cacos de vidros entre os paralelepípedos.

Investimentos em infraestrutura
A Orla Pedro Paes Mendonça, localizada em Moita Bonita, inaugurada no último domingo pelo governador Jackson Barreto e pelo prefeito Marcos Costa, homenageia o primeiro prefeito do município: Pedro Paes Mendonça e contou com um investimento de R$ 1.462.718,58, proveniente do Programa Sergipe Cidades.

Calçadão
O governador ainda participou da inauguração da urbanização do calçadão da Avenida Euclides Paes Mendonça, realizada pela Prefeitura Municipal de Moita Bonita.A área de lazer e convivência deixou o município ainda mais bonito e atrativo para os moradores e visitantes.

Política é missão e não meio de vida
O ano começa com mudanças positivas na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – com a posse de Moritos Matos (PROS) como deputado estadual. Ele enfatiza que a população pode esperar um político que tem compromisso com o povo e que irá trabalhar para melhorar a vida do mesmo. “Os sergipanos podem ter a certeza que serei um deputado atuante, ético, simples e a favor do povo sempre”, promete Matos.

Carência
E mais, que irá arregaçar as mangas para tornar a vida dos sergipanos melhor. “As pessoas estão carentes de muitas coisas na saúde, educação, segurança e trabalho. Quero trabalhar de forma bastante eficaz, com enfoque em valorizar e melhorar nosso turismo, incentivar o empreendorismo, dessa maneira vou contribuir para a geração de empregos. E sei que o parlamentar pode criar projetos com essas características, basta ter vontade”, afirma o deputado.

Experiência
Matos atua na política desde 2009. Durante quatros anos foi vereador por Aracaju e esse período na Câmara Municipal de Aracaju – CMA – foi de muita experiência para ela. “A Câmara foi uma escola política para mim. Pude conhecer mais sobre legislação, aprendi quais as reais funções de um legislador e entendi que política é missão e não meio de vida”, ressalta Moritos Matos.

Análise da OAB/SE sobre sistema prisional é destacada por deputada
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) considerou lúcida a análise feita pela direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, sobre o caos no sistema prisional sergipano. “Eu concordo plenamente com a OAB quando diz que o Estado é negligente com o sistema. O presidente da Ordem, Henri Clay Andrade tem razão quando fala da sua preocupação de que barbárie idêntica à que aconteceu no presídio do Amazonas seja registrada em nosso Estado”, afirmou Maria.

Preocupação
Para ela, os números apresentados pela Ordem são extremamente preocupantes e revelam a falta de planejamento e de prioridade do Estado. De acordo com a entidade, 70% dos presos que estão custodiados nas oito cadeias públicas, são provisórios. Ou seja, aguardam julgamento dos seus processos. Mais de um terço deles, não têm defensor público para acompanhar e cuidar da defesa. “Se houvesse o julgamento, provavelmente muitos desses presos, considerando os delitos cometidos, não estariam nas cadeias superlotadas e em condições subumanas. Estariam cumprindo penas alternativas ou em regime diferenciado”, destacou Maria.

Desleixo
A deputada lembrou a superlotação é fruto do desleixo do Governo. Ela citou como exemplo o presídio de Areia Branca, que teve a obra de reforma concluída há cerca de dois anos, mas até agora não foi reaberto por falta, inclusive, de equipamentos de segurança, como bloqueadores de celular e extintores de incêndio. “Não é possível que se tenha pensado numa reforma de uma obra tão importante e não tenha se programado para entregá-la à sociedade. Só há uma explicação: descuido; falta de planejamento; descompromisso para com a população”, criticou Maria.

Servidores do TJ paralisam novamente amanhã,25
Diante do impasse criado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) na última sessão do Pleno, realizada no dia 11 de janeiro, os servidores do TJSE paralisam novamente as atividades na próxima quarta, 25 de janeiro.

Servidores do TJ paralisam novamente amanhã,25 II
A concentração acontecerá no Fórum Gumersindo Bessa, a partir das 7 horas da manhã. Por volta das 9h, os servidores se deslocam para o Palácio da Justiça, no Centro da cidade, para acompanhar mais uma votação a respeito da valorização salarial dos trabalhadores do Judiciário.
No último Pleno, os desembargadores aprovaram um reajuste de apenas 3% no vencimento base dos servidores. A nova paralisação das atividades acontece para demarcar a indignação dos servidores frente à perda salarial que ainda prejudica a categoria.

Japaratuba encerra programação cultural
A Festa das Cabacinhas encerrou, no último domingo, dia 22, com chave de ouro as comemorações de Janeiro em Japaratuba. A cidade passou a semana inteira em festa, iniciando com a celebração de Santos Reis, seguida do XVI Festival Artes Arthur Bispo do Rosário. A alegria contagiou a todos, dentro de fora das casas.

Riqueza
“Japaratuba respira cultura e não tem como falar da riqueza de nossa terra, sem falar da cultura e tradição que aqui temos. Ficamos felizes com o resultado das festividades e, mais ainda, por poder colaborar com a continuidade dessa linda tradição do povo japaratubense”, disse a prefeita Lara.

Tradição
Em oito dias de atrações culturais que exaltaram a tradição de Japaratuba, a festividade, organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, chega ao fim com sucesso de público. Mais de 90 grupos folclóricos, de dança, música e teatro se apresentaram no palco "Eduardo Carvalho", montado em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, centro da cidade. Além de grandes atrações musicais, como Adalgiza, Brasas do Forró, Gil Mendes, Xande e Nanda, Galã, Samyra Show, e os cantores Cid Natureza, Julinho Porradão e as bandas Seeway, Banana Nativa, que arrastaram a multidão.

Cacau Show do Shopping Jardins. Nota Fiscal com insistência
Por duas vezes seguidas – uma ontem, 23, e outra na semana passada – o titular deste espaço pode comprovar que a loja da Cacau Show do Shopping Jardins não está emitindo nota fiscal completa. Nas duas vezes as notas saíram por insistência com a moça do caixa. No mesmo horário às  12h21. A fiscalização da Sefaz poderia passar por lá, afinal o cliente já paga com o imposto embutido…

Experiência na Ásia  
O aluno do Colégio do Salvador e mesatenista Matheus Moura, de 13 anos, vai participar de umas das suas melhores experiências no Tênis de Mesa.  No próximo dia 5 de fevereiro, o atleta embarca para um intercâmbio de 60 dias na Ásia. Matheus foi convidado por Marcos Yamada, representante da Butterfly Brasil para fazer um estágio no centro de treinamento da Butterfly no Japão. Em seguida, vai participar da rotinha de treinos do Shandong Luneng, um dos principais clubes da China. O garoto está ansioso pela experiência e grato pela oportunidade.

SALT – Um salto em qualidade, aguardem!

PELO TWITTER

www.twitter.com/ministro_Og   Homem de palavras – "Brasília não é para amadores". Teori Zavascki, segundo o filho Francisco.                                

www.twitter.com/BonifacioCartun   #NoFaceTemNoTwitterNao imbecis fazendo textão pagando de moralistas hipócritas opinando sobre o que não sabem!

www.twitter.com/SargentoFAHUR  Nessas brigas entre facções criminosas, eu torço para o facão.

www.twitter.com/ORodrigoMachado    Disse a Rosa ao Pequeno Príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas!

www.twitter.com/maxprejuizo   É exatamente no momento de dificuldades que podem surgir, a partir do equilíbrio e da força criativa ,novas possibilidades.

DO LEITOR

Trânsito ao lado G.Barbosa Bairro Luzia. Apelo a SMTT  
Do leitor Paulo César: “Gostaria de contar com sua colaboração no sentido de divulgar a reclamação que já fora levada à Ouvidoria da SMTT, órgão inoperante e irresponsável.  Depois da inauguração da Loja GBarbosa Luzia, formou um verdadeiro caos na esquina daquela loja.   Na rua Min Nelson Hungria, nas imediações do Colégio CEPI, filas de carros toram conta da rua, filas de taxi tomam conta em frente ao GBarbosa que,  juntos com ambulantes e frequentadores de um bar na esquina infernizam a mobilidade, tornando o trânsito ainda mais caótico.  Portanto, através desta sua coluna, lida por mim e mais meia dúzia, apelamos para a inoperante SMTT que mostre a sociedade que é capaz de resolver problemas.”

Quase 30 motos foram furtadas da subprefeitura de São Cristóvão
Por. Nelio Miguel Jr: “O fato aconteceu no ultimo final de semana.A incompetência da administração municipal de São Cristóvão resultou no furto de 28 motos, os veículos não são do município, foram aprendidos e estava guardado sobre responsabilidade da SMTT do município. Não existe vigia nos prédios públicos? Se existe onde estavam os vigias de plantão?A SMTT de São Cristóvão não tem plantão noturno? Só existe fiscalização durante o dia?Essas são perguntas é para você leitor São-Cristovense, pois quem ira pagar as indenizações das motos que forem regularizadas será os senhores já que essas motos simplesmente sumiram dentro de um órgão publico.Confira abaixo nota da prefeitura:

Sobre o furto de motocicletas e equipamentos de informática, ocorrido no último final de semana, na sede da SMTT localizada no conjunto Eduardo Gomes, a Prefeitura de São Cristóvão comunica que já tomou as providências legais no tocante ao problema. A Assessoria Jurídica do município e o diretor de Transportes Públicos de São Cristóvão, Nilton José dos Santos, já prestaram boletim de ocorrência relatando o fato à 6ª Delegacia de Polícia de Polícia do Eduardo Gomes. Nilton enfatiza que irá acompanhar de perto as investigações da Polícia Civil.”

ARTIGO

OS FAVORITOS por Clarkson Moura

MEJC: CARLOS AYRES BRITTO
.
STF : ALEXANDRE DE MORAES
Embora não seja nem pretenda ser o elefante "Citta", da Cracóvia; o furão "Fred", da Ucrânia; a vaca "Yvonne", da Baviera; polvo "Paul", da Alemanha; "Mãe Dinah" ou "Joãozinho de Ogum"; conquanto não tenha nem pretenda ter a "bola de cristal", a "vara de condão" e a "pedra filosofal, "por pura premonição intuititiva, tirocínio funcional e lógica dialética, ouso fazer duas prováveis previsões:
1 – Michel Temer vai exonerar o Min. Alexandre de Moraes do Ministério de Estado da Justiça e Cidadania, ato contínuo, nomeará, para cargo, o ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto;
2 – Alexandre de Moraes, por seu turno, será indicado pelo Presidente, que o nomeará, depois da aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (suposta sabatina nesta Casa).
Sou ou não sou abusado?!
"– É mentira, Terta? Pergunta Pantaleão.
— É verdade, Meu Veio!" Respondeu Terta"

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Se estiver passando pelo inferno, continue caminhando.”
Winston Churchill, estadista, militar, escritor e político britânico, morreu em 24 de Janeiro de 1965 (n. 1874).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais