Má-fé e Politicagem X Fé de gente humilde

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se Deus assistisse televisão todos os dias certamente no período eleitoral ele desligaria e iria buscar uma boa leitura. Se o cidadão de bem não aceita mais tanta má-fé de alguns políticos explorando a fé de gente simples e humilde, imagine Deus.

Um dos maiores exemplos recente é o presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha, que está prestes a ser cassado. Além de falar a todo o 

momento em Deus (ele se diz evangélico), Cunha inunda suas redes sociais, principalmente o Facebook com mensagens bíblicas. E o pior: alguns dos seus seguidores enviam mensagens e ele é saudado como  “nosso Salvador e Libertador”.

A história está cheia de ditadores e fascistas que usaram o nome de Deus em vão para justificar suas ações corruptas e suas atrocidades.

E Cunha vem espalhando discípulos por todo país. Corruptos tentam passar para os eleitores que foram perseguidos, injustiçados e chegam a usar o nome de Deus para bater às portas das casas. Quando o único terço que conhecem de verdade é “um terço” da propina e não o terço de oração. Quando a única corrente que realmente precisa, não é uma corrente de oração, mas uma corrente atrás das grades.

Alguns já foram julgados pela Justiça dos homens e tentam agora escapar da Justiça Divina.

Com certeza, quando coloca a cabeça no travesseiro deve dizer: “Deus perdoa-me por mais este pecado mortal.”

Ser Cristão é ser honesto e autêntico. E jamais explorar com politicagem a fé de pessoas simples e humildes.

Nem Nossa Senhora do Carmo dá jeito
E em Sergipe um político ficha suja resolveu apelar para todos os santos. Até mesmo o Santo Antônio foi deixado de lado e foi incomodar a Nossa Senhora do Carmo chamando uma espécie de mago local para tentar tirá-lo do purgatório. Especialistas católicos entendem que santo não gosta de corrupto e mesmo prometendo subir o Monte Carmelo ouvindo a música cantada por Roberto Alves (..eu vou subir o Monte Carmelo…) tem jeito não…

Petistas caolhos em Aracaju? Ou o “golpe” deles seleciona os votos?
Ontem, 01, pelas redes sociais petistas sergipanos escreveram que “querem aplicar o golpe também em Aracaju.” Ou seja, como no lado do PT – que apoia Edvaldo – em Aracaju, tem Fábio Reis (PMDB) e Jony Marcos (PRB) que votaram favoráveis ao impeachment (além de diversas lideranças do PMDB que manifestaram apoio a Temer publicamente), assim como no lado de Valadares Filho os petistas estavam pregando voto nulo. Ou eles estão caolhos? Ou o “golpe” deles seleciona os votos?

Jornal: até cafezinho está sendo fracionado.
E numa redação de um jornal diário de Sergipe, o chefe resolveu tirar a garrafa térmica do café da redação e colocar na sala dele. E ainda fracionado. Será que querem que os jornalistas levem café de casa? Ou peça pelo correio?

Carros fumacê somem dos bairros de Aracaju
Nos últimos dias, por conta das chuvas, diversos leitores vem reclamando da falta dos carros fumacê que desapareceram dos bairros de Aracaju. As criticas são maiores na Zona de Expansão especialmente nos conjuntos residenciais e condomínios de apartamentos. Os bairros estão infestados de mosquitos. Com a palavra a Secretaria municipal da saúde.

Emsurb esclarece fiscalização no mercado do Augusto Franco
Sobre a instalação de ambulantes ao redor do Mercado Vereador Milton Santos (Mercado do Augusto Franco), o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Fillipe Cajueiro, informa que os fiscais já foram alertados quanto a situação e que os mesmos têm total autonomia para não deixar se formar comércio paralelo ao realizado dentro do espaço. A Emsurb enfatiza que prioriza os comerciantes que estão regularizados e comercializando seus produtos dentro do Mercado. Desta maneira, a fiscalização na região será intensificada no próximo final de semana, como forma de evitar os possíveis bloqueios das calçadas e da área de estacionamento do Mercado por parte destes ambulantes irregulares.

Itabaiana: Valmir é candidato à reeleição
O diretório municipal do PR, junto com mais 17 partidos aliados, realizou neste domingo, 31, na cidade de Itabaiana, a convenção partidária para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão concorrer nas eleições de outubro. Valmir de Francisquinho, atual prefeito é candidato à reeleição tendo como vice,  Carminha Mendonça. A chapa da oposição é formada por Roberto Bispo, PMDB e David Mota, PSD.

Areia Branca:Convenção define Acácia Sousa e Elsinho Barreto
O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) e partidos aliados, em Areia Branca realizou neste domingo, (31), a convenção partidária para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, que concorrerão nas eleições deste ano. Diversas autoridades e a comunidade estiveram presentes ao evento, que lotou a Escola Municipal José Romão.

Chapa
Para o próximo pleito municipal, a coligação formada pelo PSD, PMDB e PT do B terá como candidatos a prefeito e vice-prefeito, Acacia Sousa (PSD) e Elsinho Barreto (PMDB), respectivamente. Acácia já está no cargo de prefeita da cidade e concorre à reeleição, enquanto que o peemedebista se agrega ao grupo.

Projeto
“Os pré-candidatos do PSD e partidos aliados participaram da nossa convenção e vimos a união de todos pela continuidade do nosso projeto. Outros candidatos a vereador também se aliaram ao nosso grupo, por acreditarem que, juntos, poderemos fazer muito mais pelos areia-branquenses nos próximos quatro anos e construir uma cidade cada vez melhor”, disse Acácia Sousa.

RJ: Robson e Juvêncio e a mensagem da camisa
Foi coincidência ou não. Há um mês no aniversário do ex-vereador Juvêncio Oliveira Robson Viana estava vestido com a camisa RJ. Agora fala-

Robson e Juvêncio: mensagem subliminar na camisa. 

se que se João desistir da reeleição a chapa será Robson e Juvêncio. Será que a sigla na camisa de Robson já era uma mensagem subliminar?

PSOL Aracaju
O PSOL Aracaju realizará a convenção eleitoral do partido, hoje, 02, às 19hs, debaixo da ponte do Bairro Industrial. Na oportunidade, serão apresentadas as possíveis candidaturas para o pleito eleitoral de 2016. A expectativa é que seja anunciada as candidaturas da professora Sonia Meire no cargo de prefeita, e a vereança, os nomes de Demétrio Varjão (do movimento Não Pago) e Linda Brasil (militante do movimento LGBT), que até o presente momento encontram-se na condição de pré-candidatos (as).

Chamado público
Além do lançamento das candidaturas, o PSOL ainda terá como objetivo do espaço reforçar o chamado público para que os movimentos sociais que ainda não ingressaram na Frente de Esquerda- como medida de fortalecer as lutas políticas para além do pleito eleitoral- possam se somar ao projeto.  Em termos de política de aliança a direção do PSOL Aracaju afirma que esta será composta apenas com os partidos que historicamente constroem a frente de esquerda (PCB e PSTU), além de contar com os movimentos sociais com atuação na capital sergipana.

Reunião senadores
A  Frentas – Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público –, em Sergipe,  esteve reunida na manhã de ontem, 1º de agosto, com senadores da bancada sergipana para discutir com eles as necessidades das carreiras, a exemplo do posicionamento contra o projeto do Abuso de autoridade, que tramita no Congresso Nacional, e a luta a favor implantação da recomposição dos subsídios da magistratura e do Ministério Público.

Fim do foro privilegiado
Os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Ricardo Franco (DEM) estiveram presentes no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, onde ocorreu a reunião . O senador Valadares (PSB) informou que não poderia participar por questões particulares. Eles explanaram para as associações de classe da magistratura estadual, federal e do trabalho, para promotores e procuradores da república, do trabalho e Justiça do Estado seus pontos de vista e o que defendem. O senador Ricardo Franco também defende o fim do foro privilegiado e se posiciona contrário a lei do Abuso do Poder.

Compromisso
"Fomos ouvidos e ouvimos os senadores, os dois que se fizeram presentes compreenderam e firmaram compromisso de nos apoiar”, avaliou o juiz Antônio Henrique de Almeida Santos, presidente da Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe. A ASMP – Associação do Ministério Público, através do presidente, promotor Nilzir Soares além de defender entende que a lei do abuso da autoridade deve ser melhor discutida e ser analisada profundamente.

Discussão ampla
“Este projeto deve ser discutido com a sociedade especialmente pelas carreiras diretamente ligadas a situação. Caso seja  aprovada como está nossa atuação esta manietada, estará absolutamente inibida porque o projeto é infeliz em várias passagens. E tem um objetivo de inibir a livre atuação de no ssas instituições”, afirmou.

Boas vindas
Na reabertura dos trabalhos legislativos ontem, 01, o deputado Luciano Pimentel, PSB, em aparte a deputada Conceição Vieira, PT, que assumiu o mandato em lugar de Luciano Bispo, PMDB, desejou-lhe boas vindas e parabenizou-a pela ação parlamentar dela em mandatos anteriores. "Aqui a senhora teve excelentes desempenhos e alegra-me vê-la de volta de onde nunca deveria ter saído", disse o parlamentar.

Reconhecimento
Luciano Pimentel não deixou de reconhecer a importância do deputado Luciano Bispo, lamentando não caber a ele discutir decisão de justiça. "A sua participação, deputada, vai enriquecer os debates desta casa. Seja muito bem vinda", disse o parlamentar.

Mortes em rodovia
Ao se solidarizar com a família do condutor que morreu ontem (1º), em trágico acidente, na Rodovia João Paulo II, a deputada Maria Mendonça (PP) voltou a apelar à sensibilidade do governador Jackson Barreto (PMDB) para que adote medidas necessárias vidando melhorar as condições dessa estrada.

Problema antigo
“Infelizmente, mais uma vítima, mais uma vida ceifada, sem que o Governo demonstre qualquer compromisso ou interesse em resolver o problema que se arrasta há anos. Isso é lamentável. Até quando vamos continuar vendo pessoas morrerem sem que o Governo faça o que lhe compete? Chega de negligenciar com a vida alheia”, apelou Maria Mendonça.

Buracos e sem acostamento
A deputada lembrou que as rodovia João Paulo II (onde ocorreu o acidente) – que liga Itabaiana aos município de Campo do Brito e Lagarto – e a Francisco Teles de Mendonça, que interliga Itabaiana a Moita Bonita e Malhador, têm diversos buracos e não têm acostamento, colocando em risco a vida de condutores e pedestres que precisam usá-las para deslocamentos.

Financiamento
As novas regras da Caixa para financiamento de imóveis foram o tema da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, desta semana que contou com a presença do superintendente regional da instituição, Marco Antônio Queiroz e os gerentes  Rubens Fulber (Regional) e Iran Menezes (habitação).

Cenário
O superintendente da Caixa, Marcos Queiroz fez uma análise do cenário econômico, desde o auge em 2008 e a queda nos últimos anos com a desceleração da economia, mostrando índices da taxa de desemprego, do PIB, do IPCA e da Selic.  Queiroz informou que a projeção da inflação este ano é de 7,20% e que a meta da Selic é de 13,25%.

Metas
Os números das ações habitacionais e as metas para o setor foram apresentados pelo gerente regional Rubens Fulber. Ele apresentou as expectativas para o segundo semestre onde a Caixa pretende negociar diariamente em todo país cerca de 435 milhões de reais.

Habitações
Já o gerente de habitação, Iran Menezes, destacou a importâncias das novas normas para  aumentar a velocidade de vendas e aquecer o mercado. Ele informou que na área da habitacional de mercado,  em Sergipe atualmente  tem 50 empreendimentos financiados  para 7 mil unidades, no valor de R$ 1 bilhão de investimentos.  A área da habitação social, através dos diversos programas, são  159 empreendimentos  num financiamento na ordem de R$  436 milhões.

Documento da ASEOPP
Após a explanação, a equipe da Caixa respondeu diversos questionamentos dos associados. O vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Costa, que recepcionou os convidados agradeceu a presença para que pudessem tirar duvidas dos associados e reforçar a parceria salutar com a entidade. Francisco Costa entregou um documento da ASEOPP com várias sugestões para melhorar a parceria e, principalmente os programas de financiamentos de imóveis da Caixa.

Movimento “Polícia Legal”
Do blog Espaço Militar: Todas as associações militares, totalmente unidas, deliberaram no início da noite desta segunda, dia 1º, que caso o governo não tenha nenhuma definição acerca das reivindicações da classe militar, será iniciado o movimento "Polícia Legal".na próxima segunda-feira (08).Está sendo confeccionada uma cartilha para ser distribuída com os policiais e bombeiros militares com o objetivo de orientar a tropa como proceder durante o "Polícia Legal".Os militares estão irritados com a demora do Governo do Estado, que informa que está "estudando" a proposta e não dá qualquer definição, diferentemente de outras categorias que já tiveram seus pleitos atendidos e já implementados, causando uma insatisfação generalizada na tropa.

Treinamento de defesa pessoal. Quinta-feira,04, no Colégio Módulo
Continuando a peregrinação – com o apoio da Askase e diversos professores e amigos – o atleta sensei Yoacan Jócelis, realizará um curso de

 defesa pessoal no Colégio Módulo, na próxima quarta-feira, 04, a partir das 19h. O curso tem o valor simbólico de R$ 20,00 como contribuição para a viagem de Yoacan Jócelis são Campeonato Mundial SKIF que será realizado no fim deste mês de agosto na Indonésia.

‘Banese Clube +’ já obteve mais de 17 mil adesões
O novo produto do Banco do Estado de Sergipe (Banese), denominado de ‘Banese Clube +’, já obteve mais de 17 mil adesões entre os clientes da instituição. Lançado recentemente, o produto oferece aos correntistas do banco diversas vantagens, como descontos de até 50% em cinemas e até 60% em medicamentos, consultoria em viagens e sorteios de até R$ 20 mil.

Descontos
O ‘Banese Clube +’ oferece ainda descontos em Grandes Marcas, Orientação Médica e Assistência Nutricional, Psicológica, Farmacêutica e Residencial, assim como Assistência Concierge (informações sobre eventos, viagens, reserva de restaurantes, compras de ingresso, envio de flores, presentes e solicitações especiais).Além disso, ao contratar o ‘Banese Clube +’ o cliente fica isento do seu pacote atual de tarifas.

Novo conceito
Segundo o gerente da Área de Canais e Marketing do Banese, Édivam Clinger, o ‘Banese Clube +’ é um dos produtos do novo conceito adotado pelo banco que vem sendo chamado de Banese 2.0. “Trata-se de mais uma novidade que o Banese está trazendo para os seus clientes. O objetivo principal é oferecer vantagens que ultrapassem os serviços bancários”, afirma o gerente.

Adesão
A adesão ao produto pode ser feita nas agências do Banese ou através do Internet Banking e caixas eletrônicos da instituição. Mais informações podem ser obtidas no site https://.banese.com.br/clubemais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro  Os profissionais do PT e PCdoB fazem alianças p/outubro com PMDB, PSB e demais partidos "golpistas". Os amadores gritam "golpistas!"

www.twitter.com/sargentoedgard  Se o eleitores tiverem consciência,a limpeza política começa agora nas eleições municipais.Dizer não aos políticos condenados por corrupção.

www.twitter.com/viamidiatv  Sergipe vai ganhar uma nova TV MULTIPLATAFORMA! Para acompanhar você onde estiver, vem aí Via Mídia TV.

www.twitter.com/policiafederal  "Tudo o que consegui foi através de dedicação, perseverança e muito desejo de atingir meus objetivos." Ayrton Senna

DO LEITOR

Veículos nas areias das praias: autoridades não se sensibilizaram com morte de criança
Do advogado e leitor do blog Márlio Damasceno Conceição: “Pelo jeito a morte de uma criança atropelada por um quadricículo na praia de Pirambu, não sensibilizou as autoridades competentes no que concerne a veículos nas areias das praias. Neste domingo, dia 31, estive na praia dos Náufragos, nas proximidades do Bar Dedinho de Prosa,  onde permaneci das 09:00 às 12:00 horas, quando por volta das 10:40 horas, apareceram duas motos, estilo motocross, com seus condutores em alta velocidade pela areia da citada praia, causando revoltas nos banhistas, ressaltando, que no local, existiram diversas crianças se divertindo na areia.  O mais interessante é que, durante o período em que permanecemos na praia, não visualizamos nenhuma fiscalização para coibir tal infração de trânsito. Será que outras crianças vão ter que perder suas vidas para sensibilizar as autoridades, visto que, pelo que se observa, o caso ocorrido em Pirambu, não fez com que as autoridades competentes tomassem as devidas providências.”

ARTIGO

Aviso aos Navegantes! Por Clarkson Moura

"Agamenon 'Dracon' Sobral respondeu-me ao panfleto:

'Clarckson moura. Vc fez a análise correta do seu eu.'

Eu lhe repliquei:

'O gloriabundo, perleúdo e virulento "Viriador" foi muito modesto: não quis reconhecer suas óbvias qualidades.

Por isso e por um imperativo de equidade, peço-lhe o beneplácito para fazer-lhe, no texto de resposta, a oportuna emenda: onde se lê: "SEU"; leia-se: "MEU".

Tá explicado!!'"

De antemão, deixo registrado haver procurado ser claro, irrestrito, sincero, independente, lógico, pertinente e destemido nas minhas modestas manifestações verbais, cuja destinação, a depender do caso, tem sido determinada ou indefinida, expressa ou implícita. Não é, nunca o foi, nem o será, do meu estilo original "escondê-las por baixo dos panos". Não costumo usar de subterfúgios, louvaminhas, insinuações, pretextos, montagens, truques, sofismas etc, para externar o que penso, sinto, acredito, nego, adoto, sustento e refuto, não!

A propósito, faço meus, a sábia resposta do Mestre: "ego sum qui Sum" (=sou o que sou); e os contestes princípios da identidade e da contradição, de Aristóteles, respectivamente: "cada ser é igual a si mesmo (A=A)"; "o que é A não pode ser -A (não A").

Portanto, eis-me, em síntese:

"DOA EM QUEM DOER!!

Sou dono do meu nariz, senhor da minha vontade, magistrado do meu livre-arbítrio, porta-voz do meu pensamento, prisioneiro da minha intelecção, escravo da minha consciência e céptico da verdade absoluta!"

Além disso, a 'papa materna' não me comeu a 'língua-afiada'."

Por derradeiro, para prevenir a eventual "paranoia querelante" de eruditos e solidários dissidentes circunstanciais, transcrevo a máxima plagiada pelo genial Rui Barbosa:

"A beleza das opiniões será sempre tanto mais digna de respeito quanto mais exígua for a maioria que as espose."

Por isso, solto o verbo!!

ARTIGO

Compilando ideias …. Ordem … Ah! Ordem…

Artigo publicado na coluna do advogado e jornalista Fausto Leite (https://.infonet.com.br/blogs/faustoleite/ler.asp?id=189421 ) aqui na Infonet e no JC.

Compilar é em sua essência reunir escritos e feitos diversos sobre o mesmo assunto. E no mundo atual onde nada se cria tudo se copia, como diz o ditado popular, precisamos ter cuidado em divulgar que nossas iniciativas são inéditas. Sou extremante a favor da compilação desde que ela venha com o devido crédito. Somos da geração: Control V control C. E atire a primeira pedra quem nunca compilou um trecho de um texto para incrementar e/ou apimentar uma petição, quem nunca repetiu frases perfeitas e nunca cantarolou uma música parodiada. Nos copilamos todos os dias.

Recentemente Melaine Trump, esposa de Donald Trump, candidato a presidente dos Estados Unidos, foi acusada de plagiar e/ou compilar o discurso de Michelle Obama, esposa de Barack Obama. Foi um frenesi para os ianques. Comentam o caso há mais de 15 dias. Até mesmo a assessora e imprensa de Trump pediu demissão, mas ele que deve ter compilado diversos outros temas não aceitou o pedido. Isso mostra que Trump, caso seja eleito, deve compilar todos os bons resultados dos ex-presidentes americanos.

Há duas semanas não escrevo, talvez por falta de tempo, pois no período eleitoral costumo residir no escritório. Quiçá porque não queria entrar em atrito com a presidência da Ordem quanto as recentes declarações do presidente Henri Clay Santos Andrade sobre a segurança pública. Preferi o silêncio para não ser taxado de advogar em causa própria ou para proteger um ente querido. Fui até convidado pelos advogados Aurélio Belém e Antônio Correia Mattos para ser um elo entre a SSP e a OAB no litígio que Ordem trava sobre a segurança pública, mas como bom obreiro não disse nem que sim e nem que não. Fiquei mudo e tacitamente entenderam minha posição.

Voltando ao nosso tema – compilar – fiz uma busca e encontrei no site do TJ/SE e da OAB/SE a seguinte matéria publicada em 29 de julho de 2016: “OAB/SE faz solicitações ao TJ/SE durante visita de cortesia”. O mesmo site da OAB/SE em 13 de março de 2015, publica: “Presidente da OAB/SE defende valorização da mulher advogada no Dia Internacional da Mulher”. Temas completamente iguais ou com o mesmo objetivo que apenas está sendo requentado pela atual gestão da Ordem. Não há nada de novo. Compilação!

Em dezembro de 2015 o site a OAB/SE noticia: “Presidente da OAB/SE apresenta ao Governo do Estado projetos para a criação do piso salarial do advogado e do Conselho de Segurança”. Há alguns dias atrás o mesmo site da OAB/SE expõe em caixa alta: “OAB CRIA FÓRUM SOCIAL DE SEGURANÇA PÚBLICA”. Quando em 28/10/2015 vimos: “OAB aprova projeto de criação do Conselho de Segurança Pública do Estado. Ou seja, tanto o Conselho de Segurança e o Piso Salarial do Advogado já foram discutidos na gestão passada. É preciso apenas das continuidades e não vender como se fosse novidade. Compilação!

Venho de público parabenizar o presidente Henri Clay Santos Andrade pela sua administração que vem dando continuidade às ações apresentadas pelo ex-presidente Carlos Augusto Monteiro. Apenas alerto ao atual presidente que procure dar crédito a quem merece e não se apoderar das ideias e construções de outrem, principalmente nos casos acima expostos. Coloque em prática as novidades que tanto divulgou na campanha, principalmente por ser o mais capacitado e por está à frente da Ordem pela terceira vez.  Em tempo é bom advertir que a OAB, por ser um Instituição, precisa tratar o Poder Executivo com o respeito e urbanidade, pois enquanto a gestão passada ia ao governador apresentar sugestões a atual afirma que o Governo é incompetente. Deus seja louvado!

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Embaixo de um folgado tem sempre um sufocado" Içami Tiba, médico, colunista e escritor brasileiro, morreu em 02 de Agosto 2015 (n. 1941).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais