Menos de 5 mil habitantes: fusão municípios

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná acaba de apresentar um estudo de viabilidade municipal onde constatou a inviabilidade de municípios 

com menos de cinco mil habitantes. O estudo serve de parâmetro para todo país e, infelizmente, por razões eleitorais, a classe política não terá coragem de propor essa fusão.

No Paraná, há 96 municípios com população inferior a 5.000 habitantes – 24% do total, de 399. Em todo o país são 1.300 municípios nessa condição. O estudo conclui também que os municípios paranaenses na faixa entre 50 mil e 250 mil habitantes são os que apresentam os melhores índices de desenvolvimento e de qualidade de vida da sua população.

"A realidade hoje é de enxugamento de despesas, de redução da máquina, para a aplicação dos recursos nas áreas que são mais necessárias ao cidadão, como saúde, educação, segurança”, diz Ivan Bonilha, presidente do TCE-PR, responsável pelo estudo de viabilidade municipal.

De acordo com Bonilha, a proposta do estudo é suscitar uma discussão nacional sobre a viabilidade econômica, fiscal e social de municípios muito pequenos. O relatório de 136 páginas e está disponível na home page do Tribunal (www.tce.pr.gov.br), na aba Publicações – no canto inferior direito.

Em Sergipe, pelo censo do IBGE do ano passado são 11 municípios têm menos do que cinco mil habitantes (veja print ao lado): Amparo do São Francisco, Telha, Pedra Mole, General Maynard, Malhada dos Bois, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Santa Rosa de Lima, Cumbe, Canhoba e Divina Pastora. O município de Itabi tem 5002 habitantes.

Pelo estudo, estes municípios poderiam virar distritos com um subprefeito. Sairia bem mais barato para toda população.

Em Sergipe, o TCE, jamais faria um estudo destes e muito menos apoiaria a proposta do TCE-PR, por uma simples razão: a maioria dos conselheiros tem interesses políticos-eleitorais e 11 municípios a menos, são 11 prefeitos a menos, uma centena de vereadores e por aí vai. (Com informações do TCE/PR).

Nova eleição
O prefeito eleito de Carmópolis Volney Leite Alves (DEM) desistiu, ontem, do recurso que apresentara contra a impugnação do registro de sua chapa promovida por seus opositores junto ao TSE. Embora com o direito reconhecido por liminar, o seu processo ainda seria julgado pelo Pleno, o que poderia retardar em meses a decisão final do tribunal sobre o assunto. Com essa desistência, porem, a causa será encerrada imediatamente e o TRE-SE terá que marcar nova eleição para prefeito no prazo máximo de 45 dias.

Caos total
Com a declarada  vacância do cargo de prefeito, município está sendo governado provisoriamente pelo vereador Luiz Guimaraes (PSB), atual presidente da Câmara. A gestão do PT deixou o hospital fechado, postos sem médicos e remédios, ruas tomadas de lixo, escolas sem merenda e transporte para estudantes, prédios abandonados e algumas repartições saqueadas – desapareceram pastas, disquetes,  Hds e computadores da secretaria da saúde -, contas que não fecham e dívidas que chegam perto de 10 milhões de reais.

Volney fala
Ontem, em meio a uma grande manifestação popular de apoio o prefeito Volney disse que Carmópolis não aguenta mais esperar: "…os serviços básicos não funcionam, a gestão provisória não consegue sanear a administração, os problemas aumentam todo dia e o povo sofre demais". Para Volney, então, somente uma nova eleição dará segurança jurídica e legitimidade política para que os novos dirigentes tirem o município dessa grave crise.

Seguindo o certo
Uma das coisas mais certas da administração pública é que os exemplos que dão certo devem ser copiados, sem cerimônia. Por isso que na escolha de Padre Inaldo (PCdoB), prefeito de Socorro, pelo nome de Iraci Lima para a sua área de Finanças pode, também, ser festejada por Airton Martins (PMDB), prefeito da Barra dos Coqueiros.

"Barra é referência"
Explica-se: Iraci estava nas Finanças da Barra, a convite de Airton Martins, e deu um show no setor. “Claro que a gente perde uma grande profissional, mas também fica feliz em ver que a Barra é vista, hoje, como uma prefeitura que serve de referência  para as demais, inclusive no seu quadro de pessoal”, comemora Airton.

Agenda
Em agenda administrativa na capital federal, o governador Jackson Barreto reuniu-se como presidente Michel temer, ontem, 11, para debater o andamento das obras de ampliação do aeroporto Santa Maria e medidas de combate aos efeitos da seca.

Seca
O governador informou que Sergipe atravessa uma das mais graves secas de sua história, levando 24 municípios sergipanos, dos 75, a decretarem estado de emergência. Para minimizar os danos causados pela estiagem, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, elaborou um Plano Detalhado de Resposta, no valor de R$ 7 milhões, o qual foi apresentado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

SAAE de São Cristóvão
O engenheiro mecânico Carlos Melo assumiu ontem, 11, como diretor-presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Também foi apresentada a equipe que ocupará demais cargos no órgão. O prefeito Marcos Santana (PMDB) deu as boas-vindas à equipe e falou sobre as expectativas e os desafios da nova administração.

Oferta de água
“Acredito que esse será o maior desafio da nossa gestão: regularizar a oferta de água para toda a população. Vocês encontrarão muitas dificuldades, mas tenham a certeza de que terão todo o meu apoio, como o gestor do município, para superar essas dificuldades e ofertar água em todas as torneiras de São Cristóvão”, garante.

Renovação cadastral
A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Finanças, esclarece aos seus servidores efetivos do magistério que, está aguardando os bancos concluírem a renovação cadastral da nova gestão para que seja efetuado o pagamento da folha referente ao mês de dezembro de 2016, que poderá ocorrer a qualquer momento.  O cumprimento do salário é uma das principais exigências do prefeito Duilio que, no início de cada mês, os servidores possam ter seus salários garantidos.

CMA
Ontem, 11, o  presidente da Câmara de Aracaju, o vereador Nitinho (PSD), realizou a primeira reunião de trabalho com os novos diretores. O objetivo foi apresentar seu plano de trabalho e as primeiras medidas administrativas a serem tomadas pela nova gestão.  Boa parte da equipe de coordenação é formada por servidores de carreira do legislativo.

Esforço
Uma das orientações passadas à equipe foi para que haja um esforço conjunto visando a contenção de gastos e que todos contribuam para dar o máximo de clareza às ações da Câmara. “Espero empenho de todos nesse sentido, porque a transparência será prioridade durante a minha gestão. Quero que todos os vereadores e funcionários ajudem a fiscalizar a situação do Portal da Transparência”, afirmou Nitinho.

Luta contra o HPV. Evento hoje, 12, na orla
Os médicos da Sociedade de Patologia do Trato Genital  Inferior e Colposcopia (IPTGI) do Estado de Sergipe realizam nesta quinta-feira, 12, um ato em apoio à campanha pela vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que provoca vários tipos de câncer (anus, boca, vulva, vagina e colo de útero).

Slogan
O evento está marcado para as 16h30, nos lagos da Orla da Atalaia, e terá como slogan as frases “A saúde de quem você ama depende da sua atitude” e “Vacine meninas e meninos contra o HPV”.

Imunização
A presidente do Capítulo Sergipano da IPTGI, a ginecologista Carmen Luiza Leite, ressalta a importância da vacinação em jovens dos dois sexos. “A imunização dos meninos é fundamental porque torna a prevenção mais completa, ajudando a reduzir a disseminação do vírus e a ocorrência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”.  Segundo a ginecologista, o Brasil está na vanguarda dessa luta. É o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a incluir na campanha os jovens do sexo masculino.

44 anos da morte do poeta Mário Jorge.
Há 44 anos, um dos maiores poetas que Sergipe já produziu nos deixava. Nas proximidades do Parque dos Cajueiros, às seis e meia da manhã, um acidente tirou a vida de Mário Jorge Vieira Menezes aos 26 anos.

Trajetória
Mário Jorge nasceu em Aracaju em 23 de novembro de 1946 e teve sua trajetória marcada pela arte e pelo engajamento político. Desde a juventude, foi militante no grêmio estudantil do Colégio Atheneu Sergipense, de onde foi expulso no período da ditadura. Na década de 60, teve uma forte militância no Partido Comunista Brasileiro e foi preso sob acusação de atividades subversivas, devido ao lançamento do envelope “Revolição”, sua única obra publicada em vida.

Relato
A deputada estadual Ana Lúcia, que também é irmã do poeta, faz um breve relato para explicar a importância de Mário Jorge para a produção cultural sergipana. "Mário Jorge era uma pessoa que tinha uma inteligência privilegiada, um ser humano muito especial. A sua produção literária está em sintonia com a poesia concreta, neoconcretista, poema processo, poesia práxis, poesia social, tropicalismo e, sobretudo, a poesia marginal. Apesar de ter morrido aos 26 anos, Mário Jorge viveu intensamente e muito além de seu tempo. Foi um artista comunista e um resistente à ordem estabelecida pelo capital excludente", destaca.

Obra
A publicação de suas livros e poemas concretistas só foram possíveis devido ao zelo de sua mãe, dona Ivone Menezes, que sempre guardou manuscritos e poemas soltos de Mário Jorge e, após sua morte, passou a trabalhar para a publicação da obra do filho.A primeira publicação de Mário foi o envelope de 'Revolição', editado em 1968 e reeditada em 2013. Mas é no livro 'Poemas de Mário Jorge', publicado postumamente, em 1982, que se encontra boa parte da primeira fase de produção de Mário Jorge, de cunho sociopolítico (1964-1968), com forte influência do russo Vladimir Maiakovski e do poeta Thiago de Mello.

Obra II
Com a denúncia dos problemas sociais do país e sob a dureza e perseguição da Ditadura Militar, Mário escreve poesia social e libertária nos livros 'Silêncios Soltos' (1993), 'Cuidado, Silêncios Soltos' (1993), e 'De Repente, há Urgência..', (1997).A segunda fase da obra de Mário Jorge une traços do concretismo à poesia marginal publicada em muros, vendida em bares, cinemas, teatros, praias, entre outros espaços, além da coluna Geléia Geral, mantida por Torquato Neto no jornal Última Hora.

Nota de solidariedade Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), manifesta sua solidariedade aos empreendedores e funcionários do Makro Atacadista, empreendimento que gera mais de mil empregos em Sergipe, pela tragédia ocorrida na noite de ontem, no qual houve a perda total da unidade Aracaju, em virtude de um grande incêndio. O presidente Laércio Oliveira manifesta a sua solidariedade, em tempo que se coloca à disposição para ajudar a dirimir os problemas decorrentes da fatalidade.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  O primeiro a pedir desculpas é o mais valente. O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz!

www.twitter.com/eriberton_  Parabéns pra você que precisa dedurar seu colega de trabalho para conseguir a tão sonhada promoção. Do mesmo jeito que vc subiu, você cai!

www.twitter.com/calbnascimento  "A cada bela impressão que causamos conquistamos um inimigo. Para ser popular é preciso ser medíocre" Oscar Wilde

www.twitter.com/AnaPaulaVolei  Que tristeza ler sobre a situação do Maracanã. A corrupção nos devorou em todas as esferas. De presídios a estádios de futebol.

www.twitter.com/braynerr  Corrupção até nos presídios é demais para um Brasil que descarrilou e ninguém consegue mais colocá-lo os trilhos.

www.twitter.com/RecitouOriente  Decepção muda qualquer pessoa.

DO LEITOR

Esclarecimento Prefeitura de Telha sobre informações de leitores que lixo estava tomando conta da cidade

O prefeito municipal de Telha, Flávio Dias, vem através desta nota responder ao questionamento de alguns leitores do seu blog, sobre o acumulo de lixo em alguns locais na cidade de Telha.

1 A coleta de lixo foi prejudicada no município devido principalmente ao péssimo estado dos veículos que foram deixados pela gestão anterior, (Caçamba e trator com problemas mecânicos, péssimo estado dos pneus dos veículos do serviço da limpreza, inexistência do contrato de combustível…), falta da maioria dos equipamentos de limpeza para o nossos servidores da limpeza (vassoura, pá, carrinho de mão, luvas, botas e outros equipamentos de proteção individual) e, também, porque a maioria dos prédios públicos estavam em estado lastimável de conservação, necessitando assim medidas urgentes de limpeza e conservação por parte da secretaria de obras. Fora isso ocorre a necessidades de novos contratos de licitação que na administração pública leva um pouco de tempo. Diante do pouco tempo de administração e a quantidade elevada de problemas houve, em locais pontuais, um pequeno atraso na coleta do lixo.

2. A fim de melhorar o atendimento e a melhoria das condições de limpeza da nossa cidade, foi criada, desde o primeiro dia de administração uma força tarefa para retirar das ruas do município, no menor tempo possível, o lixo acumulado.

3. O serviço de recolhimento de lixo foi ampliado e continuará assim até a total normalização dos serviços prestados.

4. Informamos que o prefeito municipal permanece atento à qualidade, agilidade e presteza dos serviços executados pela nossa secretaria de obras solicitamos a compreensão da população e reiteramos que, no menor espaço de tempo possível, a coleta estará totalmente normalizada, pondo fim aos transtornos causados.

Pedimos para que os moradores continuem acondicionando o lixo em frente às suas residências, nos dias e horários nos quais o caminhão costuma fazer o recolhimento. Caso a coleta não ocorra no dia certo, o morador pode entrar em contato através desta página, ou pessoalmente, na sede da prefeitura, ou através do e-mail governomunicipaldetelha@gmail.com

Agradeço a compreensão e lhe parabenizo pelo excelente blog

Flavio Freire Dias
Prefeito Municipal de Telha

DO LEITOR

Deu no Blog Amese Luta:

PARABÉNS PELA ATITUDE: COMANDANTE GERAL DA PMSE, EM COMPANHIA DO COMANDANTE DO CPMC E DO AJUDANTE DE ORDEM, VISITA FILHA DE SARGENTO PM QUE ENCONTRA-SE INTERNADA EM HOSPITAL.

No final da manhã desta quarta-feira, dia 11, o Comandante Geral Cel. Marcony, acompanhado do Comandante do CPMC Ten. Cel. Vivaldy e do 

Ten. Adiel,, ao tomar conhecimento de que a filha do 2º Sargento Alexinaldo Santos Borges, Beatriz Militão de Barros Borges, encontrava-se internada no Hospital São Lucas, convalecendo de enfermidade, fez questão de comparecer ao citado nosocômio, prestando solidariedade ao citado Sargento e sua filha.

O Comandante tomou conhecimento do fato através dos integrantes do Projeto Atividade Física, que faz um grande trabalho, diminuindo o número de policiais diabéticos, hipertensos e com obesidade, cujos integrantes estavam em oração pelo pronto restabelecimento da Beatriz.

Mais uma vez o Coronel Marcony, em momentos difíceis de um dos seus comandados, faz questão de mostrar sua humildade, sensibilidade e companheirismo.

Para o Sargento Alexinaldo, "foi uma surpresa muito grande ter a visita do meu Comandante Geral no leito hospitalar de minha filha, mostrando a simplicidade de um comandante e a sua preocupação para com seus comandados. Eu mesmo, face a outros problemas ocorridos em comandos passados, me sentia desmotivado, porém, uma atitude como esta, me deu novo sentido, voltando a valorizar a minha instituição. Só tenho a agradecer ao Cel. Marcony, ao Ten. Cel. Vivaldy e ao Ten. Adiel, pela hora de ter visitado minha filha enferma, mostrando a sua preocupação não só pelo bem estar dos policiais militares, mas também, dos seus familiares". (Matéria e foto do blog Espaço Militar)

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Nunca se deve complicar o que pode ser feito de maneira simples.” Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, morreu em 12 de Janeiro de 2010 (n. 1934).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais