Juntando os cacos

O vereador eleito por Aracaju, Iran Barbosa (PT), defende que seu partido faça uma profunda avaliação para identificar as causas do encolhimento da legenda em Aracaju. Entrevistado pelo jornalista André Barros, o petista afirmou que há um descompasso entre o projeto do PT e os aracajuanos, provocado pelo distanciamento entre as bases sociais. Mais votado da capital com 7.808 votos, Iran tem algumas pistas para explicar o fracasso eleitoral do partido: “O trato com o servidor público é muito equivocado, as políticas sociais, como educação e saúde, não deram as respostas mínimas que as pessoas precisavam, e o avanço específico na construção de espaços democráticos para o debate popular não ocorreu na proporção esperada”. É bom que o PT junte os cacos do pleito passado e faça logo a profunda avaliação proposta por Barbosa, sob pena de em 2014 a rejeição ser ainda maior do que a verificada no último dia 7.

Maldade

Parte dos R$ 727 milhões do empréstimo que o governo estadual deseja fazer será usada para a duplicação da avenida Euclides Figueiredo, importante via que liga Aracaju a Socorro. A obra pode não acontecer porque os deputados liderados pelos irmãos Amorim ameaçam não autorizar o empréstimo. Seria uma maldade terrível dos Amorim com os aliados João Alves Filho (DEM) e Fábio Henrique (PDT), prefeitos eleitos de Aracaju e Socorro. Será que os dois aprovam a picuinha dos aliados?

Secretários

Diferente de outros eleitos, o futuro prefeito de Estância, Carlos Magno (DEM), já anunciou quatro secretários. Para a Comunicação Social ele escolheu o radialista Magno de Jesus, e a pasta da Cultura será capitaneada pelo professor Miguel Viana. Na Ação Social o demista foi nomear a esposa Deyse Garcia, enquanto a advogada Joseane Soares será a nova secretária Chefe de Gabinete.

Protesto

Embora pertença ao PSB, partido aliado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), o vereador eleito Max Prejuízo promove amanhã um café com a imprensa para denunciar o que chama de descaso do poder público com os moradores da invasão Recanto dos Manguezais. Segundo ele, o local está cheio de lixo, ratos, baratas, moscas e cobras. Exames laboratoriais atestaram que 67,3% dos moradores da invasão estão infestados de parasitas. Uma lástima!

Arbitragem

Aracaju sediará, de amanhã a sexta-feira próxima, o I Congresso Sergipano de Arbitragem e Mediação. O evento, que será realizado no auditório da OAB, terá como conferencista em sua palestra de abertura o ministro José Augusto Delgado, de Brasília. O congresso contará com palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Cuzco, no Peru.

Tá invocado

E o deputado estadual Paulinho da Varzinhas (PT do B) está por aqui com o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) por conta das eleições em Laranjeiras. Em discurso na Assembleia, o parlamentar disse que recusou convite do peemedebista para uma audiência. “Ele xinga meus pais no rádio e em seguida me convida para uma conversa. Isso é palhaçada. Com ele no governo, não piso meus pés no Palácio”, reagiu. Misericórdia!

Ficha suja

O resultado das eleições em São Cristóvão foi parar na Justiça. Os advogados do candidato derrotado professor Wanderlê Correa (PMDB) estão pedindo a impugnação da prefeita eleita Rivanda Farias (PSB). Alegam que ela é ficha suja por ter sido demitida do cargo de professora municipal sob a acusação de abandono de emprego. O caso já está sendo apreciado pelo Ministério Público e a Justiça Eleitoral. Aguardemos, portanto!

Grana nova

A economia sergipana deverá receber, até o final deste ano, a título de 13° salário, cerca de R$ 968,33 milhões, aproximadamente 0,7% do total do Brasil e 4,84% da região Nordeste. Esse montante representa em torno de 3,6% do PIB estadual. A informação é do Dieese, com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Justificativa

A Ouvidoria da Justiça Eleitoral de Sergipe funcionará nos próximos sábado e domingo, das 8h às 17h, para prestar serviços referentes ao segundo turno das eleições que ocorrerá em 50 municípios. O eleitor que mora em Sergipe e possui domicílio eleitoral onde haverá segundo turno deve justificar ausência nos postos de justificativa do TRE de Sergipe. O formulário de justificativa está à disposição nos cartórios eleitorais ou no site do TRE, através do link Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Curral

De um cachaceiro numa bodega do bairro Industrial, em Aracaju: “Tem um cabra que está comprando arame farpado a rodo. Pelo volume, em 2015 ele vai cercar Sergipe como se fosse um curral de gado”. Pura conversa mole de pinguço. Vai acreditar nessa bazófia, é?

Do baú político

O blog republica comentário do escritor José de Almeida Bispo para a coluna do jornalista Luis Nassif: “O Cine Popular foi um marco em Itabaiana: não mais uma sala improvisada no mercado público, ou em alguma sala mais espaçosa de uma casa ou mesmo antigo armazém, mas uma sala de cinema. Passaram por ele clássicos variados do cinema mudo ao nascente filme sonoro e até colorido. Mas, por volta dos anos 50, alguma coisa aconteceu e ele entrou em rota de extinção. Pior, ao começar operar, por volta de 1962, o Cine Santo Antônio levou toda a clientela da pequena cidade de então 13 mil habitantes, de gosto mais popular. O Popular, sob variadas direções que o arrendou, capengou durante mais vinte anos exibindo filmes de pornochanchada com cada vez menos adeptos. Seu grande dia de glória ao final da vida foi quando, em maio de 1981, recebeu um agitador trabalhista com uns poucos assessores e pelo menos uns dez agentes do SNI, disfarçados ou nem tanto, fora os dedos duros, para uma palestra. Fechou em definitivo por volta de 1985 e nunca mais abriu. E o agitador tornou-se depois um dos homens públicos mais brilhantes da história recente do país, e seu presidente”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais