Meio Ambiente na 7ª Arte

0

Para quem não tem muita empatia com leituras de temas complexos e difíceis que dizem respeito a preocupação mundial sobre o Meio Ambiente, uma ótima opção para ficar atualizado com a temática são os filmes que já foram produzidos ao redor do mundo sobre o assunto. De ficção, animação ou documentário, os filmes estão ai para fazer muitas pessoas abrirem os olhos para uma realidade não muito agradável, mas que é nossa. Abaixo dez sugestões para quem estiver a fim de saber um pouco mais e de uma forma divertida. Vale a pena ver, a final somos os vilões e as vítimas dessa trama.

UMA VERDADE INCONVENIENTE
An inconvenient Truth, EUA, 2006, 100 min. Documentário com direção e roteiro de Davis Guggenheim e participação do ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore, que na verdade é parte do documento. O filme é tão assustador quanto urgente, não à toa levou o Oscar de Melhor Documentário em 2007. Ainda não viu? Tem que ver! As palestras que Gore vem dando pelo planeta sobre os graves problemas causados pelo aquecimento global e a liberação excessiva de gases CO2 são o ponto de partida do filme. Mas para os desinformados, Gore já faz isso desde a sua eleição para a Câmara de Deputados nos anos 70. É o registro cinematográfico sobre essa faceta de Gore desconhecida do grande público. O documentário é essencialmente uma versão em película do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre.

A ÚLTIMA HORA
Esse documentário ecológico – "The 11th Hour " é narrado pelo ator Leonardo Di Caprio, escrito e dirigido por Leila Conners Petersen & Nadia Conners, EUA, 2007, 91 min. O ex-primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o ex-chefe da CIA R. James Woolsey e autoridades em sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau são alguns dos nomes entrevistados no documentário sobre ecologia e vida no planeta. São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro. Além de narrar, Leonardo DiCaprio também é produtor e roteirista do filme.

A ERA DA ESTUPIDEZ
A Diretora é Franny Armstrong, ex-baterista de rock e cineasta autoditada. Para qualquer pessoa que se preocupe com o estado de nosso planeta, este é um filme obrigatório. Misto de documentário, ficção e animação, ele conta uma história estarrecedora: a da destruição da Terra, causada pela insensatez da humanidade. História filmada nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Nigéria, Iraque, Jordão e nos Alpes franceses. Estamos no ano 2055. No alto de uma gigantesca torre em um Ártico derretido, o Arquivista (Pete Postlethwaite, de Alien e O Jardineiro Fiel) cuida do acervo de todo o conhecimento e toda arte produzida pela humanidade, e a salvo da desolação do mundo – Londres inundada, o Taj Mahal em ruínas, Sidney em chamas, Las Vegas enterrada pela areia. Ele examina na tela de um computador centenas de imagens do passado e se pergunta: Por que não fizemos nada para impedir a mudança do clima, enquanto podíamos? Por que deixamos que o aquecimento passasse dos dois graus até 2015, provocando toda uma série de desastres? Várias histórias correm paralelas, todas no tempo de hoje.

AVATAR

Não dá para deixar de mencionar o filme de 500 milhões de dólares, que concorreu ao Oscar e conquistou o mundo todo. James Cameron passou dez anos desenvolvendo uma tecnologia para apresentar sua mensagem eco-consciente. Avatar conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval e tetraplégico que é contratado pela RDA para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Lá vive uma espécie chamada Na’vi, humanóides azulados e com três metros de altura, que vivem em harmonia com a natureza, como eram os índios há muito anos. À medida que ele se infiltra no cotidiano, costumes e crenças do povoado, sua consciência vai mudando.

WALL-E

Uma das mais belas animações já feitas e um dos melhores filmes que abordam as questões críticas do mundo – tudo com muita poesia. Wall-E, o robozinho em questão, é programado para limpar o Planeta, um cubo de lixo de cada vez, e coleciona objetos que encontra durante o seu "serviço". Já meio triste com o cotidiano, encontra uma nova razão para viver quando conhece uma robô de busca de alto design chamada Eva. Durante essa jornada ao encontro dele, Wall-E passa por inúmeras situações que mostram o porquê do mundo ter se perdido em lixos e catástrofes. O filme levou o Oscar de Melhor Animação, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original ("Down to Earth") e Melhor Trilha Sonora.

MEAT THE TRUTH – UMA VERDADE MAIS QUE INCONVENIENTE

O documentário, feito pelo Partido dos Animais da Holanda, é uma resposta ao filme de Al Gore, citado acima, que mostra as causas do aquecimento global, poluição, mas deixa a questão da pecuária de lado (por motivos políticos). "Juntos devemos identificar os maiores emissores de gases do efeito estufa. O que vocês acham? Quais são as fontes de emissões dos gases do efeito estufa. Carros… ônibus… Todos disseram a mesma coisa, mas ninguém ganhou um prêmio (Nobel). Porque esquecemos um fator muito importante: 18% das emissões de gases no mundo são causadas pela pecuária. Isso pode surpreender vocês. Animais de fazenda, 18%! E adivinhem qual o percentual das emissões causadas pelos transportes? 13%". Surpreendente, não?

O PLANETA

No maior projeto de documentário já realizado na Escandinávia, as equipes de filmagem viajaram durante dois anos por vinte e cinco países e entrevistaram um grande número de cientistas, a fim de investigar as verdades e mentiras sobre as alarmantes mudanças climáticas, que muitos afirmam já estar ocorrendo no mundo. Para além dessas mudanças, o filme trata da Terra e as modificações globais que o planeta está experimentando atualmente. É dirigido por Michael Stenberg, Linus Torrel, Johan Söderberg.

QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO?
Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.

SYRIANA – A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

O filme de Stephen Gaghan, que rendeu a George Clooney o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, foi o primeiro a ter suas emissões de carbono totalmente neutralizadas. O filme conta histórias entrelaçadas que revelam as conseqüências de uma rede de conspiração e corrupção na indústria internacional de petróleo. Um funcionário devotado descobre a verdade sobre o trabalho que vem desenvolvendo durante toda a sua vida na CIA. Um negociante de petróleo passa por uma tragédia familiar e encontra redenção numa parceria com um príncipe idealista do Golfo. Um advogado corporativo enfrenta um dilema moral durante a fusão de duas empresas petroleiras nos EUA. Todos esses personagens envolvidos nesse complexo sistema não têm consciência do impacto de suas decisões sobre o mundo.

TERRA

O filme ecológico e ambiental da Disney – que teve 5 anos de produção, 200 locações em 26 países, mil horas de filmagens e 250 dias de fotografia aérea – conta a história de três famílias em uma viagem pela Terra para dar uma aula sobre os seres vivos e a natureza.

Fontes: Planeta Sustentável, Omelete, Vírgula

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários