Licitação estranha: 92 milhões sem redução preço

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Com certeza o governador Jackson Barreto e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, João Gama não foram informados, principalmente diante de toda a dificuldade financeira que se encontra o governo:

É no mínimo estranho o Pregão Eletrônico Nº 040/2017 ocorrido no dia 09/02/2017 para aquisição de Licenças de Uso de Software e Serviços do

 fabricante Oracle, cujo montante atingiu a estratosférica cifra de R$ 92.740.000,00 (isto mesmo caro leitor: 92,7 milhões). Todos os lotes foram vencidos por uma única empresa e dos outros licitantes, apenas um é também representante do fabricante e em seu site consta ser parceiro do vencedor.

Além disso, não houve quase nenhuma redução entre os valores de referência que constam no processo e os valores finais arrematados durante a disputa, coisa rara de acontecer em disputas de pregões eletrônicos onde geralmente há uma redução muito acentuada de preços.

Caso recente envolvendo este mesmo fabricante está sendo investigado pela Lava Jato, relativo a contrato do Banco do Brasil, conforme amplamente divulgado pela imprensa nacional. (uma das matérias:https://corporate.canaltech.com.br/noticia/oracle/oracle-e-mencionada-em-investigacao-da-operacao-lava-jato-75037/)

Restam as seguintes questões: o governo estadual teria necessidade de adquirir R$ 92 milhões em software nos próximos 12 meses, mesmo não sendo obrigado a fazer as aquisições, uma vez que se trata de um registro de preços?

A exemplo do que vem fazendo o governo Federal e governos estaduais há muitos anos, foi considerada a possibilidade de aquisição de softwares de menor custo que atendam às suas reais demandas?

Seria bom o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado ficarem atentos. E que o próprio governo se antecipasse e cancelasse de imediato a licitação.

Descartada
Deu em Adiberto de Souza, aqui na Infonet: “Quer apostar uma mariola como a Cavo não permanecerá muito tempo fazendo a coleta do lixo domiciliar de Aracaju, devendo ser substituída pela Torre? Esta empresa era dona do milionário contrato na administração passada de Edvaldo Nogueira (PCdoB), tendo perdido a “boquinha” no desgoverno do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Cruzes!”

Torre precisa mostrar mérito para ganhar. E não projeto de poder
É preciso deixar claro: o blog jamais fará criticas se uma empresa ganhar uma licitação por mérito. Agora o que não se pode é ganhar por conta de um projeto de poder. Há quem diga que se a Torre voltar o tabuleiro de Xadrez fica completo para 2018.

Nota esclarecimento da Cavo
“A Cavo informa que o decreto 5.437 de 6 de janeiro de 2017, baixado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, não se aplica à relação contratual da empresa com a Emsurb, que tem personalidade jurídica própria. Ao contrário do que declarou hoje o presidente da Emsurb, o pagamento feito à Cavo em janeiro não foi uma antecipação pelos serviços executados em janeiro, mas uma quitação parcial dos serviços prestados em dezembro, como provam as notas fiscais números 00002118 e 00002120 emitidas pela empresa, protocoladas e atestadas na própria Emsurb. Em fevereiro, a Cavo não tem qualquer previsão de recebimento pelos serviços executados em janeiro cuja nota fiscal foi emitida em 8/2/2017.”

Chapa situação, com os antigos e não quem chegou agora, diz deputado
Na sexta-feira, 10, na  Xodó FM o deputado Jairo de Glória,  do PRB de Heleno Silva e Jony Marcos, mandou  um recado duro para o deputado federal Laércio Oliveira.Perguntado sobre como fica o agrupamento do governador com tantos pretendentes ao senado (Heleno, Mitidieri, Jackson e Laércio).Jairo foi taxativo em dizer que vai defender que a chapa majoritária, seja composta com quem já estava no agrupamento, ou seja, deixou claro que quem chegou agora não pode querer sentar na janela.

Edvaldo anuncia Augusto Fábio como novo secretário
O prefeito Edvaldo Nogueira divulgou na sexta-feira(10), através das suas redes sociais, o nome de Augusto Fábio Oliveira como secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). O anúncio ocorreu horas após uma reunião entre eles no gabinete do gestor municipal. A posse do novo auxiliar deve ocorrer na próxima semana.

Venda da Deso
O deputado Valadares Filho (PSB) participou, na sexta-feira (10), de alguns programas de rádio. Entre os diversos assuntos abordados, destacamos o seu posicionamento em relação à privatização da Deso, a conspiração, agora revelada, que ocorreu durante o processo eleitoral de 2016 e o caos administrativo em que se encontra o governo do Estado. Confira um resumo de cada um destes tópicos sobre os quais o deputado foi questionado.

Privatização da Deso
Ao responder sobre a questão da privatização da Deso, Valadares Filho afirmou que tem duas preocupações.  A primeira delas é que ele acredita existir, por traz disso, um amplo acordão político eleitoral para as eleições de 2018. Exatamente como ocorreu em 1998, com a venda da Energipe. Esse acordão está sendo discutido em gabinetes, sem que os interesses do povo sergipano venham em primeiro lugar. Ele também lembrou que, durante a campanha de 2014, existia a promessa de que a Deso não seria vendida.

Sem trabalhar
A segunda preocupação, colocada pelo deputado, surgiu a partir de declarações recentes do governador, quando ele afirmou que a Deso precisa se ajudar, seus funcionários precisam se ajudar e que, inclusive, tem muita gente que recebe sem trabalhar. Valadares Filho foi enfático: “Não temos governador neste Estado? Ele não tomou posse há uma semana, 15 dias. Ele é governador do Estado há mais de três anos e não tomou nenhuma medida administrativa para corrigir essa situação?” Ele ainda disse que, além da oposição, a sociedade também já se mobiliza para enfrentar esse fato, a exemplo do ministério público, dos movimentos sociais, dos sindicatos etc.

Mais três Cisps
As populações de Siriri, Rosário do Catete e Muribeca ganharam na sexta-feira, 10, Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps). O governador Jackson Barreto esteve nos municípios para inaugurar as três unidades que reúnem, no mesmo imóvel, forças das Polícias Militar e Civil.

Ampliar ações
O objetivo desses espaços é ampliar as ações do setor, diminuir os índices de criminalidade, tornar mais rápido o tempo-resposta aos chamados e mais efetiva a resolução de inquéritos. A montagem dos Cisps nas três cidades foi possível graças a parceria entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça (TJ), pois este cedeu a titularidade de uso de imóveis nos quais funcionavam fóruns do Poder Judiciário.

Instalações dignas
"Não são apenas prédios, mas sim instalações dignas para abrigar antigos e novos policiais. Mas, antes de tudo, temos que primeiramente reconhecer e agradecer ao desembargador Luiz Mendonça, então presidente do Tribunal de Justiça, que fez essa parceria, passando para o Governo do Estado os fóruns municipais para implantarmos os Centros Integrados de Segurança Pública”, comentou o governador.

Comitê Direitos Sociais
Segunda-feira, dia 13, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (Umese), a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Sergipe (ADCE) e a Arquidiocese de Aracaju irão instalar o "Comitê Sergipano de Defesa dos Direitos Sociais".

Mobilização
O Comitê nasce da união de forças políticas e sociais para mobilizar a sociedade contra a Reforma da Previdência Social e a Reforma Trabalhista, apresentadas pelo Governo Federal. Toda população sergipana e entidades estão convidadas a participar do evento.

Contra reformas
Segundo Henri Clay, presidente da OAB/SE, as reformas são inconstitucionais porque negam o Estado Social de direitos e afrontam a dignidade da pessoa humana. “As instituições verdadeiramente democráticas e os movimentos sociais precisam reagir para organizar movimentos de massa. Só as ruas barram o retrocesso”.

Saúde de São Cristovão
Assumindo o desafio de colocar a saúde do povo sancristovense nos eixos, a médica Joélia Silva Santos (conhecida pela vasta experiência em administração pública na área da saúde) já responde como secretária de Saúde de São Cristóvão. A aquisição é um ponto favorável ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Marcos Santana, que pretende o quanto antes regularizar o caos encontrado no município.

Unidades
Atualmente, São Cristóvão possui 23 unidades de saúde (de diferentes complexidades e especializações), o que demandará um trabalho intenso. Nos próximos meses, o foco será ajustar toda a situação e, paralelamente, regularizar os serviços.

Parceria
Uma parceria inédita entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria Municipal de Saúde pode integrar os residentes, alunos e professores da Universidade à rede de atenção primária de Aracaju. A proposta do secretário da Saúde, André Sotero, foi apresentada na última sexta-feira, 10, ao reitor Angelo Antoniolli e consiste na criação de um projeto modelo em alguma comunidade da capital. A população já agradece.

Mais segurança
Na próxima quarta-feira, 15, 120 policiais da Força Nacional chegam à Aracaju, uma das primeiras capitais beneficiadas com o Plano Nacional Integrado de Segurança Pública.  Para reforçar a segurança ainda mais, a Guarda Municipal (GMA) está planejamento uma nova sistemática de atendimento à população, que inclui 82 câmeras de alta qualidade e um ônibus de videomonitoramento que será colocado brevemente em circulação.

Propostas
A direção da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) se reuniu com representantes do Conselho de Segurança do Bairro Santa Maria para tratar de ações de prevenção à criminalidade na comunidade. Na ocasião, membros do Conselho ressaltaram a importância da interação do policiamento com a comunidade e discutiram sobre outras atividades para dar mais segurança a população da área.

Simpósio
Acontece entre os dias 20 e 23 o I Simpósio de Carnaval de Aracaju. Com o tema “A história, o presente e o futuro”, o evento vai discutir todo o processo de evolução do carnaval da capital sergipana, num debate que envolve os antigos carnavais e a formatação de um modelo para o carnaval de 2018. Mais informações através do telefone 3214-5387.

Bem estar para os pacientes
Quem entrou 2017 com o pé direito, foi o ortopedista, especialista em joelho, Dr. Carlos de Carvalho. Ele já se prepara para mais um curso na área de atuação, além de vários planos para melhorar ainda mais a vida dos seus pacientes. Vem com tudo!

PELO TWITTER

www.twitter.com/ItamarSantana   Infelizmente o PDT sergipano, não parece um partido da esquerda, está mais para uma empresa familiar. 

 Brizola não aceitaria isso.

www.twitter.com/regiscavalcante   Na democracia, profunda é a liberdade daquele que, livremente, se dispõe a servir. O Estado de direito está acima do corporativismo vesgo.

www.twitter.com/sargentoedgard   Para quem não sabe, o policial militar também faz parte da sociedade, ninguém veio de Marte ou outro planeta.

www.twitter.com/frednavarro   O problema de Temer é o mesmo de Dilma: se acha mais esperto do que é e tropeça no próprio pé.

www.twitter.com/revinhogama    Reclame menos e agradeça mais! Reclame menos e agradeça mais!

PELO FACEBOOK

“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”  Por Antônio Moraes,policial civil ressabiado.

Se, após mais essa 'operação exitosa' da Polícia Civil sergipana (PC desarticula central de jogos de azar em Itabaiana
(https://www.facebook.com/blogclaudionunes/https://.infonet.com.br/noticias/cidade/ler.asp?id=196472&titulo=noticias ), ainda remanescer jogo do bicho em Itabaiana, vai ficar difícil acreditar que se pretende efetivamente acabar com essa tradicional contravenção naquele município.

Será que finalmente os jogos de azar (jogo do bicho) em Itabaiana terão fim?
Qual seria a "real" dificuldade para dar cabo a essa prática criminosa?

Cenas dos próximos, mesmos e manjados capítulos …

H0MENAGEM PÓSTUMA

Do blog na primeira pessoa – Cláudio Nunes

Conheci Abrahão Crispim (faleceu ontem aos 69 anos) em 1985 quando militava no movimento estudantil, no antigo Partidão e ele era sindicalista bancário muito ativo. Depois, já jornalista, acompanhei o segundo mandato dele como vereador de 1993 a 1996 (foram 2 mandatos de 89 a 96). Abrahão sempre teve um relacionamento respeitoso com a imprensa, mesmo quando recebia criticas duras. Uma delas, foi uma foto flagrante de César de Oliveira, de Abrahão dando um enorme cochilo. Na época, Abrahão tomava medicamentos por conta de uma cirurgia ocular. Vá lá Abrahão, encontra-se com outros sindicalistas e políticos de sua geração. Vá, como sempre fez, combater o bom combate em outro plano.

Descanse em Paz, Abrahão Crispim…por Edson Júnior

Acordo com a notícia de que o velho Abrahão Crispim de Souza faleceu.

Não há como começar o dia de forma tão ruim, tao triste, tão desalentadora.

Meu primeiro pensar foi um flash back sobre os vários momentos desse notável ser humano. Um itabaianense afável, de boa conversa, amigo, orientador, solidário, como é da natureza dos filhos de Itabaiana.

Abrahão odontólogo, banesiano, foi presidente do Sindicato dos Bancários durante vários mandatos. Acompanhei seu vigor sindical quando trabalhei em banco. Sempre votei nele para presidir e entidade e me alegrava todas as vezes em que ele ia a agência distribuir o boletim sindical. Alguns minutos de conversa bastavam para transformar o dia difícil de um bancário em consciência de classe.

Jackson Barreto, governador do Estado de Sergipe

O governador lembrou que o ex-vereador por Aracaju deixou sua marca em Sergipe e fez história em Itabaiana, onde foi um dos principais nomes do jornal impresso ‘O Serrano’

“Presto minha solidariedade e condolências à família deste grande homem, de personalidade singular, que fará muita falta a Sergipe. Abrahão Crispim ajudou a elevar o nome da nossa querida Itabaiana, retratando, no seu jornal, o município na década de setenta e oitenta. Deu sua contribuição também para Aracaju, quando desempenhou o mandato de vereador na nossa capital. Que Deus o receba e conforte seus familiares e amigos”.

Deputado Francisco Gualberto

Durante 15 anos, Abrahão acompanhou o deputado nos seus mandatos na Assembleia Legislativa, chegando a exercer as funções de chefe de gabinete e assessor parlamentar. “É preciso reconhecer que foi um companheiro muito importante durante os nossos mandatos, e além disso teve uma militância histórica dentro do Partido dos Trabalhadores. Todos nós estamos muito tristes com esse acontecimento”, disse Gualberto, em tom de agradecimento.O deputado também expressou votos de pesar aos familiares de Abrahão Crispim, principalmente filhos e esposa, afirmando que se trata de uma perda muito grande para o cenário político local.

Márcio Macêdo, ex-deputado federal e atual secretário nacional de Finanças do PT

“Lamento o falecimento do companheiro Abrahão Crispim, um homem que dedicou sua vida inteira à luta sindical, em defesa dos trabalhadores sergipanos, com destacada atuação no Sindicato dos Bancários, e no Partido dos Trabalhadores, pelo qual exerceu o mandato de vereador de Aracaju. Presto minha solidariedade à família, aos amigos e admiradores”

Diretoria SINDIJOR/SE

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta o falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e ex-vereador Abrahão Crispim, ocorrido na manhã desta sexta-feira.

Abrahão Crispim, que era formado em Odontologia, se recuperava em casa de um AVC, que sofreu há cerca de três anos. Pai do jornalista Abrahão Crispim Filho, dedicou sua vida ao sindicalismo sergipano.

Em nome de toda a categoria jornalística, o SINDIJOR se solidariza com a família, em especial ao jornalista Abrahão Crispim Filho, a quem desejamos força para superar este momento de profunda dor.

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju

"Comunico ao povo aracajuano minha tristeza pelo falecimento do jornalista, bancário, odontólogo e ex-vereador Abrahão Crispim de Souza, ocorrido nesta sexta-feira (10). Poucas pessoas tiveram atuação tão marcante em minha formação política como Abrahão. Quando, recém chegado ao curso de Medicina da UFS, fui recebido por ele nos corredores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde com sua pregação em favor da redemocratização, da anistia ampla, geral e irrestrita e pela organização dos estudantes nas suas instâncias e entidades até então proibidas pela ditadura militar. Depois, ele estendeu sua participação política à reorganização dos sindicatos, liderando uma nova geração de sindicalistas que conferiram ao Sindicato dos Bancários de Sergipe um papel fundamental na luta pela em favor dos trabalhadores no estado. Seu papel de protagonista nos movimentos sociais o levou ainda ao Partido dos Trabalhadores, de cuja legenda foi um dos fundadores em Sergipe e pela qual exerceu um mandato de vereador em Aracaju. Na Câmara, foi um vereador propositivo, competente e fiscalizador do Executivo. Manteve-se do mesmo lado por toda a vida, com dignidade, sem abrir mão dos princípios que sempre pautaram sua vida, desde os tempos de juventude em Itabaiana, quando comandou o MDB local, inclusive se candidatando a prefeito numa época em que este simples gesto representava um corajoso desafio. Quero estender minha solidariedade fraterna aos seus filhos e à sua esposa e companheira Rossilar, enfermeira que também muito contribuiu com as conquistas sociais em nosso Estado. Certo de que sua perda nos deixa profundamente mais pobres, manifesto meu respeito e admiração por este grande homem público que fez da própria vida uma trajetória a serviço de um mundo mais justo, daqueles que Bertolt Brecht definiam como "imprescindíveis". Abrahão era imprescindível."

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Esforça-te por ter uma grande qualidade, e nós te perdoaremos as más.”Jean-François de la Harpe, poeta francês, morreu em 11 de Fevereiro de 1803 (n. 1739).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais