Lista fechada tolhe expressão livre do eleitor

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em meio a uma Operação Lava Jato e as listas que cada vez aumentam mais o número de políticos envolvidos em corrupção eis que surge ao fim

do túnel uma manobra para que os indiciados sejam candidatos e não precisem pedir votos para o eleitorado: a lista fechada.

Nesse sistema, o eleitor votaria no partido, que teria uma lista de candidatos pré-aprovada durante as convenções. Nessa lista, dependendo da quantidade de votos, seriam eleitos os candidatos na ordem determinada pelas legendas.

É uma verdadeira aberração e excrescência se o Congresso aprovar essa manobra.  Vem com desculpas esfarrapadas como redução da influência do dinheiro, percentual justo para as mulheres e outros. Tudo jogo de cena para enganar a população. Num país onde a maioria esmagadora dos partidos tem dono aprovar a lista fechada é um crime contra quem tem realmente voto e foi escolhido pela vontade soberana do eleitor.

É preciso que os homens de bem digam não a lista fechada. Se aprovada é melhor instituir o parlamento biônico escolhido pelos presidentes de partidos que não tem o voto do eleitorado.

A lista fechada tolhe a expressão livre do eleitor e dará mandatos a quem não tem voto de verdade.

Autoridade que tirar delegada Danielle Garcia do comando da Deotap
Depois que o promotor Henrique Cardoso, foi trocado de área no MPE, deixando a área de combate a corrupção para a fazendária agora uma autoridade tentar tirar do comando da Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) a competente delegada Danielle Garcia. É o que denunciou ontem,20, o jornalista e deputado estadual Gilmar Carvalho no programa Cidade Alerta Sergipe.

Pela exclusão sobraram o TCE e o MPE
Gilmar não deu o nome da autoridade mais disse de onde não era. “Não é do Tribunal de Justiça, nem da Assembleia, nem do governo do Estado, mas é de uma instituição importante”. Pela exclusão ficaram dos órgãos poderosos: o TCE e o MPE. Gilmar disse que é uma autoridade muito incomodada com as investigações de Danielle Garcia.

Se afastarem Danielle Garcia “vou chutar o pau da barraca”, avisa Gilmar Carvalho
“Se afastarem a delegada Danielle Garcia vou chutar o pau da barraca, com nomes a começar pelo governador do Estado. Esta autoridade que desmontar a Operação Anti Desmonte que vai colocar na cadeia ex-prefeitos e ex-secretários. Se desmontar a operação vou chutar o pau da barraca”.

Rogério Carvalho irá processar ouvintes de Gilmar Carvalho
Ontem, 20, Gilmar Carvalho manifestou sua indignação contra a lista fechada e disse que quem apoiar a proposta é ladrão. “Só ladrão sapoia ladrão”, alertou.

Rogério Carvalho irá processar ouvintes de Gilmar Carvalho II
Rogério Carvalho ao ser entrevistado ontem em Gilmar defendeu a lista fechada porque é importante neste momento a reforma do modelo político. Alguns ouvintes entraram no ar, entre eles o sindicalista Antonio Moraes e sargento Morais que apoiaram a declaração de Gilmar. Indignado, Rogério disse que Gilmar não podia apoiar essas ações e pediu a cópia da fita para processar os ouvintes.

Sem complicação
Através da assessoria o  conselheiro do TCE/SE, Ulices Andrade, garante que uma grande parte dos moradores de Nossa Senhora de Lourdes, pode ser sua testemunha de defesa no caso do video que está rolando, na imprensa e redes socias, levando a crer que estivesse participando de um ato político naquela cidade. Ele explica que mora em frente ao local em que foi feito o vídeo e que só saiu da calçada da sua casa para interferir numa confusão entre membros de dois grupos políticos do município, que foi presenciada por grande número de pessoas. Como é muito respeitado, acabou com a confusão, que poderia terminar se agravando, e voltou para casa. Ulisses chama a atenção para o vídeo que não mostra, em nenhum instante, em ato de comemoração ou exaltação política.

Depoimento de funcionária que disse que era “laranja”
Ontem, 20, no programa Cidade Alerta Sergipe, Gilmar Carvalho exibiu um depoimento de uma ex-funcionária da empresa Casa Nova, que revelou que era laranja não só desta empresa, mas também da empresa Via Norte. No depoimento ela cita o nome de familiares de Ulices Andrade e o próprio conselheiro.

Desrespeito da Guarda Municipal
Na última sexta-feira, aniversário de Aracaju, nas comemorações da Igreja do São José a Guarda Municipal, que parece polícia municipal, foi escandaloso o abuso de autoridade e desrespeito aos direitos do cidadão. Atravessou o carro Fiat da Guarda no fundo da Igreja ao lado do São Lucas, na Rua Guilhermino Resende, com quatro brutamontes, 3 fardados e um paisana (este mais violento) abordaram três flanelinhas que estavam sentados nos degraus da igreja. Com a desculpa de procurar uma “faca” que não foi encontrada.

Os direitos humanos da nova Prefeitura de Aracaju
Chegaram a xingar, desmoralizar e bater nos flanelinhas, por quatro minutos. Deixaram revoltados os fiéis e alguns que tentarem interceder. Esse é os direitos humanos da nova Prefeitura de Aracaju. O blog está recebendo informações que na Zona Norte a Guarda Municipal vem fazendo abordagens pesadas. Quando  o blog receber um vídeo divulgará.

Paredões infernizam moradores na madrugada: Passarela do Caranguejo e farol da Unit. PM omissa

O blog se soma a luta da TV Sergipe que esta semana 9 a partir da quarta-feira, 22, no SETV 2 Edição) vai exibir reportagens sobre o som alto que inferniza a vida dos moradores. Ontem, 20,

estacionamento fica uma verdadeira praça de guerra com lixo e vidro por todo o lado. 

Ricardo Marques e Suzanne Vidal deram uma amostra exibindo um vídeo de paredões as 4h30 da madrugada infernizando a vida dos moradores ao redor do farol da Unit.  Todos os domingos a partir das 21h, o estacionamento da Passarela dos Caranguejos é invadido em toda sua extensão por diversos paredões que ficam até o amanhecer do dia. Além do som alto é muita droga e as garrafas de bebida ao invés de jogarem nos lixos são quebradas no chão. Pela manhã, o estacionamento fica uma verdadeira praça de guerra com lixo e vidro por todo o lado. Os banhistas não podem sair dos carros descalços. Cadê o Ciosp? A PM passa pelo local, mas não tem coragem de fazer um blitz grande. É muita droga e o som alto que incomoda toda vizinhança.

Seinfra recupera equipamentos na Orla da Atalaia
Justiça seja feita. A Seinfra faz um trabalho constante e diário na orla (6 km) para recuperar os equipamentos. Como frequentador da área o titular deste espaço é testemunha que muitos equipamentos são recuperados e pintados e no outro dia já estão quebrados ou pinchados. São vândalos que estão acostumados com a impunidade. E muitas vezes são gangues e o cidadão comum assiste a tudo calado com medo de retaliações.

Câmeras em toda orla
“Apesar de serem pontuais, as reformas costumam ser contínuas, uma vez que a depredação dos equipamentos é constante. Nessa última reforma está sendo feita a pintura e manutenção de todos os brinquedos do parque do Mundo Maravilhoso da Criança, pintura, concretagem e troca de tubos de duas das quadras”, explica Valmor Barbosa, secretário de Estado de Infraestrutura. É lamentável! Somente uma atuação firme do policiamento preventivo e o uso de câmeras em toda extensão para flagrar e identificar os meliantes.

Fiat da secretaria de saúde de Aracaju abandonado no meio de Avenida
Ontem, 20, por volta das 15h45 o Fiat da secretaria de saúde de Aracaju, placa NVN 7950, estava parado no meio da Avenida Heráclito 

Fiat "largado" em plena Avenida Heráclito Rolemberg sem pisca alerta e triângulo de sinalização. 

Rolemberg (próximo ao restaurante o Miguel) ao lado do canteiro sem motorista ou passageiro. O vidro do motorista estava aberto. O mais interessante é que do outro lado do canteiro, na Rua Firmino Fontes tem a Unidade de Saúde Antônio Alves. Será que o motorista foi no posto e largou o carro no meio da Avenida? Não tinha pisca alerta nem o triângulo de sinalização que seria o correto em caso de algum problema. Com certeza, o secretário vai tomar as devidas providências.

Ministro hoje em Sergipe
Nesta terça-feira, 21, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, estará em Sergipe para, juntamente com o governador Jackson Barreto, fazer o lançamento oficial do Programa Criança Feliz.

Estrutura
Na ocasião, será realizada entrega de equipamentos e veículos para fortalecimento da agricultura familiar e será anunciado o repasse da primeira parcela do convênio de estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar. A solenidade está marcada para as 9 horas, na sede da Secretaria de Estado da Inclusão Social.

Contabilidade nos municípios: TCE já determinou aos municípios realizar licitações?
Será que o TCE já determinou que os municípios cumpram a Lei das licitações 8.666 e façam as devidas licitações para contratação de serviços de contabilidade. Chega de inexigibilidade. O MPE precisa também atuar mais forte nesta área. São prefeituras e Câmaras burlando a legislação e os serviços nas mãos de apenas três grandes escritórios. Sergipe tem cerca de 5 mil profissionais da área e várias empresas de contabilidade.

TCE precisa baixar uma resolução
Onde esta a notoriedade e  especialização e a singularidade desses escritório que são contratado por inexigibilidade? É preciso que o TCE adote uma resolução para que as prefeituras e Câmaras cumpram a 8.666 exigindo o pregão presencial das empresas concorrentes. Desde 2013 o assunto vem as manchetes e depois todos se calam. Qual o motivo?

Frei Paulo: ônibus escolar fazendo transporte pacientes saúde
Eafoto ao lado foi tirada ontem, 20, por um leitor que encontrava-se no Hemose em Aracaju. O ônibus escolar da Prefeitura de Frei Paulo ( placa

ônibus escolar de Frei Paulo ontem,20, em frente ao Hemose

 OEQ-1245), ao invés de transportar estudanTes levou pacientes para o Hemose. De quem é a responsabilidade? Com a palavra o MPE!

Fiscalização nos frigoríficos
Considerando as denúncias divulgadas nacionalmente na última semana, a partir da operação “Carne Fraca”, idealizada pela Polícia Federal, o vereador Juvêncio Oliveira, deu entrada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira, (20), na Indicação que sugere novas ações de fiscalização nos frigoríficos da cidade de Aracaju por parte da Vigilância Sanitária Municipal, com o objetivo de garantir assim, os direitos da população no quesito saúde pública, bem como enquanto consumidores.

Fiscalização nos frigoríficos II
“É extremamente preocupante o escândalo que temos acompanhado nos últimos dias. Estamos falando de saúde, economia, leis e ética. São mais de 30 empresas brasileiras do gênero alimentício que estão sendo acusadas de comercializar carnes estragadas, a partir da alteração da data de vencimento do alimento, além de maquiar seus aspectos e usar produtos químicos para mascarar o mau cheiro. Isto é algo inimaginável e inaceitável!”, declarou o vereador.

Campanha pela reabertura dos fóruns distritais
A partir do município de Santa Rosa de Lima para todo estado de Sergipe, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – OAB/SE, lançou hoje pela manhã, 20, uma campanha pela reabertura dos fóruns distritais em defesa do acesso à justiça. No ano passado foram desativados 25 distritos judiciais gerando um grave retrocesso social.

Resgate
“A reabertura dos fóruns distritais é o resgate do direito fundamental dos cidadãos de amplo e irrestrito acesso à justiça”, ressaltou o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.O prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Júnior agradeceu a OAB por tomar à frente para resolver um grave problema social que o fechamento dos fóruns gerou as comunidades.

Reabertura
“Hoje se inicia essa caminhada, essa luta da OAB/SE em reabrir os distritos agora fechados. Nós temos o privilégio de sermos a primeira cidade de Sergipe a receber a OAB. Ficou muito mais difícil para a população humilde que agora tem que se deslocar para um fórum fora da cidade para buscar seu direito, entrar com um processo. Todo o cidadão tem direito ao acesso à justiça, é constitucional””, disse o prefeito Luiz Roberto.

Sensibilidade
O prefeito  pediu ao presidente do Tribunal de Justiça para que ele tenha essa sensibilidade de poder reabrir esses distritos para que as audiências ocorram como eram antes. “Agradeço a OAB, principalmente ao presidente Henri Clay por fazer esse primeiro ato aqui em Santa Rosa de Lima, a população ficou muito satisfeita e agora temos uma esperança de reabrirmos o fórum da cidade”.

Radialistas: registrada chapa “Renovar para continuar construindo”
A força dos radialistas de Sergipe vem através da inscrição da chapa “Renovar para continuar construindo”.  Mais um momento histórico foi 

Integrantes da chapa registrada no Sindicato dos Radialistas

registrado no final da manhã desta segunda-feira, dia 20. Nos quatro cantos do Estado Sergipe, o trabalhadorr tem voz e vez, é com esse pensamento e postura que os 24 inscritos na chapa, decidiram que nessa mudança de presidência da entidade, o interior do Estado não poderia ficar a frente desse processo.

Radialista de Itabaiana encabeçará a chapa
Por isso, o radialista do município de Itabaiana, Alvannilson Santana, encabeçará a chapa como presidente. Na sequência, o radialista Elton Ricarty (1º Vice), Alex Carvalho ( 2º Vice) e atual presidente, Fernando Cabral , como tesoureiro. Ainda no ato de registro da chapa, se fizeram presente: William Leal e Marcos Couto, como foi flagrada a imagem em foto.

Trabalhos X Encontro de Recursos Hídricos em SE
A Comissão Organizados informa que Os trabalhos enviados para o X Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse) e aprovados já estão organizados em sessões técnicas. Toda a programação encontra-se no link:https://.semarh.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=105

Trabalhos X Encontro de Recursos Hídricos em SE II
A Comissão informa ainda que devido ao grande número de trabalhos aprovados, as apresentações serão feitas em até 10 minutos. E as perguntas serão realizadas ao final do bloco de apresentações dos trabalhos.Acessem para conhecimento do horário de suas apresentações!

Premiação do II Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba
Realizada no último dia 18.03, a premiação do II Concurso Literário de Contos, Crônicas e Poesias da Loja Maçônica Cotinguiba que aclamou os 

O vencedor, Eduardo Angelus de Almeida com o Ibrahim Salim, venerável da Loja Maçônica Cotinguiba. 

vencedores da III Antologia Literáriada Casa Maçônica.

Participação
Com a presença de autoridades locais e nacionais, além da imprensa local que realizou cobertura completa, trata-se de um dos maiores eventos literários do Brasil e dessa etapa participaram 585 estudantes de 103 escolas de 7 estados brasileiros, cuja obra foi composta por 155 textos selecionados por uma equipe de 15 avaliadores.

Vencedor
Eduardo Angelus de Almeida, aluno do Colégio Master, vencedor pelo segundo ano consecutivo, teve seu texto publicado na obra, recebendo Certificado e Medalha das mãos do jornalista e Acadêmico da Academia sergipana de Letras, Luiz Eduardo Costa e de Marlene Calumby, ex-secretária de Governo de Aracaju, além de receber menção honrosa do Venerável da Loja Maçônica que fez questão de citar que o avô de Eduardo foi um dos grandes obreiros da casa, o Maçom grau 33 Walmir Almeida, parabenizando o jovem escritor pelo legado.

Agradecimento
O estudante agradeceu aos organizadores do concurso, enfatizando a importância do mesmo para os jovens escritores que não tinham até então essa oportunidade e fez questão de citar em seu agradecimento o apoio que recebe do Colégio Master e que o levará a novas conquistas. Agradeço muito a oportunidade e continuarei escrevendo e participando, apoiando o concurso idealizado por Domingos Pascoal e honrando meu avô, meu pai, a Maçonaria e o Colégio Master!”, disse o jovem escritor.

PELO TWITTER

www.twitter.com/anterogreco   Aí tem a história de um cara que diz: "Sou incorruptível!". E ouve, como resposta: "Ninguém quer corromper um incompetente como você!" Óia.

www.twitter.com/BonifacioCartun   Morrer por um bom motivo… Não há motivo tão bom pra que alguém queira morrer.

www.twitter.com/sargentoedgard   Essa conversa de fazer propaganda dizendo que a carne é boa e a PF está prejudicando as exportações, é historinha pra Friboi dormir.

www.twitter.com/WilliamFonseca   Quem precisa de filme de terror se a vida real vive te dando sustos? Cuidado com as bruxas, zumbis e vampiros ao seu redor.

www.twitter.com/WalterCosta_aju   Não desista dos seus sonhos.Não tenha medo do caminho.Tenha medo de não caminhar!

www.twitter.com/braynerr   O problema da venda de carne podre por grandes frigoríficos não é para se discutir. É para prender sem chance da pena retroagir.

DO LEITOR 

Sobre as críticas a Guarda Municipal 

Do cidadão Eduardo Almeida: “Referente a comentários que li aqui no seu blog em 16.03.2017, de uma leitora de alcunha “Melissa”, dizendo que que as críticas direcionadas à GMA seriam ataques ao Sr. ex-Prefeito de Aracaju João Alves, que o Cel Aragão “mamou” durante 4 anos, entre outras coisas, gostaria de me pronunciar à respeito.

Tenho a dizer inicialmente que, não tenho nenhuma ligação com o Sr. João Alves Filho, nem parentesco ou coisa que o valha, sendo apenas um cidadão da cidade e do estado que ele governou, visto que para ela tornou-se fácil vincular qualquer crítica à GMA como ataques ao citado senhor.

Digo que o Cel Enilson Aragão, pelo pouco que conheço, trata-se de um homem honrado, reconhecido e de extrema educação e ética profissional, que pude verificar no “caso Rita Lee”, onde o mesmo conduziu de forma brilhante e sem estardalhaço ou prisão desnecessária, mantendo uma postura policial correta e íntegra, sem deixar de cumprir o seu dever, nascendo daí a minha admiração pelo citado policial.

Digo ainda que, a sua 'imaculada' GMA, que você defende com unhas e dentes, tem sim defeitos, como diversos outros órgãos públicos, inclusive eu estou aguardando uma retratação da mesma – que já devia ter feito, caso tivesse a mesma ética e educação profissional que o Cel Enilson – em relação ao caso das fogueiras que acendem no calçadão Praia Formosa e da consequente fumaça que incomoda os moradores, em sua maioria idosos, além de dizer que atenderam a ocorrência sem sequer aparecerem no local e ainda dizer que a faixa de areia ficava “fora da jurisdição do ciclopatrulhamento”.

Enviei email para a Ouvidoria da GMA e outros órgãos, bem como para a imprensa, visto que o cidadão que aqui escreve foi indireta/diretamente chamado de MENTIROSO aqui mesmo neste blog, após comunicar o fato que lhe incomodava assim como a seus vizinhos e em resposta, a desastrada “assessoria de comunicação” da GMA, suave como um elefante, disse que “…a fumaça sequer chegava ao calçadão, quanto mais às casas e apartamentos…”, ou seja, o cidadão efetuou um falso comunicado de ocorrência, é mentiroso! E para essa pérola, aguardo retratação. A Ouvidoria, após eu tentar passar por dois dias o e-mail, visto que o site encontrava-se com problemas e EU ter informado, não efetuou nenhuma resposta até que eu provocasse com uma nova mensagem cobrando uma resposta e só então me responderam dizendo que o caso está “em análise”. Ou seja, se eu não cobro….

Não questiono sob hipótese alguma o caráter do Sub-inspetor Mendonça atual diretor da guarda, visto que não o conheço e desejo-lhe sucesso após reparar os erros existentes na GMA, mas ponho em cheque o seu preparo e a sua ética e educação profissional, que caso se comparasse mesmo que embrionariamente à do Cel Aragão, já teria evitado um desgaste institucional para a nova administração da Prefeitura de Aracaju, enviando desculpas pela atrapalhada assessoria de comunicação que o “assessora”, evitando assim as ações que serão tomadas e a exposição que sofrerá a GMA e a Prefeitura.

Informo que levarei o caso adiante incansavelmente através da imprensa, corregedoria, ouvidoria da GMA e da Prefeitura, gabinete do Sub-Inspetor, procuradoria, secretarias, faixas e cartazes no calçadão, ação civil pública e o que mais for necessário para o cidadão seja RESPEITADO pela Guarda Municipal de Aracaju.

Então, leitora “Melissa”, a GMA tem sérios problemas de gestão sim e não use do pensamento fácil de vincular as críticas de cidadãos a um fictício ataque ao Sr. João Alves, pois ele, como todo ser humano, tem seus defeitos mas suas qualidades ninguém tira e estão escritas na história de Sergipe.”

ARTIGO

Carne Fraca, presidente trapalhão por Edson Júnior

Na última sexta-feira, a Policia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, que investiga 40 empresas do setor alimentício envolvidas em um suposto esquema de corrupção.

Segundo o que foi apurado pela imprensa, empresas do grupo Friboi comercializavam alimentos produzidos por frigoríficos, sem a devida fiscalização sanitária.

Entre as irregularidades, carnes vendidas fora do prazo de validade, misturadas com papelão e até com substâncias cancerígenas.

O jornalista Cláudio Nunes abre a edição de hoje do seu blog com um oportuno editorial sobre o assunto. Indignado, Cláudio Nunes questiona: "até onde chega o limite da tolerância com a impunidade, a covardia e a maldade de alguns cuja ganância é capaz de afetar a vida de milhões de pessoas? Leia íntegra aqui:https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=197752

Na tentativa de acalmar os mercados e restabelecer a confiança dos consumidores no produto nacional, o presidente Michel Temer foi à churrascaria Steak Bull com uma comitiva internacional para tranquilizar a todos sobre a boa procedência da carne brasileira.

Mas, de acordo com um dos gerentes da churrascaria, ali não se comercializa carne nacional. Sem meias palavras, Rodrigo Carvalho afirma que a Steak Bull "só trabalha com corte europeu, australiano e uruguaio”.

Ora, como é que o sujeito, na tentativa de restabelecer a confiança do mercado na carne brasileira, vai, justamente, a um estabelecimento que não comercializa corte nacional?

Enlouqueceu, perguntaria qualquer pessoa coerente.

Não é demais lembrar que sábado passado – um dia depois da deflagração da operação Carne Fraca – a dupla TT (Temer e Trump) conversaram por meio de telefone, uma ligação de pouco mais de 15 minutos, segundo nota do Planalto.

Os presidentes teriam discutido formas de avançar as relações bilaterais entre os dois países.

Donald Trump, sabe-se, foi eleito ano passado com a promessa de revitalizar a economia do seu País. Entre as medidas, a revisão de acordos de comércio com o mundo para diminuir a pauta e percentual de produtos importados.
Isso melhoraria a balança do seu País, dinamizaria o setor produtivo e geraria milhões de empregos para o norte-americanos.

A Operação Carne Fraca e a visita do trapalhão Michel Temer em uma churrascaria que não vende carne brasileira, certamente, deram sabor especial à conversa dos dois presidentes, especialmente para Trump, que defende os interesses comerciais norte-americanos, enquanto Temer… também.

E o Brasil, cada vez menor diante do mundo.

Leia mais: https://www.facebook.com/edsonjunior.edsonjunior.1

ARTIGO

Lista fechada e 3ª Via em Sergipe movimentam os debates para 2018 por Elcinho Santana *

Ontem, dois assuntos dominaram a pauta política dos programas de rádio: o primeiro foi a lista fechada para as próximas eleições e o segundo, a reunião entre os lideres do PSD, PT e PRB, na casa do ex-deputado federal Rogério Carvalho.

Sobre a questão da lista fechada, escrevi em meu perfil no facebook que ela favorece o “caciquismo” partidário e mata a salutar oxigenação de novas lideranças dentro dos vários partidos. No atual quadro político brasileiro, em que sonoros nomes da política nacional desfilam em colaborações premiadas na Operação Lava Jato, a tal lista fechada se apresenta como um casuísmo atroz. Leia a íntegra de minha postagem: https://www.facebook.com/elcinho.santana?ref=ts&fref=ts&qsefr=1

Ora, se a intenção dos nossos congressistas é fortalecer os partidos – e não pessoas – sugiro algo mais normal, ainda que possa parecer utópico: que os políticos brasileiros façam por merecer o voto do cidadão. Assim, os próprios partidos se fortalecem. É uma consequência imediata.

Recomendo, como é feito atualmente, que os partidos escolham seus candidatos em seus congressos e  coloquem os nomes para a população. Não tirem do povo o direito de escolher em quem votar.

E ANOTEM: caso aprovada, essa aberração da lista fechada vai afastar o eleitor das urnas. Vai haver  uma explosão de abstenções e votos nulos.

O outro assunto que esquentou o debate nos rádios e nas conversas políticas foi uma postagem do deputado  federal Fábio Mittidieri em seu perfil no twitter, sobre uma reunião na casa do atual presidente do PT, Rogério Carvalho. Disse Fabio:

“Porque os velhos amigos valem ouro! PSD, PT e PRB estão juntos desde os tempos do eterno governador  Marcelo Déda. Que venham novos desafios!”

Analisemos cada parte do que postou o deputado:

1) “Porque os velhos amigos valem ouro!” – Claramente, o grupo reunido não está satisfeito com o “inchaço” do bloco com membros da oposição e que o governador Jackson Barreto reavalie se vale a pena trocar o certo pelo duvidoso;

2) “PSD, PT e PRB estão juntos desde os tempos do eterno governador Marcelo Déda. Que venham novos  desafios!” – Aqui, a capacidade de unidade e liderança do governador Jackson Barreto é colocada à prova e que os 3 partidos dão o primeiro passo para desembarcar do bloco governista, assim como fez o PSB dos Valadares, ano passado.

Fábio, Rogério e pastores Jony e Heleno percebem que há espaço para ser uma alternativa a JB e ao  bloco formado por André (que pode ir para o PMDB de Temer, não de JB), Valadares/Amorim.

Em 2014, Fábio Mittidieri (PSD) teve 83.401 votos para deputado federal. Pastor Jony (PRB) 53.455, João Daniel (PT) 52.959 e Rogério Carvalho (PT), na disputa pelo senado, teve 416.988 votos. Laércio Oliveira (PR) teve 84.198 votos e André Moura (PSC) 71.523.

No encontro de sábado, os líderes do PSD, PT e PRB, devem ter avaliado que juntos têm potencial para advertir ao governador sobre os números da balança eleitoral de 2018. Jackson deve ter contas e razões diferentes para atrair membros da oposição para o seu bloco. Parece claro que o governador pretende matar a oposição por inanição, atacando pela via da densidade eleitoral, do poder econômico e também em tempo de televisão.

Uma pergunta: e João Alves? Mesmo com todo o desgaste que teve na última gestão à frente da prefeitura de Aracaju, para onde iria o Negão? Candidatura própria, aliança com Amorim/Valadares/André ou uma aliança com Jackson Barreto?

Quem quiser que pense que essa aliança é loucura. O pragmatismo político tem afiançado cada acordo  nos últimos tempos, que nada pode ser desconsiderado, e uma coisa é certa: João Alves não está morto politicamente e pode decidir 2018 para o lado que pender. Pela afinação entre JB e a senadora Maria do Carmo (DEM) o governador teria o Negão para compensar  eventuais debandadas.

MAIS: Laércio Oliveira (SD), o mais novo aliado do governador, teve 84.198 votos em 2014, é uma inconteste  liderança empresarial e é muito bem afinado com João Aves, que poderia até ser o candidato do bloco governista ao invés do galeguinho Belivaldo Chagas, que pode ser visto por históricos peemedebistas como cristão novo no partido. Novamente digo: quem quiser que pense que é loucura.

Imagino, no silêncio dos meus pensamentos, as convulsões de alegria de alguns peemedebistas com João  Alves no bloco governista.

A chance dessa chapa alternativa com PSD/PT/PRB ir forte para o enfrentamento à JB, Valadares, André Moura e Eduardo Amorim é uma candidatura de Lula, que no último domingo, em Monteiro (PB), mostrou que tem força eleitoral para voltar a presidência do Brasil em 2018 e alavancar candidaturas pelos estados. Essa candidatura de Lula, no entanto, depende do que vai acontecer no âmbito da Operação Lava Jato, cujo fim ninguém sabe em que século se dará. Ao que tudo indica, Lula não terá trégua.

E a julgar pela recepção que o povo lhe ofereceu ontem na Paraíba, o velho Lula demonstrou estar a fim de encarar a disputa. Como ele mesmo disse, em março do ano passado, “a jararaca está mais viva do que nunca" e em 2018, com Lula pelo Brasil, muitas surpresas podem acontecer, inclusive uma vitória dessa terceira via em Sergipe, ensaiada pelo PT, PSD
e PRB no último fim de semana.

Quem viver, verá!

*Gestor Público e Petroleiro

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Ao mestre cabe falar e ensinar, ao discípulo calar e ouvir.”  Bento de Núrsia (São Bento), monge italiano e fundador da Ordem dos Beneditinos, morreu em 21 de Março de 547 (n. 480). Canonizado em 1220.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais