Lojistas esperneiam

A maioria dos varejistas do centro de Aracaju acha que se for mantida a proibição de estacionamento de carros em várias ruas do centro boa parte do comércio vai à falência. Pelo menos é o que revela pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ao Instituto Fecomércio. 79,47% dos entrevistados condenaram as mudanças no trânsito feitas pela SMTT, enquanto 87,83% disseram que as vendas desabaram após a proibição. Os empresários defendem que a Prefeitura autorize o estacionamento de carros em um dos lados das ruas para que o consumidor volte a frequentar as lojas. Também propõem o retorno do parquímetro. Acham, inclusive, que se a proibição for mantida, em breve o comércio do centro da capital estará às moscas, provocando falências e centenas de desempregos. Seria uma lástima!

Comendo na mão

O empate em nove a nove na votação do veto do Executivo a um projeto da deputada estadual Maria Mendonça (PSB) deixou transparecer que o governo vai comer na mão da Assembleia. Com folgada maioria até o rompimento do os irmãos Amorim, em março passado, o governador Marcelo Déda (PT) agora só dispõe do apoio de 13 deputados, porém, a depender do que será votado, nem todos dirão amém ao Palácio.

Proibido parir

Com as maternidades de Sergipe sem vagas ou fechando as portas, o governo precisa fazer uma robusta campanha contra a gravidez. Seria o caso de agentes de saúde baterem às portas das residências distribuindo preservativos e pílulas anticoncepcionais. Se, mesmo assim, os sergipanos insistirem em procriar, o governo pode copiar da China a drástica política populacional restritiva, que multa quem deseja ter mais de um filho. É a falência da saúde pública.

Produz menos

A produção de petróleo em Sergipe foi de 1,2 milhão de barris em março passado, significando um leve recuo mensal de 8,5% em relação a fevereiro. Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) revelam que, em comparação com ao segundo mês de 2011, houve expansão de 5,7%. Somada à produção de janeiro, o total produzido no primeiro trimestre foi de 2,5 milhões de barris, 4,9% superior ao registrado nos primeiros três meses de 2011.

Convenção

O PDT promove nesta quinta-feira sua convenção estadual para tratar sobre as eleições municipais deste ano. A orientação da direção nacional é que o partido apresente candidatos próprios na maioria dos municípios. O presidente do PDT no Estado, prefeito Fábio Henrique, espera que todos os 75 diretórios municipais participem da convenção, que acontecerá a partir das 14h na Assembleia Legislativa.

De olho no pleito

A Frente de Esquerda, composta pelos PSOL, PCB e PSTU, promove no próximo sábado o Seminário de Organização Política. Marcado para o auditório do Sindiprev, o evento vai discutir as eleições municipais, particularmente, a de Aracaju. Filiado ao PSOL, o ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, está sendo convencido a disputar a prefeitura da capital. Os dirigentes dos três partidos acham que ele seria a oposição confiável na refrega política que se avizinha.

Obras públicas

O ministro Benjamin Zymler, presidente do Tribunal de Contas da União, participará amanhã, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, do II Seminário de Formação de Preço em Obras Públicas. Em sua palestra, ele falará sobre o trabalho de fiscalização das obras públicas. Às 8h, antes do início do evento, o ministro concederá entrevista coletiva à imprensa.

Contribuinte

O deputado Federal Laércio Oliveira (PR) participará amanhã da segunda edição do Almoço com Negócios promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O parlamentar fará palestra sobre o projeto de sua autoria criando o Código de Defesa do Contribuinte. O Almoço com Negócios vai acontecer a partir das 12h, no Mercure Hotel Aracaju, localizado na Orla de Atalaia.

Castigo maior

Quem gosta de dirigir após encher a caveira, pagar mais caro pela irresponsabilidade. A Câmara Federal aprovou ontem o Projeto de Lei que dobra a multa por dirigir bêbado, e permite o uso de imagens ou vídeos para constatar a infração. A multa passará de R$ 957,70 para R$ 1.915,40, sendo aplicada em dobro no caso de reincidência. Permanece a suspensão do direito de dirigir por um ano. O Projeto ainda será votado pelo Senado.

Solução caseira

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) recorreu a uma solução caseira para substituir o vice Sílvio Santos (PT) na Secretaria da Saúde de Aracaju. Convidou a economista Stella Maris Dornelas, que já responde interinamente pelo cargo. Com posse marcada para a semana que vem, Stella promete dar continuidade ao projeto de saúde que vinha sendo desenvolvido por seu antecessor.

Do baú político

O medo de avião pode ter impedido que ex-deputado federal e ex-senador Passos Porto tivesse sido eleito governador de Sergipe. Conta o jornalista Luiz Eduardo Costa que, em 1982, “Passito” era dos possíveis candidatos preferidos pelo governador Augusto Franco para sucedê-lo, porém logo surgiram as objeções, pois tratava-se de um político que não viajava de avião. Passos Porto preferia cruzar de carro a grande distância de Aracaju à Brasília. Segundo Luiz Eduardo, a rádio Jornal/AM, de João Alves Filho, que era o candidato preferido de Albano Franco, questionava como o então senador viajaria a Washington para assinar contratos com o Banco Mundial e o Banco Interamericano. Um amigo o convidou a fazer apenas um rápido voo num monomotor em torno da pista do Aeroclube. Seria fotografado e desfaria a ideia de que ele e o avião eram seres irreconciliáveis. Passos Porto chegou a animar-se com a sugestão, porém, ao chegar ao Aeroclube, desistiu do voo. Coincidência ou não, o candidato escolhido por Augusto Franco foi justamente João Alves, que se elegeu fácil com mais de 70% dos votos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais