Lixo AJU: do esfarrapo ao calote da Emsurb

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ninguém tem duvida que o governador Jackson Barreto deve agradecer a Santa Rosa de Lima por ter se livrado de maneira elegante do 

neoaliado Mendonça Prado. Depois da passagem sem marcas na SSP e um período de intenso trabalho na Agrese (Agência de Serviços Públicos de Sergipe), Mendonça chegou a Emsurb em Aracaju.

Nos últimos dias, por conta da nova licitação emergencial do lixo, Mendonça mostra que acha que os aracajuanos, boa parte da imprensa e os órgãos fiscalizadores não pensam. Deu como desculpa para o prazo de 48 horas para pré-seleção das empresas o fim do contrato no dia 05. Certo, mas em janeiro ele já não estava na Emsurb? E qual o motivo para não publicar o edital com 30 dias de antecedência?

Ou Mendonça contava já com o apoio do TCE, que através do conselheiro da área, Ulices Andrade, mais político do que técnico, achou tudo normal. E o pior é que nos bastidores da política de Sergipe fala-se que dentro do TCE, tem gente interessada no lixo, porque opera com “laranjas” em uma empresa. Um absurdo! O blog prefere não acreditar. Ou será que tem um fundo de verdade, já que o presidente Clóvis Barbosa defendeu nos últimos dias a a PEC que cria Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para o controle dos órgãos e de desvios funcionais?

A verdade é que passou da hora de fiscalizar o TCE de Sergipe e seus interesses políticos e empresariais acima do interesse público. Lamentável o TCE engolir um esfarrapo de desculpa promovida pela Emsurb. Sem punição e repreensão. Seria bom o MPE entrar no circuito e acabar com essa farra do lixo já que o TCE é omisso.

Calote institucional da PMA. Prado acha normal não pagar faturas – E para completar série de lambanças do presidente da Emsurb, repercutiu muito mal em todo o meio empresarial a declaração de Mendonça Prado, demonstrando total despreocupação com a situação de diversas empresas que atendem o setor público e que não recebe suas faturas.  Pelo visto, empresário que quiser atender a prefeitura de Aracaju tem que ter muito dinheiro em caixa pra aguentar o calote que pode tomar. Os empresários ligados a diversas entidades empresariais criticaram muito nos grupos de WhatsApp a declaração do presidente da Emsurb  demonstrando total desconhecimento da realidade do setor privado e das pequenas empresas, que muitas vezes sofrem com a inadimplência do setor público.

Coleta seletiva
Se a prefeitura paga a Cavo R$ 75,00 por tonelada já pensou se ela credencia vários pontos de coleta seletiva e pagar R$ 25,00 por tonelada reciclada. Conta fácil de fazer.

Condenado comandando de obras
E o blog recebeu a informação  que em um poder seus membros estão prestes a denunciar o presidente porque nomeou para comandar o setor de obras um condenado por formação de quadrilha, ou seja, associação criminosa. Por enquanto, o caso está sendo tratado nos bastidores, mas deve explodir a qualquer momento, inclusive em nível nacional.

Intransigência de Edvaldo mantém a greve dos médicos, diz sindicato
E o Sindicato do Médicos está veiculado nas emissoras de TV uma nota explicando que a greve em Aracaju é mantida por conta da intransigência do prefeito Edvaldo Nogueira que só quer pagar o salário de dezembro em 12 parcelas, quando o sindicato fez a proposta de pagamento em cinco meses. Cá para nós dois, caro leitor: será que a PMA não tem dinheiro pagar pagar parcelado em cinco meses? Claro que tem!

Albano acompanhando Ivete na Grande Rio
E o sergipano mais visto nas entrevistas da cobertura do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano, foi o ex-governador Albano Franco. Ele foi convidado pela cantora Ivete Sangalo para assistir o desfile da Acadêmicos da Grande Rio que homenageou ela com o enredo “Ivete do rio ao Rio.” Em várias entrevistas, Albano apareceu no fundo com a camisa da Grande Rio.

1º grupo da Força Nacional em SE: maioria dos 50 homens em idade avançada
Sei não, essa história do primeiro grupo que chegou da Força Nacional que atuará em Aracaju, em alguns bairros como o Santa Maria pode não dá certo. Pelo que se viu a maioria dos homens que chegou está em idade avançada e será difícil fazer o policiamento ostensivo. Se precisar correr atrás dos “menores” vão perder feio…

Laranjeiras: servidores satisfeitos com nova administração
E em Laranjeiras, além de antecipar os salários de fevereiro de todos os servidores, por conta do Carnaval, o prefeito, Paulo Hagenbeck (DEM), o "Paulão das Varzinhas",  adotou uma nova política de valorização dos servidores efetivos antecipando integralmente o 13º salário no mês de aniversário. Assim os servidores que aniversariaram em janeiro e fevereiro já receberam o 13º.

Valorização
"Chegamos ao comando da Prefeitura com os servidores desmotivados, desvalorizados. É hora de viver um novo tempo, de reconstrução, de muito trabalho, mas também de reconhecimento. Hoje o servidor pode prestigiar os festejos de Carnaval com mais tranquilidade e tem a certeza que conosco o diálogo é aberto e sincero. O gestor tem que ser um parceiro do funcionalismo", destacou o prefeito.

Em grupo de WhatsApp petista cria discórdia
Só em Sergipe: uma mulher petista que nunca foi candidata e não ocupou cargos importantes, por conta da insignificância, resolveu ofender petistas autênticos num grupo de WhatsApp que não comungam com os pensamentos delas. Vem causando problemas para muita gente, inclusive o deputado João Daniel, grupo que ela faz parte. Deve ser complexo, já que o título maior é de ex e ela nunca se conformou com a galhardia.

Sindicato analisa irmã de prefeito que alterou área de atuação
E em um grande município de Sergipe a irmã de um prefeito é medica de carreira e trabalhava numa área de atuação onde a carga horária era de 20 horas. Passou para outra com carga horária de 40 horas e dedicação exclusiva. Até aí sem problemas. Ocorre que o sindicato descobriu que ela atua também na prestação de serviços alguns dias na semana num órgão se deslocando para outros municípios. Onde fica a dedicação exclusiva? O sindicato está levantando todas as provas para desmascarar o prefeito que desde que assumiu abriu guerra contra a categoria médica.

Saneamento básico: avanços das Capitais nos últimos 5 anos foi insuficiente para tirar o Brasil do atraso histórico
Novo Ranking do Saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras, produzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados, especializada em saneamento, avalia dados de 2015 publicados pelo Ministério das Cidades, no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), onde mostra que o Brasil evoluiu pouco comparativamente aos últimos anos.

34 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada
Como exemplo, o país ainda tem mais de 34 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada. Com relação aos esgotos, somente em 2015 conseguimos vencer a barreira de ter mais da metade da população com coleta de esgotos (50,3%), mas apenas 42% dos esgotos do país são tratados.

Aracaju em 64ª posição entre as 100 maiores do país
Aracaju ocupa a 64ª posição entre as 100 maiores cidades brasileiras no Ranking 2016 com os seguintes indicadores (%): população com água tratada (99,21); população com coleta de esgoto (39,93); esgoto tratado por água consumida (42,25); indicador perdas na distribuição (41,54). Leia estudo completo: http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/estudos/ranking/2017/press-release.pdf

Agentes da SMTT acusados de perseguição. Motorista está preparando relatório para o MPE
Um motorista que mora em Aracaju, no ano passado, cansando de passar numa avenida perto da casa dele e notar dois agentes sempre nos celulares, sem preocupação com o trânsito, teve a infeliz ideia de parar o carro e ir até lá, comprovando que um está no WhatsApp e outro no Instagram.

Multas descabidas
Os agentes não gostaram e  parecem que anotaram a placa do carro. De lá para cá vem recebendo multas descabidas, até mesmo no horário que o veículo está no interior onde ele presta serviços. Está recolhendo imagens das câmeras de vários locais para mostrar a perseguição para encaminhar ao MPE. Se comprovado é caso de inquérito administrativo e demissão sumária. É só aguardar.

Saúde: pode estar contribuindo para o caos
E o ex-deputado Rogério Carvalho em entrevista a imprensa saiu com uma frase bem direta neste momento que estão tentando sucatear mais ainda a saúde em Sergipe: Muita gente que não entende de saúde e de hospital fala como se especialista fosse e pode estar contribuindo para o caos”. Vixe!

Encontro
Durante quatro dias conselheiros, coordenadores e assessores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), além de representantes de entidades de classe   participaram do VI Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua realizado em Brasília. O encontro nacional de profissionais da área da Engenharia e da Agronomia abriu a agenda de trabalhos de 2017 com eleição de lideranças e reuniões dos fóruns consultivos – Colégio de Presidentes (CP), Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas.

Encontro II
Nesta edição foram colocados em pauta importantes temas com foco na atual conjuntura econômica do País e os impactos da recessão na Engenharia e na Agronomia. Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende o evento foi um espaço importante para unir a mobilizar a Engenharia, numa ação concreta na busca de alternativas e posicionamentos para a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Gelateria Il Sordo em novo endereço
A gelateria Il Sordo – aquela que, além de gelatos incríveis, tem atendentes surdos e foi objeto de reportagens locais e globais por conta do empreendedorismo inovador do proprietário surdo – vai deixar seu endereço na Coroa do Meio e se mudar para a 13 de julho. O novo local é na Rua José Ramos Silva, 303, sala 3, do lado da Loja Geek e do Salão de Beleza Maison Luh. Lá, eles prometem muito mais diversidade, espaço e conforto para os clientes. Conheça o maravilhoso gelato italiano neste novo ambiente.

Sindijus tem nova diretoria
A nova direção do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus) foi empossada na quinta, 23, em cerimônia na Sede Cultural da entidade. Estiveram presentes dezenas de servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe e representantes de outras entidades sindicais de Sergipe e de outros estados.

98,8% dos votos válidos
Os novos diretores são integrantes da corrente que dirigiu o sindicato nos últimos anos, Movimento Sindicato É Para Lutar (MSPL). A chapa foi eleita no dia 8 de fevereiro com 922 votos, 98,8% dos votos válidos. A nova diretoria garante que o Sindijus continuará sendo um instrumento a serviço da população sergipana, na luta por um Judiciário sem privilégios.

Denúncias públicas
Além da luta corporativa pelos interesses dos trabalhadores do TJ, o Sindijus tem feito um enfrentamento permanente, com denúncias públicas, aos excessos de gastos com cargos em comissão e benefícios polêmicos da magistratura, a exemplo do auxílio moradia.

Valorização
"A luta pela valorização dos servidores, e o combate aos privilégios no TJSE são caminhos para avançarmos no debate de qual modelo de Judiciário atende os anseios da sociedade. Hoje temos um Judiciário que privilegia mais a proteção do patrimônio do que a vida, e essa lógica precisa ser invertida", afirma o novo Coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do Sindijus, Gilvan Santos.

Campanha da Fraternidade
O arcebispo de Aracaju, Dom João José da Costa foi convidado pela deputada estadual Maria Mendonça (PP) para falar, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, sobre a Campanha da Fraternidade 2017, que começa nesta quarta-feira de Cinzas, após o carnaval.

Defesa da vida
Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, a campanha deste ano traz como lema, cultivar e guardar a criação, conforme ensina o livro de Genesis, em seu capítulo 2, versículo 15. “A Campanha envolve todos os cristãos com ações de solidariedade e fraternidade com o intuito de promover a transformação social”, enfatizou Maria.

Ressonância
A deputada ressaltou que o convite ao religioso para falar aos parlamentares e à sociedade sergipana tem o objetivo de dissecar um pouco sobre a campanha e mostrar como os cidadãos podem contribuir para o sucesso das ações que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano. “O Legislativo é a caixa de ressonância da sociedade. E nessa perspectiva, o convidamos para que ele possa fazer essa abordagem, entendendo ser um tema que interessa a todos, independente de credo uma vez que o grande lema é o cultivo e a preservação da criação Divina”, observou Maria.

Moção de repúdio a cantora Daniela Mercury
O deputado estadual Capitão Samuel, que também é presidente da comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe(Alese), apresentou ontem, 01, uma moção de repúdio pelo comportamento da cantora Daniela Mercury, na terça-feira de carnaval, 28, onde ela xingou, fazer gestos obscenos e parou de tocar no momento em que passava pelo camarote da Polícia Militar no circuito Campo Grande/Osmar, na cidade de Salvador.

Incitação
O camarote da PMBA, que aguardavam a passagem da cantora e foram surpreendidos com um show de baixo nível. Além de usar toda a sua agressividade contra os militares, que trabalharam duro durante todo o carnaval para manter a tranquilidade e a ordem da festa, Daniela incitou os foliões contra a corporação.

Desrespeito
Segundo o Capitão Samuel a atitude da cantora foi de desrespeito e de agressão. “Os militares estão na festa para manter a ordem e a segurança não somente durante o Carnaval, mas depois do carnaval e durante todo o ano. É inadmissível que situação como esta aconteça, se seguirmos assim chegaremos a um nível em que a polícia não terá credibilidade e nem será respeitada pela população, declara.

Lembrança
Vale lembrar que a cantora foi homenageada pela PM com medalha de honra ao mérito, no aniversário dos 190 anos da corporação. Comportamento este que não foi lembrado pela artista, que tratou os militares com total desrespeito e mostrou o nível do seu desequilíbrio.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes   É triste assistir a quem precisa da alegria emprestada de um carnaval…                                                                     

www.twitter.com/luciopradodias   "Wagner Ribeiro,um humanista e ser solidário inigualável na dor.Como poeta,na Coroa de Sonetos,sua obra-prima". (Jackson da Silva Lima)

www.twitter.com/alanbarretoso   Na política, reza a lenda, de que devemos manter os amigos próximos de nós, e os inimigos mais próximos ainda!

www.twitter.com/anterogreco   Vivemos era de mentiras deslavadas divulgadas sem pudor e sem um pingo de reflexão para saber se fazem sentido. Somos manipulados e vigiados

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE   @EVENILSONNAREDE @BlogClaudioNun a licitação do lixo de Aracaju, o edital dorme na gaveta do Conselheiro do TCE  a muito tempo, porque?

DO LEITOR

Trânsito na rodovia Inacio Barbosa, nos bares em frente à AABB
Do leitor Luiz Brandi: “Sempre que tem um feriadão, o trânsito naquela via fica insuportável, causado principalmente pelo congestionamento em frente à AABB, seja por estacionamentos em filas duplas, conversões á esquerda, transitar pelo acostamento, paradas de ônibus fretados para que o pessoal saia do mesmo. Nesse carnaval houve registro de se demorar uma hora e meia a duas horas dos Arcos até atravessar aquela área dos bares.Sugiro que nos finais de semana a Avenida Inacio Barbosa (antiga Sarney) seja só de ida para a praia até 14h, isto até a rua Valter Bastos nas imediações do Bar Mãe Gorda e que a partir desse horário o trânsito seja invertido ou seja, sendo permitido somente o retorno para a Atalaia.
Lògicamente isso só será possível com a existência de fiscalização por agentes de trânsito, o que hoje não acontece. Em 17.03 (sexta) haverá um feriado, e novamente teremos dificuldades de transitar naquela área se algo não for providenciado.”

ARTIGO

A quem interessa tantas maldades? por Messias Gonçalves

Confesso que não entra na minha cabeça que um ser humano possa ter a capacidade de planejar tantas maldades sozinhos. E quais os interesses que poderão estar por trás? A quem de fato interessa? Quem se beneficiará?  Pois então vejamos o que está na proposta da reforma da previdência.

“Estou com 55 nos de idade e 33 de contribuição.  Pelo sistema a minha aposentadoria integral se dará em 25 de dezembro de 2019. Recolho mensalmente algo em torno de R$ 480,36 para que eu possa receber após me aposentar a quantia de R$3.695,15.

Na propaganda oficial deste governo, só informam que como já ultrapassei o quesito idade, terei que trabalhar mais 50 % do necessário. Ou seja, mais um ano e meio. Até aí nada de normal. Mas, não é isso somente e o mais grave que eles escondem. Nunca foi divulgado, que é a questão de quanto será o valor desta aposentadoria.

Até o momento, quando o trabalhador requere o valor é encontrado quando é feita a MÉDIA das últimas 36 contribuições. Nesta que ninguém cita, se quiser receber integramente terá que trabalhar no mínimo 49 anos. Sendo assim, se eu não quiser esperar este pedágio, estarei sujeito a receber mensalmente em torno de 50 a 60 %.

Como se vê é preciso ter uma mente muito doentia para ter uma ideia dessas. Tudo isso para atender os compromissos escusos com as empresas privadas de previdência privada.

Para o trabalhador existe a esperança de que este governo não se sustente até lá. Que também os órgãos como o judiciário barre, já que tais mudanças será necessário um referendo popular. E por último, acreditar que os nossos representantes não embarquem neta canoa furada. Pois se assim se confirmar, teremos que dar a resposta através do voto no próximo ano.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
"Temos de viver, não importa quantos céus tenham caído."D. H. Lawrence, escritor britânico, morreu em 02 de Março de 1930 (n. 1885).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais