Mototáxi: João envia projeto à Câmara

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Chegou ontem, 22, a Câmara de Aracaju projeto de lei 171/2016 enviado pelo prefeito João Alves para regulamentar o serviço de mototáxi e de motoboy. No artigo segundo fica instituído o serviço de prestação de serviço individual de passageiros com o uso de motocicletas, denominado “mototáxi” a ser operado sob regime de permissão do Poder Executivo.

O maior problema será as concessões. A Lei Federal ( número 12.009) de 2009 deixa claro que é necessário que o poder público, no caso a

 Prefeitura publique um edital de licitação para que o serviço seja normatizado. Em várias capitais do país o mototáxi foi regulamentado e as concessões foram dadas através do edital de licitação com uma série de exigências e pontuação.

Taxistas – Em Aracaju, por várias vezes nos últimos anos, vereadores tentaram aprovar projeto para regulamentar o mototáxi, mas as propostas não foram aprovadas. O problema maior são os taxistas que já brigam por conta da concorrência desleal dos táxis clandestinos e que não aceitam o serviço de mototáxi.

O projeto polêmico chega às vésperas da eleição municipal e não deve ser votado antes de 02 de outubro.

Aprovado ou não, a certeza é uma só: para obter a concessão ou permissão será necessária a licitação. E o MPE  ficará de olho em todo o processo.

Solidariedade
O blog pede licença a meia dúzia de leitores para prestar solidariedade ao ex-secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral. Com certeza um dia terá a oportunidade de ser reconhecido como gestor pelos sergipanos.

Para quem dizia “campanha limpa”: Desespero e apelação
Arrepare, como diz o amigo Osmário! Para quem dizia que faria uma “campanha limpa”, os últimos dias vem demonstrando um desespero sem precedentes. Diziam que venceriam no 1º turno e agora fazem baixaria explicita e apelam até para a vitimização. É aquele ditado: “ninguém bate em cachorro morto.”

O caminho dos homens de bens é a Justiça
E em meio a troca de farpas de um acusando o outro de plantar conteúdos nas redes sociais e até panfleto apócrifo o melhor caminho é a Justiça. É o caminho dos homens de bem e quem acusa tem que provar. Do contrário, se não provar, assume as consequências da acusação.

Pagamento salário
O Governo do Estado informa que vai pagar a segunda parcela dos aposentados e pensionistas referente ao salário do mês de agosto, até segunda feira, dia 26, e os salários dos aposentados e pensionistas do mês de setembro até terça feira, dia 27.

Sobre clima de guerra em Macambira
Ontem, 22, o coordenador da campanha de Luciano de Vital, professor Francisco, conhecido como Cuco, enviou boletim de ocorrência afirmando que o clima de violência não é patrocinado pela coligação dele, e sim pelo prefeito Ricardo e pelo ex-prefeito Carivaldo e eles estão usando as pessoas se passando de vitima. Segundo Cuco – que enviou áudios –  motociclistas a mando dos dois estão seguindo o candidato Luciano de Vital com o intuito de impedir de pedir votos e nos povoados dezenas de motoqueiros seguem o candidato fazendo provocações, insultos e ameaças. Segundo Cuco, o boletim de ocorrência foi encaminhado para a juíza eleitoral da comarca de Campo do Brito.

Pedido a SSP e ao promotor da Justiça Militar
Já a coligação da situação, comandada por Ricardo Souza, enviou ontem fotos de carros queimados e os ofícios encaminhados a secretário da SSP, João Batista e ao promotor da justiça militar, Jarbas Adelino, já que denunciam que tem  um sargento envolvido nos problemas, atuando no lado da oposição. No dia anterior tinham encaminhado ofícios a OAB/SE e a Justiça Eleitoral.

Força Nacional
Uma coisa é certa: é preciso que a Justiça Eleitoral determine o envio de tropas da força nacional para Macambira, antes que o pior aconteça. O clima de guerra está espalhado nas ruas.

Socorro
Os moradores do Mutirão e de parte do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, fizeram uma verdadeira festa durante a passagem do candidato a prefeito Zé Franco (PSDB), e do vice, Klewerton Siqueira (PDT), que realizaram uma caminhada na quarta-feira, 21. A coligação ‘Por amor a Socorro’ continua com a sua agenda de atividade e realizando caminhadas e mini-carreatas pelas ruas de Socorro.

Viagem a trabalho
Prontos para o embarque, os alunos do Colégio do Salvador deixarão Aracaju neste domingo, 25, com destino a Brasília para apresentar seus experimentos robóticos. A iniciativa faz parte do projeto “Feira de Ciências Itinerante”, do professor Heli Lucas Santos. Acompanhados do coordenador Carlos Magno, professores das matérias de geografia e robótica, Jamisson Souza e Heli Lucas, eles compartilharão seus inventos no campo da robótica com seis escolas públicas brasilienses na Feira de Ciências da Escola Parque 308 Sul. Parabéns, meninos!

Jovens atores apresentam “Docentes – Os corpos”
Como diz a canção: “O novo sempre vem…” e assim eis que surge o Coletivo de LA, formado por ex-alunos das oficinas ofertadas pelo Grupo Imbuaça. Após diversos meses de estudo e ensaios, 14 atores iniciantes mostrarão o resultado de tanto empenho no espetáculo “Docentes – Os Corpos”, que tem direção do renomado diretor e ator do Imbuaça, Lindolfo Amaral, e foi criado a partir recortes de textos e dramaturgia criada pelos próprios atores, mostrando os mecanismos da educação a partir de elementos metafóricos e intrigantes, porém,  tudo feito com humor e concomitantemente com seriedade. A temporada entrará em cartaz nos dias 23, 24 e 30 de setembro e nos dias 01, 07 e 08 de outubro, sempre às 20h, no Espaço Imbuaça (localizado na rua Muribeca, nº 4, bairro Santo Antônio). Os ingressos têm preços simbólicos, sendo R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Pequena temporada
“Após nossa estreia para convidados, com casa lotada, estamos de volta nessa pequena temporada oficial. A peça dialoga com o público mostrando que é pelo corpo que estamos passivos à cultura de nosso tempo e que também é a partir da corporeidade que mantemos uma relação com os outros e com o mundo. O espetáculo é composto por investigações das possibilidades corporais dos atores que procuram demonstrar o tema da educação por meio da gestualidade”, explicou o diretor.

Direção
Lindolfo Amaral além de dirigir também assina a iluminação, a sonoplastia e a concepção do figurino do espetáculo. A produção de “Docentes – Os Corpos” foi feita pelos próprios atores do Coletivo de LA (Andrade AND, Priscila Capricce, Viviane D’Arc, Yuri Fontes), a Arte/Designer ficou por conta de Marcos Soares e a preparação do elenco sob a responsabilidade de Lusérgio Nobre e Ybine Dias.

Elenco
No elenco, o público vai conferir as atuações de: Andrade AND, Beth Vieira, Eduardo Vieira, João Marcos, Luiz Magno, Lusérgio Nobre, Marcos Vinícius Souza, Priscila Capricce, Sillams Ferreira, Ugenine Pereira, Viviane D’Arc, Victor Matias, Ybine Dias e Yuri fontes.

Solar entre Amigos. Espaço para festas e reuniões
Taí um bom espaço para reunião política com Apoiadores, Aniversário, Casamento, Luau e principalmente festas de final de ano, você, chefe de

Solar Entre Amigos, no Robalo, oferece toda estrutura para festas e reuniões. 

 setor público, empresa particular, faça logo a reserva para sua confraternização, o local é aprazível e aconchegante, é o espaço onde é realizado o Sarau Musical Entre Amigos.  Contato – 99977-3304.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Se for para prender ladrão – que seja até no velório da mãe.

www.twitter.com/ReinaldoMoura1  Deputados (maioria) aprovam liberação de recursos da nova previdência para pagar aposentados. Título da sessão: Eu Sou você Amanhã.

www.twitter.com/frednavarro  A Venezuela, este ano, com inflação prevista de 700% e queda do PIB de 10%, prova: pior do que está, sempre pode ficar.

www.twitter.com/braynerr  Esses segmentos da esquerda acham que os delatores mentem e só os acusados de corrupção são inocentes. Isso é ruim para o Brasil. O mais estranho é que qualquer prisão de envolvidos em corrupção, través de delações, revolta a setores da esquerda radical.

DO LEITOR

Aparecida: ônibus tem que ser empurrado com ajuda da PRF
Veja o constrangimento porque passaram os estudantes de Aparecida que estudam em Aracaju. Agora a tarde o ônibus que fazia o transporte foi 

Até a PRF ajudou a empurrar o ônibus da Prefeitura de Aparecida. 

parado pela PRF. Tudo normal até o motorista tentou ligar o veículo. Aí os próprios agentes tiveram que dar aquela "forcinha".

Nota de Esclarecimento  – CRA/SE

O Conselho Regional de Administração de Sergipe – CRA, buscando sempre coibir ilegalidades e valorizar o profissional Administrador, ingressou com medidas judiciais em face da SERGIPE GÁS S/A – SERGÁS, que no edital número 001/2016, que versa a respeito de concurso público para preenchimento de vagas em diversas áreas, inclusive da administração, tendo em vista a não observância as áreas privativas do Administrador e Tecnólogo, no que diz respeito ao preenchimento dos cargos de Analista Organizacional, nas áreas: Administrativa, Recursos Humanos, TI e Suprimentos, consoante preceitua a Lei 4769/65.

Às ordens para outros esclarecimentos,
Assessoria Jurídica do CRA-SE

ARTIGO

Redenção do governador  por  Mell Viana

Poucos sergipanos tiveram uma biografia política igual à do atual governador Jackson Barreto. Político desde os anos setenta do século passado, foi na profissão de carteiro que passou a conhecer a capital como ninguém. Conhece rua por rua. E isso contribuiu em muito para se tornar popular, principalmente para as camadas mais humildes. Foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal. E finalmente chegou ao cargo de governador do estado, depois de uma frustrante e inexplicável derrota em 1994.
A sua ascensão ao cargo de governador, veio resgatar o anseio de uma geração. Mas, quando exerceu o executivo pela primeira vez, quando foi prefeito de Aracaju, não teve uma administração pacífica e ordeira. Chegou a ser afastado do cargo. Época em que os prefeitos eram os responsáveis sozinhos pelos possíveis desmandos dos seus auxiliares. Pagou um alto preço.
Mas, por ser um iluminado, o povo lhe recolocou nos trilhos da política novamente. Em janeiro de 2011, chegou ao Palácio na condição de vice-governador na chapa encabeçada pelo saudoso Marcelo Déda. E em 02 de dezembro de 2013, assume em definitivo o cargo de governador, pelo falecimento do titular.
Durante o período de convalescência, demonstrou um apetite de causar inveja quanto a sua disposição em gerir os destinos do estado. Só que depois, apresentou uma certa desmotivação, principalmente quanto aos maiores problemas, colocando o seu atual vice, Belivaldo Chagas a frente para amenizar as arestas surgidas.
Infelizmente, há cerca de um pouco mais de um ano, vem enfrentado uma grave crise financeira e econômica, proporcionando aos servidores públicos, constantes perdas salariais, atrasos e parcelamentos de salários. Fazendo com que a maioria tenha os seus compromissos em situação de inadimplências. Soa os colégios dos filhos, financiamentos de imóveis e bens duráveis, além dos serviços de águam energia, internet e outros mais, além das crescentes dívidas nos cartões de créditos.
Está prometendo para a próxima semana, anunciar medidas que promete retomar a situação anterior, pagando em dia. Mas, o “rombo” já está feito. São muitas as lamentações. As pessoas estão privadas de coisas essencialmente básicas para si próprio e para os seus familiares.
Reitero mais uma vez a sugestão do jornalista Cláudio Nunes, que será preciso encarar a realidade dos fatos e não pode mais fugir das PPP. Banese e DESO não representam mais para o estado o que representaram um dia.  Outra medida, só que imediata, será determinar que este mesmo Banese, abra uma nova linha de crédito, com baixíssimas taxas de juros, acréscimo dos meses, aumento em cinco por cento sobre as margens consignadas, respeitando os mesmos valores das parcelas, com o que os servidores pagam hoje. Isso desafogará os servidores e incrementará o comercio.
Feito isso, estará ele, buscando melhorar a sua imagem e o mais importante. Reparar com os prejuízos que causou aos seus colaboradores.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” Pablo Neruda, poeta chileno, morreu em 23 de Setembro de 1973 (n. 1904).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais