Leite derramado

Leite derramado

Com a recusa da Assembleia em autorizar o governo a fazer um empréstimo junto à União, R$ 727 milhões deixarão de circular em Sergipe, com graves consequências para o desenvolvimento econômico estadual. Negado o pedido do Executivo, não adianta agora chorar o leite derramado, acusar a oposição, ou montar palanques antes da hora. Política se faz com a razão, e não com o fígado. Cabe ao governo trocar o andor pela poeira do chão, reavaliar sua relação com os deputados e tentar refazer a maioria perdida no Legislativo, antes que esta improdutiva quebra de braço entre situação e oposição provoque novos e irreparáveis prejuízos aos sergipanos. É preciso que ambos os lados desarmem os espíritos para que essa forma miúda de fazer política não transforme Sergipe numa terra arrasada, coisa que, convenhamos, ninguém deseja, nem merece.

Novos rounds

Os donos e empregados das lojas do Shopping Riomar estão liberados de pagar para estacionar seus carros naquele empreendimento. A decisão é do juiz do trabalho Ariel Salete Júnior. Liminar idêntica já havia beneficiado o pessoal que comercializa e trabalha no Jardins. Também ontem, a Justiça proibiu que entidades sindicais organizem manifestação no Riomar contra a cobrança de estacionamento naquele centro de compras.

Por quá?

Alguém sabe a razão para a Adutora do Semiárido, em operação desde 2010, ainda não ter sido inaugurada oficialmente pelo governo? Aquela importante obra ampliou em 50% a oferta de água tratada em 20 municípios do sertão, acabando os rodízios de abastecimento que chegavam a 20 dias. A adutora possui cerca de 60 km de extensão, com diâmetro de 600 mm, levando água desde a captação, na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, até Glória.

Leve e solto

O prefeito eleito de Tomar do Geru, Augustinho da Padaria (PPL), em momento algum foi detido ou preso, nem teve seus estabelecimentos comerciais fechados. É o que informa em nota o advogado Raul Francis Oliveira. Segundo ele, o prefeito foi apenas prestar esclarecimento na Polícia Civil sobre um pacote de fraudas encontrado em um de seus supermercados, tendo em seguida retornado a Tomar do Geru. Então tá!

‘Raia miúda’

Os servidores estaduais promovem hoje cedo a segunda caminhada em busca do plano de carreira, cargos e salários. Organizada pelo sindicato da categoria, a manifestação, que sairá da Praça da Bandeira em direção ao centro de Aracaju, visa pressionar o governador Marcelo Déda (PT) a atender a “raia miúda”, como ele prometeu no início de seu segundo mandato.

Parados

E os professores da rede estadual cruzam os braços nas próximas terça e quarta-feiras como forma de pressionar o governo a reajustar o piso salarial da categoria em 22,22%. Durante os dois dias, os educadores trocarão as salas de aula por atos públicos em frente ao Palácio de Despachos. Os professores também aprovaram indicativo de não iniciar o ano letivo em 2013 se o governo insistir em não atender suas reivindicações. Tá feia a coisa!

Taxista

O Senado aprovou ontem o projeto que regulamenta a profissão de taxista. Pelo substitutivo da Câmara, o Poder Público será responsável por autorizar a exploração do serviço de táxi, que pode passar de pai para filho. O projeto também regulamenta a contribuição previdenciária dos que trabalham no setor. Os auxiliares de taxistas autônomos terão direito à contribuição para a Previdência Social, mas sem configurar vínculo empregatício. A matéria aguarda agora a sanção presidencial.

Petróleo

A Petrobras descobriu uma acumulação de petróleo leve em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. O novo poço se localiza no Bloco Seal-M-424, em que a estatal petrolífera tem 100% de participação. Desde agosto, a Petrobras já fez quatro descobertas na bacia. Em três poços perfurados foram descobertas acumulações de petróleo. O novo poço, chamado de Muriú, está localizado a uma profundidade de água de 2.583 metros e a 85 quilômetros de Aracaju. Legal!

Luto

O Brasil está de luto com a morte de seu mais brilhante arquiteto, Oscar Niemeyer, que morreu ontem aos 104 anos. O corpo será velado hoje em Brasília, devendo ser sepultado amanhã à tarde no Rio de Janeiro. Em 2007, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) propôs que Niemeyer desenvolvesse o projeto de um museu mirante para o bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Lamentavelmente, as tratativas com o ícone da arquitetura moderna não se concretizaram.

Do baú político

O então governador Augusto Franco (1979-1982) instalou agências do Banese em todos os municípios sergipanos. Certa manhã, dois bandidos desqualificados decidiram assaltar a agência do pequeno município de São Francisco. Estacionaram a motocicleta velha de 50 cilindradas na frente de uma garagem e partiram para a ação. Ao saírem da agência, com o pouco dinheiro do assalto, estranharam a ausência da ‘cinquentinha”. Teriam roubado? Não. A dona da casa, uma senhora dos seus 80 anos, resolveu guardá-la temendo que algum bandido a roubasse. Afobados, os assaltantes começaram a bater na porta da residência. Andando lentamente e com as mãos trêmulas, a simpática senhora chegou para abrir o cadeado do portão, enquanto explicava sua boa intenção. Foi tempo suficiente para os dois policiais destacados na cidade chegassem e prendessem os desafortunados bandidos. Ah! A motoca, com licenciamento vencido, havia sido roubada pela dupla em Propriá.

Resumos dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais