João Alves é movido a desafios

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Este blog, nestes dez anos de existência, já fez várias e duras criticas a João Alves Filho, tanto como governador como prefeito. E também, já fez uma aposta que perderia se tivesse encontrado um oponente. Em 2012, quando ele disputou e venceu a eleição em Aracaju, antes do período eleitoral duvidou que ele seria candidato e que retornaria a vida pública, principalmente por conta da Operação Navalha, deflagrada pela PF em 2007.

Ontem, 26, circulou pelas redes sociais (principalmente pelos grupos de WhatsApp que ele desistiria da candidatura à reeleição a

 prefeito de Aracaju. Entre os motivos a perda do apoio do grupo comandado pelo senador Amorim e também atendendo a apelos de familiares, principalmente as filhas.

A administração atual de João Alves à frente da Prefeitura deixa muito a desejar. Principalmente porque a PMA, desde a administração de Almeida Lima (94 a 96), foi saneada e, mesmo com a crise poderia andar com as próprias pernas se não fosse o aumento exagerado dos cargos comissionados.

Seria uma surpresa para este blog se João Alves desistisse da disputa. Como ele sempre gosta de dizer ele é movido a desafios e a vida pública é o oxigênio que o faz levantar diariamente e seguir em frente.

E outro detalhe: muitos já deram João Alves como acabado politicamente e, de repetente, como uma Fênix renasce das cinzas eleitorais mais forte do que antes.

Para quem é movido a desafios a estada não acaba por conta de um desvio momentâneo.

Atenção SMTT: reconheça erro e retire semáforo instalado esta semana em frente ao Detran (Sol Nascente)
Ao instalar um semáforo na saída do conjunto Sol Nascente com a Avenida Tancredo Neves, em frente ao Detran, a SMTT conseguiu causar um transtorno enorme para os moradores da região. Só para ter uma ideia, ontem,26, o congestionamento foi até a avenida principal do conjunto e os condutores ficaram mais de 15 minutos no engarrafamento que existia e fluía normalmente sem o sinal. Que tal reconhecer o erro e retirar o semáforo?

Tragédia Pirambu: não foi fatalidade.
Indignação! Este é o sentimento de muitos sergipanos ao ouvir pelos telejornais alguém falar que o acidente que matou um bebê e deixou em estado grave no hospital a mãe dele, foi uma fatalidade. Foi não! Foi irresponsabilidade e uma tragédia anunciada. Chega de passar a mão na cabeça dos infratores.

E a certeza da impunidade paira..
Aliás, a tragédia de Pirambu foi anunciada e reanunciada por várias vezes neste espaço, assim como o crescimento da violência. A violência tem vários fatores determinantes. Um deles – com certeza – é a certeza da impunidade. O juiz concedeu fiança a motorista do quadriciclo. Quer maior impunidade que essa? É preciso um judiciário antenado com os problemas da sociedade.

Edvaldo Nogueira bem assessorado.  Zombando da tragédia humana
O publicitário, Rafael Galvão, que foi diretor da Secom da PMA, no governo Edvaldo Nogueira e faz hoje parte da equipe de

Na primeira linha a postagem de Rafael e e circulado a resposta que deu quando foi alertado para a piada infeliz.

 marketing do ex-prefeito foi infeliz numa postagem no facebook ao escrever sobre a morte do flanelinha eletrocutado no ato de Dilma. Fez uma piada extremamente grosseira e cruel com a morte ocorrida lá. Postou: “Uma coisa ninguém pode negar: o ato da presidenta Dilma em Aracaju foi um estouro”. Ele zombou da morte trágica de um ser humano. O jornalista Rian Santos chegou a adverti-lo da infelicidade da piada. 

Navalha testemunhas não mudam tese do MPF
A juíza Telma Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal, começou uma nova fase do processo judicial, fruto da Operação Navalha desencadeada pela PF com um objetivo de desarticular um suposto esquema para fraudar licitações e desviar recursos públicos, que teria no comando a Construtora Guatama. Leia matéria de Cássia Santana, aqui na Infonet: https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=189196

Partidos anunciam apoio hoje a Valadares filho
Hoje, 27, às 7h30, no auditório da Aease em Aracaju o grupo do senador Amorim formado pelos partidos PSC, PP, PTC, PRTB,PMB, PR e PTB anuncia o apoio a candidatura do PSB em Aracaju. O candidato a prefeito é Valadares Filho e o vice, pastor Antônio dos Santos, PSC.

Em Tobias Barreto, oposição procurar uma alternativa a Diógenes
Por conta de problemas em contas não aprovadas no TCE/SE quando da gestão da prefeitura de Tobias Barreto, a pré-candidatura de Diógenes Almeida está na rua, mas as lideranças de oposição já sentaram em torno de um novo alternativo por conta da possibilidade do TRE/SE indeferir o registro da candidatura.

Paulo Dantas pode disputar na chapa majoritária em Propriá
O professor Paulo Dantas se colocou à disposição do povo propriaense no próximo pleito eleitoral, manifestando interesse em integrar chapa majoritária nas eleições municipais deste ano.  A sua pretensão tem se fortalecido com a adesão e incentivo de líderes locais e apoio da população ribeirinha. É um filiado histórico do Democratas de Propriá, fiel ao Grupo Nascimento (Dona Menininha, Luciano e Zé João).

Paulo Dantas pode disputar na chapa majoritária em Propriá  II
Paulo Dantas é professor, B-bacharel em direito e radialista, comandando recentemente o programa campeão de audiência “Rádio Cidadão” na Propriá FM, já tendo exercido funções importantes na administração pública como Diretor Regional de Educação (DR 6) da SEED/SE, chefe da agência local dos Correios e vereador no Município de Porto Real do Colégio(AL), onde foi Presidente da Câmara de Vereadores por duas vezes.

Descumprimento de calendário de salários servidores na pauta TJSE
Os auditores fiscais vão acompanhar a sessão do Tribunal de Justiça (TJ/SE), que tratará do descumprimento do calendário de pagamentos do funcionalismo público e dos inativos e pensionistas, por parte da administração estadual. Marcada para esta quarta-feira, 27, às 8h da manhã, a sessão julgará a ação civil pública impetrada pelo Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), para garantir o regular pagamento do funcionalismo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A audiência acontecerá no auditório do Palácio da Justiça Tobias Barreto, localizado na Praça Fausto Cardoso.

Atrasos
“Estamos buscando na Justiça reverter a atual política de atraso nos salários. Esperamos que os desembargadores exijam do Estado de Sergipe a obrigatoriedade do tratamento dos salários dos servidores como verba prioritária”, afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.

Alunos Sem Transporte Escolar

O blog recebeu fotos (uma delas ao lado) de alunos da escola municipal Bernadete dos Santos no povoado alagadiço, Frei Paulo, indo para casa a pé 

por falta do transporte escolar municipal. Ponde em risco a vida, pois como podemos ver na imagem os alunos  utilizam a rodovia para chegar em casa.

Alunos Sem Transporte Escolar II

A penitência de ir a pé está acontecendo também com alunos de povoados vizinhos que estudam na escola Bernadete dos Santos no povoado alagadiço em Frei Paulo.Já a dois dias que isso vem ocorrendo, e a informação é que está acontecendo por falta de pagamento. E enquanto isso os pais foram saber na escola por qual motivo os filhos não estão tendo o transporte escolar!

Centros de Especialidades Odontológicas: cerca de 7 mil atendimentos
Sergipe conta com sete unidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), gerenciadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), ofertando importantes serviços para a população. O número de atendimentos chega a um índice muito alto. Para se ter uma ideia, só neste primeiro semestre de 2016, 7.063 usuários passaram pelos Centros, segundo levantamento feito pela Coordenação dos CEOs.

Metas
De acordo com Ana Márcia Menezes de Oliveira, coordenadora dos CEOs, a média mensal de atendimento nos primeiros seis meses do ano foi de 1.177 usuários atendidos.“As metas pactuadas com o Ministério da Saúde foram cumpridas nas especialidades de periodontia, cirurgia e pacientes especiais, exceto na endodontia, que é um problema que vem sendo discutido em todas as instâncias de gestão, diante das especificidades que a especialidade apresenta na sua execução”, explicou Ana Márcia.

Cirurgias dentárias
Os números também impressionam na realização de cirurgias, uma das especialidades dos CEOs. Foram 4.645 procedimentos feitos pelos cirurgiões-dentistas da Funesa. Os CEOs de São Cristóvão, do Tipo 3, e de Nossa Senhora da Glória, do Tipo 2, se destacaram no balanço semestral com 1.401 e 1.130 cirurgias, respectivamente.Os pacientes especiais também têm espaço nos CEOS e são tratados com muito carinho. Foram 5.709 procedimentos executados de janeiro a junho de 2016, em todos as unidades dos Centros Especialidades Odontológicas.

Humanização
Para Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa, a humanização do atendimento realizado pelos profissionais dos CEOs é a grande responsável pelo crescente número de pacientes atendidos e procedimentos realizados.“O Estado prioriza o bom atendimento na Saúde, o que é possível constatar por causa dos bons profissionais que temos. As equipes dos CEOs da Funesa são muito competentes e criativas. Desenvolvem as mais variadas maneiras para dar o melhor atendimento aos pacientes”, disse.

Askase incentivado a ida do atleta Yoacan Jócelis ao mundial na Indonésia
Fundada em 1978, a Associação de Karatê de Sergipe – Askase tem uma história bonita de luta, superação, conquistas e 

formação de atletas e cidadãos que orgulham Sergipe e o país. A frente da associação, o sensei Fernando Rocha, que coloca na prática que o esporte pode ajudar também no crescimento pessoal e a formar cidadãos de caráter e preocupados com o próximo.

Askase incentivado a ida do atleta Yoacan Jócelis ao mundial na Indonésia II
Para ajudar na ida do atleta Yoacan Jócelis ao Mundial SKIF de karatê na Indonésia (22 a 28 de agosto de 2016) a família Askase possibilitou que Yoacan realize aulas de  defesa pessoal nas academias filiadas da FKISE para arrecadar fundos.O investimento é alto para disputar uma competição de alto nível e Yoacan Jócelis encontra-se sem patrocínio. Quem quiser e puder contribuir com mais essa conquista entre em contato: (79) 988090037 (79) 999387934 (79) 88023494 (79) 96843753 ou deposite sua contribuição na Conta corrente 1951-2, agência 4471, Operação 013, Yoakan Jócelis Soares Brito, Caixa Econômica Federal.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está realizando esta semana o treinamento de representantes das agências na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa. Cerca de 30 funcionários das agências do Banese estão participando da atividade, que teve início nessa segunda-feira, 25, e vai até a quarta-feira, 27, num total de 20 horas de duração.

Riscos
“O objetivo do evento é identificar os riscos no ambiente de trabalho e aplicar medidas de controle para evitar acidentes”, disse a instrutora do treinamento, a técnica em Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi), Elisângela da Costa Nascimento.De acordo com ela, os representantes das agências do Banese na Cipa estão tendo uma participação muito boa nas atividades. “Eles estão tirando dúvidas e adquirindo conhecimentos sobre os mais diversos aspectos dos riscos e da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”, disse a instrutora.Em agosto, uma segunda turma de funcionários das agências do Banese será convocada para treinamento da CIPA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RealKajuru  A vida é um empréstimo de ossos. Ninguém leva nada do seu. O belo foi aprender a não se saciar nem pela alegria, nem pelo contrário.

www.twitter.com/capsamuel  União do PT-DEM-PSC na barra dos coqueiros.Como fica mesmo a história de golpe ?

www.twitter.com/higorfb  Muita gente associa o trabalho em redes sociais com a expressão “ganhar  dinheiro online”. O termo correto é “trabalhar online”, já que ganhar  dinheiro requer muito esforço. Para o seu negócio  ser financeiramente  saudável, você precisa ter um fluxo de caixa.

DO LEITOR

Reposição Salarial – JB esqueceu desse detalhe
Do leitor J. moreno: “Cláudio estamos em um mato sem cachorro. O governo do Estado de Sergipe não cumpre as leis no que se refere as reposições salariais as empresas públicas estão há mais de 5 anos sem receber a reposição.Não conceder reajuste em caráter de revisão/reposição sob a alegação de que o orçamento do Estado não suportaria o pagamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal os impediria, em hipótese alguma pode ser aceito.Enquanto os trabalhadores da iniciativa privada têm a Justiça do Trabalho para buscar a revisão do seu salário, para adequá-los à inflação, o servidor público, pelo regime legal vigente, fica prostrado diante da vontade pessoal do chefe do Executivo, para conceder, ou não, o reajuste anual.  Manipular os vencimentos dos servidores públicos, não deferindo a eles o direito legítimo da recomposição do valor real dos seus vencimentos é uma forma perversa de desarticular a prestação do serviço público permanente.A revisão geral anual é um direito do servidor público, que tem como intuito corrigir monetariamente os vencimentos, evitando a corrosão do seu valor de compra pela inflação.' Ministro Marco Aurélio"

NOTA DA DIREÇÃO MUNICIPAL DO PSOL SOBRE A POLÍTICA DE ALIANÇAS EM ARACAJU

Nos últimos dias foi noticiado pela imprensa o interesse do partido Rede Sustentabilidade em estabelecer aliança eleitoral em Aracaju com o PSOL. Pelas matérias a REDE estaria em negociação com a Direção Municipal do PSOL e com a pré-candidata Prof.ª Sônia Meire para que ela ocupasse a vice na chapa encabeçada pelo Dr. Emerson. Até a sua convenção, as direções partidárias não haviam realizado nenhuma conversa sobre tal condição. No entanto, a vontade da rede em estabelecer tal coligação levou até o final da sua convenção esta possibilidade.

A posição do PSOL-Aracaju é de negação desta possiblidade. Cabe explicar quais as razões: a REDE desde o seu surgimento tem expressado o seu conservadorismo, bom lembrar que mesmo antes de criar a Rede, Marina Silva, principal figura pública do partido, aliou-se com Aécio Neves no 2º turno das últimas eleições presidenciais. Recentemente, o partido por meio de seus deputados e senadores votou pelo GOLPE INSTITUCIONAL do IMPEACHMENT. Esses dois fatos já são suficientes para explicar porque a REDE, não preenche requisitos caros ao PSOL, no tocante à oposição de esquerda que duramente faz no Congresso Nacional e pelo país. Mesmo as eleições sendo municipais, não podemos descolar a política nacional da Rede para pensarmos em alianças “neutras” em Sergipe.

Assim como não propõe a aliança com a Rede, não fará também com outros partidos fora do arco de alianças que vem construindo nestes anos em diversos processos de luta e, não somente nas eleições. É necessário evidenciar o fato de que o PSOL parte de uma exigência programática histórica que repudia toda e qualquer coligação eleitoral que se paute pela busca obcecada de cargos e de poder: o PSOL não topa tudo para se eleger. Os milhares de simpatizantes e os quase 27.450 de votos que obtivemos só em Aracaju em 2014 nas eleições para Governo, contam e confiam na coerência do PSOL e da Prof.ª Sônia Meire.

O PSOL não faz aliança que não seja pautada programaticamente na mudança e transformação objetiva da realidade da classe trabalhadora e da juventude e, considerando especificamente este elemento, não faz aliança com partidos de aluguel que são hoje caudatários das oligarquias regionais (base de apoio de governos de todas as linhas ideológicas pelo Brasil) e fundamentalmente, não faz alianças com a Direita reacionária golpista que determinou o governo ilegal/ilegítimo do PMDB, atualmente no poder no Brasil.

Nossas possibilidades de alianças se limitam entre os partidos que formam a Frente de Esquerda, em Aracaju, que além do próprio PSOL, ainda conta com as (os) camaradas do PCB e PSTU. Além dos partidos citados, a nossa prioridade de alianças também se estende aos movimentos sociais combativos e que fazem o enfrentamento cotidiano à ordem estabelecida pelo modelo de sociedade capitalista e aos governos conservadores.

Reafirmamos o inteiro compromisso do PSOL pela causa revolucionária dos socialistas em Aracaju e em Sergipe; pela coerência de luta junto à Frente de Esquerda, aos movimentos sociais, as/aos trabalhadoras/es e, a juventude.

Aracaju, 25 de Julho de 2016,

Direção Municipal do PSOL

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Esta terra de bravos não será terra de escravos, nem reinado de opressão” Félix de Souza Araújo, poeta e político brasileiro, morreu em 27 de Julho de 1953 (n. 1922).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais