Mea culpa” ou mediocridade: Almeida e Sotero

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Já está mais do que provado que saúde pública se faz com parceria entre todos os setores envolvidos e, principalmente, respeitando os

 profissionais da área. Um gestor que tem obsessão em tencionar a corda, tentando quebrar um elo com algumas categorias está fadado ao insucesso.

O que se vê hoje nas redes públicas da saúde em Sergipe e em Aracaju são dois gestores, respectivamente, Almeida Lima e André Sotero, que tencionam a corda tentando jogar a população contra algumas categorias. Os dois iniciaram suas gestões este ano  e em pouco tempo são responsáveis por uma crise sem precedentes na área da saúde. Almeida com os samuzeiros, neste momento e Sotero, que é médico, com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira peita os médicos de uma forma nunca vista em Aracaju. E os médicos fazendo várias propostas para saírem da greve com dignidade apenas tentando receberem os salários de dezembro em parcelas menores.

Almeida Lima e André Sotero passam a impressão para sociedade que não privilegiam a meritocracia, ou seja, não gostam dos trabalhadores que realmente vestem a camisa no sistema como é o caso dos samuzeiros e dos médicos.

Que obsessão é essa de Almeida e Sotero em continuar com uma pendenga que vem causando enormes prejuízos para os sergipanos?  No governo já tem gente apostando, que Almeida, de lima, vai virar uma laranja podre na beira da estrada.

Qual o motivo para não  acabarem com o “cabo de guerra” e pensarem no melhor para a população?

Os dois deveriam fazer a “mea culpa” pelo mau início das duas gestões que iniciaram quase ao mesmo tempo.

Acabem com a obsessão pela vingança e façam a “mea culpa”: somente pessoas medíocres tem medo dela.

Teatro
Ao ser entrevistado por George Magalhães, na FAN FM ontem, 29,o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) João Augusto Oliveira disse que a reunião com o secretário da fazenda da PMA foi um teatro. Segundo ele a reunião foi rápida terminou mais uma vez sem acordo.

André Sotero calado
“Além disso, em nenhum momento, o André Sotero falou. Ele ficou calado o tempo todo enquanto Jefferson nos dizia que não tinha acordo. A reunião de ontem foi tão baixa que Jefferson Passon abriu a reunião dizendo que não haveria negociação", disse.

Mentiras da PMA
De acordo com o sindicalista a Prefeitura de Aracaju vêm divulgando diversas notas e notícias que não condizem com a verdade. “A Prefeitura agiu de má fé e no dia 16 entrou com o pedido de ilegalidade, mas perdeu. O prefeito Edvaldo  e seus secretários vêm mentindo para toda a população e para seus servidores”, revelou se referindo da notícia que considerou falsa e anexará ao processo no TJSE.

50% e o resto parcelado. PMA não aceitou.
O presidente do Sindimed explicou ainda que foi feita uma nova proposta de acordo para o pagamento do salário de dezembro do ano passado. “Sugerimos que fosse feito o pagamento de 50% do salário, e o restante seria parcelado em até 12 vezes, mas também não foi aceita”, contou
João Augusto.

São Cristovão: cidadão pede despesas com lixo de janeiro de 2013 a dezembro de 2016
Com base na Lei de Acesso a Informações Públicas, o cidadão João Augusto Botto de Barros Nascimento, protocolou ofício ao prefeito de São 

Ofício pedindo informações sobre os gastos com o lixo em São Cristovão.

Cristovão, Marcos Santana, solicitando todas as informações de janeiro de 2013 a dezembro de 2016, dos contratos da coleta de lixo e os pagamentos referentes. Estima-se, segundo Joao Nascimento‏, pelas redes sociais que na última gestão um gasto de cerca de R$ 30 milhões.

Deotap chega ao “nó” da questão e empresa se desespera
E anote: o principal alvo da Deotap na operação Babel não é a licitação emergencial deste ano, mas os aditivos do contrato na gestão anterior do prefeito Edvaldo, fruto de uma denúncia da própria Emsurb no ano passado. São muitos milhões e por isso, pela competência do Deotap em chegar ao “nó” da questão os envolvidos estão agora atirando para todos os lados. De nada adiantará, este jogo Aracaju já conhece.

Advogada denuncia assédios sexual e moral
“Os principais desafios das jovens advogadas são os assédios sexual e moral por parte de juízes, promotores e desembargadores. E o tratamento diferenciado e discriminatório nas delegacias e audiências. O fato, contudo, não é restrito à jovem profissional ou ao ambiente de trabalho.”

Conferência da Mulher
A declaração acima foi da vice-presidente da Comissão da jovem Advocacia da OAB/SE, Ercília Garcez, durante Mesa Redonda, na semana 

A matéria no site da OAB/SE que depois foi retirada.

passada na  I Conferência da Mulher Advogada, que acontece nos dias 22 e 23 no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE.

Declaração estarrecedora
A declaração não só assustadora, mas estarrecedora, foi publicada na página da AOB/SE na sexta-feira, mas depois foi retirada. O link da matéria foi desativado, mas uma advogada já tinha repassado num grupo de WhatsApp. A razão? O motivo? Será que um depoimento desta natureza não merece, não só reflexão, mas uma investigação profunda por parte de todas as autoridades. O blog conseguiu a Informação em: https://www.facebook.com/antonio.moraes.aju.se?fref=ts

Apuração para separar o joio do trigo
Inclusive do próprio TJSE e MPE que tem desembargadores, juízes e promotores sérios e honrados que, com certeza, querem apurar a denúncia para extirpar do judiciário sergipano quem realmente pratica o assédio sexual.

Área inaugurada por Déda abandonada pela Prefeitura ao lado do TCE
Em junho de 2010 o então governador Marcelo Déda inaugurou, ao lado de várias autoridades, inclusive o prefeito de então, Edvaldo Nogueira, a

Abandonada pela Prefeitura área ao lado do TCE. 

 urbanização de uma área em frente ao TCE de Sergipe, dotada de estacionamento, iluminação e rampas de acessibilidade. Gastou cerca de R$ 800 mil na obra que ficou sob responsabilidade de manutenção pela Prefeitura de Aracaju. Ao lado fotos do local: cheia de grandes buracos sem qualquer condição de acessibilidade para quem estaciona o veículo no local. Essa é a famosa qualidade de vida…

Secretário com atividade paralela
E não é que um prefeito da grande Aracaju já descobriu que um secretário tem mesmo uma atividade paralela, através de lobby com um escritório de advocacia e vem prejudicando o desempenho na pasta? É aquele caso da “garantia de segurança” que chamou a atenção de um órgão fiscalizador. O secretário deu essa “garantia” a alguns prefeitos que convidou para realizar contrato com o escritório.

Bancadas do PSD, PMDB, PRB e PT unidas
E semanalmente os integrantes da bancada federal de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), Fábio Reis (PMDB), Jony Marcos (PRB) e João Daniel (PT) fazem questão de postar nas redes sociais que realizam reuniões para discutir o Estado e o processo eleitoral de 2018. Esse cardápio vai longe…

De fora
Não está sendo bem recebida entre a população de Tobias Barreto, a dupla de pré-candidatos a deputado estadual e federal que o grupo de oposição apresentará nas eleições de 2018.

De fora II
Isso porque ambos não têm qualquer relação com o município, sendo que Tobias Barreto, pela sua importância econômica e política, merece parlamentares locais ou até mesmo com uma maior relação com a cidade, a exemplo de outros políticos que já foram bem votados e que prestam serviços, através dos seus mandatos, à população.

Goela abaixo
Pelo acordo que foi fechado, o ex-prefeito Dilson de Agripino (PT), o candidato derrotado a prefeito,  César Prado (PSL), seu vice Bêta (PROS), o ex-prefeito Antônio Nery e outras lideranças do agrupamento apoiarão o deputado estadual Gustinho Ribeiro, que irá concorrer à Câmara Federal, e o vereador de Lagarto, Ibraim Monteiro, filho do prefeito Valmir Monteiro. Seria uma espécie de imposição política, ou para bom entendedor: enfiar esses nomes “goela abaixo”.

CINDRA aprova requerimentos de Valadares Filho
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), em reunião realizada ontem, 29, aprovou requerimentos de autoria de seu presidente, o deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho.  Os requerimentos tratam da realização de audiências públicas para debater temas inerentes à área de atuação da Comissão.

Codevasf e Denocs
O primeiro convida a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, para apresentar à Comissão os projetos de âmbito de atuação da Companhia. O segundo, convida o presidente do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Denocs), Angelo Guerra, para expor aos deputados os principais programas e ações que estão em andamento no âmbito do DENOCS, em especial aqueles que dizem respeito ao abastecimento de água nas regiões atingidas pelas secas no Nordeste.

Seca no Nordeste
Valadares Filho destaca a importância que o DENOCS e a Codevasf têm para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, especialmente, no atendimento às regiões atingidas pela seca. “O que falta para o solucionar o problema da seca no Nordeste são políticas públicas que possam garantir o abastecimento de água potável e a realização das atividades de agropecuária mesmo nos períodos de estiagem. Já se sabe que o Nordeste é uma região com pouca chuva, então devemos ter políticas para minimizar os efeitos da seca”, destaca.

Sobre o Canal de Xingó
Nos últimos dias o blog recebeu diversos e-mails de leitores indignados com relação à disputa pela paternidade do Canal de Xingó. Os leitores avaliam que é preciso que cada um faça a sua parte e que a população julgue depois. O projeto deve ser feito e ponto final.

Reunião presidente Codevasf
O projeto do Canal de Xingó será tema de reunião entre o governador Jackson Barreto e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, amanhã, 31, no Palácio dos Despachos.

Ministro em Itabaiana
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), fez convite oficial ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão para participar da edição de número 52 da Feira e Festa do Caminhão de Itabaiana, em junho próximo. Além de entregar um kit com produtos da economia, como a castanha do Carrilho, Valmir entregou ao ministro um pequeno histórico da festa e pediu apoio para a logística do evento.

Ministro em Itabaiana  II
O Ministro agradeceu o convite, o KIT e disse que deverá está presente, adiantando que o Brasil tem conhecimento deste grande evento, notadamente depois que Itabaiana se tornou, oficialmente a Capital Nacional do Caminhão, por força de Lei de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC) e sancionada pela então presidente da República, Dilma Roussef.

Salários governo estadual
O Governo do Estado inicia o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de março nesta sexta-feira, dia 31. Receberão nessa data todos os servidores da Secretaria de Educação, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev.O calendário dos demais servidores será divulgado posteriormente.

Valorização da Justiça do Trabalho
Na próxima sexta-feira, 31, o TRT da 20ª Região realizará Ato Público para lançamento da campanha em prol da valorização da Justiça do Trabalho, com o lema "Justiça, nosso trabalho!". A manifestação acontecerá das 9h até as 11h, no átrio do Fórum Dantas do Prado, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco.O movimento será realizado simultaneamente por todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país.

Apoio
A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – apaia e participará do ato. “A Justiça do Trabalho tem um papel histórico na construção da sociedade brasileira, atuando em um dos aspectos mais fundamentais ao desenvolvimento da cidadania que é a relação laboral”, define o presidente da Amase, Antônio Henrique de Almeida Santos.

Área de Preservação Ambiental está sendo invadida em Aracaju: Viral. Cadê as autoridades?
Desde o início da semana que vem sendo divulgadas nas redes sociais fotos (tiradas por um drone) que mostram que estão invadindo o 

Imagem que está circulando nas redes sociais.

manguesal junto da Praia do Viral, Mosqueiro, foz do rio, área de preservação em Aracaju. Pelas fotos observa-se casas já  em alvenaria onde  existiu mangue. Com a palavra a ADEMA, SEMA, Polícia Ambiental, Capitania dos Portos de Sergipe, MPF e MPE.

Saúde da Mulher em Itabaiana
A palestra “A importância da Saúde da Mulher”, que será ministrada pelo médico oncologista Eduardo Azevedo ( também Diretor de Assistência à Saúde do Ipesaúde), nesta sexta feira, 31, ás 10h marca o início do Circuito de Palestras da Saúde da Mulher que o Ipesaúde vai promover em todas as unidades regionais que mantém.

Saúde da Mulher em Itabaiana II
“O objetivo é ampliar as ações de promoção a saúde e integração de todas as nossas unidades, como também fortalecer os laços com os beneficiários do interior do Estado, bem como oferecer mais comodidade a eles, que representam um terço de todos os nossos usuários”, explicou o diretor-presidente Christian Oliveira.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ISMARVIANA   "A responsabilidade é a sombra da autoridade." (Rui Barbosa)                                                                       

www.twitter.com/capsamuel  O Brasil está mudando verdadeiramente!!! Quem não se adequar vai para cadeia …

www.twitter.com/lucianopazx   "A vitória na luta pelo bem contra o mal caberá sempre ao servidor que souber perseverar com a Lei Divina até o fim."Chico/Emmanuel.Bom dia!

www.twitter.com/joaocorrrea   Ser rico às custas do próprio suor mesmo num país sugado pelo corrupção ñ é nenhum pecado. Mas ser rico às custas da fome do povo é nojento.

www.twitter.com/higorfb   Se a manutenção das ruas e avenidas fosse igual a dos radares a cidade seria um tapete.

DO LEITOR

Invasão das calçadas. Pedido para que a Emurb tome as devidas providências
Do leitor José Antônio: “Nossas calçadas já são uma calamidade, é um convite a não andar a pé, seja pela irregularidade do piso, seja por serem 

Construtora tomou metade da calçada. Emurb não faz nada

estreitas demais, e pra piorar a situação tem uns espertos que invadem a calçada como se fosse sua propriedade é o caso da  Construtora Habitacional que construirá um prédio na Avenida Geraldo Barreto Sobral, em frente ao Banco do Brasil, fechou a área invadindo mais de meio metro a calçada, de forma que dois pedestres não conseguem andar um ao lado do outro de tão estreita que ficou a calçada.Em nome da cidadania peço que publique essa denúncia e que a EMURB tome as devidas providencias. Estou enviando foro em arquivo pra você ver a situação.”

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Nota da Prefeitura de Rosário do Catete. Resposta as denúncias de vereador

Em resposta as denúncias feitas pelo vereador Alexssandro Araújo (Professor Alex – PT) neste precioso espaço jornalístico, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio de sua Assessoria de Imprensa, esclarece que não procedem às denúncias feitas pelo vereador Professor Alex (PT).

Em aproximadamente 100 dias de trabalho, a administração do prefeito Etelvino Barreto (Vino Barreto) tem feito muito mais que o “dever de casa” diante do caos instalado pela desastrosa administração anterior. Um cenário de verdadeiro descaso e falta de compromisso foi encontrado. Prédios depredados, equipamentos sem funcionamento, lixo em toda a cidade, além de documentos da rotina de uma administração pública que simplesmente desapareceram, prejudicando o andamento de algumas soluções da atual administração.

Muito tem sido feito pela atual administração para sanear as dificuldades encontradas. No social o Serviço de Fortalecimento de Vínculos e o trabalho com idosos têm funcionado de “vento em polpa”, bem como os programas sociais que terão seu início nos próximos dias, devolvendo ao povo pobre a dignidade outrora esquecida.

FUNCIONALISMO PÚBLICO

O funcionalismo público tem desfrutado de dias tranquilos, pois todos os salários atrasados na administração anterior foram pagos e as folhas de pagamento desde janeiro vêm sendo pagas no máximo até o dia 30 de cada mês. O que nos causa bastante surpresa é a leviandade das declarações feitas pelo líder da oposição Alexssandro Araújo (Professor Alex), que chegou a afirmar que ocorreu atraso de pagamento dos servidores municipais, o que se caracteriza como um grave equívoco, pois todos os servidores tiveram seu crédito de salários efetuado regularmente hoje (29), obedecendo ao prazo legal que pode tranquilamente seguir até o quinto dia útil do mês subsequente.

Quanto às despesas não pagas pela empresa Estrela, obedecendo à impessoalidade administrativa, toda a equipe da administração tem trabalhado na solução deste problema também deixado pelo gestor anterior. O pagamento ainda não foi feito porque a empresa não apresentou nenhum documento atestado pelo ex-prefeito comprovando que os serviços foram prestados. Liberar um pagamento sem a comprovação dos serviços seria um ato de irresponsabilidade do prefeito, o que motivaria até uma ação do Ministério Público por improbidade administrativa. O prefeito Vino Barreto tem compromisso com o povo e respeito às leis que gerem a administração pública. Ressaltamos, ainda, que a nossa gestão tem interesse em pagar aos fornecedores que ficaram sem receber da gestão passada, mas tudo dentro da ordem cronológica e da legalidade.

EDUCAÇÃO

Na educação o número de matrículas cresceu substancialmente e o ano letivo teve início em plena normalidade e segue funcionando sem intercorrências. A despeito de tudo o que se tem dito sobre a merenda escolar, o cardápio tem sido mantido regularmente nas escolas municipais seguindo uma dieta diversificada e nutritiva. Além disso, a nossa gestão paga o piso nacional do magistério aos professores da rede municipal.

SAÚDE

Na saúde, a população respira aliviada, pois o que outrora era um quadro de total descaso, hoje se pode desfrutar um pouco mais de tranquilidade nas horas difíceis em que necessitamos de assistência médica. Por determinação do prefeito Vino Barreto e do secretário de Saúde, Hélio dos Santos, o Hospital Regional foi reaberto e com toda equipe de médicos e equipe técnica responsável pelos cuidados da saúde da nossa população. Os postos de saúde presentes nos bairros encontram-se em pleno funcionamento e as equipes do PSF, controle de zoonoses e combate à dengue trabalham incansavelmente para garantir a qualidade de vida dos nossos moradores. Também melhoramos o atendimento na Clínica de Fisioterapia, que já é uma referência no estado. Três profissionais atendem diariamente os pacientes que procuram tratamento em diversas especialidades da Fisioterapia. Inclusive, para evitar espera no atendimento foi implantado o tratamento por hora marcada. Com isso, o paciente já sabe o horário certo de ir à clínica para ser atendido. Também disponibilizamos um carro para buscar os pacientes com dificuldades de locomoção.

A administração municipal tem o maior respeito pelo Poder Legislativo e pelos seus componentes, entre eles, o próprio vereador Alex, mas lamenta o comportamento antiético do parlamentar, que ao invés de fazer um mandato produtivo, prefere o quanto pior, melhor, e atacar a gestão com informações levianas que não condizem com a verdade. Também lamentamos que este mesmo vereador que, ao lado do ex-prefeito Laércio Passos, administrou a cidade por anos e não tenha feito o dever de casa. Aliás, ele também é responsável pelo caos em que a cidade foi encontrada.

Por fim voltamos a reiterar o compromisso com uma administração responsável, ética e comprometida com o bem-estar social, pautando sempre suas ações no cumprimento da lei.

ARTIGO

O saneamento básico de Aracaju vai além da privatização da DESO e da coleta do lixo por José Firmo dos Santos*

Se o prefeito de Aracaju não encaminhar projeto do plano de saneamento para a Câmara de Vereadores nos próximos meses, poderá deixar de receber recursos federais a partir de 2018.

A disposição dos governos Federal e de Sergipe em privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) é um problema sério para os sergipanos, de todos os municípios.

A novela sobre a licitação da coleta de lixo, varrição, podagem, capinagem e limpeza de canais em Aracaju, envolvendo a empresa pública EMSURB, as empresas Torre, Estre, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil de Sergipe também é um problema muito sério, em torno do saneamento básico da capital.

Entretanto, vale lembrar que temos outro grave problema relacionado ao saneamento básico: o Plano Municipal de Saneamento de Aracaju, cujo prazo final para aprovação é 31 de dezembro de 2017.

A lei 11.445, de 05 de janeiro de 2007, alterada pela lei 13.308, de 2016, estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, bem como define, no artigo 3º., o conceito de saneamento básico como sendo o conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e d) drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.

Por sua vez, o Decreto 7.217, de 21/06/2010, que regulamenta a lei 11.445/07 (§ 2º. do artigo 26) determina que após 31 de dezembro de 2017, a existência de plano de saneamento básico, elaborado pelo titular dos serviços, será condição para o acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da Administração Pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico.

Em outras palavras, a partir de 31 de dezembro próximo, os municípios que não tiverem elaborado os seus planos de saneamento não poderão receber recursos federais, inclusive recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria do Meio Ambiente, com recursos do Governo Federal, contratou os serviços de professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para elaborarem o Plano Integrado de Saneamento Básico do Município de Aracaju.

Além de todo o estudo feito pelos técnicos, foram realizadas seis audiências de diagnóstico, entre os dias 06 de outubro e 04 de novembro de 2015 e mais sete audiências de apresentação do resultado, entre 18 e 27 de julho de 2016. Ou seja, o plano de saneamento de Aracaju está pronto no Poder Executivo Municipal.

Ocorre que a Câmara Municipal, depois que receber o projeto, precisa realizar as suas audiências e os seus estudos, além de realizar as sessões regimentais. Se o projeto for encaminhado à Câmara no segundo semestre certamente não haverá tempo suficiente para discussão e aprovação do plano de saneamento.

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju já solicitou audiência ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, desde o início do ano e aguarda confirmação para tratar desde assunto.

Pretendemos também estabelecer diálogo com as Câmaras e com os demais prefeitos da Região Metropolitana de Aracaju.

Como se pode perceber, além da licitação do lixo e da privatização da DESO (temos aí três itens dos quatro que compõem o saneamento básico) corremos o risco de não termos aprovado, até o dia 31 de dezembro o Plano Municipal de Saneamento Básico, o que pode acarretar em atraso de programas e projetos nesta área e na perda de recursos federais.

Além disso, coleta de resíduos sólidos e varrição e fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto são componentes do saneamento básico, que precisa abordar também sobre águas pluviais, cemitérios, lençol freático, entre outros itens.

*Coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

ARTIGO

A Era Feudal no Governo Jackson Barreto  por Uilliam Pinheiro*

O sistema feudal era o sistema de governo dos séculos X a XVII, porém desapareceu com o surgimento da burguesia, e consequentemente, com o novo sistema econômico capitalista e a criação do Estado.

Contudo, já se passaram mais de 05 séculos e ainda há governantes que se assemelham aos monarcas e aos senhores feudais de outrora. Fazem da estrutura do Estado seu território de feudos. Esquecem que quando eleito pela população foi para gerenciar os tributos garantindo serviços públicos de qualidade para o contribuinte.

Mas não, o que se ver é um loteamento do Estado no modelo de feudos. Cada Secretaria de Estado nomear-se um senhor feudal que fica subordinado ao monarca (Governador).

O Governo de Sergipe não foge a essa regra atrasada e nociva. O Governador Jackson Barreto distribui as Secretarias de Estado (Feudos) a seu bel prazer objetivando somente o apoio eleitoreiro e menosprezando a competência técnica para gerir os recursos dessas Secretarias, esquecendo que a prioridade deveria ser a otimização dos recursos para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Como no sistema feudal, os senhores feudais representados aqui pelos Secretários de Estado distribui vários cargos comissionados para seus vassalos que adentram nesse sistema em busca de interesses que geralmente são pessoais ao invés do coletivo.

Enquanto isso, os servos que são a população paga tributos cada vez mais altos para custear os privilégios de seu Monarca (Governador de Estado) e seus senhores feudais (Secretários de Estado) e sua estrutura. E quando necessitam dos serviços públicos precisam praticamente “se humilhar” perante seus próprios funcionários, pois é isso que nossos governantes e legisladores deveriam ser funcionários do cidadão.

Para piorar, observamos praticamente inerte, as finanças do Estado fica no vermelho por causa da má gestão administrativo-financeira e a primeira opção cogitada para soluciona o problema: é o aumento dos tributos em cima de seus servos, a população, não é Senhor Governador! Nunca pensam em diminuir seus privilégios nem tão pouco seus feudos e sua estrutura, refiro-me as Secretarias e Cargos Comissionados.

Hoje, observamos nos bastidores do Poder, as articulações dos ditos representantes do povo em conquistar seus feudos. Usam o eleitor como sua moeda de troca na negociação com o Monarca Jackson Barreto para possuir tais territórios administrativos. Quanto mais feudos melhor!

Estamos em pleno XXI, mas nosso Governo aqui em Sergipe ainda se encontra na Idade Média.

*Graduado em Economia (UFS)

DENÚNCIA: ALGUNS POLICIAIS MILITARES DO GEP ESTÃO TRABALHANDO SEM COLETE BALÍSTICO.

Matéria do blog Espaço Militar:

Nesta quarta-feira, dia 29, o blog Espaço Militar teve acesso a mais uma denúncia em relação às condições de trabalho oferecidas aos policiais militares que estão desempenhando suas funções no GEP (Grupamento de Escolta de Presos), desta feita em relação a alguns PMs estarem escoltando presos sem o devido colete balístico, fato que foi comprovado "in loco" pelo blog.

Ainda, segundo informações obtidas, não existe colete balístico suficiente para os policiais militares que estão trabalhando no GEP, fato que expõe tais profissionais da segurança pública a risco de morte, pois diariamente escoltam presos para audiências em vários fóruns espalhados nos mais diversos municípios, podendo a qualquer momento, por exemplo, haver uma tentativa de resgate ou outro tipo de ocorrência.

Pelo que se observa, colocaram os policiais militares de outras unidades para desempenharem suas funções no GEP, com o objetivo de dar celeridade às audiências que estavam em atraso por falta de escolta, porém esqueceram de dar condições mínimas de trabalho aos mesmos, principalmente se levarmos em conta que o colete balístico é uma equipamento de proteção individual (EPI) imprescindível para o trabalho dos PMs.

O Colete Balístico é sem a menor sombra de dúvida um dos equipamentos individuais indispensáveis para qualquer agente de segurança pública e privada. A atual Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) elaborada pelo Ministério do Trabalho (MT), em sua classificação de número 0212, referente aos cabos e soldados da polícia militar, por exemplo, aponta seus vários recursos de trabalho e enfatiza como “ferramentas mais importantes”: o fardamento, o Colete Balístico, o Armamento Individual, a Viatura, a Algema, o Rádio de Comunicação, o Colete Tático, o Espajedor, o Escudo de Proteção Balístico e o Capacete.

A norma regulamentadora NR 6 – que versa sobre Equipamento de Proteção Individual (206.000-0/I0), aprovada pela Portaria nº 25/2001 da Secretaria de Inspeção do Trabalho e Diretoria do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho – já reconhece o Colete Balístico como Equipamento de Proteção Individual (EPI) indispensável para a segurança dos agentes de segurança pública e privada.

Portanto, querer que policiais militares trabalhem sem os devidos coletes balísticos, é expor os mesmos a risco de morte.

Com a palavra a SSP, o Comando da PMSE e a SEJUC.
  

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas." Rudolf Steiner, filósofo austríaco, morreu em 30 de Março de 1925 (n. 1861).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais